Overclock Q6600 não estabiliza !

Aew lebaldi so uma pergunta , o elastomero que você tá falando por um acaso não é aquela dupla face térmica né ?
Sabe porque te pergunto isso , poque minha P5Q esquenta pakas os dicipadores da parte de cima da mobo , e eles usan essa dupla face térmica .

Cara... o elastomero é akela meleca preta e parece um chiclete q era usado nos processadores antigos tipo Pentium... 486 e talz... seria o antecessor da pasta termica hahaha... o problema dele é q ele faz sim a mesma coisa q uma pasta termica... só q com o tempo e as temps altas ele derrete e fica uma caca e consequentemente piorando as temps pois ele começa a não passar mais direitos o calor para o dissipador ;)... e infelizmente muitas mobos ainda usam ele... a maioria hoje ja não usa... mas as P35 ainda era comum pelo menos usar no SB... o NB ja depende da mobo... a minha veio por se tratar de uma de entrada... a Dlx ja num sei se vem... teria q dar uma olhada :)

Agora dinodino... poooo cara... da um clear CMOS nisso ai... até mesmo por desencargo de conciencia... se vc não souber onde fica o jumper pra fazer isso é só desligar a fonte da tomada e arrancar a bateria... 1 min desligado é muito mais do q o suficiente pra ele zerar tudo mesmo :yes:
 
Última edição:
Aew lebaldi so uma pergunta , o elastomero que você tá falando por um acaso não é aquela dupla face térmica né ?
Sabe porque te pergunto isso , poque minha P5Q esquenta pakas os dicipadores da parte de cima da mobo , e eles usan essa dupla face térmica .

quando eu limpei da minha antiga p5qc, (tem o mesmo dissipador da p5q citada), eu retirei apenas esse "plástico" q fica ao redor do chip mesmo e apliquei AS5, melhorou um pouco sim, mas aquele dissipador realmente nao da conta de manter temps boas no NB........
é +- assim o tal plastico....http://www.adrenaline.com.br/forum/overclocks/291817-q9550-e0-pega-3-8-na.html#post5439574
 
Não pode ficar assim! Se tivesse estragado nem em stock era para funcionar. Continua tentando, vc vai achar o problema.

Para não se perder, recomendo que não faça modificações como update de bios e nem nada do tipo. Se antes funcionava assim, tem q voltar a funcionar assim. Se mudar coisa d+, vc vai perder os parametros e não vai achar a causa do problema.

O cooler do seu processador ta legal? Troca a pasta termica dele e faz outro teste. Mexer no elastometro do chipset acho que no momento é bobagem.

Vc não usa estabilizador não né? Caso use, elimine-o! Ligue o PC direto na tomada.

Semana passada eu tirei todo o pó do PC, limpei tudo troquei a pasta do CPU e GPU e ainda aproveite para trocar o fan do Hyper TX2 por um Zalman .... Uso filtro de linha ...... então eu não fiz nenhuma modificação, isso começou depois que tentei um over mais agressivo para 3.6 e agora nem a 2.7 vai ...........

Cara... o elastomero é akela meleca preta e parece um chiclete q era usado nos processadores antigos tipo Pentium... 486 e talz... seria o antecessor da pasta termica hahaha... o problema dele é q ele faz sim a mesma coisa q uma pasta termica... só q com o tempo e as temps altas ele derrete e fica uma caca e consequentemente piorando as temps pois ele começa a não passar mais direitos o calor para o dissipador ;)... e infelizmente muitas mobos ainda usam ele... a maioria hoje ja não usa... mas as P35 ainda era comum pelo menos usar no SB... o NB ja depende da mobo... a minha veio por se tratar de uma de entrada... a Dlx ja num sei se vem... teria q dar uma olhada :)

Agora dinodino... poooo cara... da um clear CMOS nisso ai... até mesmo por desencargo de conciencia... se vc não souber onde fica o jumper pra fazer isso é só desligar a fonte da tomada e arrancar a bateria... 1 min desligado é muito mais do q o suficiente pra ele zerar tudo mesmo :yes:


Dei um clear CMOS e nada, over ridiculo para 2.7, é muito estranho se eu coloco em 2.7 o pc não reinicia apenas congela logo depois que eu boto ele a 100% com o IntelBurn isso é 5 segundos após iniciar o teste, se eu coloco em 3.0 as vezes congela e reinicia logo depois ........


não sei mais o que fazer ......
 
Dino, também não sei mais oq fazer. Acho que se fosse aqui no meu PC, eu desmontaria tudo para olhar bem de perto todos os capacitores da MB afim de ver se não tem nenhum vazando ou estufado, sei lá...

Mas parece que o Q6600 não ta mais querendo subir mesmo... Uma pena.
 
Cara isso aí é por falta de testes, tem que testar várias combinações possíveis (dos valores) até achar uma certa para determinado clock, tem que ter paciência mesmo.

Uma dica é você analizar aquele tópico dos Q6600 que tem aqui no adrena, lá tem vários tamplates, e você pode pegar algo de lá (para ter uma base dos valores).

@ Edit:

Se quiser tentar, época que tinha um Q6600 + Abit IP35 Pro.

FSB 400*9 (3600)
vCore 1.53 (BIOS)
MCH 1.48v
CPU VTT 1.31v
ICH 1.12v
ICHIO 1.55v
CPU GTL 63% (para todos)

FSB 390*9 (3510)
vCore 1.48 (BIOS)
MCH 1.33v
CPU VTT 1.27v
ICH 1.09v
ICHIO 1.55v
CPU GTL 64% (para todos)

FSB 380*9 (3420)
vCore 1.43 (BIOS)
MCH 1.29v
CPU VTT 1.23v
ICH 1.09v
ICHIO 1.50v
CPU GTL 65% (para todos)

Sempre estável, só tem que ver agora aí como estas memos se comportam. Coloca o valor delas num clock abaixo do padrão delas para os testes da cpu, depois você aumenta o clock da memória depois de estabilizado o processador (caso o conseguir).

Outra coisa, esquece o Linpack para teste de estabilidade em 65nm (esquentam muito), roda o Prime95 por umas 3~4 hrs em Small FFTs que já está de bom tamanho. Quanto tiver fazendo os ajustes finos apenas, roda por 1 h apenas (para achar erros caso existir). E quando for querer mesmo deixar 24/7 aí você roda por mais tempo o Prime95 ou mesmo o OCCT.
 
Última edição:
Cara isso aí é por falta de testes, tem que testar várias combinações possíveis (dos valores) até achar uma certa para determinado clock, tem que ter paciência mesmo.

Uma dica é você analizar aquele tópico dos Q6600 que tem aqui no adrena, lá tem vários tamplates, e você pode pegar algo de lá (para ter uma base dos valores).

@ Edit:

Se quiser tentar, época que tinha um Q6600 + Abit IP35 Pro.

FSB 400*9 (3600)
vCore 1.53 (BIOS)
MCH 1.48v
CPU VTT 1.31v
ICH 1.12v
ICHIO 1.55v
CPU GTL 63% (para todos)

FSB 390*9 (3510)
vCore 1.48 (BIOS)
MCH 1.33v
CPU VTT 1.27v
ICH 1.09v
ICHIO 1.55v
CPU GTL 64% (para todos)

FSB 380*9 (3420)
vCore 1.43 (BIOS)
MCH 1.29v
CPU VTT 1.23v
ICH 1.09v
ICHIO 1.50v
CPU GTL 65% (para todos)

Sempre estável, só tem que ver agora aí como estas memos se comportam. Coloca o valor delas num clock abaixo do padrão delas para os testes da cpu, depois você aumenta o clock da memória depois de estabilizado o processador (caso o conseguir).

Outra coisa, esquece o Linpack para teste de estabilidade em 65nm (esquentam muito), roda o Prime95 por umas 3~4 hrs em Small FFTs que já está de bom tamanho. Quanto tiver fazendo os ajustes finos apenas, roda por 1 h apenas (para achar erros caso existir). E quando for querer mesmo deixar 24/7 aí você roda por mais tempo o Prime95.

Então cara a questão agora não é por ele em 3.6 e sim descobrir o que aconteceu, eu não estou conseguindo fazer NADA de over ! se eu coloco em 2.7 o PC congela com 5 segundos de teste .........
 
Então cara a questão agora não é por ele em 3.6 e sim descobrir o que aconteceu, eu não estou conseguindo fazer NADA de over ! se eu coloco em 2.7 o PC congela com 5 segundos de teste .........
Provavelmente é alguma coisa que você fez de errado na BIOS. Como eu disse acima, tem que mexer opção por opção até achar o erro que está causando aí em seu sistema. Em último caso, tenta atualizar a BIOS.
 
Tem outro processador ai para testar na sua MB?
 
quando eu limpei da minha antiga p5qc, (tem o mesmo dissipador da p5q citada), eu retirei apenas esse "plástico" q fica ao redor do chip mesmo e apliquei AS5, melhorou um pouco sim, mas aquele dissipador realmente nao da conta de manter temps boas no NB........
é +- assim o tal plastico....http://www.adrenaline.com.br/forum/overclocks/291817-q9550-e0-pega-3-8-na.html#post5439574

Então brother , eu queria saber se eu removesse a dupla face termica e colocasse pasta termica ia resolver . Mais andei olhando por ai e parece que não resolve muto não .
Agradesço a ajuda muito obrigado jeancc.scoz e Lebaldi .
Abraços
 
Então brother , eu queria saber se eu removesse a dupla face termica e colocasse pasta termica ia resolver . Mais andei olhando por ai e parece que não resolve muto não .
Agradesço a ajuda muito obrigado jeancc.scoz e Lebaldi .
Abraços

Exato, nao resolve mto nao, por isso q o cara do tópico q t mostrei acabou encomendando um heatsink d NB da noctua kaka
 
Provavelmente é alguma coisa que você fez de errado na BIOS. Como eu disse acima, tem que mexer opção por opção até achar o erro que está causando aí em seu sistema. Em último caso, tenta atualizar a BIOS.

Nem acho que é erro meu pois eu usava em 3.2 antes mas depois que tentei subi para 3.6 não vai mais nem para 2.7 .....

Tem outro processador ai para testar na sua MB?

Nem tenho vou ver se consigo .........
 
Nem acho que é erro meu pois eu usava em 3.2 antes mas depois que tentei subi para 3.6 não vai mais nem para 2.7 .....
Nem com as mesmas configurações que você utilizava @ 3.2GHz não está conseguindo? Mesmo achando que você está fazendo algo de errado, tentaria atualizar a BIOS, quem sabe o problema não seja resolvido através da atualização.

Tentou utilizar as configurações que te passei?
 
Última edição:
Alguma novidade ai Dino???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo