• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] PC reiniciando aleatoriamente

SladeArrow

Member
Registrado
Olá pessoal, eu gostaria de uma ajuda de vcs, o meu pc esta reiniciando aleatoriamente a alguns dias, eu posso esta jogando ou vendo um video no youtube, não tem um padrão especifico de tempo também, tipo as vezes pode demora uma hora ou 10 min, mas o max ultimamente é de 2 horas.
as configurações do meu pc são:
CPU ryzen 3700x
RAM 2 pentes de 8 da Corsair vengeance 3000mhz
GPU 3080 ( eu tive a sorte de conseguir no lançamento)
placa mãe era uma gigabyte aorus elite, agora é uma tuf b550m
fonte era corsair gs 800w ( oito anos) agora estou usando uma corsair RM 650 modular.
HD: tenho dois ssd de 250gb e um mvme de 500

agora voltando, irei falar o que eu ja fiz aqui, primeiramente eu limpei as memorias, e continuou depois eu formatei o pc e continuou, ai eu troquei os pentes, pois eu tenho dois pentes de 4 gb que eu não uso, e continuou, ai eu lendo alguns tópicos, eu pensei que era a fonte pois ela tinha mais de 8 anos, ai comprei essa de 650, ( ja que eu não faço over,) e continuou , ai eu achei um topico de um cara que estava tento o mesmo problema, e ele tinha a mesma placa mae que a minha a gigabyte, e ele trocou a placa mae e funcionou para ele , e como eu ja tinha ouvido falar da gigabyte da uns problemas do nada eu pensei achei o problema rs, ai eu comprei a Tuf b550m e como vcs ja sabe continuou.
eu ja também deixei só um ssd e mesmo assim continua, alguém sabe me dizer o que eu posso fazer ? antes que eu jogue esse pc na parade kkkkkk

ah também ja verifiquei as temperaturas e todas estão ok, eu tenho o 3d mark e ja coloquei para fazer o teste de estresse, as temp ficaram normais, o processado variando entre 60 a 50, e placa de video entre 70 a 65.
 
Última edição:
primeira coisa tenta atualiza pra ultima bios no caso essa aqui
kzqgySS.png
 
primeira coisa tenta atualiza pra ultima bios no caso essa aqui
kzqgySS.png
blz irei fazer isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@maur0 eu acabei de fazer, agora vamos ver oq vai ser, só uma coisa vc realmente acha que pode ser a bios ?, digo pq na minha placa da gigabyte b450 a bios dela ja estava na mais atualizada possível e mesmo assim teve o problema, só a da asus que eu não tinha atualizado, agora deixa liga ligado para ver
 
Última edição:
blz irei fazer isso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@maur0 eu acabei de fazer, agora vamos ver oq vai ser, só uma coisa vc realmente acha que pode ser a bios ?, digo pq na minha placa da gigabyte b450 a bios dela ja estava na mais atualizada possível e mesmo assim teve o problema, só a da asus que eu não tinha atualizado, agora deixa liga ligado para ver
é q pelo log da bios aparece no changelog improve system stability ou seja tem correcao de estabilidade vai q isso tava afetando aí
 
Entendi, porém não resolveu não, acabou de acontecer
vish ve as voltagens se estao chegando de acordo no aida64 mostra todas os 5v 3.3v etc ate voltagen da suas memorias as veses um errado ali ja faz pc reiniciar meio assim aleatorio
gCA0jGx.png
 
Verifique no visualizador de eventos do windows qual o erro que acusa
 
Teu SSD é de qualidade?
Tô achando que é software. Roda uma distro linux no pendrive mesmo pra ver se o problema ocorre.
 
Veja em "detalhes", vamos se da alguma pista do que pode ser
GLLFrVr.png
dbzOpBb.png

olha depois que eu atualizei a bios, ele deus duas vezes seguidas isso foi as 11:30 para o meu dia, logo apos que eu atualizado a bios , mas depois disso esta até agora sem acontecer de novo , desde de quando começou não ficava 4 horas em da a reiniciada, se acontecer de novo vou informa vcs.





Teu SSD é de qualidade?
Tô achando que é software. Roda uma distro linux no pendrive mesmo pra ver se o problema ocorre.
sobres os SSD mano eles não são os melhores do mercado isso eu posso dizer, porem pelo menos na epoca que eu pesquisei não vir falarem muito mau deles, mas vou pesquisa um programa para testa eles aqui
 
Última edição:
Você nota os fans acelerando antes do pc desligar?
Eu suspeitaria da fonte. 650w pode entrar em eficiência baixa em cargas maiores e um ou outro processo aleatório podem exigir da sua gpu por uns segundos e gerar um pico de consumo elétrico que acaba por desmontar a proteção da fonte.
Dá uma olhada no HWiNFO64 para uma checagem mais detalhada do consumo da gpu ou dá uma olhada no overlay da própria nvidia pra ver se a tua 3080 não dá uns picos de 300W+.
A fonte recomendada pro seu sistema é 750w.
Edit: mais uma coisa, além da potência da fonte ser inferior ao recomendado, como que a tua placa tá conectada? Tá usando dois cabos PCI-E separados ou um único cabo que se divide em dois? O recomendado pelas fabricantes de fontes é usar dois cabos separados, inclusve algumas marcas não cobrem garantia em caso de gpus high-end que são conectadas a fonte por um único cabo.
 
Opa Slade. Já aconteceu comigo esses problemas a um tempo atrás, quando montei meu rig de mineração. Fiz diversas perguntas no fórum e indicaram comprar varias peças que não resolveu meu problema, tive que levar em uma assistência.
e por curiosidade o que o técnico falou ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você nota os fans acelerando antes do pc desligar?
Eu suspeitaria da fonte. 650w pode entrar em eficiência baixa em cargas maiores e um ou outro processo aleatório podem exigir da sua gpu por uns segundos e gerar um pico de consumo elétrico que acaba por desmontar a proteção da fonte.
Dá uma olhada no HWiNFO64 para uma checagem mais detalhada do consumo da gpu ou dá uma olhada no overlay da própria nvidia pra ver se a tua 3080 não dá uns picos de 300W+.
A fonte recomendada pro seu sistema é 750w.
Edit: mais uma coisa, além da potência da fonte ser inferior ao recomendado, como que a tua placa tá conectada? Tá usando dois cabos PCI-E separados ou um único cabo que se divide em dois? O recomendado pelas fabricantes de fontes é usar dois cabos separados, inclusve algumas marcas não cobrem garantia em caso de gpus high-end que são conectadas a fonte por um único cabo.
os fans não aumentam a velocidade.
eu não acho que seja a fonte pq eu estava usando uma de 800W, eu troquei para essa de 650 pq pensei que era a fonte, e eu ate fiz um teste de estresse com essa fonte por meia hora e não chegou a desligar durante, as reiniciadas não tem um padrão. pelo menos não que eu tenha percebido,
sobre os cabos, eu uso dois cabos separados,
sobre os picos quando rodei os teste não chegou a passa muito de 300w, mas vou analisa melhor.
 
Última edição:
GLLFrVr.png
dbzOpBb.png

olha depois que eu atualizei a bios, ele deus duas vezes seguidas isso foi as 11:30 para o meu dia, logo apos que eu atualizado a bios , mas depois disso esta até agora sem acontecer de novo , desde de quando começou não ficava 4 horas em da a reiniciada, se acontecer de novo vou informa vcs.
voltou de novo, continua reiniciando
 
já fiz isso, e continuou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


vou fazer isso, como eu não tinha pendrive comprei um hj, assim que chega eu irei fazer o teste,

Já tentou formatar o SO e reinstalar?

É só o seu PC que está desligando?


Se tiver coragem desligue o disjuntor geral no QDC e refaça as conexões elétricas da tomada.

Sua casa tem aterramento?

Está usando estabilizador?

Testa desconectar a GPU do PC e rodar um teste de estabilidade pesado no CPU.

Ja resetou a bios?

Se nada disso der certo, retire um pente de memória, retire todos os dispositivos de armazenamento (mantenha somente o que está instalado o SO) e inicie o PC em modo de segurança.

Retire o processador e refaça o procedimento de instalação. (Fazer somente em último caso)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo