PC Desligando Aleatoriamente.

CCR

1995 Civic VTi Eg6
Registrado
Pessoal, estou com um problema intermitente com meu PC da assinatura, está desligando ou rebootando aleatoriamente sem causa aparente.
As vezes acontece seguidamente, outras vezes demora dias até a acontecer de novo.
Já rodei prime95 por 4 horas e nada de problemas, aí de repente, num outro dia, desliga usando ele com carga máxima ou sem nem estar utilizando.
Não tenho problemas de sobreaquecimento, não faço over nem nada.
Testei sem uma das memórias qual eu tinha suspeitas mas ele caiu do mesmo jeito.
Acho que é fonte pois já tenho ela a uns bons 4-5 anos, mas na BIOS as linhas de 12v e 5v estão boas.

Gostaria de opiniões dos mais experientes.
------------
Acabei de instalar o HW monitor e se as leituras estiverem corretas, deve ser a fonte mesmo.

DbaYYrc.png
 
Provavelmente é a fonte, porém já tive um problema parecido e era a placa mãe que foi para o brejo, neste caso não tem jeito só colocando outra fonte para testar...
 
Se a tensão da linha de +12V estivesse mesmo em 3,7V, seu PC nem ligaria. É melhor usar um multímetro pra medir as tensões da sua fonte. Agora seu problema não é simples de identificar. Pode ser a fonte que esteja defeituosa, ou então a própria placa-mãe. Terá que testar as peças uma por uma.
 
Se a tensão da linha de +12V estivesse mesmo em 3,7V, seu PC nem ligaria. É melhor usar um multímetro pra medir as tensões da sua fonte. Agora seu problema não é simples de identificar. Pode ser a fonte que esteja defeituosa, ou então a própria placa-mãe. Terá que testar as peças uma por uma.

Poise, mas as linhas de +5v e +3.3v parecem ter valores plausíveis com a realidade, assim como o próprio vcore.
 
Poise, mas as linhas de +5v e +3.3v parecem ter valores plausíveis com a realidade, assim como o próprio vcore.

Já testou a fonte com um multímetro?
 
Poise, mas as linhas de +5v e +3.3v parecem ter valores plausíveis com a realidade, assim como o próprio vcore.

Cara, simplesmente esqueça leitura de tensão por software... 99,99999% das vezes esses valores estão completamente errados/bugados.

Se quiser uma leitura mais confiável, use um multímetro (mesmo aqueles de R$10 serão precisos o suficiente para algo tão simples... só não esqueça de usá-los com uma bateria nova pois geralmente eles não tem aviso de bateria fraca).

E sobre o seu problema, dê uma mexida nos cabos, veja se algum deles não está com mal contato. No caso da minha SL-8600EPS, o cabo atx 24pin estava com mal contato, era dar um "peteleco" nele que o pc desligava.
 
Parece que o problema seja na placa mãe porque o video onboard não funciona, assim como problemas numa porta USB.
Acho que a mobo já era.
 
Pra mim podem ser dois os problemas:

1) Placa mãe
2) Fonte.

Mesmo apostando na placa mãe, ainda me pergunto se essa sua fonte é eficiente o bastante.

Cumprimentos.
 
E esse dai parece uma Ferrari, a cor está correta e tem até o cavalinho.... :awesome:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/PareceFerrari.jpg

Boa tirada.
Mas quando eu disse que os valores das linhas de 3.3v e 5v estavam plausíveis com a realidade eu quis dizer que não tinha nada de absurdo na medição, não que os valores estavam corretos. Acho que você não tinha interpretado da forma correta o que eu quis dizer e já quis partir para a brincadeira.

Sobre as medições, fiz as mesmas agora a pouco e, realmente, há problemas na fonte pois as linhas de 5v e 3.3v estão com muita oscilação, em que a de 5v, por exemplo, chega a bater 4.1v além de nunca chegar aos 5v. A de 12v está boa.

Agradeço à todos que, de fato, tentaram ajudar.
 
Boa tirada.
Mas quando eu disse que os valores das linhas de 3.3v e 5v estavam plausíveis com a realidade eu quis dizer que não tinha nada de absurdo na medição, não que os valores estavam corretos. Acho que você não tinha interpretado da forma correta o que eu quis dizer e já quis partir para a brincadeira.

Sobre as medições, fiz as mesmas agora a pouco e, realmente, há problemas na fonte pois as linhas de 5v e 3.3v estão com muita oscilação, em que a de 5v, por exemplo, chega a bater 4.1v além de nunca chegar aos 5v. A de 12v está boa.

Agradeço à todos que, de fato, tentaram ajudar.

Certeza que chega a 4,1v?

A ponta de prova do multímetro estava fazendo bom contato com o terminal da fonte?
 
Certeza que chega a 4,1v?

A ponta de prova do multímetro estava fazendo bom contato com o terminal da fonte?

Acredito que sim pois testei no molex também, onde dá para fixar melhor a ponta de prova, e deu a mesma coisa do que medindo pelo conector ATX de 24 pinos.
 
Acho que o que está ruim ai é seu multímetro, com ponteiras oxidadas, pilha fraca etc e tal..

Quando me referi a "parecer" queria dizer que em medições por software tudo que parecer razoável, em termos de leitura de tensão, pode estar totalmente errada e vice-versa.. Prá que dar atenção nisso dai então????
Você mesmo teve a prova cabal ai.. O software acusava sua linha de 12 Volts como tendo 3,69 Volts e seu multímetro a encontrou normal...

Boto 10 contra um que a pilha de seu multímetro já era...

Vai ai dica de como obter leitura correta de tensão em um PC e com um multímetro. E note, isso é para ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4
 
Acho que o que está ruim ai é seu multímetro, com ponteiras oxidadas, pilha fraca etc e tal..

Quando me referi a "parecer" queria dizer que em medições por software tudo que parecer razoável, em termos de leitura de tensão, pode estar totalmente errada e vice-versa.. Prá que dar atenção nisso dai então????
Você mesmo teve a prova cabal ai.. O software acusava sua linha de 12 Volts como tendo 3,69 Volts e seu multímetro a encontrou normal...

Boto 10 contra um que a pilha de seu multímetro já era...

Vai ai dica de como obter leitura correta de tensão em um PC e com um multímetro. E note, isso é para ajudar: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3454668&postcount=4

Antes de nada , muito obrigado pelos esclarecimentos.

As pontas do multímetro estão perfeitas, o aparelho é novo.

Já não sei se fiz algo errado com as medições, pois:

-Quando medi e deu as oscilações já faladas, eu liguei somente a fonte(fazendo aquela ponte no conector 24 pinos) mas deixei os HDs ligados na fonte. Isso pode ter afetado nesse sentido?

-Quando fui medir novamente, em outro momento, da mesma forma que citado acima, a fonte desarmou 3 vezes(Aqui a maior prova quel ela está com problema). Aí desconectei os HDs, a fonte ligou e as medições nao oscilavam mais mas as linhas de 5 e 3.3 ainda estavam um pouco baixas, coisa de 4.96v e 3.27v e a de 12v parece ok . Notei também um capacitor estufado e um ruido bem agudo vindo da mesma.
 
Antes de nada , muito obrigado pelos esclarecimentos.

As pontas do multímetro estão perfeitas, o aparelho é novo.

Já não sei se fiz algo errado com as medições, pois:

-Quando medi e deu as oscilações já faladas, eu liguei somente a fonte(fazendo aquela ponte no conector 24 pinos) mas deixei os HDs ligados na fonte. Isso pode ter afetado nesse sentido?

-Quando fui medir novamente, em outro momento, da mesma forma que citado acima, a fonte desarmou 3 vezes(Aqui a maior prova quel ela está com problema). Aí desconectei os HDs, a fonte ligou e as medições nao oscilavam mais mas as linhas de 5 e 3.3 ainda estavam um pouco baixas, coisa de 4.96v e 3.27v e a de 12v parece ok . Notei também um capacitor estufado e um ruido bem agudo vindo da mesma.

Se tem um capacitor estufado, já era amigo... :feelbad:

Mas dá pra tentar trocá-lo, claro que não é o melhor, mas se não puder pegar outra por agora, vale a pena tentar.
 
Se tem um capacitor estufado, já era amigo... :feelbad:

Mas dá pra tentar trocá-lo, claro que não é o melhor, mas se não puder pegar outra por agora, vale a pena tentar.

Ontem mesmo comprei uma outra fonte. Já chegou em casa.
 
Ontem mesmo comprei uma outra fonte. Já chegou em casa.

Boa cara, melhor coisa a fazer nesse caso. A sua já estava fazendo hora extra. Boa sorte com a nova. Abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo