• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock em Athlon 64 939. Sugestões são sempre bem vindas!

Logan-sa

know-it-all Member
Registrado
Acabei de fazer meu primeiro overclock.
Tenho lido bastante sobre o assunto e me senti seguro para tentar fazer aqui no meu sistema da assinatura.
Meu sistema em default fica assim:

CPU: 2400 Mhz
Mutiplicador: 12x
FSB: 200 Mhz
Temp: 45°~55°

Depois do overclock ficou assim:

overa6427ghz.jpg


Então, diminuí o multiplicador para 11x e o LDT para 4 para manter o HTT em 1000. Daí setei o FSB em 250 e consegui 2750 Mhz, um ganho de 15%. Inclusive estou usando o PC agora para postar essas informações.
Agora minhas dúvidas:
Até o momento meu sistema tá bem estável com uma alteração de 2 a 3 graus nas temperaturas com o cooler da assinatura rodando a 2400 rpm sem maiores ruídos. Não sei como ficaram os clocks das memórias, sei apenas que elas aumentaram a frequência junto com o FSB, ainda não entendo como o FSB influencia no funcionamento do restante do sistema. Acham que dá pra subir mais? Como faço pra setar as memórias num nível que seja seguro nesse over ou em um mais alto?
Agradeço muito a quem comentar.
Abraços!
 
Última edição:
Os ganhos nessa plataforma são quase que imperceptíveis devido ao grande avanço
que houve nos programas de um modo geral. Digo isso pois há alguns anos montei
um micro para meu cunhado usando um AMD 3000+ Barton, e por mais que tenha
feito um over nele, é tudo muito sofrível em termos de desempenho. Até mesmo um
anti-vírus scaneando o pc é uma tarefa epopeica. Se tu puderes fazer das tripas
coração para pegar nem que seja um Pentium Dual Core com uma mobo barata e que
aproveite o resto do seu conjunto, lembre-se que as memórias DDR2 estão com preço de banana (R$ 45,00).
Fica aí minha dica, o melhor over que tu faz é trocar o miolo do seu micro gastando muito pouco mesmo.
E quando pegares um processador no mínimo Dual Core, verás a diferença. Um grande abraço.
 
quando vc sobe o "FSB" os outros componentes que estão ligados a ele vai junto, mas como o seu processador tem uma abordagem diferente em que tem um controlador de memoria integrado ao processador, ja e algo diferente...... consulte o "Memory" no CPU-Z para verificar se ouve up-clock nas memos, a frequencia que e dita no CPU-Z e Real,efetivo deria o dobro anunciado e claro.....

e tambem ñ se vale só vc fazer o overclock e dar boot no windows e dizer que ja ta otimo, tem que fazer teste de estabilidade em algum software, tem o "Linx" ou o "OCCT" que fazem isso e colocam um Stress de 100% no processador para ver se o overclock funcionou.....

se vc esta tendo sucesso no overclock, vai subindo o multiplicador de clock aos poucos para ver o limite aceitável...
 
Os ganhos nessa plataforma são quase que imperceptíveis devido ao grande avanço
que houve nos programas de um modo geral. Digo isso pois há alguns anos montei
um micro para meu cunhado usando um AMD 3000+ Barton, e por mais que tenha
feito um over nele, é tudo muito sofrível em termos de desempenho. Até mesmo um
anti-vírus scaneando o pc é uma tarefa epopeica. Se tu puderes fazer das tripas
coração para pegar nem que seja um Pentium Dual Core com uma mobo barata e que
aproveite o resto do seu conjunto, lembre-se que as memórias DDR2 estão com preço de banana (R$ 45,00).
Fica aí minha dica, o melhor over que tu faz é trocar o miolo do seu micro gastando muito pouco mesmo.
E quando pegares um processador no mínimo Dual Core, verás a diferença. Um grande abraço.

Certo, nunca testei minha VGA num processador multi core. Às vezes fico tentado a vender meu sistema, pq já me ofereceram 600 reais nele, mas fico com o pé atrás exatamente pela VGA. Ela já rodou tudo que botei ela pra rodar aqui em 1600x900 com todos os filtros ligados, inclusive DX10, porém com vsync e AA desligados. Vou testar depois com outros jogos que não experimentei como Metro2033 e Crysis 2.
Tenho pensado bastante num upgrade pra, pelo menos, um i5, mas tenho visto que minha grana vai ficar bem curta no fim do ano. Se eu conseguir um bom kit C2Q usadinho mesmo, acho que pego, viu?
Valeu pela dica.

quando vc sobe o "FSB" os outros componentes que estão ligados a ele vai junto, mas como o seu processador tem uma abordagem diferente em que tem um controlador de memoria integrado ao processador, ja e algo diferente...... consulte o "Memory" no CPU-Z para verificar se ouve up-clock nas memos, a frequencia que e dita no CPU-Z e Real,efetivo deria o dobro anunciado e claro.....

e tambem ñ se vale só vc fazer o overclock e dar boot no windows e dizer que ja ta otimo, tem que fazer teste de estabilidade em algum software, tem o "Linx" ou o "OCCT" que fazem isso e colocam um Stress de 100% no processador para ver se o overclock funcionou.....

se vc esta tendo sucesso no overclock, vai subindo o multiplicador de clock aos poucos para ver o limite aceitável...

Então amigo Datena, acabou que o pc fechou o L4D2 que eu tava jogando no Steam. Daí reiniciei e ele não ligou mais. Desmontei VGA, processador e memórias, limpei e escovei tudo, apliquei de novo pasta térmica e voltou à vida.
Tô fazendo overclock mais é pra aprender na prática, por isso acho muito importante vcs comentarem.
Então, quanto às memórias, em default elas ficam rodando à 166mhz, quando aumentei o FSB pra 250, elas tb foram pra 250Mhz. Provavelmente foram elas que deram problema. Como faço pra setar elas pra manter a frequência enquanto aumento o clock do processador. E meu multiplicador fica no máximo até 12x mesmo, portanto tenho que ir subindo no FSB. O correto é subir pelo multiplicador?
Abraços e obrigado!
 
Eu tive um A64 San Diego desses, da pra subir até 3ghz ou mais se bobear...

Mas tem que ir na tentativa e erro, tem várias configurações de Multiplicador, fsb E DIVISOR DE MEMÓRIA. Vc vai ter que achar aí na bios de sua placa mãe onde mudar isso.

E uma grande dica, procure por A64MemFreq aí nele vc acha as frequencias que quer testar, faz o ver e testa no OCCT por exemplo.

E quanto vc está usando de Vcore?
 
se caso, vc aumentar o clock base e o clock das memos irem juntas, vc pode ir na bios e abaixar o clock das memos no multiplicador delas ou pode fixar um valor de clock nas memos, mas isso vai depender da sua mobo....

mas se o multiplicador tem o limite de 12X, ja é o limite msm.... seu processador ñ tem multiplicador de clock destravado, vc só pode abaixar o valor de multiplicador....
mas como o amigo acima citou, o certo e parti para um novo kit para obter desempenho desejado....
 
se caso, vc aumentar o clock base e o clock das memos irem juntas, vc pode ir na bios e abaixar o clock das memos no multiplicador delas ou pode fixar um valor de clock nas memos, mas isso vai depender da sua mobo....

mas se o multiplicador tem o limite de 12X, ja é o limite msm.... seu processador ñ tem multiplicador de clock destravado, vc só pode abaixar o valor de multiplicador....
mas como o amigo acima citou, o certo e parti para um novo kit para obter desempenho desejado....

Então amigo Datena, acho que as memórias não aguentaram mesmo o FSB alto. O Pc não as reconhece mais. Eu ligo e ele fica apitando como se não houvessem memórias instaladas. Já fiz de tudo: coloquei cada pente em cada slot e continua a mesma coisa. Interessante que nem dá vídeo nem nada. Fica só apitando. Estranho, pelo menos a bios deveria abrir, não? Será que eu posso ter corrompido ela? Teria como eu restaurá-la ou atualizá-la?
Abraços e muito obrigado!
 
Então amigo Datena, acho que as memórias não aguentaram mesmo o FSB alto. O Pc não as reconhece mais. Eu ligo e ele fica apitando como se não houvessem memórias instaladas. Já fiz de tudo: coloquei cada pente em cada slot e continua a mesma coisa. Interessante que nem dá vídeo nem nada. Fica só apitando. Estranho, pelo menos a bios deveria abrir, não? Será que eu posso ter corrompido ela? Teria como eu restaurá-la ou atualizá-la?
Abraços e muito obrigado!

vc tem que resetar a bios para ver se volta ao normal, por isso que ñ indico kingston aqui por que elas ñ são boas em overclock, teria que subir o clock base do processador e ir baixando o clock das memorias para ñ ser overclockada tambem.....
 
vc tem que resetar a bios para ver se volta ao normal, por isso que ñ indico kingston aqui por que elas ñ são boas em overclock, teria que subir o clock base do processador e ir baixando o clock das memorias para ñ ser overclockada tambem.....

Certo. Assim que travou da primeira vez (aquela em que fechou o L4D2 e eu tive que trocar a pasta térmica de tudo de novo), fui na bios e voltei tudo em default. Daí funcionou mais mas duas ou três horas e desligou. Desde então nada faz ele reconhecer as memos. Outra coisa: me desculpa a infinita ignorância mas, como eu poderia fazer uma atualização ou reset da minha bios? O CMOS tem algo a ver tb? Encontrei o jumper do CMOS mas preferi vir aqui perguntar primeiro.
Abraços e mais uma vez obrigado!

Logan meu fio, sumisse do SGN? :D

Quer comprar meu PC não? Vendo baratim pra ti o gabinete todo. Aceito um rim em bom estado como parte do pagamento. :seferrou:

Snay seu viciado em CoD MW2. :D
Parei de frequentar o fórum pq não tenho mais me interessado por consoles. Acho que tô virando entusiasta de PC. Como pode ver já fritei meu primeiro kit tentando fazer overclock. aeuhauheuhaeuae
Tô pensando seriamente em migrar pra SB, mas se estiver falando sério à respeito da venda das suas peças eu posso estudar uma compra se for o caso. Só que eu prefiro pagar em dinheiro. auehauheuhaea
Abração manolo! :D
 
n compensa over, o ganho n é significativo... melhor comprar um pc novo, modesto mas que terá mto mais desempenho

tipo um i3 2100 ou um phenom 955be + 4gb ddr3 1600 + mobo e segura tua vga até poder comprar outra! o ganho será absurdo, seu proc segura e mto sua vga!
 
vc pode resetar a "Bios" tirando a bateria por 3 minutos e re-colocando de volta, ou pode colocar um jumper nos 2 contatos que faz o clear cmos, o "Cmos" e a memoria que armazena as alterações da "Bios"
 
n compensa over, o ganho n é significativo... melhor comprar um pc novo, modesto mas que terá mto mais desempenho

tipo um i3 2100 ou um phenom 955be + 4gb ddr3 1600 + mobo e segura tua vga até poder comprar outra! o ganho
será absurdo, seu proc segura e mto sua vga!

Pois é, eu já imaginava que o ganho não seria significativo. =/ Mas sabe quando vc lê tanto sobre uma coisa, e fica entusiasmado, doido pra experimentar, aprender e talz? Foi assim que aconteceu. auehauehuahe
Fui na coragem e vontade de aprender a fazer.

vc pode resetar a "Bios" tirando a bateria por 3 minutos e re-colocando de volta, ou pode colocar um jumper nos 2 contatos que faz o clear cmos, o "Cmos" e a memoria que armazena as alterações da "Bios"

Muito obrigado pelo apoio amigo Datena. Assim que eu chegar em casa eu faço os testes com a Bios e o Cmos. Se de tudo ainda assim não der certo, acho que posso arrumar uns pentes de memória DDR pra testar o restante do sistema.
Só pra ter certeza que foram só as memórias que foram pro buraco.
Entre dezembro e janeiro vou comprar um kit SB e vendo esse kit ou monto um HTPC pra mim.
Abração!
------------
Então amigos, não deu certo reiniciar a Bios ou fazer clear do CMOS.
Amanhã vou pegar um kit emprestado com um amigo e fazer os testes das outras peças.
Qualquer coisa vou vender placa mãe e processador.
Muito obrigado à todos que me ajudaram.
Já vou qualificar a gelara.
Abração!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo