[AJUDA] PC congelando aleatoriamente

Shisk

Member
Registrado
Boa noite pessoal, após tentar de tantas coisas resolvi pedir ajuda a vocês.

Possuo um sistema composto por: Ryzen 5 1600, ASRock AB350m Pro4, 8Gb (2x4Gb) Crucial Elite 3000MHz, Galax GTX 1060 3Gb, Sandisk g26 240Gb, CX650 e o W10 Home 64 bits.

Montei a configuração citada há 2 semanas e desde o terceiro dia o sistema apresenta congelamentos aleatórios, congelando a tela e o áudio e só resolvendo com um reset. Esses congelamentos não estão relacionados a alguma atividade específica, já que congela ao rodar jogos, assistir vídeos e até mesmo em Safe Mode.

Já tentei:
Desinstalar e atualizar os drivers;
Rodar o memtest;
Atualizar a bios;
Outra placa de vídeo;
Outro hd com o W10;
Limpar e mudar as RAMs de SLOT e rodar com apenas um pente.
Após todos esses procedimentos comecei a desconfiar da CPU e da Mobo. alguém possui alguma ideia de algum teste ou hipótese da origem do problema? Se for preciso posto os prints requisados.

Grato a todos desde já.
 
Qual versão do Win10?
Tá pelo menos na 1703 (Creators update)?? Se nao vai travar msm!
 
Já olhou como tão as temperaturas ?? O cooler tá bem montadinho?
Tá usando as memórias em qual velocidade? Caso esteja com elas em 300Mhz, tenta abaixar pra 2133mhz e faz um teste, pode ser oscilação das memórias em over

em ultimo caso, tira tudo do gabinete e faz um teste em bancada.. pode ser curto de alguma coisa no gabinete tb..
 
Tá tudo default na BIOS? Após o travamento, na próxima vez que entrar no Windows, veja se não gravou nada no Event Viewer.
 
Já olhou como tão as temperaturas ?? O cooler tá bem montadinho?
Tá usando as memórias em qual velocidade? Caso esteja com elas em 300Mhz, tenta abaixar pra 2133mhz e faz um teste, pode ser oscilação das memórias em over

em ultimo caso, tira tudo do gabinete e faz um teste em bancada.. pode ser curto de alguma coisa no gabinete tb..

As temps estão normais, CPU cerca de 30~35º em idle e 55º em load e GPU não passando de 65º em load.
Os congelamentos ocorrem tanto com o XMP em 2933 quanto em 2133 MHz.
Agradeço a sugestão do teste em bancada, amanhã realizarei-o.
 
Tá tudo default na BIOS? Após o travamento, na próxima vez que entrar no Windows, veja se não gravou nada no Event Viewer.
Tudo em default sim, no event viewer há o registro de FileInfo, Wof, WdFilter, FileCrypt e npsvctrig no momento do congelamento. Se quiser posso postar os logs compactados aqui.
 
Bom eu tentaria por desencargo testar uma live linux com um pen drive sem o ssd conectado. Se o problema persistir, 70% chance de ser defeito na placa mae, 20% fonte 10% processador ou outra coisa.
 
Eu tenho uma configuração extremamente parecida com a sua, salvo memória (2400) e placa de video (zotac 1060 6gb). Tenho o mesmo problema, só que intermitente e mais observavel em jogos (talvez por eu deixar mais tempo ligado neles). Funcionou bem por duas semanas. Pelo que andei lendo, pode ser a placa mãe - que tem fama de fazer isso - ou, no meu caso, a fonte (uma cx430 que já tem 2 anos). Focando no seu problema: Você trouxe sua fonte de outra config? Você também comprou sua ab350 na kabum na BF? Caso você jogue é mais rápido/frequente ou indifere? Quando trava e você reinicia, ele trava mais rápido da segunda vez?
 
Bom eu tentaria por desencargo testar uma live linux com um pen drive sem o ssd conectado. Se o problema persistir, 70% chance de ser defeito na placa mae, 20% fonte 10% processador ou outra coisa.
Amigo, alguma sugestão de qual distro boa?
 
Estava com um problema parecido. Estava navegando, vendo vídeos ou jogando e do nada congelava a tela e o PC não respondia mais, só desligando e ligando. Descobri que foi minha VGA que estava causando esses congelamentos.
 
Eu tenho uma configuração extremamente parecida com a sua, salvo memória (2400) e placa de video (zotac 1060 6gb). Tenho o mesmo problema, só que intermitente e mais observavel em jogos (talvez por eu deixar mais tempo ligado neles). Funcionou bem por duas semanas. Pelo que andei lendo, pode ser a placa mãe - que tem fama de fazer isso - ou, no meu caso, a fonte (uma cx430 que já tem 2 anos). Focando no seu problema: Você trouxe sua fonte de outra config? Você também comprou sua ab350 na kabum na BF? Caso você jogue é mais rápido/frequente ou indifere? Quando trava e você reinicia, ele trava mais rápido da segunda vez?
Bom dia amigo, a fonte é nova, comprada na Black Friday da Kabum. A placa mãe foi comprada junta na bf sim. Quanto a jogar, é indiferente o tempo preciso parar travar. E sim, depois que congelou uma vez, começa a congelar com menos tempo de uso do PC. Aguardo sua resposta para comparar os problemas.

@dexmorgan qual era o modelo da sua vga?
 
@Shisk Era uma XFX RX 470 RS. No início pensei que fosse a placa-mãe pois eu tinha trocado ela, mas começou a dar os congelamentos só umas 3 semanas depois. Aí tive que fazer um underclock na placa pelo driver da AMD e os congelamentos pararam até um tempo, depois começou a dar tela azul. Depois disso mandei pra garantia.
 
Bom dia amigo, a fonte é nova, comprada na Black Friday da Kabum. A placa mãe foi comprada junta na bf sim. Quanto a jogar, é indiferente o tempo preciso parar travar. E sim, depois que congelou uma vez, começa a congelar com menos tempo de uso do PC. Aguardo sua resposta para comparar os problemas.

@dexmorgan qual era o modelo da sua vga?
Bom dia, brother. Exatamente o mesmo problema, sem tirar nem pôr. O meu chegou a travar no memtest uma vez ontem, mas foi um travamento que notei que não era da memória, já que troquei o slot e ele passou sem erros. To pensando em devolver a placa pelo que li dos rmas que pedem dela.
 
Bom dia, brother. Exatamente o mesmo problema, sem tirar nem pôr. O meu chegou a travar no memtest uma vez ontem. To pensando em devolver a placa pelo que li dos rmas que pedem dela.
Tentarei testar a vga e iniciar pelo Linux até o fim de semana, se o problema persistir creio que farei o mesmo.
 
minha história... estava com o mesmo problema, troquei hd e nd, troquei a fonte.. nd... fiz 1h de memtest em cada pente de memoria e passou sem nenhum prob. acredito que seja a mobo, estou trocando de mobo e cpu agora e espero que resolva. o seu problema pode ser hardware mesmo. minhas peças novas chegam em poucos dias, acredito realemente que seja a mobo. o cpu vou trocar pq estou agora com um i7 5820k, como n vou pegar outra mobo x99 vou pegar um i7 8700k (deve chegar hj) ai vou vender o i7 5820k e ficar no preju da mobo. mas tenho quase certeza que no meu caso a bronca e a mobo =/ pelo seu relato o seu deve ser tbm. as vzs o pc reinicia?
 
Última edição:
Boa noite pessoal, após tentar de tantas coisas resolvi pedir ajuda a vocês.

Possuo um sistema composto por: Ryzen 5 1600, ASRock AB350m Pro4, 8Gb (2x4Gb) Crucial Elite 3000MHz, Galax GTX 1060 3Gb, Sandisk g26 240Gb, CX650 e o W10 Home 64 bits.

Montei a configuração citada há 2 semanas e desde o terceiro dia o sistema apresenta congelamentos aleatórios, congelando a tela e o áudio e só resolvendo com um reset. Esses congelamentos não estão relacionados a alguma atividade específica, já que congela ao rodar jogos, assistir vídeos e até mesmo em Safe Mode.

Já tentei:
Desinstalar e atualizar os drivers;
Rodar o memtest;
Atualizar a bios;
Outra placa de vídeo;
Outro hd com o W10;
Limpar e mudar as RAMs de SLOT e rodar com apenas um pente.
Após todos esses procedimentos comecei a desconfiar da CPU e da Mobo. alguém possui alguma ideia de algum teste ou hipótese da origem do problema? Se for preciso posto os prints requisados.

Grato a todos desde já.
isso ta parecendo windows ....
 
eu tentei de tudo no meu pc... ai decidi radicalizar... sei que n é fácil... se sua mobo estiver na garantia manda pro rma.
 
É, eu tô testando vga agora, vou passar o fds fazendo testes, talvez compre uma fonte amanhã, já ia comprar outra todo caso.
 
antes de trocar de fonte, faz um teste. se as tensoes estiverem boas então n gasta esse $$$, vga acho muito dificil...
 
antes de trocar de fonte, faz um teste. se as tensoes estiverem boas então n gasta esse $$$, vga acho muito dificil...

É, to ligado, tava funcionando bem antes, sem qualquer problema...
O que vi naquela história de reliability do windows é que começou dia 18...dia que ele resolveu atualizar pra 1709.
O windows do OP também é 1709. Minha dúvida é se SEMPRE foi 1709 ou se ele atualizou também. OP, posso te pedir um favor? Tenta checar o "windows reliability" e vê que dia começou ou me diz se você sempre usou a 1709 pfv?
 
meu problema começou muito antes disso... n sei vc, mas no meu caso tenho certeza absoluta q n tem nd a ver com o windows.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo