[AJUDA] PC inicia somente após o pré-aquecimento da placa-mãe

Master994

Active Member
Registrado
Prezados(as), meu PC é o da assinatura. Meu computador só está dando boot/dando imagem após eu aquecer a placa-mãe, na região do CPU, com um secador de cabelo. Quando não faço isso, o PC liga, as ventoinhas giram no máximo, mas o LED do cooler do CPU não liga, nem do teclado e mouse (porém os LEDs das memórias e gabinete acendem) e não aparece imagem no monitor. Pelo que pesquisei, há muitas placas-mãe AM4 com esse problema, inclusive em regiões com alta umidade. No entanto, moro no interior de SP, aqui é muito quente, longe de qualquer mar/rio e chuva não é frequente. A placa-mãe foi comprada há pouco mais de um mês na Kabum e está na garantia. Algumas pessoas no FB e youtube relataram que a Kabum simplesmente não lidou bem com essa questão, seja devolvendo a mesma placa com o mesmo defeito para o consumidor, seja nem recebendo a placa para testes. Como estudo no PC (e não posso ficar sem por muito tempo), preciso de uma orientação de como proceder com relação ao hardware (se há algo que eu possa fazer que talvez resolva o problema) e com relação a própria garantia.

Coisas que já fiz para tentar resolver o problema: Formatei o PC; Atualizei a BIOS; Rodei tudo em stock; Troquei a bateria da placa-mãe; Limpei as memórias; Passei ar no gabinete todo; Testei ligar sem placa de vídeo. Nada deu certo. Apenas para constar, esse problema se deu gradativamente, o PC começou a demorar pra dar boot, depois passou a não dar boot e algumas horas depois deu boot e assim foi até apenas dar boot com o aquecimento com secador.

Agradeço previamente aqueles que tentarem me ajudar.
 
Prezados(as), meu PC é o da assinatura. Meu computador só está dando boot/dando imagem após eu aquecer a placa-mãe, na região do CPU, com um secador de cabelo. Quando não faço isso, o PC liga, as ventoinhas giram no máximo, mas o LED do cooler do CPU não liga, nem do teclado e mouse (porém os LEDs das memórias e gabinete acendem) e não aparece imagem no monitor. Pelo que pesquisei, há muitas placas-mãe AM4 com esse problema, inclusive em regiões com alta umidade. No entanto, moro no interior de SP, aqui é muito quente, longe de qualquer mar/rio e chuva não é frequente. A placa-mãe foi comprada há pouco mais de um mês na Kabum e está na garantia. Algumas pessoas no FB e youtube relataram que a Kabum simplesmente não lidou bem com essa questão, seja devolvendo a mesma placa com o mesmo defeito para o consumidor, seja nem recebendo a placa para testes. Como estudo no PC (e não posso ficar sem por muito tempo), preciso de uma orientação de como proceder com relação ao hardware (se há algo que eu possa fazer que talvez resolva o problema) e com relação a própria garantia.

Coisas que já fiz para tentar resolver o problema: Formatei o PC; Atualizei a BIOS; Rodei tudo em stock; Troquei a bateria da placa-mãe; Limpei as memórias; Passei ar no gabinete todo; Testei ligar sem placa de vídeo. Nada deu certo. Apenas para constar, esse problema se deu gradativamente, o PC começou a demorar pra dar boot, depois passou a não dar boot e algumas horas depois deu boot e assim foi até apenas dar boot com o aquecimento com secador.

Agradeço previamente aqueles que tentarem me ajudar.
meu pc ta assim tb, asus rampage 4 extreme, a minha solucao foi em vez de desliga pc completo ir na opcao do windows "dormir" assim no outro dia quando fosse ligar pc ele liga mesmo estando frio, faz esse teste aí,precisa deixa pc energizado na tomada nao adianta por dormir e tirar da tomada o pc

T1Ft4Qs.png
 
meu pc ta assim tb, asus rampage 4 extreme, a minha solucao foi em vez de desliga pc completo ir na opcao do windows "dormir" assim no outro dia quando fosse ligar pc ele liga mesmo estando frio, faz esse teste aí,precisa deixa pc energizado na tomada nao adianta por dormir e tirar da tomada o pc

T1Ft4Qs.png
Obrigado por responder, eu estou pensando em deixar ele ligado direto por enquanto, porém não quero ficar com uma placa assim né kkkk. Já usei essa opção dormir e ele não volta :(
 
Vc pode fazer uma adaptação com um relé, colocando um secador de cabelo sob sua placa mãe.

Assim quando você ligar o PC ele liga o secador de cabelo que irá aquecer sua placa mãe e a uma certa temperatura ele desaciona o relé que dará a partida na placa mãe.
Acho esta a solução mais viável, vc acha secadores de cabelo bons no olx por 40 reais, o relé e mais uns fios por 5 reais, menos de 50 bolsominions pra fazer a gambiarra de aquecimento turbo.

Ah por falar em turbo, se o seu gabinete ainda tiver esse botão você pode economizar o relé, basta ligar o secador de cabelo no botão turbo que, quando acionado irá dar partida no secador de cabelo de modo que quando sua placa mãe ligar, você pode simplesmente desligar o botão turbo, mas você deve ter cuidado pois com ele ligado seu PC deve sofrer super aquecimento.

Boa sorte na gambiarra de 45 ou 50 reais.

Se você fizer isso, por favor, mande fotos.

Algo tipo isso, só que permanente e muito mais adaptado
Just for fun: cleaning PC with hair dryers - YouTube
 
testa fora do gabinete
continua o problema?
garantia do fabricante da placa mãe
fabricante tá fazendo beicinho
consumidor.gov
procon
justiça
vc pagou pra ter um produto sem defeito, não tem conversa
e o usuário sugerir adaptar secador de cabelo no pc, só pode ser uma piada de mau gosto isso
realmente 1 mes somente é so ir la e troca de placa, essa do secador era so gambiarra se nao tivese mais em garantia e conserto fosse mais caro que placa nova
 
testa fora do gabinete
continua o problema?
garantia do fabricante da placa mãe
fabricante tá fazendo beicinho
consumidor.gov
procon
justiça
vc pagou pra ter um produto sem defeito, não tem conversa
e o usuário sugerir adaptar secador de cabelo no pc, só pode ser uma piada de mau gosto isso
Obrigado por sua resposta, montei o sistema fora do gabinete e por enquanto tudo funciona bem kkkkk, liguei, desliguei, reiniciei a máquina e tudo ok, provavelmente deveria ter algum curto na montagem do gabinete, nesses último dias nem mesmo o aquecimento da mobo tava dando certo. Valeu mesmo meu caro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo