Pc iniciando em 100 graus

Shynaider

Member
Registrado
Bom dia a todos, vou ser o mais breve possivel. Meu pc está ligando e chegando a 100 graus sem uso. Ja atualizei a bios e verifiquei em outros softwares e não encontro o que pode estar causando isso. Começou a umas 3 semanas, o pc liga bate 100 graus e dps de uns 3 minutos volta a 30 graus, sem explicação.

Config:
Ryzen 5 5600
B550 Aorus Elite
24Gb Ram 2400Mhz
RTX 2070 Super EVGA
Fonte 500W EVGA
SSD NVME 1TB

Isso começou logo após instalar a placa de vídeo, antes tinha uma rx 570 4GB
 
sensor com problema? se fica 30 graus depois talvez sensor precise esquentar pra funcionar?
 
sensor com problema? se fica 30 graus depois talvez sensor precise esquentar pra funcionar?
Pode ser que sim, depois fica a 30 mas obviamente com o uso vai funcionando normal, com os testes de benchmark chega até a 75 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode ser que sim, depois fica a 30 mas obviamente com o uso vai funcionando normal, com os testes de benchmark chega até a 75 graus.
Mas ainda é estranho após a atualização da bios ficou 1 semana ligando sem esquentar até essas temperaturas absurdas, voltou a fazer isso hoje (atualizei a bios sabado passado)
 
Pode ser que sim, depois fica a 30 mas obviamente com o uso vai funcionando normal, com os testes de benchmark chega até a 75 graus.
pode cre ta usando cooler bacana e pasta termica boa?

ou pasta implastec e coolerbox? apesar q 5600 nao tem tdp alto né 65w de tdp?
 
pode cre ta usando cooler bacana e pasta termica boa?

ou pasta implastec e coolerbox? apesar q 5600 nao tem tdp alto né 65w de tdp?
Estou com um watter coller NZXT Kraken M22 tem apenas 120mm mas estou com esse kit desde outubro e so em maio começou a apresentar isso. E pasta térmica comprei uma de prata, q me custou um rim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pode cre ta usando cooler bacana e pasta termica boa?

ou pasta implastec e coolerbox? apesar q 5600 nao tem tdp alto né 65w de tdp?
Esse tdp mesmo por isso estou achando estranho dar essa temperatura. Por mais q depois volte ao normal fico inseguro quanto a dar algum BO.
 
Tá estranho mesmo.

Ryzen 5600 é frio…

Bom… tem o cooler box ai ? Instala ele apenas pra testar se as temperaturas estão ok.

Se com o cooler box ele funcionar com temperatura mais baixa, sabemos que o “problema” está relacionado no teu WC. Aí podemos focar nele.
 
Tá estranho mesmo.

Ryzen 5600 é frio…

Bom… tem o cooler box ai ? Instala ele apenas pra testar se as temperaturas estão ok.

Se com o cooler box ele funcionar com temperatura mais baixa, sabemos que o “problema” está relacionado no teu WC. Aí podemos focar nele.
Dificil ser problema no wc por conta de q dps de uns 3 minutos a temperatura volta a ficar normal. Se a temperatura se mantivesse alta o tempo todo poderia ser no wc. Mas para desencargo já fiz isso e também ja tentei instalar um de 240mm no pc e a mesma coisa se repete.

A e outro ponto isso ocorre apenas quando o pc desliga do dia para a noite. Quando apenas reinicio ele liga com a temperatura entre 25 e 31 graus.
 
Dificil ser problema no wc por conta de q dps de uns 3 minutos a temperatura volta a ficar normal. Se a temperatura se mantivesse alta o tempo todo poderia ser no wc. Mas para desencargo já fiz isso e também ja tentei instalar um de 240mm no pc e a mesma coisa se repete.

A e outro ponto isso ocorre apenas quando o pc desliga do dia para a noite. Quando apenas reinicio ele liga com a temperatura entre 25 e 31 graus.
em todos app q vc usa pra medir a temp se comportam iguais no aida64 testou tb?

nuh4T63.png
 
Sim, o software da NZXT e no Aida64 apresentam a temperatura quando isso ocorre até o máximo sempre de 102 graus quando bate 102 começa a abaixar
 
Sim, o software da NZXT e no Aida64 apresentam a temperatura quando isso ocorre até o máximo sempre de 102 graus quando bate 102 começa a abaixar
duvida se vc reinicia pc entrar e abrir na bios e la ver a temp tambem mostra 100 graus? se vc fica la por 5 min a temp baixa pra 30 tb la dentro?
 
Sim se for a primeira vez que ligo o pc no dia, como falei se eu apenas reiniciar o pc ou deixar ele desligado durante umas 5 horas e ligar não acontece, apenas quando vira da noite para o dia.
 
duvida se vc reinicia pc entrar e abrir na bios e la ver a temp tambem mostra 100 graus? se vc fica la por 5 min a temp baixa pra 30 tb la dentro?
Outra coisa que acabei de perceber, o processador não para de subir a temperatura e quando chega em 97 graus o clock sai de entre (3600 a 4450 sempre gira nesses 2) e vai ara 547 e a temperatura vai subir até mais de 100 graus e quando o clock sobe novamente para entre 3600 a 4450 a temperatura cai para seus 30 graus.
 
Seu processador está sofrendo thermal throttling.

Qual Vcore está setado atualmente?

Eu tentaria fazer um leve undervolt para saber se é esse o problema.

Tbm vale a pena dar um Clear CMOS na mobo.

Seu problema me parece relacionado a software/firmware.
 
Vish cara, tu falou em outra língua para mim, não sei mexer nessas coisas
Seu processador está sofrendo thermal throttling.

Qual Vcore está setado atualmente?

Eu tentaria fazer um leve undervolt para saber se é esse o problema.

Tbm vale a pena dar um Clear CMOS na mobo.

Seu problema me parece relacionado a software/firmware.
 
Vish cara, tu falou em outra língua para mim, não sei mexer nessas coisas

Bom, vamos por partes.

Thermal throttling: Proteção térmica do processador, quando ele atinge altas temperaturas, automaticamente reduz a frequência de operação para gerar menos calor, reduzindo a temperatura e o desempenho.

Vcore: Voltagem de operação dos núcleos do processador.

Undervolt: Técnica de redução do Vcore (voltagem dos núcleos) visando reduzir o gasto energético e a geração de calor, mantendo o mesmo nível de desempenho. Vc pode ver mais informações aqui:


Clear CMOS: Método para resetar as configurações da Bios (firmware) da placa-mãe, com o objetivo de restaurar as configurações de fábrica.
 
Com relação a bios eu atualizei para ver se alterava e não não alterou, o VCore eu não me lembro 100% mas pelo que vi quando abri no aida64 e printei comoi estava fui atras das especificações do processador e estava tudo igual.

O que estou vendo é a corrente que quando está nesse estado de qse 100 graus a corrente no CPU VDD está oscilando de 3A a 17A o tempo todo e do nada fica a 0A também.
Bom, vamos por partes.

Thermal throttling: Proteção térmica do processador, quando ele atinge altas temperaturas, automaticamente reduz a frequência de operação para gerar menos calor, reduzindo a temperatura e o desempenho.

Vcore: Voltagem de operação dos núcleos do processador.

Undervolt: Técnica de redução do Vcore (voltagem dos núcleos) visando reduzir o gasto energético e a geração de calor, mantendo o mesmo nível de desempenho. Vc pode ver mais informações aqui:


Clear CMOS: Método para resetar as configurações da Bios (firmware) da placa-mãe, com o objetivo de restaurar as configurações de fábrica.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bOutra coisa, poderia ser mais fácil se eu soubesse mandar fotos aqui.
Bom, vamos por partes.

Thermal throttling: Proteção térmica do processador, quando ele atinge altas temperaturas, automaticamente reduz a frequência de operação para gerar menos calor, reduzindo a temperatura e o desempenho.

Vcore: Voltagem de operação dos núcleos do processador.

Undervolt: Técnica de redução do Vcore (voltagem dos núcleos) visando reduzir o gasto energético e a geração de calor, mantendo o mesmo nível de desempenho. Vc pode ver mais informações aqui:


Clear CMOS: Método para resetar as configurações da Bios (firmware) da placa-mãe, com o objetivo de restaurar as configurações de fábrica.
 
Última edição:
Com relação a bios eu atualizei para ver se alterava e não não alterou, o VCore eu não me lembro 100% mas pelo que vi quando abri no aida64 e printei comoi estava fui atras das especificações do processador e estava tudo igual.

O que estou vendo é a corrente que quando está nesse estado de qse 100 graus a corrente no CPU VDD está oscilando de 3A a 17A o tempo todo e do nada fica a 0A também.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bOutra coisa, poderia ser mais fácil se eu soubesse mandar fotos aqui.

Na própria Bios, na seção do CPU, vc encontra o Vcore que o processador está usando. Precisa fuçar lá e procurar essa aba do processador.

Pra mandar fotos aqui, recomendo postar elas no ImgBB e depois aqui no fórum (ícone de "quadro" no cabeçalho da mensagem, ao lado do "emoji"):

 
Está em auto e pela bios mostra 0.96V

Posta nesse tópico de Undervolt que te indiquei no outro post que o pessoal vai te dar a receita.

Como nunca fiz esse procedimento, não tenho como ajudar.

É apenas pra sabermos se pode ser esse o problema, mas de antemão esse valor de Vcore está normal.
 
Certinho, está girando entre 0.96 e vai até 1.2 como falei oq acho estranho é o CPU VDD chegar nessa corrente

Sem-t-tulo.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Posta nesse tópico de Undervolt que te indiquei no outro post que o pessoal vai te dar a receita.

Como nunca fiz esse procedimento, não tenho como ajudar.

É apenas pra sabermos se pode ser esse o problema, mas de antemão esse valor de Vcore está normal.
Mandei lá to torcendo para dar certo.
 
Certinho, está girando entre 0.96 e vai até 1.2 como falei oq acho estranho é o CPU VDD chegar nessa corrente

Sem-t-tulo.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mandei lá to torcendo para dar certo.

Pode ser que travando manualmente um Vcore abaixo de 0.96V, o PC pare de dar esses surtos de tensão e temperatura.
 
Mas 0.96 é o minimo q ta na bios kkkk, tem auto e ele dp apenas valores acima, n sei se eu travar em 0.96 oq aconteceria

Já começa colocando a opção do Vcore em "manual" e travando em 0.96V.
 
Já começa colocando a opção do Vcore em "manual" e travando em 0.96V.
Quis fazer um teste, coloquei novamente o coolerbox amd e a temperatura de trabalho padrão foi de 30 para 43 graus. Ainda não limitei o VCore se o problema aparecer amanhã irei limitar.
Também não tive q dar um clear no CMOS pois assim que troquei do watter para o coolerbox por algum motivo minha bios foi resetada e tive que reconfigurar.
Até o momento tudo certo, por mais que o pc esteja mais quente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo