• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

PC novo com quedas de uso na RX460

Befurworting

The wall was too high...
Registrado
Specs:

i3 6100 3.7ghz
PowerColor RX460 versão de 4GB VRAM
2x8gb Kingston DDR4 2133mhz
Asus H110M-C/BR
PSU Corsair CX600
HDD Seagate 3,5 1TB
W10 Home SL
MSI Afterburner p/ monitorar ou HWMonitor + RTSS 6.5.2

Então pessoal, montei esse budget pc no mês passado e venho tendo problemas de gpu usage com a RX460. Quando ao jogar Battlefield 1 ou GTA V o uso da GPU cai para 70%~ no meio da muvuca, seja numa bandeira do BF ou no meio da cidade do GTA. Isso independe do gráfico que eu colocar em ambos os jogos, obviamente quando mais alto mais forçará a GPU, só que a intenção é mais FPS do que qualidade gráfica. Quando esse uso cai para 70% os FPS caem bastante, indo para em torno de 55~. No GTA os frames caem para 45~. Já fiz essa mesma postagem em outros fóruns como CdH, Tom's Hardware, /r/techsupport, Linustechtips e até no site da AMD. Somente no site da AMD que me responderam dizendo algo do tipo "Você não sabe olhar os requerimentos mínimos?" mesmo mostrando um vídeo que outro usuário com um i5 simulado (simulado pois ele desativa o HT do seu i7 4790) tem as mesmas quedas.
A minha intenção no BF1 era manter os frames acima de 60 em 1080p com resolution scale em 80% (1600x900) ou 90% (1728x972) jogando com os gráficos no Low e com TAA. Já no GTA V é seria fácil manter em torno de 55+ mesmo com vários gráficos no High em 1080p se não fossem as quedas de uso.
Em termos de comparação o vídeo do BF1 com um i5 simulado é esse:



Já o GTA V simulando um i3 é esse:



Percebe-se em ambos os vídeos que o uso da GPU cai drasticamente em 900p mesmo fazendo uso no caso do GTA de configurações gráficas que puxariam mais da GPU. No Battlefield a mesma coisa, vários settings no High/Medium e o uso ainda cai para 75%+. Essa queda é maior se jogar por exemplo com tudo no Low e TAA. Ainda não faço ideia do que possa ser. Vou listar as coisas que até agora tentei:

Relacionados à placa-mãe:

- Atualizei a BIOS duas vezes, com a versão 2001 e semana passada com a versão 3019;
- Desabilitei HT e nada mudou, habilitei novamente;
- Desabilitei o Speedstep;
- Coloquei a GPU como vídeo primário; mudei de auto para Gen3 dentro da BIOS;

Relacionado ao sistema:

- Já usei o W7 Home, W8.1 Pro e W10 Home versões de janeiro e a Anniversary;
- Desabilitei as opções gráficas como o Peek dentro das configs. do sistema;
- Desabilitei a Memória Virtual, nada mudou;
- Coloquei como High Performance nas Opções de Energia;
- Dei unpark nos cores;
- Desinstalei todos os programas que vem com o W10, desabilitei o Windows Defender e Windows Update;
- Desabilitei o XBOX DVR e o Cortana;
- Fonte está ligada diretamente na tomada.

Drivers que tentei:

- Crimsons 16.7.3, 16.10.3, 16.11.4, 16.12.2 e agora estou usando o 17.1.1;
- As configs. do Wattman estão todas em Manual e com o limite de energia em +50;
- Já mudei a velocidade do fan para 80~90% para ver se o uso aumenta e continuou o mesmo.

Relacionados aos jogos:

- Em ambos os jogos os overlays estão desabilitados;
- No BF1 se eu usar DX12 ao invés do 11 o uso da GPU fica normalizado, sempre em torno de 90-99% mesmo em 1360x768 e com frames mais altos, porém a instabilidade do DX12 no BF é tanta que não tem como, é muito travado, mesmo estando 100FPS não transmite um jogo liso;

Os programas instalados:

- Steam;
- Origin;
- BF1;
- Agora estou sem o GTA aqui, mas estou com o CS GO;
- Teamspeak.

Postei na área de GPU por crer que seja relacionado sim à GPU, visto que no CdH um usuário com uma RX470 e um i5 6500 postou quedas parecidas em meio a muvuca quando jogando, porém esse usuário não especificou os jogos. Outro fator é a 750ti não ter essas quedas, o que reforça ainda mais ser a GPU.



Alguma ideia?
 
MSI Afterburner p/ monitorar ou HWMonitor + RTSS 6.5.2
Que eu saiba, tem alguns ajustes no MSI AB que, dependendo do caso, precisam ser mudados na seção AMD compatible properties. Tem que testar para verificar se tem algum efeito no seu conjunto:

"erase autosaved startup settings"
Desmarque se quiser que o WattMan mantenha o overclock reiniciando o micro.

"unified GPU usage monitoring"
Marque se o uso da GPU ficar flutuando.

Teve muito relato de bug de driver e placa com defeito por causa desses ajustes. O uso do GPU flutuando fez alguns pensarem em fazer RMA. Na realidade a RX está funcionando normal (uso 100%), porém parece existir um conflito entre o MSI AB e placa AMD. Isso faz o GPU usage ficar, por exemplo, pulando 0% 100% 0% 100% 0% 100%.

Sobre o BF1 o jogo tem vários bugs, veja lá alguns tópicos:
https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/42847/high-cpu-usage-low-fps-potential-fix
https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/68815/low-gpu-usage
https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/67272/low-gpu-usage
https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/48171/gpu-usage-is-low
https://forums.battlefield.com/en-us/discussion/56123/low-gpu-usage-any-fix

GTA5 é um jogo que demanda muito do processador dependendo do trecho do jogo.
 
Que eu saiba, tem alguns ajustes no MSI AB que, dependendo do caso, precisam ser mudados na seção AMD compatible properties. Tem que testar para verificar se tem algum efeito no seu conjunto:

"erase autosaved startup settings"
Desmarque se quiser que o WattMan mantenha o overclock reiniciando o micro.

"unified GPU usage monitoring"
Marque se o uso da GPU ficar flutuando.

Teve muito relato de bug de driver e placa com defeito por causa desses ajustes. O uso do GPU flutuando fez alguns pensarem em fazer RMA. Na realidade a RX está funcionando normal (uso 100%), porém parece existir um conflito entre o MSI AB e placa AMD. Isso faz o GPU usage ficar, por exemplo, pulando 0% 100% 0% 100% 0% 100%.

Ah, esqueci de mencionar que essa opção de unifed GPU usage eu habilitei.

BF1 realmente é uma incógnita. Muita gente com i7 6700k tendo quedas de GPU usage como se existisse um gargalo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo