• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock memórias 2133.

TripleHXDD

know-it-all Member
Registrado
Pessoal, tenho um i7 6700, 4 pentes fury de 2133MHz 4gb, e placa mãe z170 gaming k3.
Queria saber como é possível overclockar as memórias seguramente, até então não sabia que era possível, achei que precisaria ter uma memória com o mhz mais alto já, e uma placa mãe desbloqueada, só que vi um vídeo de um cara overclockando a dele, que era de 2400, para 2800. Eu já fucei de tudo na minha bios, porém não consigo alterar nada lá, o modo XMP vem desativado, aí só tem como colocar em Profile1, e mesmo assim, mexendo em tudo não consigo alterar lá onde tá escrito 2133, não tem como selecionar.

Baixei um software utilitário da gigabyte, easytune, e lá tem como alterar os 2133 padrão, para uns valores bem mais altos, até uns 3400 se não me engano. Só que claro, não fiz nada com medo não conseguir alterar de volta caso desse um problema grave.. Alguém com experiencia sobre isso ? Não que eu esteja precisando de fazer overclock, é só pra extrair o máximo dela mesmo, caso seja 100% seguro.. Pelo menos aumentar um pouco, como de 2133 para 2666.. ou que seja 2400 mesmo
 
De acordo com a Intel a controladora desse processador só suporta até 2133 Mhz
https://ark.intel.com/pt-br/products/88196/Intel-Core-i7-6700-Processor-8M-Cache-up-to-4-00-GHz-

Eu teria muito cuidado ao mexer, eu mesmo coloquei as minhas 2133@3000, más no caso dos Ryzen a controladora foi feita pra lidar com memórias de alta performance

Como nos processadores atuais a controladora fica dentro do processador, queimá-la ou mesmo causar algum tipo de avaria não vai produzir efeitos agradáveis
 
Tem que tomar cuidado com o overclock nas memórias porque elas também podem deixar o sistema instável.. Ainda mais quando se quer fazer grandes overclocks como pular de 2133 para 2.6 ou 3ghz ... No caso das memórias eu acho que não vale a pena fazer overclock nelas( a não ser que seja obrigado a fazer o overclock na memória para conseguir fazer over na cpu, antigamente era assim em muitos casos), mas no final não vai ter um ganho significativo, diferente do overclock na cpu ...

De qualquer forma, se quiser fazer over nas memórias, eu recomendo que faça o teste usando Memtest86, para saber se as memórias estão funcionando como deveria, sem erros...
 
Se ativou o XMP e não mudou nada é porque suas memórias só foram certificados em 2133 mesmo. Subir até 2400 deve ser bem possível, mas o ganho será muito pequeno.

Não vale a pena você mexer com isso. Deixa elas assim e seja feliz
 
Qual será o maior problema que ocorreria caso não suportasse uma determinada frequencia? Daria para desligar o pc, e ao ligar, ele voltar ao normal ?
 
Qual será o maior problema que ocorreria caso não suportasse uma determinada frequencia? Daria para desligar o pc, e ao ligar, ele voltar ao normal ?

A pior coisa que poderia acontecer é do pc travar , sendo obrigado a resetar a bios manualmente removendo a bateria da placa mãe ( o certo é verificar no manual da mb o procedimento ).. Mas se ficar instável também é ruim, porque o sistema ou o hd podem ser corrompidos caso haja muitos travamentos no sistema.

Agora, sobre o sistema voltar sozinho aos padrões em caso de um over equivocado eu não sei dizer, porque isso varia muito de placa mãe para placa mãe....Algumas só voltam quando o over é equivocado na cpu... Outras tem um botão exclusivo que reseta só as configurações da memória...
 
Última edição:
Com pequenos ajustes eu consegui de 2133 até 2667mhz, por exemplo: voltagem para 1.3v
Acima disso precisa ter um pouco de conhecimento em overclock.
 
Mas como fez isso ? Direto na bios ?
Ah, eu tento de tudo na bios, habilito o X.M.P, fui na parte da voltagem, diz que tá em 1.2V mas eu não consigo alterar, tentei mexer em tudo lá e não adianta parece kk
Ps: é uma Z170 gaming k3, a assinatura ali ta desatualizada
 
Última edição:
Mas como fez isso ? Direto na bios ?
Ah, eu tento de tudo na bios, habilito o X.M.P, fui na parte da voltagem, diz que tá em 1.2V mas eu não consigo alterar, tentei mexer em tudo lá e não adianta parece kk
Ps: é uma Z170 gaming k3, a assinatura ali ta desatualizada

A voltagem é alterada em tela diferente do XMP.
A voltagem teve estar em AUTO, coloque MANUAL.
A frequência tbm tá em AUTO, coloque MANUAL e altere manualmente.
 
A voltagem é alterada em tela diferente do XMP.
A voltagem teve estar em AUTO, coloque MANUAL.
A frequência tbm tá em AUTO, coloque MANUAL e altere manualmente.
Então, nem isso eu consigo mexer kkk, vou nas opcoes de voltagem, tá tudo em auto, e nao tem como alterar para manual nem nada do tipo, isso q acho estranho.
 
Ja tive 2 memorias 2133mhz 8gb da Hyperx Fury e rodei a 2666Mhz sem problemas.

Inclusive melhorou bastante meu desempenho já que meu processador é um Ryzen.
 
da um google ou vai youtube e procure por "z170 gaming k3 overclock" que deve acha algum tutorial ou dicas. tenho 2x8gb kingstone 2133 que rodam 2933 de boas com 1,35V
 
Procure que tem como alterar as configurações de memória sim. O profile não pode ser XMP, XMP é pre-definido e não dá pra mudar nada.
 
Ja tive 2 memorias 2133mhz 8gb da Hyperx Fury e rodei a 2666Mhz sem problemas.

Inclusive melhorou bastante meu desempenho já que meu processador é um Ryzen.

Como conseguiu? Tenho as mesmas memórias (2 memorias 2133mhz 8gb da Hyperx Fury) e um Ryzen 5 1600 e uma MOBO gigabyte A320-H.
 
De acordo com a Intel a controladora desse processador só suporta até 2133 Mhz
https://ark.intel.com/pt-br/products/88196/Intel-Core-i7-6700-Processor-8M-Cache-up-to-4-00-GHz-

Eu teria muito cuidado ao mexer, eu mesmo coloquei as minhas 2133@3000, más no caso dos Ryzen a controladora foi feita pra lidar com memórias de alta performance

Como nos processadores atuais a controladora fica dentro do processador, queimá-la ou mesmo causar algum tipo de avaria não vai produzir efeitos agradáveis
Acho improvável que as controladoras não tenham nenhum sistema de proteção para isto. Então risco eu acredito que não haja. Apenas degradação com o tempo ou travamento.
 
Pessoal, pelo Easy Tune eu consegui sai de 2133 para 2400, quando tentei 2666 o sistema ficou travando, creio que tenha que modificar a voltagem, porém não consegui pela bios, alguém com a mesma mobo (gigabyte A320m-H) sabe como faz?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo