PC recém montado não liga

Junior Siilva

Member
Registrado
Fala galera, beleza? Acabei de montar meu primeiro PC seguindo alguns vídeos/tutorias no youtube. Não fiz nada muito diferente do que foi ensinado mas meu PC não liga de maneira nenhuma.

Fiz a instalação das memórias;
Processador + cooler;
Ligação dos cabos (1000x);
Ligação do HD;

Fiz tudo isso acima "corretamente" mas sem resultados.

O que acontece?

Quando aperto no botão de ligar o PC nada acontece, a fonte não liga, a MOBO não faz nada, os fan's não ligam, ou seja, nada funciona.

Sinto que minha fonte é o problema mas não por questão de potência (600w EVGA 80plus), fiz o teste ligando a fonte com clips de papel e a mesma ligou, porem o fan da fonte ficou muito devagar/fraco e os fan's do PC ligados na fonte também não tiveram um bom desempenho.

O problema pode ser a fonte ou algum outro componente costuma causar esse tipo de problema?

As configurações são muito básicas:

Processador Ryzen 3 2200g (cooler stock)
Memória 8gb x2 DDR4 2400mhz Hyperx
HD SSD 240gb
Fonte EVGA 600w
Gabinete Kendomen (5 chassi fans)
Asus Prime b450m-gamming/br

***
O problema foi resolvido. Removi o cooler e notei que o processador havia saído junto como já tinha mencionado. Após isso removi a pasta térmica pré aplicada dos ryzen e apliquei uma que havia comprado.Desentortei os pinos do processador que haviam sido entortados e quando conectei novamente a fonte tudo funcionou corretamente.
 
Última edição:
Pode muito bem ser a fonte mesmo, mas você só vai saber se arrumar uma fonte que você saiba que esta funcionando e testar... agora sobre a anomalia que você reportou sobre a fonte, você esta ligando ela em algum estabilizador ou no-break ?
 
Fala galera, beleza? Acabei de montar meu primeiro PC seguindo alguns vídeos/tutorias no youtube. Não fiz nada muito diferente do que foi ensinado mas meu PC não liga de maneira nenhuma.

Fiz a instalação das memórias;
Processador + cooler;
Ligação dos cabos (1000x);
Ligação do HD;

Fiz tudo isso acima "corretamente" mas sem resultados.

O que acontece?

Quando aperto no botão de ligar o PC nada acontece, a fonte não liga, a MOBO não faz nada, os fan's não ligam, ou seja, nada funciona.

Sinto que minha fonte é o problema mas não por questão de potência (600w EVGA 80plus), fiz o teste ligando a fonte com clips de papel e a mesma ligou, porem o fan da fonte ficou muito devagar/fraco e os fan's do PC ligados na fonte também não tiveram um bom desempenho.

O problema pode ser a fonte ou algum outro componente costuma causar esse tipo de problema?

As configurações são muito básicas:

Processador Ryzen 3 2200g (cooler stock)
Memória 8gb x2 DDR4 2400mhz Hyperx
HD SSD 240gb
Fonte EVGA 600w
Gabinete Kendomen (5 chassi fans)
Asus Prime b450m-gamming/br
Sua placa-mãe está com a BIOS atualizada? Se não estiver você irá precisar de um processador compatível (1ª geração Ryzen) e uma placa de vídeo uma vez que os Ryzen anteriores não tem vídeo integrado para o boot, então atualizar a BIOS para ter o suporte para o Ryzen 3 2200G e só então instalar seu processador.
 
Sua placa-mãe está com a BIOS atualizada? Se não estiver você irá precisar de um processador compatível (1ª geração Ryzen) e uma placa de vídeo uma vez que os Ryzen anteriores não tem vídeo integrado para o boot, então atualizar a BIOS para ter o suporte para o Ryzen 3 2200G e só então instalar seu processador.
A placa é atualizada sim.
 
Pode muito bem ser a fonte mesmo, mas você só vai saber se arrumar uma fonte que você saiba que esta funcionando e testar... agora sobre a anomalia que você reportou sobre a fonte, você esta ligando ela em algum estabilizador ou no-break ?
Estou ligando em um filtro de linha da Clamper. Tentei desmontar e montar novamente o PC e reparei que quando removi o fan do processador o processador veio junto mesmo estando travado na placa mãe. Isso é normal? Uso a mesma pasta térmica que já vem padrão nos nos ryzen. Esse pode ser o problema?
 
Não é normal, você usou muita força para retirar o processador ? Pois se usou pode até ter danificado, da uma olhada se não quebrou algum pino. Pode ter saído fácil também porque não ficou encaixado direito, verificou se tava alinhado corretamente conforme manual da placa-mãe ? Fica tranquilo que já vi pessoal que aconteceu o mesmo e não danificou... mas de qualquer forma, mesmo se colocado errado era para ter dado sinal de vida o PC, a menos que os ryzen realmente não liguem, não posso atestar pois ainda não montei um sistema com ryzen, mas sistemas intel e antigos da amd, mesmo se o problema fosse no processador, o pc dava sinal de vida, mas no seu caso pelo que você mencionou, nem ligar ele liga, e quando vc testou ligar a fonte a seco ela aparentemente não esta entregando potencia...
 
Não é normal, você usou muita força para retirar o processador ? Pois se usou pode até ter danificado, da uma olhada se não quebrou algum pino. Pode ter saído fácil também porque não ficou encaixado direito, verificou se tava alinhado corretamente conforme manual da placa-mãe ? Fica tranquilo que já vi pessoal que aconteceu o mesmo e não danificou... mas de qualquer forma, mesmo se colocado errado era para ter dado sinal de vida o PC, a menos que os ryzen realmente não liguem, não posso atestar pois ainda não montei um sistema com ryzen, mas sistemas intel e antigos da amd, mesmo se o problema fosse no processador, o pc dava sinal de vida, mas no seu caso pelo que você mencionou, nem ligar ele liga, e quando vc testou ligar a fonte a seco ela aparentemente não esta entregando potencia...
Não fiz força não, apenas removi as travas do cooler e quando puxei o processador veio junto. Instalei assim como estava dizendo no manual sim. Notei que alguns (2-4) pinos ficaram levemente tortos para o lado. Mas o processador encaixa e trava no socket corretamente. Estou sem saber o que fazer, a única coisa que penso que possa ser culpada e a fonte por "não estar suprindo a necessidade energética" talvez...
 
Pode ser o jumper que liga o botão on/off na placa-mãe que está conectado errado. Esse é um erro muito fácil de ocorrer.
 
Pode ser o jumper que liga o botão on/off na placa-mãe que está conectado errado. Esse é um erro muito fácil de ocorrer.
Ía acabar de escreve isso.

Como é o primeiro PC que monta, seria muita habilidade e atenção em ligar esses Jumper no seus locais correto.

Eu mesmo no começo em montar meu PC, tirava foto de tudo antes, principalmente desses fios do gabinete para serem ligado a mobo, como o botão liga/desliga, reset, USE e áudio, onde no meu tempo esse de áudio e USB os fios eram todos soltos, e hoje em estão todos agrupado em um único conector.

E todas as outras peças só entra no seu devido local de uma maneira, então ligar ele na posição errada é bem difícil, a não ser que você queira por ele a força.

Só é bom rever se o cabo EPS de 12v está no seu local certo, pois alguns podem confundir o cabo de VGa com ele, já que são bem parecidos.

E acredito que não tenha colocado a CPU de cabeça para baixo no soquete, até porque teria que forçar para a trava fechar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo