PC com erros aleatórios não instala driver de vídeo no Windows 11

lockup

Member
Registrado
Eu uso o Windows 11 praticamente desde que lançou e nunca tive problemas, mas meu PC começou a apresentar umas "telas azul da morte" há algumas semanas e ficou estranho. Basicamente, eu quase não conseguia reinstalar o Windows 11 devido a ver a tela azul até durante o processo de instalação, mas consegui passar pelo problema quando instalei ele com um PC antigo em um SSD e só o transferi para o novo. Depois dessa instalação, consegui colocar todos os drivers da placa-mãe e não tive mais tela azul.

Ainda assim o driver da Nvidia se recusa a instalar e apenas falha com a mensagem de "Falha na instalação" (nenhum detalhe extra), as vezes o arquivo do setup não chega nem a ser extraído com o erro um erro de extração do 7-zip antes do setup ser iniciado. A parte mais estranha é que no Windows 10, eu consigo instalar tudo, inclusive o driver da Nvidia, sem problemas e até jogar qualquer jogo pesado. Rodei até testes stress por "pouco tempo" e nada de erros.

Agora, não sei se essa versão 23H2 do Windows 11 é o meu problema ou se tenho um processador com defeito, tendo em vista os inúmeros relatos de i9 com defeitos e RMAs. Para fim de testes, eu testei tudo o que estava ao meu alcance: com/sem SSDs conectados e memórias diferentes, limpeza em tudo. Minha suspeita inicial era de placa-mãe ou processador com defeito, mas honestamente nem sei mais o que pensar. Minha configuração é:

Processador i9-13900K
32 GB de memória RAM DDR4 Kingston
Placa-mãe Asus Z790P-D4
Placa de vídeo RTX 3070 Super Eagle da Gigabyte

Alguma ideia do que fazer? Infelizmente eu não tenho outra placa-mãe ou processador para fazer teste. Postei nesta seção pois realmente acredito que a placa de vídeo não seja o problema, uma vez que tive tela azul mesmo sem ela conectada.
 
- Teste a vida util do SSD, se possível tente formatar com outro SSD.
- Teste um pente por vez com o memtest.
- Se tudo estiver ok atualize a BIOS, tente formatar novamente e NÃO instale o armory create da ASUS, pesquise e instale os drivers manualmente.
 
- Teste a vida util do SSD, se possível tente formatar com outro SSD.
- Teste um pente por vez com o memtest.
- Se tudo estiver ok atualize a BIOS, tente formatar novamente e NÃO instale o armory create da ASUS, pesquise e instale os drivers manualmente.
Opa, eu testei o PC com três SSDs diferentes individualmente e atualizei a BIOS. O memtest ainda não cheguei a rodar, mas as telas azuis eu tive com 4 pentes de memória e os SSDs diferentes, mas tenho novidades.

Ao invés de usar o Rufus, eu usei a ferramenta da MS para criar o pendrive de instalação do Windows. Agora, eu não tenho mais nenhuma tela azul, mas sigo com os comportamentos estranhos. Eu consegui instalar o driver da Nvidia com o aplicativo "Nvidia App (aquele novo deles)", após ele mesmo ter dado erro em outras ocasiões, inclusive na penúltima tentativa. Depois de ter conseguido instalar o driver da Nvidia, o que começou a falhar foi a instalação do "Runtime do Direct X", que com muito custo só consegui instalar com o "instalador standalone (offline)" no modo de Segurança do Windows 11.

Depois disso tudo, fui testar Cyberpunk 2077, que não queria abrir logo que foi baixado. Reiniciei o PC e o jogo abriu, achei estranho, mas pode ter sido algum processo do GOG Galaxy que fez esse erro.

Eu até desconfiei da placa de vídeo em um momento, mas o PC também estava dando tela azul sem a placa de vídeo. Em jogos, mesmo com ela em 99% de uso não dá erro nenhum, stuttering, artefato, nada. No Windows 10, bizarramente, não tenho erro nenhum, posso instalar qualquer coisa que vai de primeira.

Não sei se a versão 23H2 do Windows 11 tem algum bug bizarro com meu hardware ou o quê, sempre usei Windows 11 desde que montei esse PC e nunca tive esses B.O.s. Apesar que, como boa parte dos i9 de 13 e 14ª geração, eu tinha que fazer um undervolt e underclock dos cores de performance para os jogos não crasharem. O que também me complica é não ter a garantia da Intel pelo processador ser OEM, mas ainda tenho minhas suspeitas dele ser o culpado.

Enfim, agora consigo usar o PC, mas acho que a qualquer instante vou ver um erro aleatório. Antes de conseguir instalar esse Windows 11 sem problemas e quando começaram as telas azuis, após formatar o PC, as vezes até o bloco de notas crashava. Eu também pensei em ser a placa-mãe, mas é duro comprar um hardware caro dando um tiro no escuro e as assistências daqui de perto de casa são bem qualquer coisa
 
teste um pente por vez no memtest e sempre no mesmo slot e vai trocando de slot dps, mas ai nao precisa ser todos pente, faz com um só, deixe 1 hora cada pente. Pode testar sem xmp ativo tbm e ver como se comporta.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo