PC desligando em dias quentes

GuNeo

New Member
Registrado
Bom pessoal, estava tendo problemas com o PC desligando em dias quentes. Comprei um dissipador pro processador achando que era problema de aquecimento no processador, mas mesmo assim não resolveu os desligamentos. Tenho um R5 3600 e o dissipador que eu comprei é um Ninja Scythe 5, porém mesmo colocando esse dissipador o PC ainda desliga. Mudei os coolers do gabinete, colocando os coolers da frente para puxar o ar para dentro e os de trás colocar para fora. Porém mesmo assim continuava desligando, e tenho certeza que era por aquecimento. Ai monitorando as temperaturas, eu notei que meu processador em IDLE fica em torno de 30 graus, então não é aquecimento do processador. Restaram dois componentes que podiam estar aquecendo as VRM da placa mãe( tenho uma asrock steel legends b450m) ou então a fonte( XFX XTR 750w).

Eu então coloquei um cooler de um processador que eu não tava utilizando em cima das VRM e aparentemente resolveu bem o problema, porém uma vez ele mesmo assim desligou. Agora não sei se mesmo com o cooler em cima das VRM ela tá superaquecendo ou se pode ser a minha fonte. Meu gabinete é um cooler master storm scout. Gostaria de saber se eu fizer um undervoltage/ underclock no processador pode ajudar a melhorar isso. E se sim, como fazer/ quanto fazer? Agora neste momento estou usando o cooler do R5 em cima das VRM, pelo que vi ele tem um fluxo de ar de 100CFM.
 
Cara, como é a ventilação em seu gabinete, de uma olhada, a placa está sofrendo, assim ela desliga, também pode ser a fonte, como vc mesmo comentou.

Se, aparentemente, resolveu, deixa o cooler sobre os VRM.
 
Hoje eu passei o dia jogando e o PC não desligou. Está com o cooler em cima da VRM, aparentemente era isso. Mas o boost do processador esta desativado, ele está com clock fixo em 3600. Eu devia ter tirado uma foto do gabinete interno, Amanhã eu tiro umas fotos e posto aqui para darem uma olhada.
 
Bom pessoal, voltando aqui para atualizar as coisas. Passei o dia inteiro jogando nesses últimos 3 dias e nada ocorreu nos dois primeiros. Porém hoje dia 27/12 após algumas horas jogando o PC simplesmente desligou. Ele simplesmente desliga, como se eu tivesse tirado ele da tomada. Não da tela azul, nem apresenta lag durante o jogo, ele só desliga. Vou postar algumas imagens de como está os coolers. Eu baixei um pouco o vCore, agora está em 1.0750 e estou usando com o gabinete aberto. Eu acho estranho esse desligamento pois estava olhando algumas review das VRM da placa mae e aparentemente elas são boas, não superaquecem com o clock do processador stock( que é o meu caso). A minha fonte fica na parte de baixo do gabinete, com o cooler virado para baixo, não sei se isso pode influenciar tanto. A altura dos pés é bem baixa. Segue as imagens:




https://ibb.co/P9myypg <--------Essa é a foto com o cooler jogando ar para as VRM.


Os dois coolers da frente jogam o ar pra dentro e os de trás e de cima jogam para fora.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo