• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC não liga, coolers não giram, não bipa, absolutamente nada acontece

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

josehenrq

New Member
Registrado
Fala pessoal! Tô vindo pedir ajuda pra vocês porque tá acontecendo uma situação muito estranha aqui.

Recentemente, comprei todas as peças pra montar um PC, tudo novo, vou deixar as especificações logo abaixo.

A placa mãe é uma Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0) DDR5.

Após montar tudo (utilizar a própria caixa e o plástico anti estática pra montar as peças na placa mãe antes de ir para o gabinete), não dá praticamente nenhum sinal de vida.

Quando eu ligo a fonte na energia, uma luz roxa pisca, acredito que seja uma identificação que a placa mãe está energizada, mas após isso, nada acontece.

Aperto o botão de ligar e nada, nenhum cooler liga, nem mesmo o do processador.

Testei o botão power do gabinete e ele está funcionando, testei a fonte em outro PC e ela também está funcionando certinho.

Como minha placa mãe permite atualizar a bios usando um pen driver diretamente na placa, sem precisar dar boot nem nada, fiz isso na tentativa de resolver o problema.

Quando fiz essa atualização de BIOS pelo pen driver, tudo funciona perfeitamente bem, os coolers do processador giram, o cooler da placa de vídeo gira, o cooler da fonte gira.

Mas pra ligar, nada acontece.

Parece que algo não está funcionando entre "acionar" o ligar da placa e, de fato, ligar.

Ela simplesmente não tem nenhuma reação. Nenhum beep, absolutamente nada.

Os pentes de memória ram são compatíveis com a placa mãe de acordo com o próprio fabricante, verifiquei no site.

Verifiquei múltiplas vezes as conexões da fonte na placa mãe, não é este o problema, até porque, se fosse, não conseguiria nem mesmo atualizar a bios.

Fiz o teste com apenas um pente de memória ram em todos os 4 slots, o problema persiste.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar acontecendo? Como comprei as peças separadas, acabei perdendo os 7 dias para a devolução do direito de arrependimento.

Também não sei se o problema é a placa mãe, o processador ou os pentes de memória ram DDR5, embora pra mim esteja relativamente claro que deve ser problema na placa mãe.

Segue as especificações detalhadas:

Placa-mãe: Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5
CPU: i5-13400F
Memória RAM: Kingston Fury Beast, 32GB (2x16GB), 4800MHz, DDR5, CL38 - KF548C38BBK2-32
Fonte: EVGA 750W, 80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo - 110-BQ-0750-V
VGA: RTX 4060 Ti VENTUS 3X 8G OC MSI NVIDIA GeForce

Agradeço se alguém puder me dar uma luz, já não sei o que fazer.
 
Já tentou ligar direto por ela e não pelo botão de power (encostando chave de fenda nos dois plugs do power on dela), se nao funcionar mande de volta pra garantia, ou é mobo ou é processador.
 
Tudo leva a crer ser a placa mãe mesmo, já tive um problema parecido, mas no meu caso era a fonte, porém você disse que já tratou a fonte em outro pc, então eh isso.
 
Como minha placa mãe permite atualizar a bios usando um pen driver diretamente na placa, sem precisar dar boot nem nada, fiz isso na tentativa de resolver o problema.

Quando fiz essa atualização de BIOS pelo pen driver, tudo funciona perfeitamente bem, os coolers do processador giram, o cooler da placa de vídeo gira, o cooler da fonte gira.
Placa-mãe: Gigabyte B760M AORUS ELITE (rev. 1.0), LGA 1700, DDR5

Posso estar sendo redundante mas não custa perguntar: Certeza que atualizou com o arquivo correto?

Fiz uma busca rápida por *Aorus Elite B760* no site da Gigabyte e encontrei quase 10 placas com revisões diferentes, com/sem Wi-Fi, memórias DDR4 ou DDR5, etc...
 
Já tentou ligar direto por ela e não pelo botão de power (encostando chave de fenda nos dois plugs do power on dela), se nao funcionar mande de volta pra garantia, ou é mobo ou é processador.
Sim, fiz esse teste e tbm nenhum sinal de vida... Acho q vai acabar sendo essa a solução mesmo, não sei se mando ambos ou só a MOBA por enqnt.

Tudo leva a crer ser a placa mãe mesmo, já tive um problema parecido, mas no meu caso era a fonte, porém você disse que já tratou a fonte em outro pc, então eh isso.
Pois eh, essa placa tem 8 + 4 pinos do lado do processador pra energia, vi que não precisava de conectar esse 4 pinos, que era só um extra pra OC, mas mesmo assim comprei uma fonte mais cara pra ter essa opção e evitar problemas, infelizmente não evitei kkk

Posso estar sendo redundante mas não custa perguntar: Certeza que atualizou com o arquivo correto?

Fiz uma busca rápida por *Aorus Elite B760* no site da Gigabyte e encontrei quase 10 placas com revisões diferentes, com/sem Wi-Fi, memórias DDR4 ou DDR5, etc...
Sim, tenho ctz, essa placa realmente tem bastante variações, mas a minha é a DDR5 rev 1.0:

Esse é o link da gigabyte: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B760M-AORUS-ELITE-rev-10
Esse é o link de onde comprei: https://www.kabum.com.br/produto/419108/placa-mae-gigabyte-b760m-aorus-elite-rev-1-0-lga-1700-ddr5

Posso estar não enxergando algo, mas parece correto
 
Sim, tenho ctz, essa placa realmente tem bastante variações, mas a minha é a DDR5 rev 1.0:

Esse é o link da gigabyte: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B760M-AORUS-ELITE-rev-10
Esse é o link de onde comprei: https://www.kabum.com.br/produto/419108/placa-mae-gigabyte-b760m-aorus-elite-rev-1-0-lga-1700-ddr5

Posso estar não enxergando algo, mas parece correto
É, parece estar certa mesmo, acho que não resta muito o que fazer, eu faria uma tentativa com a penúltima bios disponível só por desencargo.

Chegou a plugar um speaker na placa mãe pra ver se faz algum 'beep' ?

1693336561063.png
 
É, parece estar certa mesmo, acho que não resta muito o que fazer, eu faria uma tentativa com a penúltima bios disponível só por desencargo.

Chegou a plugar um speaker na placa mãe pra ver se faz algum 'beep' ?

Ver anexo 135478
Pois é... Vou tentar atualizar pra essa penúltima bios só como último teste, foi a única coisa que ainda não fiz eu acho kk

Sim, pluguei o speaker do meu pc antigo (tbm sei que tá funcionando), nenhum beep. O único sinal de vida é realmente a luz roxa que pisca quando ligo a fonte na energia.

Estranho demais...

Testou a fonte?

Sim, testei a fonte no meu PC antigo e tá funcionando de boa.

Testei a fonte antiga na placa nova tbm, nada.

As únicas coisas que não consigo testar são os pentes DDR5 (meu pc antigo é DDR4), o processador (meu antigo é amd) e, obviamente, a placa mãe.

Pra ficar mais estranho ainda, ao atualizar a bios, tudo funciona e os coolers giram.

Parece que tem algum problema acontecendo entre o power e de fato passar a energia e acionar a fonte, como se apenas esse circuito estivesse com algum tipo de problema.
 
Screenshot-2023-08-29-18-50-41-276-com-google-android-apps-docs-edit.jpg

Naquele lugarzinho que tem o CLR_CMOS não há nenhum jumper? Tipo vc vê os dois palitinhos de metal livres ou tem algo em volta deles?
Se tem algo em volta deles vc precisa tirar esse componentezinho de plástico chamado de jumper e então ligar.

Como tirar... Sem o cabo de força ligado na fonte, meta os dedos e puxe.
 
Screenshot-2023-08-29-18-50-41-276-com-google-android-apps-docs-edit.jpg

Naquele lugarzinho que tem o CLR_CMOS não há nenhum jumper? Tipo vc vê os dois palitinhos de metal livres ou tem algo em volta deles?
Se tem algo em volta deles vc precisa tirar esse componentezinho de plástico chamado de jumper e então ligar.

Como tirar... Sem o cabo de força ligado na fonte, meta os dedos e puxe.
Obg pela ajuda, não tinha nada lá.

Enviei pra assistência, me deram o estorno, provavelmente veio com defeito mesmo, valeu pela ajuda pessoal.

Agora traumatizei com essa placa, msm sendo uma marca boa, não vou nela novamente, difícil vai ser achar uma DD5 pro lga 1700 com preço bom no Brasil, mas vamo q vamo
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo