• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock instável P5Q-E + Q9550, helpem-me!!

Scaramanga

One shot, one kill.
Registrado
Opa galera, to com o PC da assinatura, e até agora só consegui estabilizar o over em 3.4Ghz, com 20 passadas no LinX, acima desse clock não consigo estabilidade de jeito nenhum, já tentei várias combinações, queria tentar deixar a 4.0Ghz ou pelo menos 3.8Ghz diários, por favor me ajudem a conseguir estabilizar nesses clocks.

VID Proc.: 1.20v

@ 3.4Ghz uso:

Vcore 1.2250 BIOS 1.20v CPU-Z
FSB 400 Multi 8.5x
DRAM Frequency 1066Mhz 5-5-5-15 2.1v
CPU Margin Optimized
O restante tudo em Auto.

Acredito que nesses clocks mais altos devo estar com problemas naqueles benditos GTL Reference, ou outra firula dessa que habilito errado, pois a 4.0Ghz mesmo com 1.40v não passa de 15s no LinX e da erro.

Outra coisa, to achando as temps um pouco altas, coloquei esse Prima Boss esperando boas temps com clocks altos, mas nao estou muito satisfeito, a 3.4Ghz full o core 0 marca 65°C, os outros núcleos fica em 61ºC, usando AS5, não sei se passei pouca pasta ou muita, não entendo disso, isso com ar condicionado ligado e tampa aberta.
 
Iai mas qual configuração vc usou para os 4.0GHz ?
As temps usando o prima boss eu também pensei q seriam mais baixas. Faz um teste com mais vcore pra ver se ele aguenta, talvez seja isso mesmo a dissipação dele. Eu testei ele num E7400 10*400 com 1.40v e ficou 82~85º nos cores com 1hr de IBT Maximum.
Aquelas combinações que o _AntLion_ te passou no tópico do gansao renderam quanto tempo nos testes ?
 
Opa Jean, então, a 4.0Ghz usei isso:

vcore 1.35v BIOS (testei com 1.40v também, nada)
FSB 471 Multi 8.5x
DRAM Frequency 1130Mhz 5-5-5-15 2.16v
Mem OC Charger Enabled
CPU PLL 1.56v
NB Volt 1.40v
FSB Termination 1.40v
GTL 0/2 0.63x
GTL 1/3 0.65x (nesses dois GTL, testei várias combinações, sem sucesso em nenhuma).
NB GTL 0.66 (testei outros valores também, sem sucesso)
SB Volt 1.10v
PCI-E Volt 1.50v
Load Line Calibration Enabled
CPU Espectrum Disabled
NB Espectrum Disabled
CPU Margin Optimized e Performance Mode, sem sucesso

Se nao estou confundido nenhum, é isso ae que usei. Aquele template que o Antilion passou de 3825Mhz tentei exatamente mas sem sucesso também. Tentei várias combinações de todas essas opções ae da BIOS e nada, nao passa de 15 segundos no LinX em qualquer delas, até em 3.6Ghz com algumas combinações, não tive sucesso no LinX em nenhuma, 15 segundos e da erro. Deixando em 3.4Ghz com quase tudo em auto, vai tranquilo como mostrei ali em cima, mas começa alterar esses valores ae, fica instavel, o que será?
 
Última edição:
Ta parecendo eu em casa, resetando o micro o dia todo até corromper o windows rsss, nesses dias tive que reparar ¬¬.
Se eu tentar 450*9 não aguenta 15 segundos no prim95, independente das combinações. Por isso to indo de 5 em 5 fsb no over pra saber qq ta faltando.
Já me falaram algo sobre as memórias. Como se comporta se usar o fsb strap em 400?
As minhas dominators não geravam imagem usando fsb strap 400 e os write/reading control em disabled, da uma testada nisso.
Se tentar elas com underclock(942 1:1) ele aguenta mais nos testes ?
 
Última edição:
Vou tentar aqui como vc disse, valeu.
 
Eu não sou muito entendido de over em Quad e minha placa mãe é inferior as suas em recursos, mas cheguei a uma conclusão.

Queria esses dias por todo meio colocar meu E7200 a 4.0ghz e o bichinho é meio faminto por voltagem, precisava de 1.42v para estabilizar nisso porém sem sucesso no Linx dando erro em poucos segundos quando não reiniciava a máquina dando aquela linda tela Azul heheh.

Depois decidi dar uma desencanada de testes (torradeiras de CPU) de estabilidade e resolvi parar de fazer e curtir os jogos, converter vídeos que é o que mais faço no pc e pra minha surpresa não deu um erro, nem crash nem nada e melhor ainda, fui baixando o valor do Vcore até chegar em 1.39v e estou usando minha máquina normalmente sem dar erro em jogos ( Shift, Batman AA, Grid, SF IV, RE5) que estou jogando recentemente.

Então a conclusão que eu cheguei depois de quase ficar louco tentando estabilizar e corromper os arquivos do Windows duas vezes foi que não me "estresso" mais com esses programas, testo a estabilidade do pc no meu dia-dia.

Abraço.
 
Em partes é verdade mesmo onurb666, qq eu já vi de testes no meu micro passar 5 horas de prime95 ou 55 pass de ibt e dps de uns dias dar pau é coisa de loco kkk
 
Jean, sem sucesso, tentei 4.0ghz com quase td em auto, apenas vcore, vdimm manuais, nb voltage, fsb term, cpu pll, GTL tudo auto e aguentou 1 minuto, antes mal guentava 15 segundos, tem alguma coisa que eu to habilitando com valor errado, duro eh saber qual, to tentando de td, ta dando ate dó do pc, trava ou reinicia toda hora. Testes esses, feitos a memoria em 942Mhz 2.1v pra garantir, mesmo assim, nada de estabilidade, ativei os read control da memoria, pareceu que piorou, travou na entrada do windows, ta froid em, e esse Prima Boss nao ta me deixando nada feliz, gastei 185 reais nessa bomba, pra ter temps altas, to muito revoltado, mas por favor, ja que é o hardware que tenho em maos, me deem uma ajuda, sou brasileiro, hehe.
 
@jeanc.scoz

É coisa de louco mesmo, além de deixar agente louco também, até sonhava com os valores hahahah. Ligava meu pc só pra passar os testes de estabilidade na hora do almoço rapidinho hahaha, tava virando neura.

Abraço.
 
@onurb666
Sonhar com os valores é coisa Tensa. Unica coisa que me aconteceu foi nesses dias que eu tava usando o micro pra essas coisas e fui durmir, ae minha namorada me acordou eu comecei a reclamar dizendo q o ibt gera muito calor =_=. Mas tudo bem.

Scaramanga, se agora durou mais tempo no teste com menos voltagem é porque antes tinha voltagem demais em alguma coisa. Aquelas opções de Read/Trainning Control das Memo é pra deixar em Disabled.
Já tentasse:
PLL: 1.58, VTT: 1.36, NB: 1.32, Vdimm: 2.10v 2t, toca o vcore pra cima tamem pra ver se melhora. e os gtl´s já tento 0.62x e 0.65x ?
 
Velho te disse a uns 10 dias pra você pegar o Hyper 212 que ta bem baratinho, mais acredito que isso não venha afetar suas temperaturas, achei o Vcore muito alto para 4.0Ghz, pode ser por isso que as suas temperaturas estavam altas.

tenta assim:
vcore 1.32.500 BIOS
FSB 471 Multi 8.5x
DRAM Frequency 920Mhz 5-5-5-15 2.10v
Mem OC Charger Enabled
CPU PLL 1.56v~1.58v
NB Volt 1.40v ta muito alto, tenta abaixe para 1.28~30.32
FSB Termination 1.40v ta muito alto, esse valor é pra estabilizar os x48, tenta 1.34~36.
GTL 0/2 0.63x, 0.65x
GTL 1/3 0.65x 0.67x
NB GTL 0.66 , 0.63x
SB Volt 1.10v, 1.150v.
PCI-E Volt 1.50v
Load Line Calibration Enabled
CPU Espectrum Disabled
NB Espectrum Disabled

Tenta aeee e depois você me diz se deu certo.

Abraço!
 
Scaramanga dá uma olhada no meu caso e de repente te ajuda de alguma forma.

http://adrenaline.com.br/forum/overclocks/278845-over-p5q-q9550.html

Só consegui subir meu over depois de mexer com as indecifráveis GTL's ...

Boa sorte.
Opa valeu, vou dar mais uma olhadinha, mas já andei olhando seu tópico, até usei como referencia, mas nao consegui estabilidade, essas benditas GTL's que acho q ta pegando e esses clock skew, nao sei como fazer o cálculo exato das GTL, o antilion ate passou link ensinando, mas nao entendi bulhufas, to achando minhas temps muito altas, a 3.4ghz em iddle fica 47°C no prima boss, será que tem algo errado?
 
Opa valeu, vou dar mais uma olhadinha, mas já andei olhando seu tópico, até usei como referencia, mas nao consegui estabilidade, essas benditas GTL's que acho q ta pegando e esses clock skew, nao sei como fazer o cálculo exato das GTL, o antilion ate passou link ensinando, mas nao entendi bulhufas, to achando minhas temps muito altas, a 3.4ghz em iddle fica 47°C no prima boss, será que tem algo errado?

Scaramanga, realmente essas GTL's são um enigma. :eek:
Eu também não sei calcular, fui meio que na tentativa e erro. Peguei uma média e fui fazendo testes para mais ou para menos até chegar nos valores que coloquei no meu post.
O skews eu só alterei porque não conseguia estabilizar com eles em auto.

Conforme fui aumentando foi demorando mais para dar erro. Ai com os valores de 400 estabilizou !

Quanto a sua temp, seu gabinete está bem ventilado ? Já verificou se a base do cooler faz contato corretamente com a CPU ?

Espero que consiga resolver porque este CPU em Over é o bixo ! :evil:

Abraço :thumbs_up
 
Velho te disse a uns 10 dias pra você pegar o Hyper 212 que ta bem baratinho, mais acredito que isso não venha afetar suas temperaturas, achei o Vcore muito alto para 4.0Ghz, pode ser por isso que as suas temperaturas estavam altas.

tenta assim:
vcore 1.32.500 BIOS
FSB 471 Multi 8.5x
DRAM Frequency 920Mhz 5-5-5-15 2.10v
Mem OC Charger Enabled
CPU PLL 1.56v~1.58v
NB Volt 1.40v ta muito alto, tenta abaixe para 1.28~30.32
FSB Termination 1.40v ta muito alto, esse valor é pra estabilizar os x48, tenta 1.34~36.
GTL 0/2 0.63x, 0.65x
GTL 1/3 0.65x 0.67x
NB GTL 0.66 , 0.63x
SB Volt 1.10v, 1.150v.
PCI-E Volt 1.50v
Load Line Calibration Enabled
CPU Espectrum Disabled
NB Espectrum Disabled

Tenta aeee e depois você me diz se deu certo.

Abraço!
Opa Cata, blz? então, tentei essas opções que vc passou mas sem sucesso também, o que ta pegando sao esses benditos GTL, tanto esses 0/2 1/3 quanto o NB GTL, nao sei como fazer a combinação exata e isso ta me tirando os cabelos, nao estabiliza de jeito nenhum 3.6, 3.8, 4.0Ghz, nesses clocks pelo que vi é preciso alterar os GTL e como nao acerto fica instavel, a 4.0Ghz com o setup basicamente o q vc me passou consegui entrar no NFS Shift, mas quando começou aquela apresentaçãozinha antes da corrida deu tela azul, numa das horas que travou fico a tela azul e vi um erro assim: Problem: IRQL is not less or equal.

Eu tava querendo o Hyper 212, mas nao achava ele em lugar nenhum a pronta-entrega, dai vi a galera falando bem desse Prima Boss, melhor que o 212, etc, comprei achando q ia ficar bem tranquilas as temps mesmo com clock alto, mas nao eh a realidade, to com medo de ter passado pouca pasta termica AS5, duro que tem que tirar a mobo pra mexer nele.

46°C em iddle fica com 3.4Ghz vcore 1.2250v BIOS, ta alta nao?! eu esperava que ficasse uns 35°C com um over desses, o cooler (rotação maxima) ta virado pro lado da vga (gtx 275 bem esquentada), só tenho um cooler lateral 80mm mandando ar e um de 92mm tirando atras, isso influencia também neh?! valeu, desculpa escrever tanto, hehe.
 
Hmmmmm, é realmente essas combinações de GTL é chatinho, mais com calma você consegue achar as variações certinhas, e as memórias você baixou o clock dela ou deixou como está? Tenho as mesmas memórias que você e aqui conseguir deixar a 1.100Mhz com 1.96v e timming a 5-5-5-15, isso com o clock a 4.0Ghz, mesmo baixando o vcore as temperaturas não abaixaram nada?

Cara overclock requer acertos e erros e muita paciência, lembro que fiquei praticamente uns 20 a 25 dias pra deixar estável e refinado as voltagens aqui, lembrando que os x48 em Quad é osso para afinar as voltagens.

46 Graus em idle ta muito alto,mesmo seu CPU a 3.4Ghz, o mais certo é você retirar seu cooler e reaplicar a pasta térmica, sei que é um trabalhinho chatinho mais vale o esforço mesmo porque você tem um Otimo CPU.

Qualquer coisa tamo aeeee Scaramanga ;)

Abraço!
 
Hmmmmm, é realmente essas combinações de GTL é chatinho, mais com calma você consegue achar as variações certinhas, e as memórias você baixou o clock dela ou deixou como está? Tenho as mesmas memórias que você e aqui conseguir deixar a 1.100Mhz com 1.96v e timming a 5-5-5-15, isso com o clock a 4.0Ghz, mesmo baixando o vcore as temperaturas não abaixaram nada?

Cara overclock requer acertos e erros e muita paciência, lembro que fiquei praticamente uns 20 a 25 dias pra deixar estável e refinado as voltagens aqui, lembrando que os x48 em Quad é osso para afinar as voltagens.

46 Graus em idle ta muito alto,mesmo seu CPU a 3.4Ghz, o mais certo é você retirar seu cooler e reaplicar a pasta térmica, sei que é um trabalhinho chatinho mais vale o esforço mesmo porque você tem um Otimo CPU.

Qualquer coisa tamo aeeee Scaramanga ;)

Abraço!
Blz, vou ir tentando aqui com calma, primeiro hj vou retirar o cooler e reaplicar a pasta térmica, daí vou tentar subir de novo, to achando muito altas as temps realmente, ta praticamente igual meu antigo TX2 com clocks altos. A memória usei 943mhz pra garantir e pelo que vi ela nao é o problema, kra nao imaginava que era tao dificil assim subir os quad, o meu antigo E8400subia no over dando risada. Peguei varios templates aqui como base e nada, vamo ve, duro que to detonando o windows, hehehe, valeu.
 
Putz que cabreiro esses overs aqui...
La em casa deu bsod de novo mesmo passando 5hrs e 30min de prime95 nesse over da sign kkkkkkk
Agora deixei 400*9 com 1.096v e as memos stock 800 5-5-5-15 1.90v que fica Realmente estável....
Boa sorte ae Scaramanga !
 
Blz, vou ir tentando aqui com calma, primeiro hj vou retirar o cooler e reaplicar a pasta térmica, daí vou tentar subir de novo, to achando muito altas as temps realmente, ta praticamente igual meu antigo TX2 com clocks altos. A memória usei 943mhz pra garantir e pelo que vi ela nao é o problema, kra nao imaginava que era tao dificil assim subir os quad, o meu antigo E8400subia no over dando risada. Peguei varios templates aqui como base e nada, vamo ve, duro que to detonando o windows, hehehe, valeu.

Scaramanga, vou te passar as configurações que eu estou usando diariamente a 4.0Ghz, porém minha Mobo é a P5-E DLX (X48).

Manual
CPU RATIO - 8.5
FSB FREQUENCY - 471
FSB STRAP TO NORTE BRIDGE - 400MHZ
PCI-E FREQUENCY - 100
DRAM FREQUENCY - DDR2 1.100

DRAM COMANDE RATE - AUTO
DRAM TIMING CONTROL - MANUAL
CAS LATENCY - 5
RAS TOCAS DELAY - 5
RAS PRECHARGE - 5
RAS ACTIVE TIME -15
RAS TO RAS DELAY - AUTO
ROW REFRESH CYCLE TIME - AUTO
WRITE RECOVERY TIME - AUTO
VCORE VOLTAGE - 1.29v (Bios) (CPU-Z 1.27v)
CPU PLL VOLTAGE - 1.58
FSB TERMINATION VOLTAGE - 1.40v, chip P45 requer menas voltagens
DRAM VOLTAGE - 1.96v
NORTH BRIDGE VOLTAGE - 1.47v (menos que isso não conseguir estabilizar, apesar que os x48 são gulosos nesse quesito)
SOUTH BRIDGE - AUTO
LOAD CALIBRATION - ENABLE
CPU GTL VOLTAGE REFERENCE - 067X
NB GTL VOLTAGE REFERENCE - 063X
SB 1.5V VOLTAGE - 1.50V
CPU SPREAD SPRECTRUM - DISABLE
PCIE SPREAD SPRECTRUM - DISABLE

Talvez algumas modificações você consegue deixar seu Q9550 nesse patamar.

Abraço!
 
Scaramanga, Tenta fazer o caminho que eu fiz.

- Setei o FSB em 459 ( No meu caso para 3.9Ghz ) e o Multi em 6x ( Vou estabilizar primeiro o FSB )
- Coloquei 1.35 de vcore ( para isolar vcore na afinação )
- Coloquei os GTLs da CPU em Auto
- Coloquei as voltagens em um patamar padrão, apenas o NB eu coloquei um pouco acima
- Iniciei o teste de estabilidade do FSB Com o NB GTL em 0.63x
- Fui ajustando o NB GTL até conseguir estabilidade do FSB.
- Pronto agora só foi colocar o multi em 8.5 e diminuir o vcore o suficiente para não dar tela azul, apenas erro no Linx.
- Nesse ponto comecei ajustar os CPU GTL's e os Skews.

Pode não ser o modo mais correto mas funcionou aqui pra mim e como o NB GTL é usado para estabilizar FSB, depois na afinação vc só tem que se preocupar com os CPU GTL's.

Espero que te ajude.
 
Blz galera, vou tentar do modo que vcs disseram, to indo por eliminação, alterando um por vez, eu to encucado demais, to até desanimado de mexer nesse pc, suei demais pra comprar essas peças e elas não estão me dando o benefício que esperava, comprei tudo pensando em over pra ter uma máquina que rode jogos por muito tempo, é muito frustrante, mas sou brasileiro, let's rock.
 
1130 na memo é bastante coisa, aqui não achei memo que fica estavel nessa frequencia, baixa elas para 1:1 e testa o resto.
 
1130 na memo é bastante coisa, aqui não achei memo que fica estavel nessa frequencia, baixa elas para 1:1 e testa o resto.
Então Fguarezi, ja tentei em 1:1 também, mas sem sucesso, o problema não está na memória, mas sim nos benditos GTLs que nao acerto o valor exato, as voltagens de todos os componentes tentei até com certa folga e nao estabilizou, ou seja, problema nos GTLs, mas vo continua tentando, hehe, valeu.
 
Galera, usei aqui:

FSB 450 Multi 8.5x
Vcore 1.3250v
PCI-E 100
DRAM Frequency 900Mhz 5-5-5-15 2.1v
Mem OC Charger Enabled
GTL 0/2 0.62
GTL 1/3 0.64
FSB Term Volt 1.34v
CPU PLL VOLT 1.56v
NB VOLT 1.34v
Load Line Enabled
CPU Margin Optimized
Restante em Auto.

Com esse vcore 1.3250v na BIOS pra 3.825Mhz, consegui rodar o Need Shift por três corridas normalmente (nao tentei mais), rodou o LinX por 1:30m dae deu erro, já com 1.30v na BIOS, nao passa de 15s e da erro, poxa, será que meu proc. precisa de tanto vcore assim pra estabilizar? ou é outra coisa setada de forma incorreta que ta influenciando pra usar um vcore alto? valeu.
 
Ao meu ver ta tudo certinho na Bios essas voltagens.

Velho se passou jogando no Shift e mais no linX por 1:30m sem erros acho que não tem porque diminuir o Vcore, ta estável assim a 3.8Ghz? Roda o IBT com 20 a 25 loops no modo maximus e depois roda o Prime umas 2hs, se passar ta sussa Scaramanga .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo