• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC Desligando aleatoriamente com RPM e barulho das ventoinhas indo pro máximo.

Draugoth

know-it-all Member
Registrado
De um mês para cá notei que meu PC anda desligando aleatoriamente com o barulho das ventoinhas de tudo indo pro máximo quando isso acontece,

(A tela desliga do nada, mas o computador continua ligado com o barulho das ventoinhas, tenho que apertar o botão para reiniciar)

Está acontecendo pelo menos 1 vez por semana, nunca vi isso antes. O que pode ser?

Segue o vídeo abaixo (abra no link para ouvir o barulho:





Edit:

Detalhes Extras:

O evento começou depois de um Upgrade Especifico?

R
: Não que eu saiba. A unica troca que fiz foi de SSD (que morreu) e de Fonte em Janeiro.

O PC está em Overclock?

R: Não.

Onde o PC está ligado? É rede aterrada.

R: Diretamente na Tomada. A rede não é por aterramente.

Já foi feito algo?
R
: Ainda quero determinar o problema.

Qual as especificações
R: Estão na minha sinatura.

Acontece quando está jogando?
R: Acontece aleatoriamente. Mesmo usando apenas o navegador.



O problema é idêntico a esse:

 
Última edição:
De um mês para cá notei que meu PC anda desligando aleatoriamente com o barulho das ventoinhas de tudo indo pro máximo quando isso acontece.

Está acontecendo pelo menos 1 vez por semana, nunca vi isso antes. O que pode ser?
Segue o vídeo abaixo:



O vídeo não tem muita serventia sem algum contexto, quando criar um tópico busque seguir as orientações abaixo:

Acontece quando está jogando (algum jogo específico) ou mesmo no Windows?

Alguma mudança de hardware ou software de um mês pra cá? Como estão as temperaturas dos componentes?
 
O vídeo não tem muita serventia sem algum contexto, quando criar um tópico busque seguir as orientações abaixo:

Acontece quando está jogando (algum jogo específico) ou mesmo no Windows?

Alguma mudança de hardware ou software de um mês pra cá? Como estão as temperaturas dos componentes?

Atualizei o topico com informações. Se clicar no link dá para ligar o som.

Em relação a temperatura. Parece normal, igual de quando montei.

A respeito de peças, troquei a fonte e o SSD em Janeiro.
 
Tive problema parecido há um tempo atrás. No meu caso sempre acontecia quando começava a executar algum jogo. O problema era a alimentação da placa de vídeo. O cabo da fonte estava cerca de 1mm fora do conector da placa.
Checa a conexão dos cabos nos componentes para ver se tem algo similar.
 
Tive problema parecido há um tempo atrás. No meu caso sempre acontecia quando começava a executar algum jogo. O problema era a alimentação da placa de vídeo. O cabo da fonte estava cerca de 1mm fora do conector da placa.
Checa a conexão dos cabos nos componentes para ver se tem algo similar.

Quando você diz cabo da fonte, é a entrada na placa ou na fonte?

No mais, rezo para que seja isso mesmo.
 
Atualizei o topico com informações. Se clicar no link dá para ligar o som.

Em relação a temperatura. Parece normal, igual de quando montei.

A respeito de peças, troquei a fonte e o SSD em Janeiro.
Inicialmente siga a sugestão do colega acima dando uma conferida no cabeamento de tudo.

Você mencionou que o computador desliga e a rotação dos fans vai ao máximo mas não há como a rotação ir ao máximo num pc desligado.

No video ela não chega a desligar mas entendo que a rotação dos fans vai ao máximo e depois disso desliga, certo? Ele liga novamente sozinho ou precisa apertar o botão?

Acontece quando está jogando?
R: Acontece aleatoriamente.
Até usando apenas o navegador?
 
Inicialmente siga a sugestão do colega acima dando uma conferida no cabeamento de tudo.

Você mencionou que o computador desliga e a rotação dos fans vai ao máximo mas não há como a rotação ir ao máximo num pc desligado.

No video ela não chega a desligar mas entendo que a rotação dos fans vai ao máximo e depois disso desliga, certo? Ele liga novamente sozinho ou precisa apertar o botão?


Até usando apenas o navegador?

Não,

A tela desliga do nada e o barulho das ventoinhas vai pro máximo, ai tenho que forçar a maquina a desligar por que ela não reeinicia.

Sim. Aconteceu quando eu usava normal sem jogar.
 
Não,

A tela desliga do nada e o barulho das ventoinhas vai pro máximo, ai tenho que forçar a maquina a desligar por que ela não reeinicia.

Sim. Aconteceu quando eu usava normal sem jogar.
Agora ficou um pouco mais claro.

Quase certo que seja algo relacionado à placa de video, verifique o cabeamento, tanto nela como no adaptador e na fonte também.
 
Agora ficou um pouco mais claro.

Quase certo que seja algo relacionado à placa de video, verifique o cabeamento, tanto nela como no adaptador e na fonte também.

Vou fazer isso chegando em casa. Vou reforçar a coneção da placa mãe e recolocar ela na placa mãe.
 
Vou fazer isso chegando em casa. Vou reforçar a coneção da placa mãe e recolocar ela na placa mãe.
Isso, tira e coloca a placa de volta no slot e verifique os cabos de energia buscando algum mal contato ou sinal de derretimento, se houver conectores sobrando na fonte experimente usar outros e teste novamente.
 
Isso, tira e coloca a placa de volta no slot e verifique os cabos de energia buscando algum mal contato ou sinal de derretimento, se houver conectores sobrando na fonte experimente usar outros e teste novamente.
Como faço para checar sinais de derretimento?
 
Quando você diz cabo da fonte, é a entrada na placa ou na fonte?

No mais, rezo para que seja isso mesmo.
A entrada na própria placa. Veja se o cabo PCI Express está bem conectado. Veja todos os outros conectores também. O jeito é começar pelo mais simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não,

A tela desliga do nada e o barulho das ventoinhas vai pro máximo, ai tenho que forçar a maquina a desligar por que ela não reeinicia.

Sim. Aconteceu quando eu usava normal sem jogar.
Era exatamente assim que acontecia no meu PC, só que apenas em jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como faço para checar sinais de derretimento?
Veja se tem algo deformado no conector. Eles são feitos para encaixar milimetricamete. Se tiver alguma deformação pode ser de um aquecimento exagerado.
 
A entrada na própria placa. Veja se o cabo PCI Express está bem conectado. Veja todos os outros conectores também. O jeito é começar pelo mais simples.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Era exatamente assim que acontecia no meu PC, só que apenas em jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Veja se tem algo deformado no conector. Eles são feitos para encaixar milimetricamete. Se tiver alguma deformação pode ser de um aquecimento exagerado.

Tirei a placa e coloquei de novo no PCle

Graças a Deus os pinos estao inteiros, zero sinal de derretimento. Minha camera é ruim mas posso atestar isso.


ed1RDIy.jpg

5dkqCg4.jpg


Ainda não chequei por contato na Fonte pois dá trabalheira. Vou usar de novo pra ver se o problema se repete.

Se acontecer de novo, volto aqui e ressucito esse tópico.
 
Última edição:
Tirei a placa e coloquei de novo no PCle

Graças a Deus os pinos estao inteiros, zero sinal de derretimento. Minha camera é ruim mas posso atestar isso.


ed1RDIy.jpg

5dkqCg4.jpg


Ainda não chequei por contato na Fonte pois dá trabalheira. Vou usar de novo pra ver se o problema se repete.

Se acontecer de novo, volto aqui e ressucito esse tópico.
Tomara que seja só um mau contato mesmo e que o simples reencaixar resolva.
 
Tomara que seja só um mau contato mesmo e que o simples reencaixar resolva.

Acho que também não é a temperatura....

Não tá batendo 50 graus em 4k com tudo no máximo.


vjkh34m.jpg
 
Acho que também não é a temperatura....

Não tá batendo 50 graus em 4k com tudo no máximo.


vjkh34m.jpg
Tá normal até o momento ou o problema se repetiu?
 
Tá normal até o momento ou o problema se repetiu?

Nada. É bem aleatório, tinha até me esquecido dele por que só aconteceu semana passada.

O problema é idêntico a esse:

 
Nada. É bem aleatório, tinha até me esquecido dele por que só aconteceu semana passada.

O problema é idêntico a esse:


Problema intermitente é o pior que tem para diagnosticar a causa. Sei como é o problema, pois o meu era idêntico à situação do vídeo.
Tomara que tenha resolvido aí.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo