PC desligando sozinho ajuda.

eXpx

twitch.tv/expx
Registrado
Recentemente fiz um upgrade na minha maquina

Ryzen 2700x
Biostar Gt7
16GB ram Cosair vengeance LPX
1070 ti Cerberus
fonte 650w cosair

Contar a historia do problema:
-(CPU-placa mae) Fiz um upgrade primeiro na placa mae e processador e mantive meu antigo set de 8gb de ram genérica + 1050ti. Usei assim por alguns dias e não tive nenhum problema.

-(fonte) O problema foi quando chegou minha VGA e memoria ram novas. Eu tinha uma fonte 500W genérica e logo que instalei minha VGA o PC ao jogar jogos que exigiam muito começou a deligar. Comprei uma fonte nova 650w cosair CX650. Não uso estabilizador. O problema que mesmo assim o PC continua desligando.

-O desligamento é da seguinte forma: Tela apaga o fan da CPU anda roda um pouco e depois desliga por completo.

-(RAM) Enfim eu fiz um memtest64 por umas 4 horas e não identificou nenhum problema na memoria RAM, essa noite vou deixar passando o teste por umas 12 horas pra tirar essa duvida.

-(Temperaturas) Sobre temperaturas todas muito baixas menos de 60 graus(CPU, VGA) VGA máximo pico 70 graus.
Porem notei que no AIDA64 um tal de CPU Diodo consta + de 100 C graus. Não sei oq é isso e vi q poderia ser um bug no sensor. Devo me preocupar?

-(VGA) Ja deixei stressar a VGA por umas 2 horas 100% e não desligou.

-(HD) Ja testei o SSD e o HD e estão em perfeitas condições.

Não tenho ideia de qual pode ser o problema. Formatei o PC achando q podia ser algum bug de compatibilidade drive e ele ficou sem desligar por 1 dia. Achei que tinha solucionado o problema, mas agora a noite voltou a desligar sozinho ao assistir um filme.

Agora ele desliga aleatoriamente, passo o dia inteiro sem desligar jogando jogos pesados PUBG, R6 ETC, as vezes assistindo um simples vídeo desliga. As vezes quando to jogando, as vezes não.

Por favor me ajudem. Se quiserem me indicar outros testes por favor.
 
Última edição:
Da uma olhada no fan da CPU... Põe estar mal encaixado provocando os 100°..se fosse para escolher muito mais fácil ser o fan colocado errado do que problema no sensor
 
Da uma olhada no fan da CPU... Põe estar mal encaixado provocando os 100°..se fosse para escolher muito mais fácil ser o fan colocado errado do que problema no sensor

Mas, do jeito q esta essa fan eu não mexi desde quando tava com a 1050ti e não desligava desse jeito. Essa temperatura alta que eu falei é no CPU Diodo, as temperaturas da CPU não ultrapassa 75 graus stress 100%.

pbNzY8P.png
 
olá amigo. podem ser varias coisas.
ja que não deu problema a primeiro momento, mas após estresse com a fonte 500w generica q deve entregar uns 200w e cheio de variaçoes de tensão
de uma olhada na sua placa mãe se ela possui algum capacitor com deformaçoes. se for akeles capacitores simples,
470uf_35v_1.jpg
a deformidade costuma ser um estufamento na parte superior..

podem ser coisas simples tmb como falta de atualização dos drivers da VGA ou instalação de drivers sobrepostas dando incompatibilidade/erro.

Se não desfez da sua placa antiga tmb teste com ela e veja se acontece o mesmo erro. Lembrando que na troca de placas o ideal é fazer uma desinstalação completa do driver e uma nova instalação


quanto a temperatura do CPU Diodo. é a temperatura no Sensor interno do Processador. Excesso de pasta termica / ou falta dela / cooler mal encaixado podem gerar falha de refrigeração. Observe tmb se o Programa que usa de monitoramento não está limitando o trabalho das fans. exemplo limitando rotação abaixo de 100% mesmo em temperaturas elevados (isso se o programa tiver a função de controle de fan)
 
Última edição:
Sobre os capacitores não possui nenhum estufado observei a todos. A antiga fonte era ''genérica'' no sentindo de não ser Cosair, mas ela era uma KCAS Aerocool 500w 80 plus.

Sobre a temperatura do CPU Diodo ela consta 100c, mas na bios é isso aqui que aparece na imagem abaixo. Quando comprei essa ryzen 2700x todos os aplicativos para verificar a temperatura estavam BUGADOS mostrando 100 graus na CPU e apenas o da própria Ryzen que mostrava corretamente. Então eu sempre fico com pé atras achando que pode estar bugado essa temperatura ai. Não parece ter nenhuma limitação de velocidade das fans.
Vou tentar ainda hoje comprar uma pasta térmica e trocar ela pra ver se abaixa realmente essa temperatura. Porem é estranho que antes funcionava perfeitamente.


F9FTL5z.jpg


Colocando a 1050ti novamente que tipo de teste de stress posso fazer ? Ontem o PC demorou 10 horas pra desligar.
 
Aqui o pessoal da gringa mesmo problema de bug no sensor: https://linustechtips.com/main/topic/919288-ryzen-2700x-cpu-diode-temperature-issue/
 
Estou usando o dual channel 8gb q eu tenho aqui antigo antes do upgrade e por enquanto 10 horas do PC ligado não desligou. Vou deixar testando meu minha ram de 16gb essa noite pra ver. To achando que o problema esta nela.
 
ola isso ocorreu comigo, pela segunda vez, eu acredito que seja um defeito da placa mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo