• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] PC novo voando com jogos, mas travando com tarefas banais. O que pode ser?

Eldon_Oliveira

Member
Registrado
Queridos, tudo bem?
Vim recorrer à vocês depois de muitas tentativas. Seguinte:
Recentemente eu montei um PC com todas as peças novas, exceto, placa de vídeo (Rtx2060) e um SSD secundário. O windows está em um SSD NVMe, também novo. Ele funciona bem em jogos. Red Dead Redemption e Cyberpunk 2077 rodando sem problemas, por várias horas. Mas ele tem travado feio em algumas tarefas bem simples e banais, como abrir abas no navegador, criar novas pastas no windows explorer. São travamentos bem aleatórios. Não identifiquei nenhum padrão. As vezes eu consigo abrir o gerenciador de tarefas, mas as vezes nem o mouse se move. Na maior parte dos casos, só me resta resetar o PC direto no botão.

Nesse tempo, já fiz o seguinte:

1-Atualizei todos os drivers;
2-Ajustei todas modalidades de consumo de energia para "performance";
3-Removi, limpei e coloquei de volta as memórias RAM;
4-Ajustei a frequência das memórias de acordo com o indicado pela AMD na página do processador (AMD indica no máximo 3200 - Baixei as minhas de 3600 pra 3200);
5-Fiz teste de temperatura estressando o SSD com o Crystal Disk. Ficou na temperatura normal;
6-Fiz teste de temperatura estressando o CPU. Ficou na temperatura esperada;
7-Fiz teste de temperatura estressando a GPU. Ficou também normal;
8-Restaurei o windows. Depois fiz todas as atualizações disponíveis, exceto a do 10 para o 11;
9-Mandei benzer.

Nada resolveu até então.​
Alguns pontos que eu observei e que me levam a crer que pode ter algo de errado com a plca de vídeo:
  • Nesses travamentos, quando consigo abrir o gerenciador de tarefas, a GPU acusa estar em 100%, mas não consigo achar nenhum software usando ela em excesso. Ela fica em 100% sem motivo aparente;
  • A Placa de vídeo dá algumas piscadas ao longo do dia. Aparece na tela fica preta, aparece o sinal de HDMI ligado e volta ao normal. As vezes tem o "bip" as vezes não.
Esse processador não tem placa on-board. Então nem consigo fazer testes sem a placa de vídeo instalada.
Specs:

Cooler: Water Cooler Alseye M240 Plus
Memória RAM: Adata XPG Spectrix D50, RGB, 16GB DDR4, 3600MHz. (Dois pentes iguais nos slots 2 e 4, frequência ajustada para 3200 conforme indicado na página do processador logo acima)​
Fonte: Fonte Corsair CV 750, 750W, 80 Plus Bronze
Discos: Disco com Windows -SSD Adata Legend 960 Max, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7400 MB/s, Gravacao 6800 MB/s | SSD KINGSTON SA400S37960G
VGA: Gforce RTX 2060 (Galax) - Driver com a data: 2023-10-26​

Overclock CPU/RAM: Não fiz​
Overclock VGA: Fiz com One click Overclock da galax.​
Onde o PC está ligado: filtro de linha​
Rede elétrica aterrada: não​
Sistema operacional: Windows 10 Pro - 22H2 - Instalado em 15/‎12/‎2023​
Drivers: Baixados do site dos fabricantes​
Versão BIOS: 3205
Bom, é esse meu drama. Eu agredeceria imensamente a quem puder me ajudar, porque eu já esgotei todas os meus palpites e tentativas. Esse é o meu primeiro tópico aqui, então peço desculpas de antemão, caso tenha feito algo errado. Me avisem que eu corrigo. Obrigado!

 
8-Restaurei o windows. Depois fiz todas as atualizações disponíveis, exceto a do 10 para o 11;
Explica melhor isso.... Você reutilizou alguma instalação antiga? Seu Windows é original?

Overclock VGA: Fiz com One click Overclock da galax.
Desfazer temporariamente, se possível até desinstalando o software.

Versão BIOS: 3205
Eu começaria atualizando para a mais recente disponível, idem para os drivers de chipset e vídeo.
 
Explica melhor isso.... Você reutilizou alguma instalação antiga? Seu Windows é original?


Eu começaria atualizando para a mais recente disponível, idem para os drivers de chipset e vídeo.
Olá. O windows é original. Quando me referi a restaurar, fiz o procedimento que o próprio windows oferece, de restaurar o pc (formatar). As atualizações, que me referi são as do windows update mesmo. Estão todas em dia. Só não fiz ainda a mudança do windows 10 para o 11, porque quero permanecer com o 10 mesmo.

Drivers de chipset e vídeo estão em dia. Só a BIOS que eu não atualizei ainda, mas tá dentro do parâmetro indicado para o meu processador.



Vai ser meu próximo passo, então.
 
Normalmente esses engasgos ai no mouse são de disco.
Eu apostaria nesse NVMe ai.

Tente fazer um benchmark com o CrystalDiskMark e veja o desempenho desse NVMe e a temperatura...
Veja também se durante o benchmark o mouse fica travando.

PS: Eu sei que você já testou isso, mas quanto tempo durou esse teste?
Não sei se esse NVMe tem memória, mas talvez os engasgos sejam justamente quando ele está em processo de "trim".
PS2: Você pode inverter os NVMe e testar com outro Windows... já mata de vez o problema de ser o NVMe.

[]'s
 
Consegui filmar um exemplo desse travamento:


Depois disso aí, foi ficando pior e eu precisei reiniciar com o botão, novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Normalmente esses engasgos ai no mouse são de disco.
Eu apostaria nesse NVMe ai.

Tente fazer um benchmark com o CrystalDiskMark e veja o desempenho desse NVMe e a temperatura...
Veja também se durante o benchmark o mouse fica travando.

PS: Eu sei que você já testou isso, mas quanto tempo durou esse teste?
Não sei se esse NVMe tem memória, mas talvez os engasgos sejam justamente quando ele está em processo de "trim".
PS2: Você pode inverter os NVMe e testar com outro Windows... já mata de vez o problema de ser o NVMe.

[]'s
Obrigado pelo retorno.
Fiz o teste novamente. Ele levou cerca de 5 minutos. A temperatura ficou entre 38° e 39°.

No momento eu uso um NVMe e um SSD daqueles SATA. Vou tentar outras saídas, mas se não resolver, vou fazer essa mudança. Colocar o windows no SSD e ver se resolve. Se resolver, o problema é no NVMe mesmo.


FicO2ro.png
 
Última edição:
Pelo vídeo, parece que é coisa de software/driver. Se fosse hardware, seria mais provável tela azul ou desligar.

Vc tem o Corsair ICUE, Asus sei lá o que, MSI etc, Gigabyte App, GALAX app ou outra desgraça assim instalada?
 
Parece windows corrompido ou com malware. Formate e volte a viver.
 
Parece windows corrompido ou com malware. Formate e volte a viver.
Não é. A primeira coisa que fiz foi formatar. Voltou igual
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo vídeo, parece que é coisa de software/driver. Se fosse hardware, seria mais provável tela azul ou desligar.

Vc tem o Corsair ICUE, Asus sei lá o que, MSI etc, Gigabyte App, GALAX app ou outra desgraça assim instalada?
Tenho o Galax xtreme turner, que usei pra definir as cores do led e curva da fan na placa de vídeo, mas ele não fica rodando em segundo plano. Ele tem a opção de deixar as alterações na memória do hardware pra não precisar abrir mais o programa. Todos os outros eu não uso. ;/
 
Eu sugiro tentar desativar o modo Low Current IDLE ou o C States nas configurações da BIOS de sua placa mãe.
 
Consegui filmar um exemplo desse travamento:


Depois disso aí, foi ficando pior e eu precisei reiniciar com o botão, novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Obrigado pelo retorno.
Fiz o teste novamente. Ele levou cerca de 5 minutos. A temperatura ficou entre 38° e 39°.

No momento eu uso um NVMe e um SSD daqueles SATA. Vou tentar outras saídas, mas se não resolver, vou fazer essa mudança. Colocar o windows no SSD e ver se resolve. Se resolver, o problema é no NVMe mesmo.


FicO2ro.png

Ah, o mouse não chega a travar...

Você tem algum volume de rede montado ou algo do gênero? Pois parece uma operação de rede que está aguardando timeout...

Da próxima vez que acontecer, tenta retirar o cabo de rede, veja se "volta ao normal" mais rápido...

[]'s
 
As memorias não precisam ficar em 3200... Ativa o XMP na BIOS
Deixa rodar em 3600

Baixa o software TOOLBOX ADATA , roda ele pra ver se tem algum problema e se tem firmware pra atualizar

 
Ah, o mouse não chega a travar...

Você tem algum volume de rede montado ou algo do gênero? Pois parece uma operação de rede que está aguardando timeout...

Da próxima vez que acontecer, tenta retirar o cabo de rede, veja se "volta ao normal" mais rápido...

[]'s
Então. As vezes trava o mouse também. A seta fica 100% congelada. Vou fazer o teste do cabo na próxima. Obrigado pela dica!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As memorias não precisam ficar em 3200... Ativa o XMP na BIOS
Deixa rodar em 3600

Baixa o software TOOLBOX ADATA , roda ele pra ver se tem algum problema e se tem firmware pra atualizar

Opa. Obrigado pela resposta.

Então, baixei o toolbox e tá tudo ok. Firmware atualizado, diagnóstico não deu nada. Temperaturas em ordem.
Sobre a frequência, elas estavam em 3600. Eu baixei já como uma tentativa de resolver o problema, que poderia tá sendo ocasionado pelo XMP. Mas não mudou nada
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sugiro tentar desativar o modo Low Current IDLE ou o C States nas configurações da BIOS de sua placa mãe.
Boa. Vou fazer esse teste. Mas nesse tempo, a CPU nunca ficou em 100%. Será que faz sentido deixar elas sempre com a frequência alta?
 
Última edição:
Sobre a frequência, elas estavam em 3600. Eu baixei já como uma tentativa de resolver o problema, que poderia tá sendo ocasionado pelo XMP. Mas não mudou nada
Deixando as memórias em stock também ocorre ? Sem carregar XMP, ou setar 3200Mhz, etc., salvo engano o clock padrão ficará 2133 ou 2400Mhz.

Faça um teste delas também, no próprio windows há um utilitário.

1703863855415.png


Em último caso teste os pentes individualmente, pelo vídeo ali em cima tenho a impressão de que seja algo relacionado a elas.

Adicionalmente, como a placa de vídeo é mais antiga, veja se a Bios dela está atualizada também: https://www.galax.com/pt/galax-2060-1660ti/bios.html/
 
Consegui filmar um exemplo desse travamento:


Observando este video com atenção, eu consigo perceber um sintoma de perda de conexão (seja elétrica ou de dados) com o dispositivo de entrada e saída.

Isso pode ocorrer por vários fatores, dentre eles:

1) Mal contato por slot sujo ou oxidação, além de também poder ser cabo defeituoso.
2) Bug no firmware da placa mãe (atualização de BIOS resolve isso)
3) Problemas no circuito elétrico da placa mãe ou do dispositivo de bloco.

Não é um travamento, mas dá pra perceber claramente que não há a devida transferência de dados entre o dispositivo de bloco (nominalmente SSD ou HD no caso) e a memória RAM.

Eu sugiro fazer limpezas e trocar os cabos, pois eu acredito mais na probabilidade de isto ser um problema ocasionado por mal contato.

Também sugiro averiguar se todos os parafusos do gabinete estão bem apertados, pois vibrações transmitidas por HDs e por ventoinhas também pode ocasionar mal contato.
 
Última edição:
Deixando as memórias em stock também ocorre ? Sem carregar XMP, ou setar 3200Mhz, etc., salvo engano o clock padrão ficará 2133 ou 2400Mhz.

Faça um teste delas também, no próprio windows há um utilitário.

Ver anexo 135799

Em último caso teste os pentes individualmente, pelo vídeo ali em cima tenho a impressão de que seja algo relacionado a elas.

Adicionalmente, como a placa de vídeo é mais antiga, veja se a Bios dela está atualizada também: https://www.galax.com/pt/galax-2060-1660ti/bios.html/
Opa. Realizei o teste com a ferramenta do windows e não acusou nada. Logo que eu instalei os componentes eu não mexi nelas, então por alguns dias elas ficaram lá no "auto" da Bio. Depois que começaram os problemas, eu fui tentando mexer nas configurações. Primeiro coloquei elas no máximo que indicavam pela fabricante e depois mudei pro máximo que indicava na página do processador (no site da Asus). Não mudou muita coisa em nenhuma dessas três situações. Por enquanto, vou deixar em 3200.

Atualizei também o firmware da placa de vídeo. Para isso eu não havia me atentado. Obrigado pelo cuidado de já mandar o link certinho!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Observando este video com atenção, eu consigo perceber um sintoma de perda de conexão (seja elétrica ou de dados) com o dispositivo de entrada e saída.

Isso pode ocorrer por vários fatores, dentre eles:

1) Mal contato por slot sujo ou oxidação, além de também poder ser cabo defeituoso.
2) Bug no firmware da placa mãe (atualização de BIOS resolve isso)
3) Problemas no circuito elétrico da placa mãe ou do dispositivo de bloco.

Não é um travamento, mas dá pra perceber claramente que não há a devida transferência de dados entre o dispositivo de bloco (nominalmente SSD ou HD no caso) e a memória RAM.

Eu sugiro fazer limpezas e trocar os cabos, pois eu acredito mais na probabilidade de isto ser um problema ocasionado por mal contato.

Também sugiro averiguar se todos os parafusos do gabinete estão bem apertados, pois vibrações transmitidas por HDs e por ventoinhas também pode ocasionar mal contato.
Olha, em relação a slot sujo ou oxidado, eu acho que não é muito provável, porque está assim desde os primeiros usos. A maior parte dos componentes são novos. Atualizei a BIOS agora e vou ficar usando normalmente e ver se acontece novamente. Caso se repita, vou abrir e tentar verificar todos os encaixes novamente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado a todos que estão colaborando. Não pensaria em metade dessas possibilidades. Estou aos poucos testando todas as sugestões.
 
Pô, galera. Tá f*da. Nada resolve a questão.

Já desmontei e montei o PC novamente. Os cabos vão da fonte pra placa, sem extensores. Já limpei as memórias. Já atualizei a Bios, firmware do SSD, todos os drivers estão atualizados. Fiz testes de memória RAM, de vídeo, de processador. Não existe erro em lugar nenhum, mas o problema continua acontecendo. Consigo jogar por horas com ele, mas as tarefas simples do windows travam o pc. Os componentes são todos novos, o windows foi formatado há umas duas semanas. Não consigo mais pensar em outra solução :/
 
Pô, galera. Tá f*da. Nada resolve a questão.

Já desmontei e montei o PC novamente. Os cabos vão da fonte pra placa, sem extensores. Já limpei as memórias. Já atualizei a Bios, firmware do SSD, todos os drivers estão atualizados. Fiz testes de memória RAM, de vídeo, de processador. Não existe erro em lugar nenhum, mas o problema continua acontecendo. Consigo jogar por horas com ele, mas as tarefas simples do windows travam o pc. Os componentes são todos novos, o windows foi formatado há umas duas semanas. Não consigo mais pensar em outra solução :/

Quando estava pesquisando sobre o Curve Optimizer li sobre um sistema que apresentou o comportamento que descreveu, o PC passava horas rodando y-cruncher, prime95, OCCT sem problemas... mas que em tarefas banais como assistir o Youtube ou navegar na internet ele apresentava crashes e travamentos aleatórios. A explicação que deram foi de que o sistema era capaz de entregar a tensão correta/necessária para o processador quando em carga, mas que em idle as tensões baixavam além do mínimo necessário para ele operar a ponto de tornar o sistema instável. Não sei se é o caso, mas testaria mexer na tensão do processador 🤔 Só tome cuidado de não jogar uma tensão exagerada, faça por sua conta e risco 😅

EDIT: Aliás uma coisa que me ocorreu, você chegou a verificar se o sistema apresenta erros WHEA? O código do erro pode dar uma pista sobre qual componente está causando essa instabilidade.
 
Quando estava pesquisando sobre o Curve Optimizer li sobre um sistema que apresentou o comportamento que descreveu, o PC passava horas rodando y-cruncher, prime95, OCCT sem problemas... mas que em tarefas banais como assistir o Youtube ou navegar na internet ele apresentava crashes e travamentos aleatórios. A explicação que deram foi de que o sistema era capaz de entregar a tensão correta/necessária para o processador quando em carga, mas que em idle as tensões baixavam além do mínimo necessário para ele operar a ponto de tornar o sistema instável. Não sei se é o caso, mas testaria mexer na tensão do processador 🤔 Só tome cuidado de não jogar uma tensão exagerada, faça por sua conta e risco 😅

EDIT: Aliás uma coisa que me ocorreu, você chegou a verificar se o sistema apresenta erros WHEA? O código do erro pode dar uma pista sobre qual componente está causando essa instabilidade.
Pô, eu ficaria feliz com uma tela azul nesse momento, pra ter pelo menos uma pista. O lance é que ele trava e não dá nenhuma explicação ou relatório :(. Sobre o que você comentou da tensão em indle, um amigo acima comentou o mesmo. Vou dar uma procurada nessa informação. Muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém percebe algo de errado em idle?
 
Última edição:
Achei algo estranho. Pelo que eu entendi, VID seria o valor que o processador pede para a placa mãe ( "the CPU uses a small set of digital signals, the VID lines, to instruct an on-board power converter of the desired voltage level"). E o VCORE seria o valor que a placa mãe envia ("Vcore is the voltage actually supplied by the motherboard to the processor."). Pela imagem, o valor mínimo exigido pelo meu processador está acima do valor mínimo fornecido pela minha placa mãe. Como os travamentos acontecem em momentos com baixa atividade, faz sentido isso ser a causa do problema?

 
Pessoal. Sigo investigando o que pode está dando errado aqui e percebi que a minha placa de vídeo tá com uma voltagem muito baixa. Valores mínimos e máximos travados em 0.719v. Não faz sentido isso, já que é uma placa que usa um conector de 8 pinos, outro de 6 e ainda o PCI-e. Acho que tá com valores muito baixos tanto de tensão (v) quanto de potência (W). Aumentei a voltagem para 1.010v num programa da Galax (o Xtreme turner) e percebi uma estabilidade um pouco maior. Minha dúvida é: Como eu mantenho isso? Eu não queria ter que abrir esse programa e mudar manualmente toda vez que ligar o pc. E ele não lembra das configurações quando eu reinicio. Existe alguma forma de deixar isso ajustado na BIOS? Só achei voltagem referente a CPU lá, mas não a GPU. Alguém me ajuda com isso?



Eu não quero um overclock nem nada do tipo, sabe? O PC tem uma configuração boa, eu mal uso ele pra jogar. Só queria usar ele normalmente sem ele desmaiar de fraqueza com três abas abertas no navegador.

 
Pessoal. Sigo investigando o que pode está dando errado aqui e percebi que a minha placa de vídeo tá com uma voltagem muito baixa. Valores mínimos e máximos travados em 0.719v. Não faz sentido isso, já que é uma placa que usa um conector de 8 pinos, outro de 6 e ainda o PCI-e. Acho que tá com valores muito baixos tanto de tensão (v) quanto de potência (W). Aumentei a voltagem para 1.010v num programa da Galax (o Xtreme turner) e percebi uma estabilidade um pouco maior. Minha dúvida é: Como eu mantenho isso? Eu não queria ter que abrir esse programa e mudar manualmente toda vez que ligar o pc. E ele não lembra das configurações quando eu reinicio. Existe alguma forma de deixar isso ajustado na BIOS? Só achei voltagem referente a CPU lá, mas não a GPU. Alguém me ajuda com isso?



Eu não quero um overclock nem nada do tipo, sabe? O PC tem uma configuração boa, eu mal uso ele pra jogar. Só queria usar ele normalmente sem ele desmaiar de fraqueza com três abas abertas no navegador.



Opa, amigo, quando mencionei erros WHEA seria checar o visualizador de eventos do Windows 👉 Como acessar o log de eventos do Windows

Outra forma de monitorar seria usando o HWInfo64, a última linha dele mostra se estão ocorrendo erros (ele só contabiliza, pra saber a origem dos erros você precisa usar o visualizador de eventos).

BLQxRpE.png


O problema pode ser o hardware, um driver, enfim, dê uma monitorada pra ver se aparece algum registro
 
A opção do Windows de energia está em performance ou economia de energia? Tem antivírus?

No Windows, em jogos, ele desliga algumas tarefas e os antivírus tb, depois de sair dos jogos religa.

Pq não testar o Windows 11? Aplicativos antigos?
 
Se tem o Win original, muda pro 11, só pra testar. Depois de muitos anos, passei pro 11 há uma semana e estou adorando, é muito melhor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo