• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

OVERCLOCK Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41

Jhow Inácio

Member
Registrado
Olá meus caros, recentemente comprei 2 Memórias Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 as quais consegui um overclock estável a 3266Mhz sem alterar qualquer time ou voltagem, sómente XMP que vem configurado, e 3400Mhz porem apresentou erros durante os testes com o ryzen dram calculator "membench, gostaria da ajuda de vcs pra subir essa frequência pelo menos até esse 3400Mhz "estáveis"... se é que isso é possível, rs. Qualquer conselho será bem vindo!

Segue FOTOS do thaiphoon burner

upload png
MOBO ASUS PRIME B450M GAMING BR
PROCESSADOR RYZEN 5 3400G
MEMÓRIA 16GB XPG D41 3000Mhz
SSD CORSAIR 480GB
FONTE 600W GAMEMAX
 
Pega o Dram Calculator e monta um perfil mais refinado para o seu OC, assim é maior a chance de você passar nos testes de memória sem erro e usar no dia a dia.

Eu recomendo utilizar o testmem5 (teste rápido, mas eficiente na detecção) e por fim o memetest86 (via usb bootavel) para dar aquela certeza final na estabilidade.
Opa, beleza farbus? Então eu cheguei a realizar a exportação em html do thaiphoon burner e subi no dram calculator para uma melhor adequação no overclock como na foto

detalhe é que eu cheguei deixar exatamente dessa forma (COM OS MESMO TIMES EXATAMENTE) porem mesmo assim acontece o erro de memoria
 
Infelizmente voltagem creio que não seja o problema, pois já cheguei até 1.4v e mesmo assim o erro persiste mesmo em 3333Mhz
Segue print do test

Estão setadas exatamente esses times, queria saber em qual eu devo mudar primeiro pra ir testando, usei esses times baseado no calculo do dram calculator...
 
Só dram voltage vc altera? Tenta os outros parâmetros de voltagem também. E experimenta os valores alternativos onde tiver também.

Se mesmo assim não der jeito, faz o seguinte, coloca no dram calculator uma frquencia maior e usa os timings e demais parâmetros gerados, sendo que na sua bios, você mantem a frequencia a 3400 mesmo.
 
Infelizmente voltagem creio que não seja o problema, pois já cheguei até 1.4v e mesmo assim o erro persiste mesmo em 3333Mhz
Segue print do test

Estão setadas exatamente esses times, queria saber em qual eu devo mudar primeiro pra ir testando, usei esses times baseado no calculo do dram calculator...

Só uma pergunta, qual o modelo da sua placa mãe e quais bancos de memória estão conectado os pentes, no banco 1 e 3 ou 2 e 4 ?
 
Está memória aí não vai, 3200mhz com este chip hynix.

Esta calculadora AMD tb não sabe o que diz, vc pode colocar tudo certinho que ela vai te passar uma configuração de oc refinada e quando vc colocar tudo e reiniciar o PC, seu Pc não vai dar boot.

Experiência própria, 3200mhz C16 é próximo do limite desta memória.
 
Está memória aí não vai, 3200mhz com este chip hynix.

Esta calculadora AMD tb não sabe o que diz, vc pode colocar tudo certinho que ela vai te passar uma configuração de oc refinada e quando vc colocar tudo e reiniciar o PC, seu Pc não vai dar boot.

Experiência própria, 3200mhz C16 é próximo do limite desta memória.

Como citei eu cheguei com estabilidade a 3266Mhz, mas realmente perece ser o limite...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só dram voltage vc altera? Tenta os outros parâmetros de voltagem também. E experimenta os valores alternativos onde tiver também.

Se mesmo assim não der jeito, faz o seguinte, coloca no dram calculator uma frquencia maior e usa os timings e demais parâmetros gerados, sendo que na sua bios, você mantem a frequencia a 3400 mesmo.
calculei 1 a 1 no dram de 3333Mhz até 3800Mhz e usando os times em 3400Mhz e mesmo assim erro...
 
Como citei eu cheguei com estabilidade a 3266Mhz, mas realmente perece ser o limite...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


calculei 1 a 1 no dram de 3333Mhz até 3800Mhz e usando os times em 3400Mhz e mesmo assim erro...

Lá em dram "pcb revision", usa outros valores, tenta de "bad pin" até A3/A3/B2 (melhores chips)...

Vai zerar os timings carregados do thaiphoon, mas não custa tentar... Eu aqui segui e dei sorte.
 
Lá em dram "pcb revision", usa outros valores, tenta de "bad pin" até A3/A3/B2 (melhores chips)...

Vai zerar os timings carregados do thaiphoon, mas não custa tentar... Eu aqui segui e dei sorte.
Testei "bad bin" que diz não ser possível pra essa memoria porém A3/A3/B2 e A0/B0 me deram alguns dados para setar... e... testei novamente kkk e nada kkk, erro novamente.
Aparentemente vou quer me contentar com os 3266Mhz kkkk
Talvez eu esteja fazendo algo errado, eu segui o vídeo do youtube onde ele usa o dram calculator mas não utiliza todos os dados, sómente até o tWR...
 
Você está alterando os timings secundários e terciários ou apenas os principais? Já tentou mexer apenas nos primários pra ver se consegue estabilidade? Creio que o melhor seja ir mexendo aos poucos, são muitos valores pra alterar, afrouxa os primários pra 18-20-20-40 com 1.4V, deixa o restante no automático e testa pra ver. Eu sei que são latências bem altas, mas depois você vai baixando uma a uma e testando até o mínimo valor estável.
Aqui pra conseguir rodar a 3400 MHz, só com 1.45V e 18-19-19-36. Não ficou legal, resultado foi pior do que a 3200 MHz CL15. Então, eu acabei deixando nos 3200 mesmo. Eu sugiro que você teste no benchmark de memória do AIDA64 pra comparar os resultados que você obter, às vezes é melhor 3200 por exemplo com latências apertadas do que 3333~3400 com latências maiores.

À esquerda 3400 e à direita 3200.
wBvHgeN.jpg
 
Você está alterando os timings secundários e terciários ou apenas os principais? Já tentou mexer apenas nos primários pra ver se consegue estabilidade? Creio que o melhor seja ir mexendo aos poucos, são muitos valores pra alterar, afrouxa os primários pra 18-20-20-40 com 1.4V, deixa o restante no automático e testa pra ver. Eu sei que são latências bem altas, mas depois você vai baixando uma a uma e testando até o mínimo valor estável.
Aqui pra conseguir rodar a 3400 MHz, só com 1.45V e 18-19-19-36. Não ficou legal, resultado foi pior do que a 3200 MHz CL15. Então, eu acabei deixando nos 3200 mesmo. Eu sugiro que você teste no benchmark de memória do AIDA64 pra comparar os resultados que você obter, às vezes é melhor 3200 por exemplo com latências apertadas do que 3333~3400 com latências maiores.

À esquerda 3400 e à direita 3200.
wBvHgeN.jpg
Entendi, realmente os times setados em automáticos subiram muito para assegurar a frequencia 3266Mhz estão em 20-23-23-53

no caso então é melhor uma latência menor que frequência?!

 
Testei "bad bin" que diz não ser possível pra essa memoria porém A3/A3/B2 e A0/B0 me deram alguns dados para setar... e... testei novamente kkk e nada kkk, erro novamente.
Aparentemente vou quer me contentar com os 3266Mhz kkkk
Talvez eu esteja fazendo algo errado, eu segui o vídeo do youtube onde ele usa o dram calculator mas não utiliza todos os dados, sómente até o tWR...


Esse vídeo me ajudou bastante e pode da mais noção em fazer over nas memórias.



Abaixo coloquei imagem do video que postei que são os campos que você deve modifica inicialmente para testar a estabilidae e depois alterar os timmigs secundários. Só fica ligado no detalhe no campos TRCDWR e TRCDRD no DRAM Calculator pq na ordem na sua bios eles podem esta em ordem diferente, e no momento que foi adicionar o valor, pode preencher errado na bios e atrapalhando teu over, e tb no campo TRFC se a sua memória for Hynx sugiro colocar 600 o valor nesse campo. Ai deposi fazer os testes de estabilidade.

rzmiFuX.png
 
Entendi, realmente os times setados em automáticos subiram muito para assegurar a frequencia 3266Mhz estão em 20-23-23-53

no caso então é melhor uma latência menor que frequência?!
Não exatamente. Cada caso é um caso, quando você aumenta o clock, naturalmente na maioria das vezes precisa aumentar um pouquinho os timings, porém quando você precisa aumentar MUITO os timings, pode acontecer do resultado final ficar igual ou pior do que com um clock inferior e latências menores.
Você disse que bootou a máquina normal aí com 3400 MHz, 1.35V e 16-18-18-38, sobe a tensão pra 1.4V e joga essas latências pra 16-20-20-40, vai mexendo só nas primárias até buscar a estabilidade, depois você parte pras secundárias.
 
Infelizmente voltagem creio que não seja o problema, pois já cheguei até 1.4v e mesmo assim o erro persiste mesmo em 3333Mhz
Segue print do test

Estão setadas exatamente esses times, queria saber em qual eu devo mudar primeiro pra ir testando, usei esses times baseado no calculo do dram calculator...

Quando o erro é esse aí é pq tá mt longe da estabilidade, e as vezes nem é só memória, o processador tá instável junto, já me ocorreu. Pra ter certeza, estabiliza as memórias com o CPU em stock.
 
Atualizando...

Infelizmente, ainda não consegui com estabilidade passar dos 3266Mhz mesmo seguindo todos os passos citados acima...
Porém tive um ganho em latência... não sei se é um bom resultado...
 
Última edição:
Fala galera, tenho 2 memórias D41 3000Mhz, vi mt gente dizendo que não vem B-die e que na verdade seria um erro de leitura do software Taiphoon burner e que são chips C-die.
Tava conferindo aqui e antes mostrava que eu tinha 2 chips B-die ( eu imaginava que era erro de leitura mesmo ), porém esses dias baixei uma versão mais atual do software e agora mostra 1 chip como C-die e outro como B-die.

Enfim, tentei fazer overclock, e de jeito nenhum consigo atingir os simples 3200Mhz com essas memórias, tentei o Ram calculator e fiz tudo certinho, mas sempre crashava meus games e apresentava erro nos testes, mesmo alterando voltagem etc...
Queria saber se o que está impedindo minhas memórias de fazerem o básico que seria 3200Mhz, pode ser meu processador que é um 1600AF @ 4.0Ghz ou se pode ser minha MOBO B450 Gaming X limitando algo.

Meu Ryzen 1600AF até chega a 4.1Ghz e pra usar Windows funciona de boa mas pra jogar crasha tudo nesse clock dele. Meu limite com esse Ryzen é 4.0Ghz e nada mais que isso.
Agora as memória tbm de jeito nenhum chega a 3200Mhz, que vi muita gente dizendo que seria super simples de fazer mesmo com C-die.

Alguém saberia me responder se o ''problema'' é na CPU, nas próprias memórias ou se é na MOBO ?
Agradeço desde já.
 
Fala galera, tenho 2 memórias D41 3000Mhz, vi mt gente dizendo que não vem B-die e que na verdade seria um erro de leitura do software Taiphoon burner e que são chips C-die.
Tava conferindo aqui e antes mostrava que eu tinha 2 chips B-die ( eu imaginava que era erro de leitura mesmo ), porém esses dias baixei uma versão mais atual do software e agora mostra 1 chip como C-die e outro como B-die.

Enfim, tentei fazer overclock, e de jeito nenhum consigo atingir os simples 3200Mhz com essas memórias, tentei o Ram calculator e fiz tudo certinho, mas sempre crashava meus games e apresentava erro nos testes, mesmo alterando voltagem etc...
Queria saber se o que está impedindo minhas memórias de fazerem o básico que seria 3200Mhz, pode ser meu processador que é um 1600AF @ 4.0Ghz ou se pode ser minha MOBO B450 Gaming X limitando algo.

Meu Ryzen 1600AF até chega a 4.1Ghz e pra usar Windows funciona de boa mas pra jogar crasha tudo nesse clock dele. Meu limite com esse Ryzen é 4.0Ghz e nada mais que isso.
Agora as memória tbm de jeito nenhum chega a 3200Mhz, que vi muita gente dizendo que seria super simples de fazer mesmo com C-die.

Alguém saberia me responder se o ''problema'' é na CPU, nas próprias memórias ou se é na MOBO ?
Agradeço desde já.

Posta o perfil qeu vc gerou (o printscreen) no dram calculator e as informações que você usou na Bios. Está fazendo over também na cpu?

ps. posta também telas do thaiphoon dos dois pentes.
 
Posta o perfil qeu vc gerou (o printscreen) no dram calculator e as informações que você usou na Bios. Está fazendo over também na cpu?

ps. posta também telas do thaiphoon dos dois pentes.

Sim estou usando o 1600AF em 4.0Ghz.
Over-CPU.png


Testei o Calculator usando tanto Samsung B-die quanto Samsung OEM e não tive sucesso em nenhum dos 2.



Whats-App-Image-2020-08-02-at-18-12-24.jpg

Whats-App-Image-2020-08-02-at-19-54-40.jpg


Taiphoon..

Anota-o-2020-08-06-190637.png
Anota-o-2020-08-06-190616.png
 
Sydzera

É sempre bom tirar o OC de todo resto, mas se esse na CPU já está exaustivamente comprovado a estabilidade, então acho qeu não tem problema.

Mas faz o seguinte, usando como parâmetro o chip samsung OEM, coloca A0/B0 em DRAM PCB REVISION (vai zerar os timings carregados do thaiphoon), e tenta usar esse novo perfil em SAFE.

Tenta preencher o máximo possível, além de usar as voltagens máximas.

Se passar no TM5, você pode testar o FAST e também até melhorar PCB Revision para um melhor.

ps. se falhar nessa primeira tentativa, muda o PCB Revision para "bad pin" e cruze os dedos.
 
Última edição:
Sydzera

É sempre bom tirar o OC de todo resto, mas se esse na CPU já está exaustivamente comprovado a estabilidade, então acho qeu não tem problema.

Mas faz o seguinte, usando como parâmetro o chip samsung OEM, coloca A0/B0 em DRAM PCB REVISION (vai zerar os timings carregados do thaiphoon), e tenta usar esse novo perfil em SAFE.

Tenta preencher o máximo possível, além de usar as voltagens máximas.

Se passar no TM5, você pode testar o FAST e também até melhorar PCB Revision para um melhor.

ps. se falhar nessa primeira tentativa, muda o PCB Revision para "bad pin" e cruze os dedos.

Testei em A0/B0 em Safe. E o pc deu boot normal, mas ao fazer o teste já deu uma cacetada de erros.
22.jpg



Aí então fui testar em Bad bin e não consigo ver os números pois dá este erro quando eu coloco Samsung OEM + Bad bin. Se mudar pra Samsung B-die não dá este erro, porém os timmings são muito mais baixos e é fato que vai dar mais erros no teste.

33.png


Então pelo visto já era né ?
Eu queria pelo menos saber onde é o problema, se é nas memórias mesmo, ou se pode ser MOBO ou CPU.
Pois meu 1600AF não sobe tão bem em OC tbm não, mas ao menos consegui 4.0Ghz 100% estáveis nele.
 
Testei em A0/B0 em Safe. E o pc deu boot normal, mas ao fazer o teste já deu uma cacetada de erros.
22.jpg



Aí então fui testar em Bad bin e não consigo ver os números pois dá este erro quando eu coloco Samsung OEM + Bad bin. Se mudar pra Samsung B-die não dá este erro, porém os timmings são muito mais baixos e é fato que vai dar mais erros no teste.

33.png


Então pelo visto já era né ?
Eu queria pelo menos saber onde é o problema, se é nas memórias mesmo, ou se pode ser MOBO ou CPU.
Pois meu 1600AF não sobe tão bem em OC tbm não, mas ao menos consegui 4.0Ghz 100% estáveis nele.

Você pode arriscar outras combinações, alternando a frequencia (subindo) no dram calcultator, mas mantendo essa sua meta de 3200mhz na bios.

Tipo, coloca 3266 no dram calcutaor, gera o pefil, mas na sua bios, vc coloca 3200 na frquencia e 1600 no IF.
 
Você pode arriscar outras combinações, alternando a frequencia (subindo) no dram calcultator, mas mantendo essa sua meta de 3200mhz na bios.

Tipo, coloca 3266 no dram calcutaor, gera o pefil, mas na sua bios, vc coloca 3200 na frquencia e 1600 no IF.
Tentei e não deu certo, cheguei a por no dram até 3466 em safe ( que é o limite que ele deixa pra Samsung OEM ) e copiei exatamente tudo na bios, deixando diferente apenas o clock que foi 3200Mhz. Tirei o OC da CPU, e está em Stock agora, e nada mudou tbm.

Cheguei a deixar tudo em stock e subir só o clock delas pra 3200Mhz, e pela primeira vez não tive erros no teste, mas em jogos fechavam todos após um tempo.

Não tá dando certo nem 3133Mhz , passa em teste mas não nos jogos. Sinceramente acho que desisto, perdi alguns dias já tentando mexer nelas, e não deu certo.
Assisti vários vídeos e tentei quase de tudo, mas sem sucesso, quando comprei achei que seria super simples subir pelo menos pra 3200Mhz, não sabia que seria assim.

Se alguém tiver mais alguma dica pra dar, eu tento fazer aqui, mas realmente desanimei.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo