PC dando travadinhas, e acho que é o HD (HELP!)

Daniel Dantas

Active Member
Registrado
Bom dia pessoal. Recentemente tive um problema com minha antiga HD 5770, mas já foi prontamente substituída por uma R6850 sem custo algum pelo Mega Mamute. Porém, agora estou com outro probleminha chato. Meu PC vem dando umas congeladas aleatórias. Jogo tranquilamente, quando de repente a imagem congela por alguns segundos, e de repente se solta, para então dar algumas congeladinhas menores subsequentes, e depois volta tudo ao normal. Mas isso não acontece apenas nos jogos, mas também no uso normal do PC, como na navegação na internet, por exemplo. Posso estar usando o PC tranquilamente por um tempo, e de repente congela por uns segundos, volta ao normal, depois congela de novo, depois volta ao normal, e assim fica por um bom tempo, até que as famigeradas travadinhas retornam.

Reparei que quando isso acontece, o LED do HD fica aceso, e ele faz bastante barulho, como se estivesse lendo algo desesperadamente, e isso para assim que as travadinhas se vão. Ou seja, me parece algo vindo do HD em si. Já desfragmentei o disco, usei o CHKDSK, já liberei espaço, já limpei os contatos e passei antivirus (ok, confesso que preciso fazer um escaneamento mais profundo, o que farei assim que chegar em casa), mas nada resolveu. Vale ressaltar que isso não acontecia antes. Será que é pau no HD e precisarei comprar outro? Ou será que uma formatação resolveria? Ele foi formatado recentemente, e antes não fazia isso. Será que pode ser algum pau do Windows? Achei um HD aparentemente bom e barato no Mega Mamute, mas a promoção é só hoje, acho. Por isso tenho um pouco de pressa. D=

O HD é um Maxtor de 320 GB com (acho) 16MB de cache. Uso uma placa-mãe Gigabyte, um Intel C2D E8400, uma VGA MSI R6850 OC Cyclone, 4GB de RAM DDR2 800MHz e uma fonte Corsair VX series.

Agradeço pela atenção. :)
 
Faça uns testes no HD, agora só estou lembrado do programa HD Tune, com ele dá pra verificar se tem algum bad block ou se o HD está com algum outro tipo de problema.
Faça dois testes rápidos, um na aba Health e outro na aba Error Scan e poste os prints pra galera aqui...

Link: http://www.hdtune.com/
 
Faça os testes que o Igor disse. Caso o HD realmente esteja com problema, se estiver na garatia tente mandar para o RMA da Seagate, aqui no fórum muitos elogiam o RMA dela. Pelo que vi eles mandam um HD novinho na volta, se constatado problema no HD.

Boa sorte ;)
 
Farei esse teste então quando chegar em casa. Estou no trampo agora, hehe. Muito obrigado, Diego e Igor! :)
 
Recomendo também retirar as memórias limpar os slots e passar limpa contato nas memos.
 
Fez o teste de erros? Error scan...?
 
Fiz o outro teste e não deu nenhum bad block também. E já limpei as memórias, soprei os slots, e fiz o mesmo com os contatos do HD e do cabo SATA II. Ontem eu também fiz um escaneamento detalhado com o Avast, e ele também não apitou nada de errado. Ta bem estranho isso.

Agradeço pelo apoio de vocês, pessoal! ;-) Muito obrigado!
 
Fiz o outro teste e não deu nenhum bad block também. E já limpei as memórias, soprei os slots, e fiz o mesmo com os contatos do HD e do cabo SATA II. Ontem eu também fiz um escaneamento detalhado com o Avast, e ele também não apitou nada de errado. Ta bem estranho isso.

Agradeço pelo apoio de vocês, pessoal! ;-) Muito obrigado!

Você fez o teste no modo Quick ou modo normal (sem esta caixinha marcada). Digo isso pois o meu estava na mesma circunstância do seu e no Healt e no Error Scan em modo rápido não apresentava erros. Foi só eu fazer o modo de verificação normal e apareceram 3 bad blocks e depois disso foi só "queda livre" do HD no meu caso.
 
Você fez o teste no modo Quick ou modo normal (sem esta caixinha marcada). Digo isso pois o meu estava na mesma circunstância do seu e no Healt e no Error Scan em modo rápido não apresentava erros. Foi só eu fazer o modo de verificação normal e apareceram 3 bad blocks e depois disso foi só "queda livre" do HD no meu caso.
Fiz o teste normal mesmo. Deu nada... =o
 
''Vale ressaltar que isso não acontecia antes.''
''...Ele foi formatado recentemente, e antes não fazia isso.''

Como isso não acontecia antes da formatação pode ter algo errado aí, por acaso vc não consegue um outro HD? Pode ser qualquer um, é só pra instalar o Windows nele e testá-lo para ver se ocorre o mesmo problema com o SO recém instalado, ai vc não precisa formatar esse HD atual...
 
''Vale ressaltar que isso não acontecia antes.''
''...Ele foi formatado recentemente, e antes não fazia isso.''

Como isso não acontecia antes da formatação pode ter algo errado aí, por acaso vc não consegue um outro HD? Pode ser qualquer um, é só pra instalar o Windows nele e testá-lo para ver se ocorre o mesmo problema com o SO recém instalado, ai vc não precisa formatar esse HD atual...
Infelizmente não. :(
 
Infelizmente não. :(

:(

Vc tem muitos programas instalados no seu HD atual? Se quizer arriscar fazer uma formatação pode ser que o problema se resolva, se não resolver é harware mesmo, aí só você testando mesmo para descobrir qual peça está com problema.
 
Ahh e eu já ia me esquecendo, vc já verificou as temperaturas de todos os componentes do seu PC? Temperaturas altas também causam constantes travamentos na máquina...
 
:(

Vc tem muitos programas instalados no seu HD atual? Se quizer arriscar fazer uma formatação pode ser que o problema se resolva, se não resolver é harware mesmo, aí só você testando mesmo para descobrir qual peça está com problema.
Sim, espaço não é uma coisa que eu tenho muito de sobra, hehehe. To até pensando em comprar outro HD. Tem um barato lá no Mega Mamute, mas vi o pessoal daqui dizendo que esses modelos "Green" (que foi o que eu achei barato) são lentos. =/

Engraçado é que no meu primeiro PC eu tinha um HD de 4GB e achava muito. Lembro que na época um amigo meu ia comprar um PC com HD de 17GB, e eu disse que era um absurdo e que ele nunca iria precisar daquilo tudo. :slap: :lol: Mas enfim, volta e meia eu tenho que dar uma limpeza pra poder lidar com meus atuais 320GB... xD

Ahh e eu já ia me esquecendo, vc já verificou as temperaturas de todos os componentes do seu PC? Temperaturas altas também causam constantes travamentos na máquina...
Volte e meia eu dou umas olhadas nas temperaturas da CPU e da GPU, e me parecem normais. A do HD normalmente fica em 32°C, mas vou ver com calma quando chegar em casa hoje a noite e posto aqui. :)

Valeu!
 
Sim, espaço não é uma coisa que eu tenho muito de sobra, hehehe. To até pensando em comprar outro HD. Tem um barato lá no Mega Mamute, mas vi o pessoal daqui dizendo que esses modelos "Green" (que foi o que eu achei barato) são lentos. =/

Engraçado é que no meu primeiro PC eu tinha um HD de 4GB e achava muito. Lembro que na época um amigo meu ia comprar um PC com HD de 17GB, e eu disse que era um absurdo e que ele nunca iria precisar daquilo tudo. :slap: :lol: Mas enfim, volta e meia eu tenho que dar uma limpeza pra poder lidar com meus atuais 320GB... xD

Quanto você pode gastar na compra do novo HD? Assim podemos te recomendar algum... Os modelos ''green'' realmente são mais lentos que a maioria, isso é porque eles são de 5400rpm diferente dos modelos convencionais que geralmente são de 7200rpm, HDs ''green'' são recomendados para armazenamento de dados e backup (coisas que não precisam de performance), para a instalar o SO e jogos o recomendado mesmo seria um HD de 7200rpm; mas você pode fazer o seguinte, pelos testes que vc fez no seu HD atual não foi constatado nenhum erro, pode ser que esse erro seja algo do Windows mesmo ,no caso se a formatação resolver você pode usar esse HD para SO e Jogos e comprar um HD ''green'' barato só para deixar os arquivos menos usados.
 
Acabei de fazer um teste com as temperaturas. A GPU (uma MSI Radeon R6850 OC) e bateu 66ºC enquanto a CPU (um Intel E8400) bateu 61ºC. Me parece absolutamente normal... =o


Quanto você pode gastar na compra do novo HD? Assim podemos te recomendar algum... Os modelos ''green'' realmente são mais lentos que a maioria, isso é porque eles são de 5400rpm diferente dos modelos convencionais que geralmente são de 7200rpm, HDs ''green'' são recomendados para armazenamento de dados e backup (coisas que não precisam de performance), para a instalar o SO e jogos o recomendado mesmo seria um HD de 7200rpm; mas você pode fazer o seguinte, pelos testes que vc fez no seu HD atual não foi constatado nenhum erro, pode ser que esse erro seja algo do Windows mesmo ,no caso se a formatação resolver você pode usar esse HD para SO e Jogos e comprar um HD ''green'' barato só para deixar os arquivos menos usados.
Hitachi presta? Vi um no Mega Mamute que me pareceu bom. 7200 RPM, 32 MB de cache... =o
 
Acabei de fazer um teste com as temperaturas. A GPU (uma MSI Radeon R6850 OC) e bateu 66ºC enquanto a CPU (um Intel E8400) bateu 61ºC. Me parece absolutamente normal... =o


Hitachi presta? Vi um no Mega Mamute que me pareceu bom. 7200 RPM, 32 MB de cache... =o


Realmente as temperaturas estão normais...

Olha, para falar a verdade não tenho opinião sobre HDs Hitachi pois eu nunca tive um dessa marca, mas se for comprar um HD eu recomendo três marcas principais: Samsung, Western Digital ou Seagate; esses sim eu já testei/tenho e são ótimos.
Fazendo uma pesquisa rápida aqui, achei esse HD da Samsung bem barato, dá uma olhada: link
Ele é ótimo, só dar uma procurada no Google da vida que você acha muitas opiniões falando bem desse disco rígido.
 
Olha sem querer meter o bedelho,sobre os Hitach uso bastante em servidores,geralmente garantia de 5 anos,possuem cabeças a mais e trabalham 24/7 porém!! aquecem muito mais,pois com os samsung amarelos(algumas séries) tive ja 7 problemas em 9 meses.
os WD se superaram,são bons tbm,assim como os Seagate...Mas como disse o igorsk8dias a indicaçao seria bom tendo em mente quanto voce quer gastar em um Hd,ai da ter a idéia do CxB...vlw..
tbm quero quero SSD mas como stou duro estou pesquisando 2 HD 320GB por ai, pra usar de raid no momento..
 
Pessoal, to passando mais uma vez pra agradecer o apoio de vocês e pra informar que apesar do HD Tune não ter encontrado nada de errado, era o HD mesmo, que acabou morrendo ontem. =(

Comprei um Seagate Barracuda de 500GB. Agradeço de coração pela ajuda que vocês ofereceram! :)

Um abraço!
 
Pessoal, to passando mais uma vez pra agradecer o apoio de vocês e pra informar que apesar do HD Tune não ter encontrado nada de errado, era o HD mesmo, que acabou morrendo ontem. =(

Comprei um Seagate Barracuda de 500GB. Agradeço de coração pela ajuda que vocês ofereceram! :)

Um abraço!

Puutz cara, muuito estranho isso que aconteceu com você, HD dando problemas e o nenhum programa reconheceu os erros o.o
MAs enfim... Seagate Barracuda, ótima compra! :yes:
 
Puutz cara, muuito estranho isso que aconteceu com você, HD dando problemas e o nenhum programa reconheceu os erros o.o
MAs enfim... Seagate Barracuda, ótima compra! :yes:
Pois é, eu usei a versão gratuita. Será que foi isso? :p

Sobre o HD novo, eu fiquei entre um Western Digital e esse Seagate que comprei. Ia até vir aqui pedir a opinião de vocês, mas como eu já estou enchendo o saco demais, e como não custa nada dar uma pesquisada no Google antes, heheh, acabei descobrindo que o Seagate era o melhor entre os dois (e aparentemente o melhor do mercado também *-*), então fui nele. Dei até sorte, porque logo depois da minha compra, o bichinho esgotou no Mega Mamute. Devo ter sido o ultimo, rs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo