[AJUDA] PC só dá vídeo se desligar e liga fonte

VanGrogue

Member
Registrado
Galera, o que tá rolando é o seguinte: montei um PC do zero, peças todas novas, liguei tudo normal, instalei o windows, coloquei pra atualizar , quando pediu pra reiniciar, o PC reiniciou, as ventoinhas todas ligadas normal mas... não deu vídeo. Desliguei segurando o botão power, e quando liguei novamente, ligou mas sem vídeo. Depois de várias tentativas, descobri que o PC só liga dando vídeo novamente se eu tirar a bateria da placa mãe e tirar o cabo de força da tomada, esperar alguns segundos, religar o cabo e ai sim, o PC dá vídeo. Deixei o PC ligado uma madrugada inteira e ele continuou normal, apenas quando reinicia ou desligo e ligo de novo ele não dá vídeo, aí tenho que repetir os passos de retirar da tomada de novo pra poder dar vídeo. Alguém já viu algo parecido? Não acho que seja memoria ram com defeito pois se não ele nem ligaria, parece algo com placa mãe, alguem poderia dar uma luz?
 
Qual o setup inteiro e, principalmente, qual a fonte?

Com qual ISO você instalou o Windows?
 
Fonte EVGA 600W 80 Plus White 100-W1-0600-K
Memória Kingston HyperX FURY 4GB 2666Mhz DDR4 CL15 Black - HX426C15FB/4 (2x)
Processador AMD Ryzen 5 2600X Hexa-Core 3.6GHz (4.2GHz Turbo) 19MB Cache AM4, YD260XBCAFBOX
Placa Mae Asus Prime B450M-GAMING/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450
Placa de Video PowerColor Radeon RX 580 8GB GDDR5 Red Dragon 256-bit, AXRX 580 8GBD5-3DHDV2/OC
Gabinete Pichau Gaming Dragoon LED Branco, Lateral Vidro Temperado, PGD-01WHITE

Baixei a ISO no próprio site da Microsoft e fiz um pendrive bootavel com o Rufus.
 
No gerenciador de dispositivos todos os drivers estão instalados ou tem alguma !

- solda da placa encostando no gabinete
- botão do gabinete com problema
- fonte com problema ou algum cabo da fonte com problema
- placa de vídeo ou memória mal encaixada
 
Se eu entendi bem, o SO desliga, mas as ventoinhas e luzes ficam acesas, indicando que ainda há energia passando pros componentes, confere? Me confirme isso. Se ele desligar as luzes e ventoinhas eu chuto fonte.

Por ser uma fonte nova e de nível razoável pra esse setup não deveria dar esse tipo de problema, apesar das 'White' serem linha de entrada da EVGA, se não me engano...

Também não acredito que seja algum defeito em alguma peça, por se tratarem de peças novas.

A BIOS ta atualizada? Já verificou se todas as peças estão bem encaixadas? Já verificou com apenas um pente de memória de cada vez? Já trocou os slots das memórias?
 
Se eu entendi bem, o SO desliga, mas as ventoinhas e luzes ficam acesas, indicando que ainda há energia passando pros componentes, confere? Me confirme isso. Se ele desligar as luzes e ventoinhas eu chuto fonte.

Por ser uma fonte nova e de nível razoável pra esse setup não deveria dar esse tipo de problema, apesar das 'White' serem linha de entrada da EVGA, se não me engano...

Também não acredito que seja algum defeito em alguma peça, por se tratarem de peças novas.

A BIOS ta atualizada? Já verificou se todas as peças estão bem encaixadas? Já verificou com apenas um pente de memória de cada vez? Já trocou os slots das memórias?

Há energia passando pois os componentes funcionam, só não aparece vídeo. Não cheguei a atualizar bios, na verdade tenho medo de fazer isso pois após atualização ele vai pedir pra reiniciar e dai não vai dar video depois... Acredito que sim as peças estejam todas encaixadas pois senão nem ligaria pela primeira vez, assim como memória ram também acho difícil ser pelo mesmo fato. Eu realmente estou bem chateado pois é um problema que nunca vi na vida e nem em foruns gringos achei algo parecido com isso.
 
Há energia passando pois os componentes funcionam, só não aparece vídeo. Não cheguei a atualizar bios, na verdade tenho medo de fazer isso pois após atualização ele vai pedir pra reiniciar e dai não vai dar video depois... Acredito que sim as peças estejam todas encaixadas pois senão nem ligaria pela primeira vez, assim como memória ram também acho difícil ser pelo mesmo fato. Eu realmente estou bem chateado pois é um problema que nunca vi na vida e nem em foruns gringos achei algo parecido com isso.

Então a fonte aparentemente tá ok.

O problema de mal contato/mal encaixe é justamente esse: acontece às vezes e às vezes não. Não custa nada passar uma borracha nas memórias/trocar de slot/reapertar os cabos da fonte etc. Entretanto eu não aposto nisso como primeira opção, apesar de ser uma possibilidade, pois pelo seu relato ele sempre liga na primeira vez e após o primeiro reinício/desligamento ele apresenta o problema.

Seria interessante comprar e testar outra bateria na placa mãe. Não deve ser nem 2 reais em uma eletrônica.
 
pois pelo seu relato ele sempre liga na primeira vez e após o primeiro reinício/desligamento ele apresenta o problema.

Só lembrando que depois que acontece o problema, ele SEMPRE liga após eu tirar os cabos de força da tomada como disse antes, se não fizer isso o PC liga mas não dá imagem. Vou reconectar todos os cabos da fonte na placa e vou substituir a bateria e depois posto o resultado...
 
Voltando aqui só pra dizer que a placa mãe realmente estava defeituosa, depois de eu testar a placa de video, fonte, cpu e memoria ram em outro PC consegui constatar isso. Troquei a placa mãe e agora está tudo certo! Obrigado a todos que responderam
 
  • Curtir
Reações: snw

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo