[AJUDA] Pc desligando aleatoriamente - Não é aquecimento

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

MiniNinja

Active Member
Registrado
Pessoal, primeiramente feliz 2017 para todos do forum, bem, vamos ao problema, tenho um pc aqui que esta dando um problema enigmático, primeiro vou passar a configuração, depois descrever o problema e as soluções que já tentei sem exito, segue a configuração:

Placa mae Asrock N68 s3fx
Processador Fx 6300
Memoria 8gb - Uma hyperx kingston e outra Logic
2 HDS 250gb cada
Placa de video GTX 670
Fonte Empire emp-500-brhe

Obs: Antes de falarem da fonte de alimentação, ela foi atestada pelo clubdohardware como sendo uma fonte 450w REAIS, e consegue entregar essa potencia com tranquilidade.

Defeito apresentado: O pc desliga aleatoriamente, não tem um tempo especifico e nem momento, as vezes desliga em 1 hora e uso, as vezes desligada em 3 horas, as vezes jogando ou simplismente vendo um video no youtube.

Testes realizados: Troquei o processador por um Phenom x4 945 e o problema continuou, fiz um stress teste na placa de video e processador AO MESMO TEMPO, e mesmo puxando 100% de ambos por aproximadamente 20 minutos o pc aguentou tranquilamente, descartando um possivel problema de falta de "potencia" da fonte, testei trocando as memorias ram por outras e o problema persistiu, já descartei a questao de temperatura porque tanto o processador como a placa de video foram limpados e trocados pasta termica e durante o stress test eu verifiquei as temperaturas o tempo todo e tava tudo OK, descartei que possa ser um problema em HD porque o nunca vi o HD desligar uma maquina, e acredito que ele cause este problema, o maximo que pode fazer é travar o windows, reiniciar, ou tela azul, mais desligar jamais vi um HD fazer.

Estou desconfiado que seja a placa mae, pois ela é um modelo antigo, o estranho é que essa maquina tinha essa configuração usando um phenom x4 965, e usava com tranquilidade e sem problemas, comprei um fx 6300 e instalei na maquina (OBS: A BIOS ESTA ATUALIZADA PRA ULTIMA VERSÃO), e reconheceu meu processador, mais foi quando começou os problemas de desligamento, e mesmo "voltando" a usar o phenom x4 945, a maquina continuou com o problema, que antes não tinha.

Desculpa pelo texto longo, só queria deixar tudo bem explicado, agradeço desde já toda ajuda do pessoal, obrigado a todos!
 
Chegou a colocar outra fonte para testar? Usa estabilizador?

Não coloquei outra fonte, até pensei em colocar, mais como disse realizei um teste de estresse no processador e placa de video ao mesmo tempo, teoricamente puxando todo desempenho da fonte (puxando energia e fazendo ela trabalhar mais) e por 20 minutos o pc aguentou com tranquilidade sem apresentar nenhum problema, então somente por esse teste cheguei a conclusão que não poderia ser a fonte, pois se fosse ela, teria desligado o pc de imediado no teste de estresse, ou se fosse "falta de potencia" ela tbm teria desligado, e não foi oque ocorreu.

OBS: Não utilizo estabilizador.
 
Parece um problema que eu e um "chegado" tavamos tendo
Mas o moderador tava apagando tudo huehe
Tem esse em outro forum
http://www.clubedohardware.com.br/f...dor-ou-fonte-que-ta-fazendo-meu-pc-reiniciar/

E esse meu caso
http://adrenaline.uol.com.br/forum/posts/1072645209/


Então amigo, também pensei que meu problema poderia ser a placa mae, só que como disse é muito estranho, porque usava essa configuração que descrevi no post com um phenon x4 945 e a gtx 670 NORMALMENTE sem defeitos nenhum, dai comprei o FX6300, coloquei na maquina, e a mesma começou a apresentar os problemas, ai eu peguei e VOLTEI pro phenom x4 945 e estranhamente, o problema continuou (que antes nao existia), pra fins de testes, eu peguei esse fx6300 que comprei e coloquei na maquina do meu irmao que é mais atual, e o processador funcionou perfeitamente sem problemas.

Realmente não sei oque pode ser, estou com receio de trocar a placa mae e no final nao ser ela, mesmo tudo indicando ser, e o pior é gastar dinheiro numa epoca dessas onde a grana ta curta.
 
Não coloquei outra fonte, até pensei em colocar, mais como disse realizei um teste de estresse no processador e placa de video ao mesmo tempo, teoricamente puxando todo desempenho da fonte (puxando energia e fazendo ela trabalhar mais) e por 20 minutos o pc aguentou com tranquilidade sem apresentar nenhum problema, então somente por esse teste cheguei a conclusão que não poderia ser a fonte, pois se fosse ela, teria desligado o pc de imediado no teste de estresse, ou se fosse "falta de potencia" ela tbm teria desligado, e não foi oque ocorreu.

OBS: Não utilizo estabilizador.
 



Então amigo, também pensei que meu problema poderia ser a placa mae, só que como disse é muito estranho, porque usava essa configuração que descrevi no post com um phenon x4 945 e a gtx 670 NORMALMENTE sem defeitos nenhum, dai comprei o FX6300, coloquei na maquina, e a mesma começou a apresentar os problemas, ai eu peguei e VOLTEI pro phenom x4 945 e estranhamente, o problema continuou (que antes nao existia), pra fins de testes, eu peguei esse fx6300 que comprei e coloquei na maquina do meu irmao que é mais atual, e o processador funcionou perfeitamente sem problemas.

Realmente não sei oque pode ser, estou com receio de trocar a placa mae e no final nao ser ela, mesmo tudo indicando ser, e o pior é gastar dinheiro numa epoca dessas onde a grana ta curta.

E o cabo de força? Talvez seja isso, como foi resolvido la outro tópico
 
Só pode ser a fonte amigo, não dou um botão de camisa nessa sua aí... pega uma fonte de verdade antes que suas peças todas vão para o céu com uma sobretensão ou curto circuito.
 
Cara testa a fonte, não é pq vc fez um stress teste no sistema que ele pode estar estável, sua fonte pode estar desarmando por outros motivos aleatórios, as vezes até variação na rede elétrica pode fazer isso, pegue do seu irmão já que vc tem acesso fácil ao micro dele, faça a inversão e veja.
 
Cara testa a fonte, não é pq vc fez um stress teste no sistema que ele pode estar estável, sua fonte pode estar desarmando por outros motivos aleatórios, as vezes até variação na rede elétrica pode fazer isso, pegue do seu irmão já que vc tem acesso fácil ao micro dele, faça a inversão e veja.

Eu fiz um teste ontem, troquei o HD e instalei o windows 10 (antes era o 7), deixei o pc ligado por aproximadamente 4 horas sem utiliza-lo e ele não desligou, depois joguei por mais 2 horas e também não desligou, hoje vou realizar mais testes no decorrer do dia pra poder confirmar que o problema poderia ser o antigo HD, se vier a ocorrer o desligamento aleatório de novo eu vou substituir a fonte pra realizar mais testes, agradeço a ajuda.
 
Só pode ser a fonte amigo, não dou um botão de camisa nessa sua aí... pega uma fonte de verdade antes que suas peças todas vão para o céu com uma sobretensão ou curto circuito.

Amigo, também pensei que poderia ser a fonte, eu sei que ela não tem uma SUPER qualidade, mais muitas fontes atualmente são OEM, ou seja, as fabricantes fabricam a fonte e as marcas vem e colocam seu selo, essa fonte como disse foi testada pelo clubdohardware com equipamentos de medição e etc e suportou entregar 450w com qualidade, sei que o ideal é ter produtos de boa procedência e qualidade mais infelizmente esses produtos custam caro e muito caro, então sou a favor da utilização de fontes "mediana" , desde que ela supra suas necessidades. (OBS: já tenho essa fonte a 2 anos e nunca me deu um problema se quer)
 
Interessante, HD, conecta esse seu outro HD na máquina e uso algum programa pra diagnosticar ele.
 
Interessante, HD, conecta esse seu outro HD na máquina e uso algum programa pra diagnosticar ele.


Realmente muito interessante, depois de trocar o HD eu fiquei vários dias usando o pc, jogando e consequentemente exigindo da maquina e pra minha surpresa não desligou nenhuma vez, então a conclusão é defeito no HD que de alguma forma desligava o pc!

PROBLEMA RESOLVIDO!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo