• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

OVERCLOCK Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41

Se fosse a b-die sozinha, com certeza você subiria até bem mais.

Tenta pesquisar no Google sobre overs nesse chip c-die, pois de repente tem algum detalhe específico que permitirá que você atinja os 3200mhz.
 
É @Sydzera eu me conformei com os 3266Mhz com essa mesma placa mãe, suas memórias são as mesmas que as minhas? creio q sim neh? D41 XPG TUF porém as minhas no T.B. mostram Hynix
acabei deixando o times originais do perfil 3000Mhz 16 18 18 36 pois qualquer mudança dava erro tbm...
 
Eu também uso 2 pentes de memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - AX4U300038G16-SB41 (comprei separado os pentes).

Ao rodar o Thaiphoon Burner, consegui verificar que um chip é Hynix JJR (J-die) e o outro Samsung C-die.

Aqui consegui subir as memórias a 3600mhz à 1.4V (18-19-19-19-38), rodei o TM5 v3 e não acusou erros. Apesar disso, não ficou totalmente estável, pois meu CSGO com essa frequência estava crashando toda hora (tela congelava, as vezes pc reiniciava no meio da jogatina). Ainda relaxei os timings até 18-20-20-20-42 e também não ficou estável.

Foi quando decidir diminuir o OC para 3200mhz, sem mexer em voltagem (usando 1.35v), com os timings do XMP (16-18-18-18-36) e o resto tudo em Auto, e finalmente o sistema ficou estável.

Creio que realmente 3200mhz seja o limite dessa memória com estabilidade. Infelizmente dei muito azar de virem chips diferentes, o que dificulta o OC usando o DRAM Calculator.

Conversando com Giancarlo Dalmédico, ele me orientou tentar subir para 3533mhz usando os tempos que ele achou nesses dois artigos (colocando os valores lado a lado e usando o que for mais relaxado e o que não constar na tabela usar em Auto - o ProODT usar em 36,9):

Tentei essa orientação aqui, mas de todo modo não deu certo, acusando vários erros no TM5.

Segue print do Thaiphoon Burner e de como estou utilizando hoje conforme teste do AIDA:






--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você está alterando os timings secundários e terciários ou apenas os principais? Já tentou mexer apenas nos primários pra ver se consegue estabilidade? Creio que o melhor seja ir mexendo aos poucos, são muitos valores pra alterar, afrouxa os primários pra 18-20-20-40 com 1.4V, deixa o restante no automático e testa pra ver. Eu sei que são latências bem altas, mas depois você vai baixando uma a uma e testando até o mínimo valor estável.
Aqui pra conseguir rodar a 3400 MHz, só com 1.45V e 18-19-19-36. Não ficou legal, resultado foi pior do que a 3200 MHz CL15. Então, eu acabei deixando nos 3200 mesmo. Eu sugiro que você teste no benchmark de memória do AIDA64 pra comparar os resultados que você obter, às vezes é melhor 3200 por exemplo com latências apertadas do que 3333~3400 com latências maiores.

À esquerda 3400 e à direita 3200.
wBvHgeN.jpg
Bacana, sua latência ficou bem baixa afinando em 3200mhz mesmo. Seus chips são diferentes também? Você só afinou os timings primários? Poderia mandar print de todos os timings e da voltagem pra deixar em 3200mhz CL 15?
Agradeço.
 
Tentei e não deu certo, cheguei a por no dram até 3466 em safe ( que é o limite que ele deixa pra Samsung OEM ) e copiei exatamente tudo na bios, deixando diferente apenas o clock que foi 3200Mhz. Tirei o OC da CPU, e está em Stock agora, e nada mudou tbm.

Cheguei a deixar tudo em stock e subir só o clock delas pra 3200Mhz, e pela primeira vez não tive erros no teste, mas em jogos fechavam todos após um tempo.

Não tá dando certo nem 3133Mhz , passa em teste mas não nos jogos. Sinceramente acho que desisto, perdi alguns dias já tentando mexer nelas, e não deu certo.
Assisti vários vídeos e tentei quase de tudo, mas sem sucesso, quando comprei achei que seria super simples subir pelo menos pra 3200Mhz, não sabia que seria assim.

Se alguém tiver mais alguma dica pra dar, eu tento fazer aqui, mas realmente desanimei.


Eu comprei a pouco tempo a D41 3000MHZ TUF edition, fui quente achando que era B-die, porem era hynix, tenho um ryzen 3700x e seguindo as premissas do dram calculator conseguiria subir até 3800, porem com as premissas do dram calculator não tive nenhum exito e sistema crashando logo em boot, vendo este cenário caotioco continuei em trabalho a relaxar frequência a 3600mhz a 18 19 20 19 48 1.35V soc voltage 1.1 e windows fez o boot normalmente. apos o boot vieram testes com memtest6 e aida64 testes passaram normalmente, apos isso testes com jogos, gtaV , CSGO , PUBG, DAYZ e Forza Horizon 4, todos funcionaram normalmente em um teste médio de 1 hora e meia por game. apos encontrar esta estabilidade parti ao plano mais audacioso que seria 3800mhz em CL 19 20 21 20 48 1.37v soc voltage 1.1 porem windows abria testes rodavam mas o aida64 travava o teste em 40 segundos, resolvi esticar mais os times secundários e ai sim rodando tudo perfeitamente em 3800mhz cl 19 1.37v soc voltage 1.1 e o restante no automático deixando a MSI B450 Gaming Plus encontrar o resto. Tive um acréscimo generoso de fps GTAV media de + 12fps, Forza +10, PUBG +5, DAYZ +ou- 8, CSGO 23fps.

segue abaixo os printes, não reparem no clock do 3700x mas fiz um undervoltage por causa que tirei meu Water cooler para manutenção, e estou com o cooler original barulhento e pouco eficiente.

Obs: Peço desculpas mas não estou conseguindo inserir imagem esta dando erro vou mandar abaixo os links:

print da tela do aida64 e hw info

print dram calculator com orientações instáveis
 
Eu comprei a pouco tempo a D41 3000MHZ TUF edition, fui quente achando que era B-die, porem era hynix, tenho um ryzen 3700x e seguindo as premissas do dram calculator conseguiria subir até 3800, porem com as premissas do dram calculator não tive nenhum exito e sistema crashando logo em boot, vendo este cenário caotioco continuei em trabalho a relaxar frequência a 3600mhz a 18 19 20 19 48 1.35V soc voltage 1.1 e windows fez o boot normalmente. apos o boot vieram testes com memtest6 e aida64 testes passaram normalmente, apos isso testes com jogos, gtaV , CSGO , PUBG, DAYZ e Forza Horizon 4, todos funcionaram normalmente em um teste médio de 1 hora e meia por game. apos encontrar esta estabilidade parti ao plano mais audacioso que seria 3800mhz em CL 19 20 21 20 48 1.37v soc voltage 1.1 porem windows abria testes rodavam mas o aida64 travava o teste em 40 segundos, resolvi esticar mais os times secundários e ai sim rodando tudo perfeitamente em 3800mhz cl 19 1.37v soc voltage 1.1 e o restante no automático deixando a MSI B450 Gaming Plus encontrar o resto. Tive um acréscimo generoso de fps GTAV media de + 12fps, Forza +10, PUBG +5, DAYZ +ou- 8, CSGO 23fps.

segue abaixo os printes, não reparem no clock do 3700x mas fiz um undervoltage por causa que tirei meu Water cooler para manutenção, e estou com o cooler original barulhento e pouco eficiente.

Obs: Peço desculpas mas não estou conseguindo inserir imagem esta dando erro vou mandar abaixo os links:

print da tela do aida64 e hw info

print dram calculator com orientações instáveis

Sua memória parece Samsung C-Die, o PCB é que é feito pela Hynix.
 
Com mobo novo e processador novo as minhas chegaram em 3333mhz sem mudar nada 1,35v e 16-18-18-28.

Acredito que o fator mobo e processador influenciam tb, 3600+B450 era 3200mhz e qualquer coisa travava, já com o 3800XT+ X570 foi direto para 3333mhz vou tentar subir mais.
 
Por isso que eu falo: pesquise sobre o kit que vai comprar. Só por parecer um OVNI não garante nada, pelo contrário. Uma Trident 3800 17-19-19-19 também não ia fazer milagre nessa mobo...
 
Você está alterando os timings secundários e terciários ou apenas os principais? Já tentou mexer apenas nos primários pra ver se consegue estabilidade? Creio que o melhor seja ir mexendo aos poucos, são muitos valores pra alterar, afrouxa os primários pra 18-20-20-40 com 1.4V, deixa o restante no automático e testa pra ver. Eu sei que são latências bem altas, mas depois você vai baixando uma a uma e testando até o mínimo valor estável.
Aqui pra conseguir rodar a 3400 MHz, só com 1.45V e 18-19-19-36. Não ficou legal, resultado foi pior do que a 3200 MHz CL15. Então, eu acabei deixando nos 3200 mesmo. Eu sugiro que você teste no benchmark de memória do AIDA64 pra comparar os resultados que você obter, às vezes é melhor 3200 por exemplo com latências apertadas do que 3333~3400 com latências maiores.

À esquerda 3400 e à direita 3200.
wBvHgeN.jpg

Poderia falar os outros timings pra fazer esse 3200? Tentei na minha b450 e não dava boot, se não for pedir muito, fala os timings e os subtimings. Valeu!
 
Tentei e não deu certo, cheguei a por no dram até 3466 em safe ( que é o limite que ele deixa pra Samsung OEM ) e copiei exatamente tudo na bios, deixando diferente apenas o clock que foi 3200Mhz. Tirei o OC da CPU, e está em Stock agora, e nada mudou tbm.

Cheguei a deixar tudo em stock e subir só o clock delas pra 3200Mhz, e pela primeira vez não tive erros no teste, mas em jogos fechavam todos após um tempo.

Não tá dando certo nem 3133Mhz , passa em teste mas não nos jogos. Sinceramente acho que desisto, perdi alguns dias já tentando mexer nelas, e não deu certo.
Assisti vários vídeos e tentei quase de tudo, mas sem sucesso, quando comprei achei que seria super simples subir pelo menos pra 3200Mhz, não sabia que seria assim.

Se alguém tiver mais alguma dica pra dar, eu tento fazer aqui, mas realmente desanimei.
Man tenho o mesmo problema que vc, não sei se vc conseguiu resolver e deixar estavel em 3200mhz, mas aqui é a mesma coisa, so consigo deixar estavel em 3066 mhz , acima disso consigo subir ate 3200mhz, mas não fica estavel nos jogos, nas outras aplicaçoes fica normal e nos testes de memoria ele passa normal ., mas fecha os jogos. vc é a primeira pessoa que vejo com o mesmo problema e duvida que eu
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo