Pasta térmica de VGA top

nicolasm

know-it-all Member
Registrado
Pra quem nunca viu, ta aí... acho um absurdo.

Minha GTX295 antiga (dual pcb) tava esquentando muito. Presumi que fosse a pasta térmica.

Fui lá e comecei a maratona que é pra abrir uma GTX, logo vi a incrível qualidade.

zlfeo0.jpg


2058pd5.jpg


Vocês não podem sentir, mas era uma MASSA ressecada, horrível. Não tirei foto dela limpinha pq isso todo mundo já viu em review, mas essa coisa tosca aí, não é todo mundo que ve, ou que abre pra ver, até pq é um pouco trabalhoso e precisa de chaves específicas para os parafusos.

Mas nã minha opinião, pelo o que se paga numa VGA dessas deveria vir algo BOM.

Troquei a pasta, baixou uns 15ºC.
 
Última edição:
A da minha 260 estava muito pior, eu passava o dedo e a pasta esfarelava, tava toda dura.
 
Pois eh... as empresas conseguem reduzir custos ai... exatamente onde ninguem vê!!

Eu mesmo nem com a 88GT cheguei a ficar 3 meses sem trocar akela meleca lah... parece uma massa corrida isso... nem pasta eh :boring:
 
Mais aqueles adesivos da memória pode reaproveitar???, se poder to pensando em abrir minha GTX285 para trocar a pasta também.

Se não poder reaproveitar, aonde eu posso comprar esses adesivos de boa qualidade?
 
Eu jah reaproveitei sim ;)

Mas eu fiz isso na 88GT mesmo... eu arranquei tudo e fui pingando pasta termica em tudo onde estava eles... baixou muito mais as temps ;)

POREM vc tem q ficar de olho onde o espaço do dissipador e do chip estiver muito distante... nao tem jeito... tem q ter essa "massinha" de adesivo ai mesmo
 
Pode reaproveitar sim, por sinal, deve.
O espaço entre as memórias e o dissipador é meio grande, acho que na 285 também, então tem que esar essa porcaria mesmo, com pasta térmica não vai ter muito contato.

O bom é que é reaproveitável, mesmo sendo de baixa qualidade. Trocar a pasta faz uma p* diferença. E onde vc achar que tem contato com o dissipador, pode tirar a "massa" e colocar pasta térmica mesmo.
 
Obrigado gente, semana devo desmontar a GTX e trocar a pasta termica.
 
Vou ver se abro a 285 pra passar o resto da NH-T1 que ta aqui, porém fico com o pé atrás de a temp ao inves de baixar subir... já troquei pasta de 88GTS 320 e 4870, ambas não deram diferença na temp.

Se a 285 baixar alguns °C penso até em Pencil Mod :evil:
 
Que porqueira hein ...

Foi exatamente a mesma coisa que vi quanto retirei os dissipadores da maximus formula ...
 
Em minhas duas VGAs fiz aplicação de AS5, bem como em minha mobo. Se fosse fácil de encontrar no Brasil adesivo térmico de qualidade eu também usaria sempre que comprasse algum item novo de hardware.

Agora convenhamos, pior ainda deve ser a situação daqueles micros montados por técnicos profissionais, aqueles que deixam adesivos para garantia em processadores.

Aquilo ali num tem como piorar! Hahaha
 
nuss
que lixo de pasta!!

passou AS5?

Coloquei mx-2, melhorou muito.

Vou ver se abro a 285 pra passar o resto da NH-T1 que ta aqui, porém fico com o pé atrás de a temp ao inves de baixar subir... já troquei pasta de 88GTS 320 e 4870, ambas não deram diferença na temp.

Se a 285 baixar alguns °C penso até em Pencil Mod :evil:

Piorar acho difícil, na pior das hipóteses vai continuar a mesma coisa.
No meu caso senti que havia algo errado, fui ver e achei essa coisa nojenta.
 
O problema de desmontar o cooler da VGA é danificar os adesivos termicos que ficam nas memorias e componetes eletricos.

Ai ao invez de baixar a temp sobe.
 
Eu nunca cuido e até hoje nunca deu problema...

mesma coisa a história da estática, esfrego a VGA no blusão de lã :D
 
O problema de desmontar o cooler da VGA é danificar os adesivos termicos que ficam nas memorias e componetes eletricos.

Ai ao invez de baixar a temp sobe.

gostei da metafora
 
como que é o nome daquele ''adesivo'' que gruda os dissipadores nas memorias da placa de video ?
e aonde encontrar ?
to precisando aqui pra completar a venda do meu thermalright 03-gt, ate ja pensei em usar chiclete ou pasta termica generica mesmo. :p
 
duro é vc abri uma vga dessa, fora o trampo que dar, correr um risco de perder a garantia, magina um dia precisar de usar o rma, e quando enviar a placa pagar uma nota do envio, receber a seguinte resposta a vga foi aberta violando a garantia.
é de infartar até quem naum é cardiaco.
 
Galera, so meio noob nesses negócios, mas oque é pasta térmica ?:X :X :X

Pasta termica eh uma pasta feita pra aplica em chips para se passar com maior eficiencia o calor dissipado por ele... para o seu dissipador... para a refrigeração dele... ela tem a função de lacrar o espaço entre o metal e o chip... ou seja... preencher os micro espaços q estariam com ar... pois ar nao eh mto bom condutor de temperatura.... e essas pastas sao feitas de varias coisas... desde compostos de ceramica... aluminio e ateh mesmo metal liquido :yes:

como que é o nome daquele ''adesivo'' que gruda os dissipadores nas memorias da placa de video ?
e aonde encontrar ?
to precisando aqui pra completar a venda do meu thermalright 03-gt, ate ja pensei em usar chiclete ou pasta termica generica mesmo. :p

Cara... da uma olhada aki: http://www.justshop.com.br/product_...ucts_id=831&osCsid=9ledcq211c5ouhh09rp79qfs24

Adesivo termico da 3M... 8 conto soh o rolinho... eu mesmo to pensando em comprar um pra mim :D... soh to esperando comprar algo mais pra mandar junto hahahaha
 
Boa escolha nicolasm, eu também troquei a pasta da minha e caiu 10Cº certinho load e idle , só muda que passei a AS5 mesmo .

Ao breNoww , pasta térmica ou TIM (Thermal Interface Material) como o próprio nome já dá a dica,é uma substância usada em superfícies irregulares (por exemplo os metais utilizados para refrigerar os chips das placas) para cobrir as micro-imperfeições que ali existam e melhorar a transferência térmica entre elas . Quanto mais lisa uma superfície for, mais calor ela conseguirá absorver(dissipador)/transmitir(chips). São utilizados os mais variados materiais como por exemplo na que o colega nicolasm utilizou,são materias polisintéticos e não transmissivos ou capacitivos eletricamente,e na AS5 (Artic Silver 5 ) também são utilizados os óleos polisintéticos juntamente com micro-partículas de prata, para assim teoricamente melhorar a transmissão (creia, não existe diferença assim entre elas ...)mas devido à prata,fica levemente capacitiva eletricamente,mas não transmissiva.Dê uma lida sobre a capacidade térmica dos materiais aqui - http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=150&Itemid=62&limit=1&limitstart=6 e no mesmo tópico tem um review com nada mais nada menos do que 80 pastas existentes - http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=150&Itemid=62 .

Fernando
 
Última edição:
o duro é quando o Dissipador da VGA é côncavo!!!! onde o mesmo tem que ser lapidado para atingir a melhor dissipação!!!!

Abraço
 
Eu acho que é um padrão as fabricantes passarem essa coisa chinela na GPU...

A minha HD4850 single slot tava que nem essa tua... passei uma AS5 e a temperatura caiu 5ºC...

;)
 
Eu aqui sempre abri minhas placas para trocar a pasta, a minha antiga 9800GT e 8600GT tinham uma pasta muito porca, já essa gts 250 veio com uma um pouco melhor. Mas mesmo assim sempre aplico a AS5, vga, chipset, CPU.
 
Nossa se tua GTX295 tah assim imagina minha 8800gtx q jah tem 2 anos pelo menos.

To pensando em trocar a pastas termica da minha tb, posso usa a AS5 sem problemas na placa de video ou tem q ser alguma específica?
Ouvi boatos de que tinha q ser pasta "cêramica" pra nao dar curto ou algo do genero.

Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo