• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Painel TN vs IPS

Luiz.Gustavo100

Member
Registrado
Não estou acostumando com tela IPS. Acho o branco muito amarelado em relação ao TN.

Comparei as telas de um monitor Aoc Hero 27 144hz, com um Notebook Acer tbm IPS e com um Notebook Asus de 2016 tela TN.

De fato filmes e vídeos tem cores bem mais fortes nos IPS. Mas uma página do Google, o Windows Explorer que tem fundo branco, são mais amarelados em comparação aos TN.

Se olhar o branco no notebook Asus que usei na comparação, vai ver um tom bem menos amarelo que o IPS AOC e Acer.

Alguém já percebeu essa diferença?
 
Você ajustou alguma coisa nas telas?

Temperatura de branco geralmente se ajusta, só jogar pra uma configuração mais fria que ele passa de branco amarelado para branco azulado.
 
IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...
 
Não estou acostumando com tela IPS. Acho o branco muito amarelado em relação ao TN.

Comparei as telas de um monitor Aoc Hero 27 144hz, com um Notebook Acer tbm IPS e com um Notebook Asus de 2016 tela TN.

De fato filmes e vídeos tem cores bem mais fortes nos IPS. Mas uma página do Google, o Windows Explorer que tem fundo branco, são mais amarelados em comparação aos TN.

Se olhar o branco no notebook Asus que usei na comparação, vai ver um tom bem menos amarelo que o IPS AOC e Acer.

Alguém já percebeu essa diferença?
Usei poucos V.A na vida, mas o IPS que eu tenho aqui da LG, não notei essa Anomalia, o branco é branco, mas lembrando que nem todo IPS é igual, pois eu ja tive um Asus IPS com a cor toda esverdiada e num tom de Limão horrível independente da configuração.
 
Última edição:
Você ajustou alguma coisa nas telas?

Temperatura de branco geralmente se ajusta, só jogar pra uma configuração mais fria que ele passa de branco amarelado para branco azulado.
Ajustei, no monitor Aoc até consegui deixar o branco menos amarelo, mas ao fazer isso o monitor desativa a opção de diminuir o brilho. Já no Acer pode mexer o que for.
IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...
Também já me falaram algo do tipo.
Usei poucos V.A na vida, mas o IPS que eu tenho aqui da LG, não notei essa Anomalia, o branco é branco, mas lembrando que nem todo IPS é igual, pois eu ja tive um Asus IPS com a cor toda esverdiada e num tom de Limão horrível independente da configuração.
Pode ser isso, cada marca tem uma qualidade diferente de IPS.
 
Aqui uso um AOC Hero VA mesmo pelo simples fato da oferta de monitores IPS serem restritas e muito caras. Num mundo ideal eu escolheria um monitor mais top com tela IPS. Mas sinceramente não vejo todo esse drama em relação a black smearing e ghost que muitos falam no VA. O TN é a tecnologia mais antiga e pelo o que pesquisei quando comprei nem sei por que ainda existe. Mas acho (falando do TN) que assim como VA que muitos metem o pau, um bom monitor TN nem deve ser tão ruim.
 
É normal em painel IPS, eu tenho um Benq 2720t TN e já tentei pegar IPS e esse amarelado no branco tb me incomoda e acabo voltando para o Benq, pessoal acha que todos paineis são iguais mas existe qualidade entre eles, já testei lado a lado e o meu Benq TN da pau nesses IPS baratos, e colocando ele ao lado de outros TN como os AOC nem parece que usam o mesmo tipo de painel.
 
É normal em painel IPS, eu tenho um Benq 2720t TN e já tentei pegar IPS e esse amarelado no branco tb me incomoda e acabo voltando para o Benq, pessoal acha que todos paineis são iguais mas existe qualidade entre eles, já testei lado a lado e o meu Benq TN da pau nesses IPS baratos, e colocando ele ao lado de outros TN como os AOC nem parece que usam o mesmo tipo de painel.
Daonde você tirou isso? Os melhores monitores com gama estendida de cores atualmente são todos IPS.
IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...

Gente, "IPS tem branco amarelado" Isso não existe, pelo amor de deus. Todo monitor que não é focado pra design gráfico, seja o painel que for, não vai vir calibrado de fábrica e terá desvios perceptívceis quando colocado lado a lado de outro monitor. Até telas de modelos iguais. Já tive dezenas de monitores e tive todo arcoiris possível de gama de desbalanço do ponto de branco, de amarelado, azulado, ciano, esverdeado até magenta.

Monitor de notebook budget vem ZERO configurado de fábrica, os piores painéis do mercado e zero possibilidade de calibragem. Uma comparação dessa não é referência pra todo um tipo de tecnologia.

Pra monitor de verdade, não de notebook, ponto de branco da pra se ajustar sem calibrador profissional, só com uma lampada calibrada, uma sulfite e uma câmera já dá pra ter noção.

VA e IPS ambos possuem painéis premium capazes de boa gradação de cores, mas os melhores painéis do mercado para finalização de cores tanto em vídeo como em fotografia CMYK, são IPS.


Em termos de precisão de cores atualmente:
IPS high end >QD-OLED > OLED > VA High end > IPS budget/gamer > CRT high end *regulado*> Plasma>VA Budget/gamer >>>>> TN > CRT Budget velho desregulado
TN é um lixo pra qualidade de imagem, sempre foi, única vantagem de TN é consumir menos energia, ser mais barato e ter menos inverse ghosting com overdrive.
 
Última edição:
Não estou acostumando com tela IPS. Acho o branco muito amarelado em relação ao TN.

Comparei as telas de um monitor Aoc Hero 27 144hz, com um Notebook Acer tbm IPS e com um Notebook Asus de 2016 tela TN.

De fato filmes e vídeos tem cores bem mais fortes nos IPS. Mas uma página do Google, o Windows Explorer que tem fundo branco, são mais amarelados em comparação aos TN.

Se olhar o branco no notebook Asus que usei na comparação, vai ver um tom bem menos amarelo que o IPS AOC e Acer.

Alguém já percebeu essa diferença?
Meramente uma questão de balanço do branco.
 
os melhores painéis do mercado para finalização de cores tanto em vídeo como em fotografia CMYK, são IPS.

Exato. TN pra uso profissional... só se for administração de servidores, backoffice, programação de sistemas (desde que não seja frontend com gráficos), caixa de supermercado/padaria.

A reprodução de cores no TN é limitada e não ganha em nada de IPS. Talvez o branco dele seja bom... mas tbm, só o branco. VA, em tese é pra ter os mesmo tipos de problemas com cor que o TN, menos os ângulos estreitos de visão.
 
Eu só agradeço por não ter um olho tão absurdamente divino quanto alguns. Porque eu reparo de verdade mesmo se o preto é preto e se o branco é branco. Também reparo que algumas telas são mais saturadas, outras menos, mas não é algo que chega a me incomodar e que costumo resolver regulando a cor (todas permitem uma mínima regulagem que me deixa satisfeito o suficiente pra não me incomodar). Agora, reparar em % do RGB, se o vermelho/azul/amarelo etc é um vermelho/azul/amarelo etc claramente superior e tal é algo que meus olhos não reparam. Isso falando apenas de cores. Enfim, acho que prefiro ter essa percepção limitada do que me incomodar com algo que a maioria leiga não percebe. Acho que vivo mais feliz assim. :haha:

Agora, o que já reparei é que o pessoal costuma gostar de cores mais saturadas enquanto eu prefiro cores mais naturais. Mas aí é gosto.
 
Simplesmente uma questão de ajuste de temperatura de cor. A maioria dos monitores permite que isso seja customizado.

Aliás, a temperatura de cor ajustada nos 6500K padrão da indústria tem um tom que o consumidor médio geralmente considera "amarelado", por tá habituado a telas com temperatura de cor mais fria. Então é até possível que esses IPS aí é que tenham um branco mais preciso e que o OP só ache o TN melhor pq é a referência com a qual ele se acostumou.

TN = lixo
IPS geralmente é muito mais preciso.

IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...

Vc tá completamente enganado.
 
Última edição:
IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...
Se equivocou um pouco, na verdade o IPS é o painel com a maior fidelidade de cores, e é o ideal pra quem trabalha com edição de imagens e afins.
 
IPS é para consumir conteúdo, jogar, se divertir... vai apresentar cores vais vivas, contrastantes, visualmente as imagens ficam lindas e tem um excelente ângulo de visão....
Agora se vc utiliza computador exclusivamente para trabalho, principalmente com editoração de imagens, IPS não é pra vc, pois apesar de apresentar cores vivas e lindas, as cores são diferentes das cores reais e isso irá impactar diretamente no seu resultado profissional. Para esse nicho o ideal seria um painel VA com ampla gama de cores, mas daí a galera "gamer" vai descer o pau criticando pois estão acostumados com as cores vivas e o ângulo de visão do IPS... mas IPS para fotografia é furada total...


Serio isso? tamanha desinformação.

IPS é justamente o painel usado por quem trabalha com edição de imagens.
 
"Os monitores com painéis VA contam com fidelidade de cores e qualidade parecidas com os IPS, contudo se a sua busca for por mais contraste e melhores níveis de preto, essa categoria VA oferece os melhores resultados entre as três. "


Taí um extrato do texto e uma fonte, basta um google para encontrar a verdade fora do mundo gamer... cansado, não vale discutir com gente que sequer coloca a própria cara no avatar... se esconde nas sombras...
 
"Os monitores com painéis VA contam com fidelidade de cores e qualidade parecidas com os IPS, contudo se a sua busca for por mais contraste e melhores níveis de preto, essa categoria VA oferece os melhores resultados entre as três. "


Taí um extrato do texto e uma fonte, basta um google para encontrar a verdade fora do mundo gamer... cansado, não vale discutir com gente que sequer coloca a própria cara no avatar... se esconde nas sombras...
Rtings é mundo gamer? Você viu a lista dos monitores com maior acuracia de cores do rtings? Que raios de site é esse? "tecnoblog"? Sério mesmo, essa é tua fonte?
Você acha que todo mundo que acessa aqui é só gamer? Eu trabalhei com edição de video numa produtora pro vários anos e escolhi um monitor IPS baseado nisso.
Tem gente que se ofende quando é corrigida e aí teima no erro até o fim. Deixa prá la.
 
"Os monitores com painéis VA contam com fidelidade de cores e qualidade parecidas com os IPS, contudo se a sua busca for por mais contraste e melhores níveis de preto, essa categoria VA oferece os melhores resultados entre as três. "


Taí um extrato do texto e uma fonte, basta um google para encontrar a verdade fora do mundo gamer... cansado, não vale discutir com gente que sequer coloca a própria cara no avatar... se esconde nas sombras...

Hahaha, olha a prosa. Fiscal de nick e avatar além de tudo.

Enfim, do seu próprio link, leia melhor:

"Telas IPS costumam oferecer reprodução de cor mais fiel, pois contam com uma paleta de cores maior que modelos VA e TN."

"De maneira geral, modelos IPS podem ser uma escolha interessante para designers, editores de vídeo ou usuários que procuram a melhor reprodução de cores entre modelos LCD."


O que eles citam de vantagem no VA, e que é verdade, é o contraste mais profundo. Mas isso não o torna uma melhor opção pra edição de imagem, as desvantagens em relação ao IPS na fidelidade de cores e o gamma shift causado pelo ângulo de visão precário tornam VA uma tecnologia inferior a IPS pra isso (mas superior a TN).

De qq forma, tecnoblog não é uma boa fonte, costuma ter artigos bem rasos voltado ao público leigo. Inclusive, disseram essa aberração aqui:

"Os painéis VA têm uma paleta de cores maior que modelos TN, portanto oferecem cores melhores e não sofrem com problemas relacionados aos ângulos de visão."

"Não sofrem com problemas relacionados aos ângulos de visão"??? Oi??? Hã???

Anyway, como eu disse, vc está completamente enganado, inclusive postou um texto que também fala que vc está, obrigado.
 
Última edição:
"Os monitores com painéis VA contam com fidelidade de cores e qualidade parecidas com os IPS, contudo se a sua busca for por mais contraste e melhores níveis de preto, essa categoria VA oferece os melhores resultados entre as três. "


Taí um extrato do texto e uma fonte, basta um google para encontrar a verdade fora do mundo gamer... cansado, não vale discutir com gente que sequer coloca a própria cara no avatar... se esconde nas sombras...
Parabéns, falou pouco mas só falou m*rda.
 
Comprei este LG 27''. De fato ele vem mais amarelado, mas é apenas configuração, o LG tem opções simples e funcionais de cores de tela, bem diferente do AOC Hero 27''. Achei muito interessante este LG. Tem opção de deixar a tela mais amarelada, mais branca, o branco de fato é branco, tudo tem ajuste fácil, muito bom. Ainda não testei em games, mas certeza que irá cumprir o que promete.
 
o que voces estao usando eu nao sei........ hahahahahahahahahah

nao tem como comprar tn com ips ou va.....

tn e ruim de quase tudo, nao sei de onde que tem gente querendo comprar alguma coisa...

tn so tem velocidade e so, e mesmo assim ja tem uns ips bem rapidos, breve tn morre de vez..

cores estranhas, angulo de visao ruim, brilho ruim.... tn foi feito pra ser barato e rapido.

eu ja tive uns tres monitores tn 120 hz, pra jogar muito bom e so..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo