PC travando - processador em uso sendo que nada está aberto

heuders

Well-Known Member
Registrado
Boa tarde Pessoal,

Tenho esse problema a muito tempo e ele acontece aleatóriamente. As vezes acontece quando ligo o computador, as vezes quando estou com o pc a dias ligado, as vezes acontece e eu não estou fazendo NADA na computador.

O pc fica dando umas travadinhas...
As travadas são iguais as que dá quando você utiliza aqueles softwares que stressa o processador.

E talvez seja isso mesmo que está acontecendo.

http://i.imgur.com/2AV5VPJ.jpg

Embora as vezes essas travadas acontecem e o processador não está em uso, ele está em 99% idle, mas msm assim trava.

Eu acho que minha placa mãe veio com defeito de fábrica, ou talvez seja algum problema com o drive da placa de vídeo.
É o que eu imagino pelo menos.
 
pode ser memorias ou mais provável o hd
faça testes com os programas memtest e hdtune
 
Memórias, placa de vídeo, HD ou até mesmo algum dispositivo USB podem travar o sistema.
 
Galera, estou empenhado em descobrir o problema antes de formatar, por que ja formatei e esse erro acontecia mesmo logo depois de ter sido formatado o pc.

Eu rodei um Memtest aki, não achou nenhum erro.
Rodei o HD Tune e tambem não achou nenhum erro.

http://i.imgur.com/f7gKpSX.jpg
http://i.imgur.com/bggeB7l.jpg
http://i.imgur.com/R62b2Vy.jpg

A config do meu PC é a seguinte:

i7-3770K sem overclock
16Gb de RAM Corsair Venceance
Gigabyte GA-Z77X-D3H
GeForce 660Ti EVGA
SSD Corsair m4 256 Gb (onde fica o windows)
HD 3Tb (backup)
Fonte TX750M
Cooler H100 da Corsair (nunca tive problema com temperatura)
Windows 7 Ultimate 64-bit


Meu PC também tem outros problemas, as vezes ele reinicia do nada. Geralmente quando abro jogos. Não acontece com muita frequência, mas acontece.

E aí, qual o próximo teste que devo fazer???
 
Pode ser algum vírus ou malware rodando em segundo plano... tens um bom antivirus?
 
Verifica se o Cooler está pegando em cima do processador e testa esse seu HD em outro PC com o Hard Disk Sentinel.
 
Eu acho difícil ser vírus pra falar a verdade.
Eu sou harduser tem uns 13 anos, não lembro a última vez que peguei vírus.

Além disso, esse problema acontecia mesmo após formatações do meu computador.
Lembro de ter dado esse problema no mesmo dia em que montei o computador da primeira vez. Lembro de ter ficado PUTO por que tinha acabado de comprar o PC e ele n tava rodando 100%.
No passado já formatei meu pc pra tentar corrigir esse problema.


Essas travadas parecem que acontecem com mais frequencia quando estou usando alguma USB 3.0, por isso meu mouse e fone deixo nas USB normais. De qualquer forma, o problema ja aconteceu mesmo quando eu n estava usando nenhuma usb do computador.

Lembro que teve época que tentei arrumar minhas usb's de tudo quanto é forma, tentei vários drivers e etc.. se não me falha a memória, muitos ou todos eles davam erro na instalação.

Será que não pode ser algo com a placa mãe?
------------
E aí pessoal, o que mais pode ser e o que mais eu posso eliminar fazendo testes?

Se for a placa-mãe, posso comprar uma nova, mas gostaria de ter certeza que é isso.
Não quero comprar uma placa mãe nova e continuar com o problema =\
 
Última edição:
E aí pessoal, o que mais pode ser e o que mais eu posso eliminar fazendo testes?

Se for a placa-mãe, posso comprar uma nova, mas gostaria de ter certeza que é isso.
Não quero comprar uma placa mãe nova e continuar com o problema =\

Lembro de uma vez alguém me dizer que pode ser por que tenho muita memória ram, e o resto do computador n consegue acompanhar e aí dá essas travadas.
Será possível isso?
 
Amigo, testou o HD com o Software que foi falado.Posta aí o que foi feito na máquina se não fica dificil de ajudar assim.
 
Amigo, testou o HD com o Software que foi falado.Posta aí o que foi feito na máquina se não fica dificil de ajudar assim.
Acho que não custa nada tambem VOCÊ ler o topico né.... :conte::conte::conte:

Já passei um scan do Panda Cloud e tambem um Cleaner para os malwares. Nada.

Meu cooler está corretamente instalado.
http://i.imgur.com/9xhKv.jpg
http://i.imgur.com/rSBus.jpg
http://i.imgur.com/qtnjQ.jpg

Galera, estou empenhado em descobrir o problema antes de formatar, por que ja formatei e esse erro acontecia mesmo logo depois de ter sido formatado o pc.

Eu rodei um Memtest aki, não achou nenhum erro.
Rodei o HD Tune e tambem não achou nenhum erro.

http://i.imgur.com/f7gKpSX.jpg
http://i.imgur.com/bggeB7l.jpg
http://i.imgur.com/R62b2Vy.jpg

A config do meu PC é a seguinte:

i7-3770K sem overclock
16Gb de RAM Corsair Venceance
Gigabyte GA-Z77X-D3H
GeForce 660Ti EVGA
SSD Corsair m4 256 Gb (onde fica o windows)
HD 3Tb (backup)
Fonte TX750M
Cooler H100 da Corsair (nunca tive problema com temperatura)
Windows 7 Ultimate 64-bit


Meu PC também tem outros problemas, as vezes ele reinicia do nada. Geralmente quando abro jogos. Não acontece com muita frequência, mas acontece.

E aí, qual o próximo teste que devo fazer???


@ topic...


Cara... memtest não é 100% seguro..te afirmo por experiencia.
Pra "eliminar" a questão da memoria, caso esteja em OC ou configs em manual... faz o seguinte pra efeito de teste.... coloca as memorias em 1333 mhz e latencia em auto ou então cas 9-9-9-18... e testa..só pra ver se não é algo relacionado a latencia e afins (nao use o modo auto pra XMP)...

alem disso, por desencargo, faça um stress no cpu... OCCT é um baum prog...

existe diversas situações ai...desde um cabo sata danificado até a fonte podendo estar com problemas.... então...é questão de testar tudo um por um... :trollfail:
 
Verifica qual é o processo responsável por usar a carga de 99%. e coloca o print aqui.
 
Tenta outros antivírus

isso está com cara de vírus.

com certeza pega o norton internet security trial free .. de graça por 30 dias e faça uma varredura rapida..
eu sou tecnico de informatica a mais de 15 anos e cara... nao existe isso de nao pegar virus.. se nao tiver um antivirus bom o pc fika cheio de virus sem mesmo voce saber.
 
com certeza pega o norton internet security trial free .. de graça por 30 dias e faça uma varredura rapida..
eu sou tecnico de informatica a mais de 15 anos e cara... nao existe isso de nao pegar virus.. se nao tiver um antivirus bom o pc fika cheio de virus sem mesmo voce saber.

como eu ja disse.. LEIAM O TOPICO ..... o cara ja escreveu que FORMATOU A MAQUINA por esse problema...e o problema persistiu...


Mesmo que ele estaja em IDLE, pode haver algum processo comendo processador o senhor esperteza !!!

meu deus... primeiro ja doi de ler "processo COMENDO processador"....
Segundo.... se ele tá em 99% idle vc acha que algum processo em 1% vai TRAVAR A MAQUINA?? 1% de processamendo vai criar fila a ponto de causa TRAVAMENTOS NA MAQUINA?
e eu sou o "senhor esperteza"...pqp

Fod@ esse nivel "S.O.S computadores formado no clube do hardware" que a gente tem hj em dia...


isso pq o cara tem nick de um dist de linux que é for server... e me diz isso....
 
Última edição:
Essa situação já aconteceu comigo umas duas vezes.

Em um dos casos, era o driver da placa de vídeo. Sua reinstalação não resolveu o problema, nem mesmo a formatação. O jeito foi trocar a VGA.

Outro dia, o culpado era um leitor de cartões SD, que era identificado como unidade de disco.
 
com certeza pega o norton internet security trial free .. de graça por 30 dias e faça uma varredura rapida..
eu sou tecnico de informatica a mais de 15 anos e cara... nao existe isso de nao pegar virus.. se nao tiver um antivirus bom o pc fika cheio de virus sem mesmo voce saber.

Obrigado pela dica, mas o problema aconteceu quando eu tinha montado a máquina pela primeira vez, onde todas as peças eram novas. Aconteceu também depois de eu formatar o computador.
Nessas situações não tinha como eu estar com vírus.

Além de eu achar improvável que eu tenha pego algum vírus, já passei Panda e não achou nada.


Cara... memtest não é 100% seguro..te afirmo por experiencia.
Pra "eliminar" a questão da memoria, caso esteja em OC ou configs em manual... faz o seguinte pra efeito de teste.... coloca as memorias em 1333 mhz e latencia em auto ou então cas 9-9-9-18... e testa..só pra ver se não é algo relacionado a latencia e afins (nao use o modo auto pra XMP)...

alem disso, por desencargo, faça um stress no cpu... OCCT é um baum prog...

existe diversas situações ai...desde um cabo sata danificado até a fonte podendo estar com problemas.... então...é questão de testar tudo um por um... :trollfail:

Valeu pela resposta.
Você falou pra eu fazer um monte de coisa aí que não sei como fazer, hehehe.

Já stressei o cpu uma vez, não lembro qual foi o programa. Lembro de ter ficado com raiva por que depois de desinstalar o programa tive a impressão que o problema se agravou.
Inclusive, a travada do meu computador é IDÊNTICA a de quando estou stressando o cpu.

Bom, sendo mais objetivo...
Se eu usar o OCCT e stressar o processador, vou estar procurando pelo o que? Ele avisa se encontrou algum erro ou algo do tipo? Lembro que quando stressei o cpu da última vez ficou TUDO TRAVANDO, mal conseguia mexer o mouse.. mto mto mto lagado. Imagino que isso seja normal.

Em relação ao teste das memórias, não sei como faria tudo isso que você falou pra fazer. E depois de ter feito eu teria que usar o computador normalmente pra ver se o problema acontece denovo?

Este é outro grande problema, essas travadas acontecem aleatóriamente, já tem uns dois dias que não acontece nada.


Vou jogar mais uma possibilidade aqui pra saber a opinião de vocês...
Um cara me disse uma vez que estava tendo exatamente o mesmo problema e era o chipset da mobo dele q estava esquentando.
E aí?


Essa situação já aconteceu comigo umas duas vezes.

Em um dos casos, era o driver da placa de vídeo. Sua reinstalação não resolveu o problema, nem mesmo a formatação. O jeito foi trocar a VGA.

Outro dia, o culpado era um leitor de cartões SD, que era identificado como unidade de disco.

Já reinstalei o driver da VGA. Não sei se poderia ser problema com ela.
Atualmente tenho jogado Mirror's Edge, sem problemas.

Mas tive problemas alguns dias atras enquanto jogava cs:go.
Algumas vezes meu pc desliga do nada, geralmente depois de abrir algum jogo.

Algum teste que eu possa fazer para descartar a possibilidade de ser a vga?
 
Última edição:
Valeu pela resposta.
Você falou pra eu fazer um monte de coisa aí que não sei como fazer, hehehe.

Já stressei o cpu uma vez, não lembro qual foi o programa. Lembro de ter ficado com raiva por que depois de desinstalar o programa tive a impressão que o problema se agravou.
Inclusive, a travada do meu computador é IDÊNTICA a de quando estou stressando o cpu.

Bom, sendo mais objetivo...
Se eu usar o OCCT e stressar o processador, vou estar procurando pelo o que? Ele avisa se encontrou algum erro ou algo do tipo? Lembro que quando stressei o cpu da última vez ficou TUDO TRAVANDO, mal conseguia mexer o mouse.. mto mto mto lagado. Imagino que isso seja normal.

Em relação ao teste das memórias, não sei como faria tudo isso que você falou pra fazer. E depois de ter feito eu teria que usar o computador normalmente pra ver se o problema acontece denovo?

Este é outro grande problema, essas travadas acontecem aleatóriamente, já tem uns dois dias que não acontece nada.


Vou jogar mais uma possibilidade aqui pra saber a opinião de vocês...
Um cara me disse uma vez que estava tendo exatamente o mesmo problema e era o chipset da mobo dele q estava esquentando.
E aí?

bom..vamos lá...o OCCT vai criar carga de processamento.... ele "isola" cpu, vga, memoria e fonte (no proprio programa vai ver..é bem intuitivo)..
Ele vai mostrar temperatura e tudo mais...

Se ele travar só no teste de cpu, é mais facil dizer que é temperatura, fonte ou placa mae.
Pq? Pq não vai usar HD, SSD, memoria ram quase nada.... e processador é 0,1% de chance de ser com defeito.

situações que pode testar...:

Primeira coisa: Reseta a bios. Isso as vezes resolve e muito..ehgeehhe uma config errada pode ferrar geral. (isso tem no seu manual de placa mae)

Não funcionou?

testar apenas com 1 das memorias de cada vez. E testar em slots diferentes.
Exemplo... memoria 1, slot 1. Problema persiste. Teste com memoria 2 no slot 1.
Se problema persiste, faça mesmo teste no slot4... assim poderá ver se é o slot.
Entendeu.
se puder até conseguir uma outra memoria, para testar, melhor ainda.

Sua mobo tem video on board, então teste nele. Simule situações onde o pc travaria (youtube, games leves o que seja) que possa rodar na on board e que na nvidia não taria usando muita coisa e travaria.
Se parar, ja isolamos placa mae, e ai é relação VGA/fonte. Só num caso raro pode ser ponte pci-ex/chipset, mas te digo que é 1% de chance.

Quanto a temperatura do chipset, é facil descobrir...coloque um ventilador do lado do case, ou uma fan em cima do chipset... e veja se para...mas desde os chipsets 55 da intel, que não vejo esquentar tanto assim a ponto de travar.,..ainda mais se não tiver em overclock

ja é um começo fazert tudo isso...rsrs
 
a ok entendi mas entao alguma coisa esta com problema, sera fonte ?
por que se a fonte nao for estavel pode ocorrer travadas.
cara tive um problema serio aqui no meu computador, ocorria travadas a cada 45 segundos exatos, e pior que ocorria em 3 maquinas diferentes a mesma coisa chamei ate eletrecista aqui, achei que fosse mouse, teclado.

por fim so parou quando tirei a tv 42p e coloquei monitor 23p. o problema era a tv 42p de 2008,, acho que hdmi dela ta com paui kkkkkk ela que estava causando as travadas na tela ( por que na maquina nao acusava nada )

cara eh dificil mesmo mas tem que descobrir qual problema ai
 
bom..vamos lá...o OCCT vai criar carga de processamento.... ele "isola" cpu, vga, memoria e fonte (no proprio programa vai ver..é bem intuitivo)..
Ele vai mostrar temperatura e tudo mais...

Se ele travar só no teste de cpu, é mais facil dizer que é temperatura, fonte ou placa mae.
Pq? Pq não vai usar HD, SSD, memoria ram quase nada.... e processador é 0,1% de chance de ser com defeito.

Testes do OCCT:

http://i.imgur.com/sLctl6G.png
http://i.imgur.com/ZAGTCk9.png
http://i.imgur.com/3dP5hEL.png Teste GPU 3D
http://i.imgur.com/7UvrGGQ.png Teste Power Supply

Deixei testando por um minuto.
Veja aí o resultado por que eu não consegui entender muito bem não.

Mas consegui usar o computador, mouse não estava travando.

Se estiver tudo bem, próxima etapa é resetar a BIOS.
Vou ver no manual como você falou, mas não é so tirar a bateria e colocar de volta? ehehe

----------

Pesquisei como resetar a BIOS na internet.
Achei um pessoal falando pra simplesmente atualizar a BIOS.

Fui pesquisar sobre atualização de BIOS e o fabricante diz que pode ser arriscado.
Me parece que tenho que ter algum outro dispositivo pra salvar algo da BIOS antes de atualizá-la.

Decidi não fazer nada por que fiquei inseguro.

E aí? Como faço?
 
Última edição:
Eh, acho que nunca vou resolver esse problema.
Já tentei tantas vezes e nada.

Alguém pelo menos poderia me dizer se com esses testes do OCCT dá pra eliminar alguma coisa?

Valeu galera =(
 
Eh, acho que nunca vou resolver esse problema.
Já tentei tantas vezes e nada.

Alguém pelo menos poderia me dizer se com esses testes do OCCT dá pra eliminar alguma coisa?

Valeu galera =(

1º Para conseguir ter um diagnostico legal deixe rodando o OCCT durante a noite toda ( umas 8 horas ), se houver alguma falha na Mobo, processador ou memória o programa vai dar FAIL e ficar piscando em vermelho, logo depois vai gerar relatórios com dados de temperatura, uso de CPU, etc...

2º Esse aviso de atualização de Bios é de praxe, na verdade o que não pode acontecer é de desligar o PC durante a gravação da BIOS, ou seja é bom estar ligado a um nobreak, porém a atualização dura apenas uns 30 segundos se cair a força durante esse tempo ai corrompe a BIOS e a unica salvação é fazendo RMA ou levando para assistência técnica especializada. Mas tem que dar muita zica pra cair a força nesse pequeno espaço de tempo... :lol2:
Atualizar a BIOS seria uma ótima tentativa. A atualização é muito simples e rápida, entra no site da Gigabyte e acha o modelo da sua Mobo e baixa o arquivo da ultima versão da BIOS e o programa de gravação. Formata um Pendrive e grava os arquivos que baixou nele, dá boot e entra na BIos e coloca para atualizar nas opções. Nos modelos da ASUS você consegue atualizar pelo Win mesmo da Giga não lembro se tem isso.

3º Situação, Você está usando o Win8 ? Se sim tenta instalar o Win7 e veja se para os problemas. Esse windows 8 é um lixo com drivers, já sofri pra caramba com ele.

4º Situação, a mobo por ter vindo zuada mesmo, ou pode ter entortado algum pino do socket do processador durante a instalação.

Dá uma analisada e posta ai pra gente ver.
 
Ae galera,

Meio corrido esses dias, não tive tempo pra atualizar a BIOS.


Meu PC está travando agora, a seta do Mouse da umas engasgadas e o click dele falha mtas vezes.
Na verdade, estava assistindo um seriado e o Vídeo e Som não estavam travando e o mouse sim.

Talvez seja algo mais simples do que parece???

Obs: quando comecá a travar, eu reinicio e as travadas ainda continuam. Hoje eu desliguei, tirei td da tomada, liguei de novo e as paradas pararam.
Mas, não tenho como ter certeza se pararam pq tirei da tomada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo