[AJUDA] PC iniciando de modo estranho

Juan Sapiezcinski

New Member
Registrado
Placa-mãe: B450M Steel Legend
CPU: Ryzen 5 3600
Cooler: Wraith Prism
Memória RAM: (2x) Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
Fonte: 600W Redragon
Discos:
1x SSD Nvme m.2 512GB KingSpec,
1x SSD SATA 1- 240 GB Kingston
1x HD HGST HTS545050A7E680 500 GB
VGA: GTX 1660 6GB PCYES

Overclock CPU/RAM: N/A
Overclock VGA: N/A

Onde o PC está ligado:
Filtro de linha Clamper
Rede elétrica aterrada: (Acho que sim, é condomínio...)

Sistema operacional: Windows 10 PRO
Drivers: Todos os mais atuais baixados dos sites dos fabricantes
Versão BIOS: P2.10

Problema: recentemente troquei meu cpu Ryzen 5 1600 AF pelo 3600. Além disso instalei esse Wraith Prism, mas não sei se tem relação com o problema.
O caso é que ao iniciar o PC ele apresenta esse comportamento do vídeo abaixo, o qual descrevo aqui: Após pressionar o botão startup uma das ventoinhas da gpu inicia a toda velocidade, junto com a fan traseira.
Após uns segundos o cooler principal inicia própriamente e então o sistema carrega. Esse problema não acontecia antes com o 1600.
Alguém saberia me dizer por que raios isso acontece?
Como é um problema bem específico não encontrei facilmente no fórum, se já houver caso semelhante peço que indiquem o link do tópico.



O que eu já fiz: Troquei memórias, downgrade de BIOS, liguei sem os conectores de LED...
 
Placa-mãe: B450M Steel Legend
CPU: Ryzen 5 3600
Cooler: Wraith Prism
Memória RAM: (2x) Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
Fonte: 600W Redragon
Discos:
1x SSD Nvme m.2 512GB KingSpec,
1x SSD SATA 1- 240 GB Kingston
1x HD HGST HTS545050A7E680 500 GB
VGA: GTX 1660 6GB PCYES

Overclock CPU/RAM: N/A
Overclock VGA: N/A

Onde o PC está ligado:
Filtro de linha Clamper
Rede elétrica aterrada: (Acho que sim, é condomínio...)

Sistema operacional: Windows 10 PRO
Drivers: Todos os mais atuais baixados dos sites dos fabricantes
Versão BIOS: P2.10

Problema: recentemente troquei meu cpu Ryzen 5 1600 AF pelo 3600. Além disso instalei esse Wraith Prism, mas não sei se tem relação com o problema.
O caso é que ao iniciar o PC ele apresenta esse comportamento do vídeo abaixo, o qual descrevo aqui: Após pressionar o botão startup uma das ventoinhas da gpu inicia a toda velocidade, junto com a fan traseira.
Após uns segundos o cooler principal inicia própriamente e então o sistema carrega. Esse problema não acontecia antes com o 1600.
Alguém saberia me dizer por que raios isso acontece?
Como é um problema bem específico não encontrei facilmente no fórum, se já houver caso semelhante peço que indiquem o link do tópico.



O que eu já fiz: Troquei memórias, downgrade de BIOS, liguei sem os conectores de LED...


Também fiz o upgrade do 2600 para 3600 e acontece o mesmo problema.
Abri ticket tanto na Asrock, quanto na Asus (1650 Super).
Asrock disse ser um comportamento normal em CPUs Matisse e pode também ocorrer na B550.
A Asus deu essa resposta:

Pela explicação e vídeo do ocorrido concluímos que esta característica diferente está sendo causada pelo modo de gerenciamento que o CPU Ryzen 3000 possui (onde possivelmente os Ryzen 2000 e outras gerações anteriores não possuem).
Alguns setups, e isso pode variar entre modelo de motherboard e CPU utilizado, iniciam os fans em alta velocidade como um modo de segurança (para não danificar o hardware), mas ao identificar que tal hardware não necessita desta alta porcentagem de utilização dos fans, acaba diminuindo a rotação deles para o tanto que a temperatura exige.
Isso pode ocorrer pela demora no gerenciamento do CPU às informações dos sensores presentes na motherboard, mas não é exatamente um problema em qualquer um dos componentes.
Recomendamos que verifique se alguma opção de gerenciamento de fans está habilitada na BIOS da sua motherboard AsRock e teste altera-las para ver se isso diminui. Ou mesmo realize a atualização de BIOS para ver se este acesso aos sensores de temperatura ocorre de maneira mais rápida, evitando esta alta carga inicial (que não danificará o produto).


Não há gerenciamento de fans da GPU no setup da MB. Mexi nas config das fans de CPU e Chassi e nenhum efeito.
Achei mesma info nos fóruns gringos. Alguns relatos que o problema passou na atualização da BIOS para AGESA 1.2.
Mas estou na versão 4.20 e permanece. Está longe de ser algo normal esse barulho irritante.
Estou quase voltando pro 2600.

E você conseguiu resolver?
 
Não resolvi, não amigo kkkk Aprendi a conviver, embora ainda me incomode e ache estranho.
O Titofps fala em alguns vídeos que é um comportamento normal do Ryzen 3600.
Eu não diria que é normal pq nunca vi isso, mas vida que segue.
Tbm fiz as atualizações de BIOS e nada, mas não acho que valha a pena voltar pro 2600 por isso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo