particionando HD de 1 Tera

fsvlopess

Active Member
Registrado
:eek: Pessoal, vou montar um micro novo neste sábado com um HD SATA II de 1 Terabyte e então surgiram algumas dúvidas já q vou particiona-lo em quatro unidades e pretendo instalar dois Windows em dual-boot da seguinte forma:

unidades
C: ( Nesta quero instalar o WIN 7 com 64 bits e todos os aplicativos, vídeos e fotos em geral com um tamanho de 340GB)
D: ( Esta será a unidade do DVD obviamente)
E: ( Nesta quero instalar o WIN XP SP2 32 bits com um tamanho de 60GB, esta unidade será usada apenas para instalar e armazenar jogos q eventualmente não rodem no Windows 7)
F e G: (duas partições de 300GB cada apenas para armazenar jogos instalados pelo windows 7)

Minhas dúvidas são:
1) ouvi falar q além de ter de instalar primeiro o windows mais antigo, no caso o XP, parece q há casos em q o windows XP não detecta HD SATA? é verdade? será q o tamanho de 1 tera é reconhecido pelo win XP?
2) as quatro partições NTFS q eu vou criar serão criadas em q momento? quando eu instalar o primeiro windows? ou primeiro crio a partição do XP e depois quando instalar o Seven é q crio as restantes?
3) é possível instalar o WIN XP na unidade E: já que ele será o primeiro a ser instalado? ou obrigatoriamente ele será a unidade C: ? pergunto, pois como vou utilizar muito mais o Windows 7 gostaria q o 7 fosse a unidade C: e não o contrário...
bom, se alguém puder me dar uma luz, agradeço!:thumbs_up
 
:eek: Pessoal, vou montar um micro novo neste sábado com um HD SATA II de 1 Terabyte e então surgiram algumas dúvidas já q vou particiona-lo em quatro unidades e pretendo instalar dois Windows em dual-boot da seguinte forma:

unidades
C: ( Nesta quero instalar o WIN 7 com 64 bits e todos os aplicativos, vídeos e fotos em geral com um tamanho de 340GB)
D: ( Esta será a unidade do DVD obviamente)
E: ( Nesta quero instalar o WIN XP SP2 32 bits com um tamanho de 60GB, esta unidade será usada apenas para instalar e armazenar jogos q eventualmente não rodem no Windows 7)
F e G: (duas partições de 300GB cada apenas para armazenar jogos instalados pelo windows 7)

Minhas dúvidas são:
1) ouvi falar q além de ter de instalar primeiro o windows mais antigo, no caso o XP, parece q há casos em q o windows XP não detecta HD SATA? é verdade? será q o tamanho de 1 tera é reconhecido pelo win XP?
2) as quatro partições NTFS q eu vou criar serão criadas em q momento? quando eu instalar o primeiro windows? ou primeiro crio a partição do XP e depois quando instalar o Seven é q crio as restantes?
3) é possível instalar o WIN XP na unidade E: já que ele será o primeiro a ser instalado? ou obrigatoriamente ele será a unidade C: ? pergunto, pois como vou utilizar muito mais o Windows 7 gostaria q o 7 fosse a unidade C: e não o contrário...
bom, se alguém puder me dar uma luz, agradeço!:thumbs_up

1) Sempre instale o SO (sistems operacional) antes, no caso C e D, tanto faz o 7 ou o XP. Acontece que o HD é escrito de fora pra dentro, a parte de fora é mais rápida, por isso o SO deve ser instalado antes.
O XP não reconhece quando você usa o HD em modo AHCI. No XP deve usar o modo IDE.

2) Você pode criar todas as partições antes.

3) o 1º SO que você instalar será o C.
 
:eek: opa, vlw!
mas agora surgiu outra dúvida, se eu instalar o XP em IDE na opção SATA MODE, terei de instalar e rodar o WIN 7 em modo IDE também o tempo todo? ou posso alterar para AHCI a qualquer momento? e se eu fizer isso, mudar para AHCI, terei problema com os windows após a instalação?? vlw :thumbs_up
 
:eek: opa, vlw!
mas agora surgiu outra dúvida, se eu instalar o XP em IDE na opção SATA MODE, terei de instalar e rodar o WIN 7 em modo IDE também o tempo todo? ou posso alterar para AHCI a qualquer momento? e se eu fizer isso, mudar para AHCI, terei problema com os windows após a instalação?? vlw :thumbs_up

Isso eu não sei, nunca usei um dual boot com 2 Windows.

Mas pq vc não usa só o 7 x64? Incompatibilidade praticamente ZERO com tudo, mesmo games.

E se o game não roda, vc coloca em modo de compatibilidade.

Vale muito mais a pena.
 
:eek: opa, vlw!
mas agora surgiu outra dúvida, se eu instalar o XP em IDE na opção SATA MODE, terei de instalar e rodar o WIN 7 em modo IDE também o tempo todo? ou posso alterar para AHCI a qualquer momento? e se eu fizer isso, mudar para AHCI, terei problema com os windows após a instalação?? vlw :thumbs_up

Tbm sou favorável ao uso de um único OS - à exceção de casos extremos, onde seja realmente necessário mais de um OS num mesmo PC: se vc for programador, usar de programas muito antigos, etc etc etc...

Se vc instalar o XP em SATA Mode/IDE e logo após instalar o 7 em SATA Mode/IDE tbm, não poderá alterar para AHCI/RAID. E se vc quiser usar o 7 em modo AHCI, terá de instalar o 7 nesse modo e não mais alterar, ao passo que o XP vc é obrigado a instalar como SATA/IDE/RAID e tbm não mais alterar... Percebe a dor de cabeça que vai ser?? ;) Vai usar o XP: entra na BIOS, altera para SATA, pára na tela de escolha do sistema... Vai usar o 7: entra na BIOS, altera para AHCI...

Pq vc quer usar 2 OS diferentes?


Boa sorte, abçs
 
Eu ainda nao aprendi direito aparticionar HD no Windows 7. Quando vc da o BOOT pelo CD que aparecem aquelas opções lá...se eu setar por exemplo 500GB pra o C: ... não aparece depois(como aparecia no XP) a opção de vc ja cria a partição D: por exemplo. Como é que agt faz isso no Windows 7 ???
 
De cabeça?? rsrs
Bem.. na hora que vc instalar, tem Opções Avançadas/Mais opções ou algo do tipo... É por ai que vc particiona. Ou pode particionar depois, com programas próprio para isso, como o Partition Wizard 4.2.2 Home Edition


Abçs
 
De cabeça?? rsrs
Bem.. na hora que vc instalar, tem Opções Avançadas/Mais opções ou algo do tipo... É por ai que vc particiona. Ou pode particionar depois, com programas próprio para isso, como o Partition Wizard 4.2.2 Home Edition


Abçs

É isso...la em opções avançadas mesmo! Mas nao tem opção pra vc criar somente a partição SEM INSTALAR o Windows(como era no XP). Fica parecendo que so tem opção de criar partição INSTALANDO O WINDOWS! Tentei particionar pra um brother e ficou com 2 W7 instalados!

Pffffffffff.. FUCKIN NOOB!
 
É isso...la em opções avançadas mesmo! Mas nao tem opção pra vc criar somente a partição SEM INSTALAR o Windows(como era no XP). Fica parecendo que so tem opção de criar partição INSTALANDO O WINDOWS! Tentei particionar pra um brother e ficou com 2 W7 instalados!

Pffffffffff.. FUCKIN NOOB!

Depois que o Windows já estiver instalado, tentar particionar usando o próprio DVD de instalação do 7 não é uma boa opção mesmo...:p

Se pretende usar mais de uma participação, o ideal é definir já na instalação inicial do OS ou com a ajuda de particionadores. :thumbs_up


Abçs
 
Opa...
é realmente parece q será uma dor de cabeça e tanto....ficar mudando no setup toda hora de IDE para AHCI, apenas pensei no XP para o caso de programas ou jogos q eventualmente nao funcionem nele...mas se o Win 7 rodar tudo sem problema de fato o XP podera ser aposentado...amanha começo a instalação...depois comento aqui se houve algum problema de incompatibilidade ou algo do tipo, vou comprar um Phenon II X4 965 BE numa ECS A790GXM-AD3 e 4GB DDR3 1333 mais uma HD 5850, espero q nao tenha muita dor de cabeça...isso ai
vlw
 
Cara! Antes de instalar o Win7 também usava dual boot com o Vista Ultimate 64 e e XP 32. Agora com o windows 7 percebi que é totalmente desnecessário, até o Duke Nukem 3d rodou no 7! É um saco ficar atualizando "os" Windows, drivers para os dois, etc. Em casos extremos uso o XP mode para rodar programas bem antigos escritos para dos e clipper.
 
Opa...
é realmente parece q será uma dor de cabeça e tanto....ficar mudando no setup toda hora de IDE para AHCI, apenas pensei no XP para o caso de programas ou jogos q eventualmente nao funcionem nele...mas se o Win 7 rodar tudo sem problema de fato o XP podera ser aposentado...amanha começo a instalação...depois comento aqui se houve algum problema de incompatibilidade ou algo do tipo, vou comprar um Phenon II X4 965 BE numa ECS A790GXM-AD3 e 4GB DDR3 1333 mais uma HD 5850, espero q nao tenha muita dor de cabeça...isso ai
vlw


Pô! Com uma HD5850 e 4Gb RAM, vc é praticamente "obrigado" a partir para o 7 x64 (DX11). :p
Vai ser legal se puder postar os resultados e uma opinião ai sobre a 5850. :D


Abçs
 
bem...comprei o computador com gabinete da asus Vento TA-M2, bem bacana e uma sapphire HD 5850, mas estou tendo problemas de tela azul direto com o windows 7 ultimate 64bits, ja atualizei o windows, mas da crash debug toda hora e despejo de memoria, mal testei a placa de video,so rodei o Shift até agora com tudo na talo em 1920x1200 na media de 75fps, enfim,pensei em fonte, mas nao pode ser, primeiro porque é uma coolermaster igreen 600w, segundo porque ele nao trava na hora de jogar, mas sim no proprio explorer, ou as vezes ate na area de trabalho mesmo...q saco...nem instalei o XP e nem particionei nada no fim...acredito ser problema com o windows ou com a memoria talvez, sao dois pentes de 2gb kingston ddr3 1333 pc310700...VLW
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo