• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] PC não liga

Leonardo Assumpção

plaY haRd
Registrado
Olá, boa tarde.

Ontem utilizei o pc e desliguei sem nenhum problema, mas hoje ele simplesmente não liga.

O PC não liga, mas o led da placa mãe liga.

Comprei ele montado na loja on-line e já tem 2 anos de uso.
Somente mexi nele duas vezes: quando recebi, para instalar os SSDs e há 1-2 semanas pra instalar as memórias que comprei. Mas funcionava perfeitamente.


Placa-mãe: Asus PRIME B350-PLUS
CPU: Ryzen 2600
Cooler: Box
Memória RAM: 2x CORSAIR Vengeance LPX 8GB 3200mhz
Fonte: CORSAIR CX550
Discos: SSD Kingston 240gb, PNY 120gb é Samsung 500gb
VGA: MSI NVIDIA GeForce GTX 1060 IGamer 6G OC
Overclock CPU/RAM: A memória é 3200, mas utilizo a 3000 por opção na BIOS.
Overclock VGA: OC de fábrica.

Onde o PC está ligado: filtro
Rede elétrica aterrada: não tenho certeza, pq é prédio .

Sistema operacional: Windows 10 x64
Drivers: Atualizados.
Versão BIOS: Não tenho certeza, entretanto, comprei o pc montado de um site conhecido (não sei se posso citar), acho que eles atualizaram a BIOS por causa do ryzen 2600.

Problema: Pc não liga, mas led da placa mãe acende. Nenhum cooler gira.

O que eu já fiz: desconectei todos periféricos, monitor, etc. e tentei ligar sem placa de vídeo e memórias, mas nada.
Não sei se a ventoinha da fonte deveria ligar ao ligar o pc na “tomada”, mas não está rodando.


 
Última edição:
Não sei se a ventoinha da fonte deveria ligar ao ligar o pc na “tomada”, mas não está rodando.
Desde que recebeu a máquina ela nunca ligou? Já veio 100% montada ou teve que colocar algo depois (tipo placa de video) ?

Ao ligar o PC na tomada nem sempre acontece da ventoinha dar uma girada de leve mas ao apertar o botão de ligar eles deveriam girar sim, isso pode indicar algum problema mais grave tipo fonte com defeito ou então algo mais simples tipo um conector do botão de 'power' do gabinete que se soltou durante o transporte.

Talvez a melhor coisa a se fazer seja acionar a loja e ver que tipo de suporte remoto inicial eles prestam, até para não perder a garantia dos equipamentos.
 
CDC23324-AFD7-4-DFA-9589-E0340-A1078-C7.jpg
Agora vi a foto acima, vou destacar a parte relevante abaixo:

1597776046630.png


Dá uma conferida nestes conectores, em especial nos fios verde/branco (led) e amarelo/branco (botão de ligar).

Pode ser o ângulo da imagem mas parece que eles estão meio afastados e consequentemente podem estar com mal contato, causando este comportamento.
 
Desde que recebeu a máquina ela nunca ligou? Já veio 100% montada ou teve que colocar algo depois (tipo placa de video) ?

Ao ligar o PC na tomada nem sempre acontece da ventoinha dar uma girada de leve mas ao apertar o botão de ligar eles deveriam girar sim, isso pode indicar algum problema mais grave tipo fonte com defeito ou então algo mais simples tipo um conector do botão de 'power' do gabinete que se soltou durante o transporte.

Talvez a melhor coisa a se fazer seja acionar a loja e ver que tipo de suporte remoto inicial eles prestam, até para não perder a garantia dos equipamentos.

Desculpe, talvez meu texto esteja confuso nesta parte. Comprei ele montado na loja on-line e já tem 2 anos de uso.
Somente mexi nele duas vezes: quando recebi, para instalar os SSDs e há 1-2 semanas pra instalar as memórias que comprei.

O Pc funcionava até ontem, desliguei ele corretamente. Hoje ele simplesmente não liga, apenas o led da placa mãe e mais nada.
Nenhuma das ventoinhas se mexem ao ligar na tomada e ao apertar o power.
 
Nenhuma das ventoinhas se mexem ao ligar na tomada e ao apertar o power.
Ah certo, entendi.

Bem, alguma das ventoinhas deveria girar (fonte, cpu, vga, etc.) então neste caso a hipótese é de problema na fonte pois o led da placa mãe ligar não é indicativo de que ela esteja ok.

Se quiser fazer um teste você pode desconectar os fios amarelo/branco mencionados no post acima e usar uma chave de fenda para fazer um 'curto' nos pinos da placa mãe e ver se o PC liga.

Pode fazer sem medo pois não há risco de queima, assim você elimina eventual possibilidade de ser algum problema físico/mais simples no botão de ligar do gabinete.

Não tendo êxito no teste o mais sensato seria arrumar uma fonte diferente para testar.
 
Agora vi a foto acima, vou destacar a parte relevante abaixo:

Ver anexo 133554

Dá uma conferida nestes conectores, em especial nos fios verde/branco (led) e amarelo/branco (botão de ligar).

Pode ser o ângulo da imagem mas parece que eles estão meio afastados e consequentemente podem estar com mal contato, causando este comportamento.

Realmente não estavam bem encaixados, mas corrigi. Entretanto, continua não ligando.

Lembrei de um detalhe que pode ser útil: O mouse as vezes ligava enquanto o PC estava desligado. Então acabei de tentar conectar o mouse e fiquei apertando os botões pra ver se ligava, mas não ligou. Fiz o mesmo com o teclado, mas também não funcionou.
 
Lembrei de um detalhe que pode ser útil: O mouse as vezes ligava enquanto o PC estava desligado. Então acabei de tentar conectar o mouse e fiquei apertando os botões pra ver se ligava, mas não ligou. Fiz o mesmo com o teclado, mas também não funcionou.
Eu já tive um hardware que tinha comportamento similar com mouse/teclado mesmo desligado e eu descartaria a relevância disso mas de repente pode ter a ver com hibernação.

Outra coisa que já me ajudou em situações aleatórias no passado foi remover o cabo da fonte e apertar algumas vezes o botão de power para 'desenergizar' o sistema, mas é apenas paliativo.

Chegou a fazer um Clear CMOS e/ou tirar a bateria da placa mãe? isso vai limpar as configurações dela....

Ia usar sua foto para indicar o local mas ele acabou ficando encoberto pela fonte, abaixo prints do manual para você se localizar por aí:

1597777410267.png

(item 14)

1597777283062.png


A bateria fica bem acima da placa de vídeo mas fazendo o procedimento acima -em tese- tem o mesmo efeito.
 
Ah certo, entendi.

Bem, alguma das ventoinhas deveria girar (fonte, cpu, vga, etc.) então neste caso a hipótese é de problema na fonte pois o led da placa mãe ligar não é indicativo de que ela esteja ok.

Se quiser fazer um teste você pode desconectar os fios amarelo/branco mencionados no post acima e usar uma chave de fenda para fazer um 'curto' nos pinos da placa mãe e ver se o PC liga.

Pode fazer sem medo pois não há risco de queima, assim você elimina eventual possibilidade de ser algum problema físico/mais simples no botão de ligar do gabinete.

Não tendo êxito no teste o mais sensato seria arrumar uma fonte diferente para testar.

Desconectei o amarelo/branco e tentei encostar a chave de fenda mas não ligou o pc. 😥

Vou ver se levo em alguma loja técnica para eles testarem lá, pq não tenho outra fonte.

A CX550 tem garantia de 5 anos né? Pelo menos é o que diz aqui: https://help.corsair.com/hc/pt-br/a...orsair#h_5ebb3b60-7325-47af-a718-a7f7ca924a10

Muito obrigado pela sua atenção e ajuda!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu já tive um hardware que tinha comportamento similar com mouse/teclado mesmo desligado e eu descartaria a relevância disso mas de repente pode ter a ver com hibernação.

Outra coisa que já me ajudou em situações aleatórias no passado foi remover o cabo da fonte e apertar algumas vezes o botão de power para 'desenergizar' o sistema, mas é apenas paliativo.

Chegou a fazer um Clear CMOS e/ou tirar a bateria da placa mãe? isso vai limpar as configurações dela....

Ia usar sua foto para indicar o local mas ele acabou ficando encoberto pela fonte, abaixo prints do manual para você se localizar por aí:

Ver anexo 133557
(item 14)

Ver anexo 133556

A bateria fica bem acima da placa de vídeo mas fazendo o procedimento acima -em tese- tem o mesmo efeito.

Tentei desligar e ficar apertando o power para “desenergizar”, mas não adiantou.

Acabei de remover a bateria, esperei alguns minutos e inseri novamente mas também não adiantou.

Obrigado pelas tentativas.
 
Última edição:
Bom, eu decidi tentar o Clear CMOS novamente e funcionou!

Eu não tenho certeza se esse é o procedimento certo, mas fiz assim:
1. Desliguei a energia do pc, desligando a fonte e removendo o cabo de energia;
2. Removi a bateria da BIOS e esperei alguns segundos;
3. Encostei uma chave de fenda nos dois pinos do CLRTC (item 14 como mencionado pelo @neo666) durante 15 segundos.
4. Liguei energia do PC e o botão power, então ligou com a BIOS resetada.

Novamente, muito obrigado pela ajuda @neo666 !
 
Bom, acordei e fui tentar ligar o pc hoje e não ligou de novo. Tentei o Clear CMOS e não funcionou.

Ontem, após conseguir ligar e fazer uns backups para poder trabalhar caso ele não funcionasse hoje, eu até desliguei para colocar o pc no lugar certo e ligou de novo sem problema. Também utilizei o Pc durante várias horas para trabalhar, joguei cs:go, até reiniciei ele e tudo mais. Não tive nenhum travamento ou não qualquer problema.

Já não sei mais o que testar e também já estou em dúvida se é a fonte, pq ligou ontem.

Estou ficando louco rs

Vou ter que levar em uma loja técnica... mas por acaso isso indica que seja alguma peça específica? Tipo mobo.

—— Editado #1 ——
Já levei numa loja e eles vão me retornar até sexta, aí volto aqui com o resultado para “ajudar” caso alguém tenha o mesmo problema.

—— Editado #2 ——
Eles testaram o PC e ele funcionou... O que? Sim, eu também não entendi.
Trouxe o PC de volta e ele funcionou normalmente sem mexer em nada. Embora o pc tenha funcionado com o cabo de força antigo, eu decidi comprar um novo.
Enfim, já estou utilizando o pc há alguns dias e tudo está OK, então não sei exatamente o que aconteceu. Talvez mal contato em alguma coisa?
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo