• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclock P8z68-v pro/gen3

alanvictorjp

know-it-all Member
Registrado
Boa noite galera
Finalmente comprei meu kit.
p8z68-v pro/gen3
i5 2500k zalman cnps9900max
kingston hyperx lovo 1800 9-9-9-27 1.35v

Procurei aqui no forum receitas de overclock para a nova plataforma, até achei umas coisas, mais fiquei na duvida pq moro no nordeste e a temp ambiente aqui é muito alta, e principalmente onde o pc está que é um forno msm.

tudo em auto na bios, rodando o linx topei entre 57 ~ 62º
em idle fica em 35 ~ 40º

consigo 4.5ghz diarios?
tem muita coisa na bios que eu nao sei nem pra onde vai... heheheh
no meu antigo kit, p5q deluxe, q8400, rodava a 3,6ghz estavel, apenas ajustando o vcore e fsb msm
nao sou expert em overclock.
alguem pode me ajudar nessa?
Grato a todos!
 
É muito complexo o over, precisa colocar pro volta de 1.30 no vcore, o resto tudo em auto (acho que sua mobo tem tb uma funçao chamada LLC, se nela nao tiver auto, coloque-a num nivel intermerdiario, entre o nivel minimo e maximo), e entao finlamente mexe no multiplicador pra 45x e voila, seu over está meio caminho andado.

O passo seguinte e testar a estabilidade, entao deixe ele no linx por uns 30minutos pra ver se passa e se fica numa temp aceitavel. Se ele travar, entao vc terá q aumentar um pouquinho o vcore, até qeu vc consiga deixa-lo estavel, mas lembrando que sua refrigeração deve manter a temperatura no maximo uns 65C.
 
Última edição:
Obrigado pela dica amigo, vc acha que 4.2ghz pra 4.5 tem muita diferença em relação a jogos?
------------
posso me basear nessa receita?

Ai Tweaker
Ai Overclock Tuner: Manual
BLCK/PCIE Frequency: 100.0
Turbo Ratio: By All Cores
By All Cores: 47
Internal PLL Voltage: Disabled - essa função varia de cpu para cpu, muitos se não ativar nem passam de 45x, o meu só precisa ativar se for usar a mais de 48x
Memory Frequency: 2133
DRAM Timing Control: use o padrão da sua memoria.
EPU Power Saving MODE: Disabled


Ai Tweaker\ CPU Power Management >
CPU Ratio: 47
Enhanced Intel SpeedStep Technology: Enabled
Turbo Mode: Enabled
Long Duration Power Limit: Auto
Long Duration Maintained: Auto
Short Duration Power Limit: Auto
Additional Turbo Voltage: Auto
Primary Plane Current Limit: Auto


Ai Tweaker (in the DIGI+ VRM section)
Load-Line Calibration: Extreme - Aqui não tem vdrop pelo contrario, em carga o cpu sobe um pouquinho o vcore.
VRM Frequency: Manual
VRM Fixed Frequency Mode: 350
Phase Control: Extreme
Duty Control: Extreme
CPU Current Capability: 130%
CPU Voltage: Manual
Vcore CPU: 1.325v
DRAM Voltage: 1.55v - preciso disso para rodar a 2133 cas 9-10-9-28 1T
VCCIO Voltage: 1.10v - tem que usar nessa faixa para estabilizar memoria a 2133
CPU PLL Voltage: 1.75v - padrão é 1.80v mas meu cpu ficou estavel com apenas 1.75v
PCH Voltage: Auto
CPU Spread Spectrum: Enabled


Advanced\ CPU Configuration >
CPU Ratio: 47
Intel Adaptive Thermal Monitor: Enabled
Active Processor Cores: All
Limit CPUID Maximum: Disabled
Execute Disable Bit: Enabled
Intel Virtualization Technology: Disabled
Enhanced Intel SpeedStep Technology: Enabled
Turbo Mode: Enabled
CPU C1E: Enabled
CPU C3 Report: Auto
CPU C6 Report: Auto

Sei que preciso alterar o vcore e o ratio ae, preciso alterar mais alguma coisa??

OBS. esses coments ae nas confs nao foi eu que fiz!
 
Última edição:
Obrigado pela dica amigo, vc acha que 4.2ghz pra 4.5 tem muita diferença em relação a jogos?
------------
posso me basear nessa receita?

Ai Tweaker
Ai Overclock Tuner: Manual
BLCK/PCIE Frequency: 100.0
Turbo Ratio: By All Cores
By All Cores: 47
Internal PLL Voltage: Disabled - essa função varia de cpu para cpu, muitos se não ativar nem passam de 45x, o meu só precisa ativar se for usar a mais de 48x
Memory Frequency: 2133
DRAM Timing Control: use o padrão da sua memoria.
EPU Power Saving MODE: Disabled


Ai Tweaker\ CPU Power Management >
CPU Ratio: 47
Enhanced Intel SpeedStep Technology: Enabled
Turbo Mode: Enabled
Long Duration Power Limit: Auto
Long Duration Maintained: Auto
Short Duration Power Limit: Auto
Additional Turbo Voltage: Auto
Primary Plane Current Limit: Auto


Ai Tweaker (in the DIGI+ VRM section)
Load-Line Calibration: Extreme - Aqui não tem vdrop pelo contrario, em carga o cpu sobe um pouquinho o vcore.
VRM Frequency: Manual
VRM Fixed Frequency Mode: 350
Phase Control: Extreme
Duty Control: Extreme
CPU Current Capability: 130%
CPU Voltage: Manual
Vcore CPU: 1.325v
DRAM Voltage: 1.55v - preciso disso para rodar a 2133 cas 9-10-9-28 1T
VCCIO Voltage: 1.10v - tem que usar nessa faixa para estabilizar memoria a 2133
CPU PLL Voltage: 1.75v - padrão é 1.80v mas meu cpu ficou estavel com apenas 1.75v
PCH Voltage: Auto
CPU Spread Spectrum: Enabled


Advanced\ CPU Configuration >
CPU Ratio: 47
Intel Adaptive Thermal Monitor: Enabled
Active Processor Cores: All
Limit CPUID Maximum: Disabled
Execute Disable Bit: Enabled
Intel Virtualization Technology: Disabled
Enhanced Intel SpeedStep Technology: Enabled
Turbo Mode: Enabled
CPU C1E: Enabled
CPU C3 Report: Auto
CPU C6 Report: Auto

Sei que preciso alterar o vcore e o ratio ae, preciso alterar mais alguma coisa??

OBS. esses coments ae nas confs nao foi eu que fiz!

nos meus testes, mesmos nos jogos onde a freq. da cpu importa, a diferenaça media de 4.2 pra 4.5 é mínima (2-3 fps), mas em compensação, usar em 4.2ghz basta 1.20v e temperatura fica em media uns 5c menor.

qto a receita, desconsiderando a parte referente à memoria, acho qeu daria pra usar sim.

Eu antes, logo qdo comprei minha p67, até seguia essas dicas/receitas e até procurava depois refinar meu oc, mas hoje em dia, mexo só no vcore e o resto deixo tudo no auto.

ps. essa receita aí eh pra colocar o cpu a 4.7ghz
 
Última edição:
é tranquilo eu apenas mexer no vcore e deixar tudo em auto?
se eu seguir essa receita rerei algum tipo de ganho de desenpenho?
ja li que a placa mae em auto, as voltagens ficam altas d+ sem precisao.

oq vc me indicaria? só mexer no vcore, ou seguir essa receita?

e as memorias, se eu por em 1866, posso manter a latencia original? 9-9-9-27 e 1.35v?
tenho 4x2gb, preciso deixar o CR em 2T ou 1T?
li que 2x2gb estabiliza mais o over, é verdade?
obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
é tranquilo eu apenas mexer no vcore e deixar tudo em auto?
se eu seguir essa receita rerei algum tipo de ganho de desenpenho?
ja li que a placa mae em auto, as voltagens ficam altas d+ sem precisao.

oq vc me indicaria? só mexer no vcore, ou seguir essa receita?

e as memorias, se eu por em 1866, posso manter a latencia original? 9-9-9-27 e 1.35v?
tenho 4x2gb, preciso deixar o CR em 2T ou 1T?
li que 2x2gb estabiliza mais o over, é verdade?
obrigado pela ajuda!

começa fazendo a grosso modo, depois vc vai refinando. Entao, a principio mexa só no vcore e mult, depois se vc ver necessidade, tire aos poucos algumas opçoes do auto.

ps. tem gente que nem no vcore mexe, deixa tudo no auto e simplesmente clica no botao "over" ou entao só mexe no mult.


Ah, em relação à memo, se preocupe com elas só depois que tiver o over no cpu estabilizado e redondinho, pois o over é independente.
 
Última edição:
pessoal, so consigo estabilizar aqui 4,5ghz com 1.35v de vcore, to achando muito alto...
menos que isso, da tela azul.
no linx ta topando 72º em 4,5ghz 1.35v, creio que tem alguma coisa errada.
mais alguem tem alguma opnião?
 
pessoal, so consigo estabilizar aqui 4,5ghz com 1.35v de vcore, to achando muito alto...
menos que isso, da tela azul.
no linx ta topando 72º em 4,5ghz 1.35v, creio que tem alguma coisa errada.
mais alguem tem alguma opnião?

Aumenta o VCCIO para 1.15v e o vcore vc baixa para 1.335v. Em todas as configurações de Phase da Placa mãe vc coloca em "Extreme".
 
fiz isso que vc postou,
VCCIO para 1.15v
vcore 1.335v
Phase da Placa mãe "Extreme".

rodei o lynx por um tempinho, e nao deu erro nenhum
as temps diminuiram um pokinho
c0 - 62º
c1 - 68º
c2 - 71º
c3 - 64º
oq eu posso fazer mais pra as temp diminuir mais?
tem alguma outra conf pra eu fazer na bios? ou apenas isso ai que vc postou?
Muito obrigado pela ajuda! pelomenos baxei um poko o vcore e ja nao travou, antes nem entrava no windows hehehehe
da mais dicas ae!
vlw
 
Última edição:
Amigo eu to com uma P8Z68 Deluxe e gostaria de saber como fazer over pelo blck....
Aqui aparece :
BLCK/PCIE Frequency: 100.0

Se eu alterar o BLCK, automaticamente estarei alterando o PCIe?? No meu Core 2 Duo antigo eu alterava o BUS - FSB.......mas podia travar a frequencia na PCIe separadamente....coisa que não achei nessa placa.

Preciso elevar um pouco meu BLCK pois minha placa mãe não reconheceu minhas memos 2000mhz e setou para 1866....ai aumentando o blck, minhas memos sobrem para 2000mhz, mas como ficaria o pci-e? ele não tem que ser travado em 100mhz?

vlw
 
fiz isso que vc postou,
VCCIO para 1.15v
vcore 1.335v
Phase da Placa mãe "Extreme".

rodei o lynx por um tempinho, e nao deu erro nenhum
as temps diminuiram um pokinho
c0 - 62º
c1 - 68º
c2 - 71º
c3 - 64º
oq eu posso fazer mais pra as temp diminuir mais?
tem alguma outra conf pra eu fazer na bios? ou apenas isso ai que vc postou?
Muito obrigado pela ajuda! pelomenos baxei um poko o vcore e ja nao travou, antes nem entrava no windows hehehehe
da mais dicas ae!
vlw

Te recomendo fazer os testes de estabilidade usando o intel burn test 2.52 também.
Baixa o CPU PLL para 1.75v
Agora baixa o VCCIO para 1.10v e testa se ficou estável. Caso sim, tente baixar mais o vcore.
Basicamente é isso cara.... o resto é particularidade de cada sistema e só testando mesmo..

Amigo eu to com uma P8Z68 Deluxe e gostaria de saber como fazer over pelo blck....
Aqui aparece :
BLCK/PCIE Frequency: 100.0

Se eu alterar o BLCK, automaticamente estarei alterando o PCIe?? No meu Core 2 Duo antigo eu alterava o BUS - FSB.......mas podia travar a frequencia na PCIe separadamente....coisa que não achei nessa placa.

Preciso elevar um pouco meu BLCK pois minha placa mãe não reconheceu minhas memos 2000mhz e setou para 1866....ai aumentando o blck, minhas memos sobrem para 2000mhz, mas como ficaria o pci-e? ele não tem que ser travado em 100mhz?

vlw

Pode aumenta o clock base que não vai subir o clock do PCI-E.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo