PC reiniciando nos jogos

vgs2

New Member
Registrado
Boa noite amigos. Meu computador, após algumas mudanças de hardware, vem apresentando um problema: ele reinicia após alguns segundos de jogo.

SPEC ATUAL (que trava):

CPU I5 3570K
GPU GTX 660 TI
MOBO P8Z77 V LX2
MEM 8GB 1600MHz CORSAIR VENGEANCE
HD WESTERN DIGITAL 500GB 6GB/S
FONTE THERMALTAKE TR2-600W

SPEC ANTERIOR (que não travava)

CPU I5 3570K
GPU GTX 660 TI
MOBO INTEL DH61CR
MEM 8GB 1333Mhz (não me recordo a marca)
HD (marca '?') 500GB 3GB/S
FONTE THERMALTAKE TR2-600W


Já supervisionei as temperaturas, e nada fora do comum, tudo absolutamente sobre controle. A refrigeração é suficiente.
Então comecei a imaginar que poderia ser a fonte. Apesar de não ser de excelente qualidade, ela tem um rendimento >70, logo, creio que a potencia seja o suficiente para suprir meu hardware. E além do mais, antes de mudar o HD a MOBO e a memória, funcionava tudo de boa. Será que o um HD mais potente, ou um desses componentes que eu troquei possa ter uma demanda tão maior do que o passado?
Algo curioso é que pelo menos duas vezes, a fan da CPU parou de rodar, antes de travar (a primeira o gabinete tava fechado, não me liguei a tempo, na segunda, qnd vi, saí fechando tudo e desliguei o pc). Outra vez, desligou antes mesmo da fan parar de rodar.
O que pode estar errado?
:hmm:

(OBS (talvez inúteis): executei o prime95, por alguns minutos, e não houve problema nenhum, uso 100% da cpu e temperatura abaixo de 65 graus)
------------
Fiz uns testes.
Com o jogo Counter Strike: Global Offensive, botei as configurações mínimas e não travou, depois botei em 1920x1080 e não travou, já meio otimista, resolvi ativar tudo, incluindo msaa em 8x. Roda tudo perfeito, sem problemas, tudo lindo, até travar, feito vem ocorrendo.

Ah, e meu driver de vídeo ta atualizado.
 
A fonte é nova? A mesma com certeza dá conta do seu sistema o problema é se ela está funcioando bem ou não. Pelos sintomas descritos eu desconfiaria da fonte mesmo.
 
Fazendo download do driver 314.22, vou instalar e ver no que rola.

A fonte já tem uns 1 ano e meio de uso. Infelizmente ela queimou uma vez, mas ajeitamos ela, e ela teve capacidade de rodar sem maiores problemas esses mesmos processador e placa de vídeo. A diferença foram as memórias, HD e mobo.

Vou testar tudo igual mas com a mobo diferente (ahh! não aguento mais desmontar e montar PC), e ver no que rola.

Vocês sabem dizer se HD e placa mãe podem fazer alguma diferença considerável no consumo de energia? Se não fizer, vou contactar a loja pra trocar ela.
------------
Driver 314.22 testado. Ainda continua reiniciando. Vou botar a placa mãe antiga e ver no que dá. Mais tarde posto o resultado. E obrigado pela colaboração de todos!
 
A HD e placa mão consomem muito pouco perto de sua fonte, por volta de 20W.
Quem consome energia consideravel é a VGA e processador.

Pra testar a HD é fácil, usa o HD tunes.
A sua mobo está estranha, ela não pode em hipotese alguma parar o cooler da cpu. Só em hibernação.
 
Velho, botei uma GTS 450 no lugar da 660 ti, deixei tudo topado no CS GO, e ele rodou de boa total! Joguei por volta de uns 15 minutos, creio eu (antigamente só aguentava 10s no max, com o jogo realmente rolando, logo atestei que tava tudo ok).

Porra, tenho uma iceage 500w aqui, to caçando a desgraça do apaptador 6p -> 2x 4, já que a iceage só tem um conector 6p e a 660 requer 2, para poder testar com ela.

Bem, de qualquer forma, as suspeitas aumentam cada vez mais para a fonte, já que a placa rodava tranquilamente, antes.

Se não conseguir achar o adaptador, amanhã eu tento comprar um. Assim sendo, creio que amanhã posto mais resultados, e espero que a solução tb.
 
Velho, botei uma GTS 450 no lugar da 660 ti, deixei tudo topado no CS GO, e ele rodou de boa total! Joguei por volta de uns 15 minutos, creio eu (antigamente só aguentava 10s no max, com o jogo realmente rolando, logo atestei que tava tudo ok).

Porra, tenho uma iceage 500w aqui, to caçando a desgraça do apaptador 6p -> 2x 4, já que a iceage só tem um conector 6p e a 660 requer 2, para poder testar com ela.

Bem, de qualquer forma, as suspeitas aumentam cada vez mais para a fonte, já que a placa rodava tranquilamente, antes.

Se não conseguir achar o adaptador, amanhã eu tento comprar um. Assim sendo, creio que amanhã posto mais resultados, e espero que a solução tb.
Cara cuidado com essa fonte.

Sua GTX660 Ti vale 10x mais que a fonte não compensa arriscar.
Se tiver dúvidas digita no google IceAge explodiu.
 
Primeiramente, gostaria de agradecer ao amigo Fabiosom, pela ajuda e acompanhamento neste tópico, valeu mesmo cara!

Meu problema foi resolvido. Como indicado em alguns testes que fiz, o vilão realmente era a fonte.
Deixei tudo exatamente como antes, com apenas uma exceção, a fonte :
CPU I5 3570K
GPU GTX 660 TI
MOBO P8Z77 V LX2
MEM 8GB 1600MHz CORSAIR VENGEANCE
HD WESTERN DIGITAL 500GB 6GB/S
FONTE 3R SYSTEM ICEAGE IA500HP80 500W

E tudo ocorreu perfeitamente.

Quanto ao problema da iCEAGE, é realmente pertinente... Porém já utilizo ela a pelo menos um ano (em um outro pc, com uma gts 450) e nada de dar errado. E onde eu moro a energia não é nada estável. Ela já deve ter aguentado pelo menos umas 10 balançadas na energia e ainda ta dura na queda. Como ela tem aguentado esse tempo todo, vou deixar ela aí por enquanto, e possivelmente vou arranjar uma outra fonte, porém dessa vez, uma fonte de vergonha.

E obrigado novamente, pela ajuda e pela preocupação!

------------
E quem disse que eu sei, como marcar o tópico como respondido, kkk, mais tarde volto e olho com mais calma
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo