Overclock Ryzen 5 1600 com stock cooler

Nicolas89

New Member
Registrado
Boa tarde, adquiri meu setup a pouco tempo como esta na assinatura, vi diversos videos de OC no R5 1600 com o cooler de fabrica e todos apontam bons resultados, o cooler parece manter a temperatura bem estavel mesmo com OC, gostaria de saber se alguem ja experimentou fazer OC nos R5 com stock cooler e se teve bons resultados.
 
Você deve monitorar as temperaturas, com o cooler box, deve conseguir pelo menos 3.7GHZ em todos os núcleos sem problemas.
 
Não passando dos 75C~80C tá sussa. pessoal tem conseguido bons resultados com cooler box sim.. 3,7~3.8
mas cada chip é um chip neh..
 
O feedback da galera é que da pra por 3.7~~4.0(se o chip for bom) oque é excelente na minha opinião, eu peguei o mesmo R5 1600 só que com outro combo e vou deixar nessa faixa de 3.7~~ 24/7 só vou por mais que isso quando o chip daqui a alguns anos começar a se tornar fraco para alguma tarefa, dai eu compro um cooler parrudão ou WC e meto over nele até entortar rs, sempre faço isso desde Phenon e C2Q, só faço over bruto quando o CPU ta ja nas ultimas kkk.
 
Estou á 3.750ghz com 1.270v no box. Se eu tentar 3.8 só consigo estabilizar com 1.360 e pra mim nao compensa esses 50 mhz principalmente pq no Ryzen quando se faz overclock, vc fica com o vcore travado no q ta setado na bios mesmo em idle. E nao quero o CPU rodando com quase 1.400v mesmo sem estar usando o PC.
 
Estou á 3.7
50ghz com 1.270v no box. Se eu tentar 3.8 só consigo estabilizar com 1.360 e pra mim nao compensa esses 50 mhz principalmente pq no Ryzen quando se faz overclock, vc fica com o vcore travado no q ta setado na bios mesmo em idle. E nao quero o CPU rodando com quase 1.400v mesmo sem estar usando o PC.

Uma grande dúvida que sempre tive sober overclock, como tenho WC bom, que deve segurar o Ryzen a 4.0 ou mais em boas temperaturas já pensei em subir ele..
Mas minha maior dúvida é sobre o tal Vcore ( acho que é ele ) muita gente diz ficar na casa de 1.3v...

No seu caso não quer elevar para 1.4V.... esse vcore quanto mais alto ele influencia no que ? Temperatura? Menor desempenho? Instabilidade....

Quais são os prós e contras de usar Voltagem mais alta... 1.3 ou 1.4v ??
 
Uma grande dúvida que sempre tive sober overclock, como tenho WC bom, que deve segurar o Ryzen a 4.0 ou mais em boas temperaturas já pensei em subir ele..
Mas minha maior dúvida é sobre o tal Vcore ( acho que é ele ) muita gente diz ficar na casa de 1.3v...

No seu caso não quer elevar para 1.4V.... esse vcore quanto mais alto ele influencia no que ? Temperatura? Menor desempenho? Instabilidade....

Quais são os prós e contras de usar Voltagem mais alta... 1.3 ou 1.4v ??
Quanto maior o Vcore, maior a energia consumida e dissipada pelo cpu, quanto a desempenho, a influencia do vcore é sobre a estabilidade do over e a temperatura.
Cada over pede um vcore diferente, mas geralmente quanto menor o vcore, melhor o chip, pois quer dizer que você consegue clocks altos usando pouca energia, entende?
 
Olá, montei meu pc neste último sábado, porém, sou muito leigo em relação a OC. Fiz a att da BIOS pra F4. As memorias lá, colocando no perfil amx fica em 2933 (mas não sinto isso no uso dela).
Porém queria subir meu cpu pra 3.7 ou 3.8, mas, não sei como fazer, vcs podem me ajudar?
 
O meu 1600 estabilizou em 3,8GHz sem necessidade de mudar o vcore (o mesmo aconteceu no teste do Adrena). Só mudei o multiplicador. Eu cheguei a fazer o teste a 3,9 GHz e estabilizou com um offset de 0,100 V, mas não rodei nenhum stress test por horas pra verificar a estabilidade. 4,0 GHz eu nem cheguei a tentar. Tô usando uma Gigabyte com chipset B350.

Eu prefiro rodar a 3,8 GHz com o vcore padrão e temperaturas mais controladas. Acho que o ganho de desempenho entre 3,8 GHz e 4,0 GHz não justifica o gasto extra com cooler e o stress no processador.
 
O meu 1600 estabilizou em 3,8GHz sem necessidade de mudar o vcore (o mesmo aconteceu no teste do Adrena). Só mudei o multiplicador. Eu cheguei a fazer o teste a 3,9 GHz e estabilizou com um offset de 0,100 V, mas não rodei nenhum stress test por horas pra verificar a estabilidade. 4,0 GHz eu nem cheguei a tentar. Tô usando uma Gigabyte com chipset B350.

Eu prefiro rodar a 3,8 GHz com o vcore padrão e temperaturas mais controladas. Acho que o ganho de desempenho entre 3,8 GHz e 4,0 GHz não justifica o gasto extra com cooler e o stress no processador.

Como ficou a diferença de desempenho nos games e no uso em geral? o ryzeb 1600 consegue levar sua 1080 numa boa?
 
Como ficou a diferença de desempenho nos games e no uso em geral? o ryzeb 1600 consegue levar sua 1080 numa boa?
O 1600 segura a 1800 numa boa. O único caso em que eu recomendaria ir pra um Intel é se você tiver um monitor de 100Hz ou mais. O overclock na CPU também é desnecessário para jogos pelo mesmo motivo. Eu cheguei a fazer testes sintéticos e testes práticos no handbrake e o desempenho aumentou mais ou menos proporcionalmente ao aumento de frequência.

Qualquer aumento de performance não vai ser sentido se você usa monitor de 60Hz.
 
Última edição:
Peguei meu 1600 nessa semana, consegui 3,7 estável com o VCore padrão e cooler box. Tentei 3,8 e em menos de 10min de stress test (Aida) o PC desligou. Acabei baixando para 3,7 mesmo.
O que gostei é que quase não senti diferença nas temperaturas:
Com o Clock padrão 35-40 em idle, 39-45º OC.
Em Games 69º no max, tanto com OC quanto sem.
No Aida, 75º no max tanto com OC ou sem.

Atualmente estou usando no Clock padrão pois o processador está atendendo com folga o meu uso.
 
Meu 1600x esta rodando a 4.0 com 1.387 de vcore, porém com lcc chega a dar picos de 1.41, temps maximas no prime foi de 67 mas estabiliza em 65.
 
O meu 1600 estabilizou em 3,8GHz sem necessidade de mudar o vcore (o mesmo aconteceu no teste do Adrena). Só mudei o multiplicador. Eu cheguei a fazer o teste a 3,9 GHz e estabilizou com um offset de 0,100 V, mas não rodei nenhum stress test por horas pra verificar a estabilidade. 4,0 GHz eu nem cheguei a tentar. Tô usando uma Gigabyte com chipset B350.

Eu prefiro rodar a 3,8 GHz com o vcore padrão e temperaturas mais controladas. Acho que o ganho de desempenho entre 3,8 GHz e 4,0 GHz não justifica o gasto extra com cooler e o stress no processador.

Deixei em 3.8, para jogos não vejo tanta diferença até mesmo para o stock na grande maioria. O ganho de FPS é tão pouco que jogando vc nem percebe a diferença.
O que pode ocorrer é sentir mais estável em determinado local do jogo (e isso varia de jogo para jogo ...)

Acho que os ryzen estão ficando mais instáveis nos jogos e tbm alguns jogos vem lançando mais suporte ...
 
Meu ryzen 1600 com msi b350m está com 3.7 de over sem aumentar tensão e AMD Cool 'n' Quiet ativado pra economia de energia. Está bem estável, no GTA 5 melhorou a estabilidade dos fps, agora difícil cair de 60 fps na mínima.
 
Estou no mesmo barco do amigo que abriu esse tópico. Nunca fiz overclock e vou fazer agora. Só esperando chegar as peças (placa mãe b350 e processador ryzen 5 1600). Vou rodar com uma Gtx 970 Galax Exoc Black e pretendo fazer um overclock básico também na placa de vídeo. Pelo que andei pesquisando queria levar o meu Ryzen a 3.7, no máximo 3.8ghz. E a placa de vídeo aumentar uns 250mhz. Sei que muitos vão dizer que não trás muita diferença em jogos, mas pelo que eu vi em testes de setups parecidos, deverá aumentar de 5 a 10 fps. Pra os jogos mais pesados, em que no ultra não consigo atingir os 60 fps sem overclock, esses fps a mais podem ajudar a manter uma maior estabilidade seja no ultra pra tentar beirar os 60 fps ou no alto pra descer dos 60 fps. E se as fabricantes dão condições, inclusive com software próprio pra gerenciar oc e estando na garantia, não vejo porque não fazer isso e assim ganhar mais custo beneficio sob o que foi investido.

Alguém que tenha a mesma configuração ou pelo menos parecida poderia me ajudar? O meu pensamento tem sentido?
 
Estou no mesmo barco do amigo que abriu esse tópico. Nunca fiz overclock e vou fazer agora. Só esperando chegar as peças (placa mãe b350 e processador ryzen 5 1600). Vou rodar com uma Gtx 970 Galax Exoc Black e pretendo fazer um overclock básico também na placa de vídeo. Pelo que andei pesquisando queria levar o meu Ryzen a 3.7, no máximo 3.8ghz. E a placa de vídeo aumentar uns 250mhz. Sei que muitos vão dizer que não trás muita diferença em jogos, mas pelo que eu vi em testes de setups parecidos, deverá aumentar de 5 a 10 fps. Pra os jogos mais pesados, em que no ultra não consigo atingir os 60 fps sem overclock, esses fps a mais podem ajudar a manter uma maior estabilidade seja no ultra pra tentar beirar os 60 fps ou no alto pra descer dos 60 fps. E se as fabricantes dão condições, inclusive com software próprio pra gerenciar oc e estando na garantia, não vejo porque não fazer isso e assim ganhar mais custo beneficio sob o que foi investido.

Alguém que tenha a mesma configuração ou pelo menos parecida poderia me ajudar? O meu pensamento tem sentido?
Eu gostaria que alguém com um conhecimento maior sobre o assunto pudesse dar uma resumida nesse tema e com alguns tutorias básicos pra que nós leigos pudêssemos assimilar e fazer. Recomendo quando suas peças chegarem você teste o game sem over nem nada, caso veja que o desempenho esta deixando a desejar você parte para o overclock.
o over no processador pode fazer como eu fiz só aumentar o clock até 3.7 pela bios mesmo, é simples, agora a placa de vídeo e só procurar um tutorial e fazer pelo msi afterbuner.
achei esse vídeo, tem vários outros com tutorial
 
Eu gostaria que alguém com um conhecimento maior sobre o assunto pudesse dar uma resumida nesse tema e com alguns tutorias básicos pra que nós leigos pudêssemos assimilar e fazer. Recomendo quando suas peças chegarem você teste o game sem over nem nada, caso veja que o desempenho esta deixando a desejar você parte para o overclock.
o over no processador pode fazer como eu fiz só aumentar o clock até 3.7 pela bios mesmo, é simples, agora a placa de vídeo e só procurar um tutorial e fazer pelo msi afterbuner.
achei esse vídeo, tem vários outros com tutorial

Pois é. Mas até que pelo que eu andei vendo, pra fazer oc simples, 3.7 ou 3.8ghz é simples. Só aumentar o clock na bios e rodar algum teste de stress, se der algum problema, eu vou aumentando a voltagem um pouco. Mas pra mobos mais simples, que ter cuidado pra não esquentar de mais os vrm. Mas vi que mesmo com o cooler padrão da AMD muitas vezes dá pra chegar a 3.7ghz sem nem precisar aumentar a voltagem. Vou ver aqui e depois eu digo como ficou.
 
Estou no mesmo barco do amigo que abriu esse tópico. Nunca fiz overclock e vou fazer agora.
A primeira coisa que você precisa fazer é procurar tutorial sobre OC. Só pesquisar no google. Lembre que precisa aprender o que cada ajuste faz e seu efeito. Muito problema em plataforma Ryzen é resultado de overclock instável feito pelo usuário.

Overclock depende do chip (bom ou ruim de OC), temperatura ambiente, fluxo de ar no gabinete, versão da bios, ajuste, placa-mãe (VRM/componentes), cooler instalado e habilidade do usuário (conhecimento). Quanto mais alto o OC, o normal é precisar de mais conhecimento (para estabilizar) dependendo do chip/conjunto.


Sobre overclock de processador/memória, este artigo tem uma explicação sobre cada ajuste para OC (incluindo LLC). Além disso tem uma tabela com valor máximo de tensão (recomendado) para servir de referência (fornecido pela Asus):
http://www.tomshardware.com/reviews/overclocking-amd-ryzen,5011-2.html

Aqui um vídeo do Hallock da AMD explicando sobre overclock no Ryzen (pule para 4 minutos):



Nesse vídeo também é comentado sobre valor máximo de tensão (outra referência). É bom lembrar que dependendo da placa-mãe, nem todos os ajustes mostrados estão disponíveis na bios.

Aqui o link para o utilitário Ryzen Master da AMD:
https://www.amd.com/pt/technologies/ryzen-master


Aqui mais informação sobre como testar OC:
http://adrenaline.uol.com.br:80/for...coes-tecnicas.610541/page-105#post-1073414266
http://adrenaline.uol.com.br:80/for...coes-tecnicas.610541/page-105#post-1073416116

Cada um precisa decidir qual método usar para testar overclock. Não vejo nada errado em usar teste leve e jogos, vai da opção de cada um.

Na minha modesta opinião, o único problema em só testar com cinebench (e seus jogos preferidos) é sua máquina não estar com estabilidade garantida 24/7 em qualquer situação. Se não estiver completamente estável pode funcionar por n dias e, de repente, boom, ocorre travamento.

Cada aplicativo/jogo tem carregamento diferente e pode ocorrer problema se rodar algo novo. Por isso o Robert Hallock da AMD recomendou usar o prime95 para verificar o overclock no Ryzen. A temperatura atingida no prime95 é alta, porém se passar no prime95 com temperatura aceitável, vai estar melhor preparado para qualquer carregamento e obviamente a temperatura de operação cotidiana será menor. Como sempre, quanto mais frio, melhor para a longevidade.

3.8GHz 1.21v cooler box - estável no cinebench, aplicativos e jogo x, y e z - roda um novo Battlefield mp, atinge algum limite e ocorre problema
3.6GHz 1.21v cooler box - estável no prime95, aplicativos e jogo x, y e z - roda um novo Battlefield mp e não ocorre nada

Procurando no google existe caso onde é estável no prime95 e tem problema rodando BF4 multiplayer. Mas a solução é simples: mexe um pouco no vcore/multi e pronto. O lado bom do prime95 é que pode ser configurado para simular n carregamentos testando diferente parâmetro, veja lá o guia do der8auer:

"The correct torture test settings are important to test the right things of your system. These are the most important FFT sizes:

1344K: High load on the core and the core voltage
8K: Maximum heat production to test your cooling solution
800K: Test RAM stability
864K: Test the whole system"
http://overclocking.guide/stability-testing-with-prime-95/

No mesmo artigo:

"In this short guide I will explain how you can test the stability of your computer using the tool Prime 95. Overclocking causes instabilities at a certain point if you either reach the thermal or the electrical limit of your CPU. To see if your system is stable, Prime 95 is a very simple way to test."
https://overclocking.guide/stability-testing-with-prime-95/

Rodar Prime95 (ou outro similar) é uma forma rápida de achar um ponto de referência estável. Acha o limite de CPU e módulo/IMC em separado, depois reduz o ajuste de cada um, testa o conjunto e pronto. Não tem segredo.
 
Última edição:
O problema de deixar a voltagem padrão é que em auto a placa mãe puxa muito mais do que o necessário, pra atingir o bost (3.4)o vcore passava de 1.3 e em over estabilizou 3.8 com 1.27 de vcore.
 
aqui to testando over a 3.8 e as memorias a 2666
 
o meu tbm 3.8 e as memorias 2666. uma coisa que noite é que a essa mobo da biostar demora pra dar o bip. uns 10 segundos. parece que o pc não vai ligar kkk
 
Acho que peguei um chip horrível, não estabiliza de jeito nenhum em 3.8ghz, mesmo com vcore quase em 1.4 (estava em 1.380) e com vcore SOC 1.1 não estabiliza.
Prime95 ou até mesmo o realbench travam o PC logo no inicio do teste, eu estaria fazendo algo errado?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo