[AJUDA] PC LIGA E REINICIA QND ENERGIZA MB VIA EATX12 4-8PIN

Hugo Cezar

Member
Registrado
Boa noite! Tudo certo pessoal?

Estou com problemas na montagem de um pc. Ao energizar a mobo no plug EATX12 4pin/8pin o pc não liga. As luzes acendem, mas ele fica reiniciando. Quando você deixa de energizar esses 02 plugs o pc liga, mas a tela fica preta (sem sinal) e teclado também não acende. Na verdade no próprio manual da mobo diz que se você não energizar os plugs o pc não bootará.

Alguém sabe o que pode ser? Já tentei desconectar tudo, tirar processador, memórias, etc e mesmo assim basta conectar o cabo de força que o pc volta a dar o problema citado acima.

Única coisa que me restou foi tentar atualizar o software da BIOS e vou fazer isto ainda hoje, mas acredito que não seja este o problema.

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço!

Segue abaixo a cfg do pc:

Asus Maximus Formula VII
I7 4790K
Watercooler Corsair H60
Fonte Corsair 860i
16gb ram ddr3 Corsair Vegeance 2400mhz d-channel
02 ssd samsung 850 PRO 256gb
VGA Asus GTX 780

@ edit

Apenas subindo os videos que postei no tópico demonstrando os problemas:






Abraços
 
Última edição:
Tua mobo tem speaker? Tenta ligar sem memória/hd/vga/dvd, troque memória/posição dos pentes.
Testa outra fonte se tiver.
Tenta um CLEAR_CMOS, tirando a pilha por uns 10 minutos.
Se tiver mulimetro testa o ATX pra ver se fecha curto na mesma fileira.

Quando começou o problema? Desmontagem? Limpeza?
 
Creio que sim. Na verdade já liguei sem nada... tirei até o processador, e ao energizar a mb o pc repete o mesmo erro: acende, ameaça ligar e reinicia.

Ainda não tentei tirar a bateria da mb.. apenas apertei o botão traseiro que "reseta" a BIOS, mas não resolveu.

Vou tentar arranjar um multímetro emprestado.. para medir, basta colocar os pinos nos conectores em questão?

Na verdade isto foi um upgrade. Tinha outro pc na mesma linha, só que com kit AMD... troquei pelo kit INTEL com a mesma linha de placa da ASUS e coloquei um i7-4790K.

O restante dos periféricos são os mesmos que estavam na outra máquina, inclusive a fonte modular.


Obrigado pela força!

Abraço
 
cara pelo que voce falou ai por favor leve a um tecnico, voce vai acabar queimando tudo
 
Voce verificou se não esta ligando o cabo de energia pci-ex? Ele entra no conector atx e é ele que tem 2 conectores separados
 
A máquina não vai inicializar sem CPU.

Você não está removendo os cabos ATX12V/EPS12V com a fonte energizada, ou está?

Sugiro que faça o teste de bancada. Tire do gabinete e coloque a mobo em cima duma caixa de papelão apenas com CPU, um módulo de RAM e a fonte. Tire a bateria.
 
cara pelo que voce falou ai por favor leve a um tecnico, voce vai acabar queimando tudo

Queimar tudo? Até me estranha a placa dar problema, afinal ela tem proteção contra várias coisas.

Voce verificou se não esta ligando o cabo de energia pci-ex? Ele entra no conector atx e é ele que tem 2 conectores separados

SIm, está sendo ligado o cabo CPU (vem escrito no cabo). Mesmo se fosse o PCI-e, apesar de ter pinagem diferente, a voltagem é a mesma, não?
 
A máquina não vai inicializar sem CPU.

Você não está removendo os cabos ATX12V/EPS12V com a fonte energizada, ou está?

Sugiro que faça o teste de bancada. Tire do gabinete e coloque a mobo em cima duma caixa de papelão apenas com CPU, um módulo de RAM e a fonte. Tire a bateria.

Não. Sempre retiro o cabo da fonte e desligo da energia. Porque? Isso poderia ocasionar curto?

Bateria da CMOS (como o amigo citou acima)?

Estou com outra fonte e outro pente de memória aqui. Vou efetuar os testes e se o problema persistir o próximo passo será a bateria. (já testei e o problema permanece).

@ edit: Pesquisei na internet e encontrei problemas semelhantes onde os usuários diziam que o sistema "ANTI SURGE" da Asus "blindava" os componentes quando acontecia algum tipo de instabilidade na alimentação da mobo, sendo assim acontecia o mesmo looping que está acontecendo comigo ao tentar ligar o pc. Pelo o que vi, todos conseguiram resolver o problema removendo a bateria da mobo. A pergunta que fica é: basta remover a bateria por alguns minutos, recoloca-la e ligar ou tem algum outro procedimento? pergunto porque já vi usuários falando sobre pressionar o botão de power por alguns instantes, etc.

@ edit2: Encontrei esse procedimento de CLEAR CMOS no FAQ do site da Asus, o que vocês acham?
https://www.asus.com/support/faq/1000851 Lembrando que o CLEAR CMOS dessa placa é via um botão traseiro e não via jumper.


Obrigado a todos pela ajuda!

Abraço
 


Seguem videos dos defeitos para ficar mais fácil entender:



 
Última edição:
Fiz o teste de remover a bateria ligando o pc na bancada e o problema permanece.

Já estou sem opções e estou vendo que o jeito será levar em algum lugar especializado em conserto de placas e ver qual será o tamanho da pedrada.
 
Amigo, sinto dizer que sua placa mãe está entrando em curto... Leve a um técnico antes q ela vá embora de vez... Boa sorte:)
 
Faça o curto de Hardman, por desencargo de consciência.

O que seria isto amigo? Não entendi.

@ edit: pesquisei aqui e achei uns videos a respeito.

Irei testar hj a noite.

Valeu!

Amigo, sinto dizer que sua placa mãe está entrando em curto... Leve a um técnico antes q ela vá embora de vez... Boa sorte:)

Pois é, pelo sintoma está cheirando "curto", mas quando você coloca o multímetro nos conectores não detecta nada.

Mandei e-mail para o fabricante (ASUS) para tentar descobrir alguma assistência autorizada em SP para ver o valor do reparo.

A merda é que uma placa dessas usada você não acha por menos de 1mil reais, imagina uma NOVA... e ai é meio impossível acreditar que vão fazer um reparo e cobrar menos de 500 reais, por mais que seja simples. :(
 
Cara, procure com esta loja se eles fazem este tipo de reparo, acredito q não fique acima de 300,00 pilas com frete e tudo.
 
Pegou esta placa usada ?Pois se for nova, manda pra garantia, e mesmo que seja usada não tem um ano de uso ainda provavelmente.
 
e ai torrou tudo mesmo ??
 
E ai mano como ficou?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo