• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[PELTIER] Athlon X2 +5200@3081

NeoConker

Unregistered User
Registrado
Escopo
Sempre quis manter o PC em um temperatura agradavel porque considero a minha casa um forno.

Como não quero o barulho nem o espaço ocupado por um chiller desses de geladeria/bebedouro, me interessa o chiller, mas não vejo muitas vantagens alem de não ser nada prático, por isso o Peltier.

Como não tenho "Paitrocinio" e tenho juizo, o antigo PC é a cobaia.


Materiais
- Atlhon X2 +5200 (Brisbane, 90mn)
- Asus M2NE-Sli Deluxe A2
- GSkill 2x1Gb DDR2-800 4-4-3-5
- Pastilha Peltier TEC-12709 ~130W.
- Fonte SevenTeam 420W BKV
- Zalman 9500.
- Kit de montagem Zalman da série 9XXXX para socket 1366. (depois explico o pq)
- Fan 120mm que veio no CM690.
- Pasta Térmica IceFusion.
- Silicone


Instalação
Todos sabem que um dos maiores maus de manter um PC em baixas temperaturas (alem da conta de luz alta) é a condensação.

Por isso, fiz como manda o figurino, depois de aplicar a pasta térmica no processador, pastilha e cooler foi feita a isolação com silicone térmico, é fácil de aplicar e de retirar, não danifica os componentes, custa R$ 4,5 o tubo (já isolei 4 vezes e ainda está na metade).

Mas o melhor é uma propriedade singular desse tipo de silicone, se condensar, o silicone se solta com facilidade, quer saber se condensou? só puxar o silicione.

Como a pastilha acrescenta 4mm na altura do processador os parafusos so kit de montagem encaixaram como uma luva (estava pensando em usar o 9500 como AirCooler pro I7, mas percebi que era besteira).




Registros

Montei uma tabela dos overclocks:

overclocklog.jpg


Subia o FSB de 5 em 5, media a estabilidade e temps.

Não consegui passar de 3081mhz com estabilidade, se alguem tiver alguma dica de over. Por favor me fale :)

Fiz um Super PI 1.5 pra testar a performance do over + 10min de Prime95 para testar a estabilidade.





Temperatura

O melhor beneficio, porem o mais problemático...

As temperaturas variam muito, estão relacionadas sempre a temperatura ambiente e circulação de ar.

Usando o termostato a pastilha fica constantemente no liga e desliga, o tempo de resposta da pastilha é um pouco lento, mas isso depende da pastilha, já a do termostato é de 130ms, então o ideal vai ser o controle pela voltagem de 5v até 15v.

No geral a temperatura, olhando pelo Everest varia bastante de -15º a 36º, a temperatura do ambiente influencia bastante. Acredito que manter o processador sempre a 15º (positivos) seja o ideal pra manter um over leve.



Póximos Passos

Como já estou usando o Peltier a mais de 1 sem problemas, é evidente que o sistema é estavel, daqui pra frente é só melhorar, qdo chegar o cooler novo (Zalman 9500 dará lugar para o 212+ com 3 fans em série), vou desmontar tudo para revisar se condensou em algum ponto.




Conclusão

Usar Peltier hoje é possivel e economicamente viavel (o valor final é até menor que do WC), porem requer muitos cuidados. A temperatura ainda não é satisfatória, faltam alguns ajustes.
 
Última edição:
Parabéns cara!Ótimo review..
Só achei que a temperatura variou bastante( -15°C a 36°C)..
 
Relaxa as latencias das memórias pra 5-5-5-15 a 2T, se tiver como aumentar o vDimm tb seria bom mas acho que não vai precisar, suas memos são boas.
Aqui usava memos Kingston value 667 a 914mhz com 2.05v com o mesmo Athlon 5200+ a 3.199ghz a 1,44v...

Meu setup era:

FSB: 237
Mem 667 @800 na bios 5-5-5-15 2T
vCore: 1,44v
vDimm: 2,05v
HT: 1ghz stock

Boa sorte!
 
só corrigindo, o brisbane é 2.7ghz ta? =) tenho um , é 200 x13,5

e o meu com WC passou disso , mas tive q jogar o clock la em cima e abaixar o mult.... ficou super instavel... mas chegou a 3.3
 
só corrigindo, o brisbane é 2.7ghz ta? =) tenho um , é 200 x13,5

e o meu com WC passou disso , mas tive q jogar o clock la em cima e abaixar o mult.... ficou super instavel... mas chegou a 3.3

Valew colega, confundi mesmo o Windsor que é o 90mn, o Brisbane já é 65mn.
 
Escopo
Conclusão

Usar Peltier hoje é possivel e economicamente viavel (o valor final é até menor que do WC), porem requer muitos cuidados. A temperatura ainda não é satisfatória, faltam alguns ajustes.

Experimenta colocar ele no i7 pra ver se vc não muda de ideia :p

Esqueceu de citar a potencia da pastilha. Se for boa gasta 40A fácil, não tem nada de economicamente viável nisso. Precisaria ou de uma fonte de PC com apenas um rail 12V forte, só pro TEC, ou de uma fonte 12v própria.

Tem o problema ligar o PC/acionar o TEC. Quando o PC liga, o TEC já deveria estar com o lado frio, frio.

Ao desligar também é preciso cuidado.

É aconselhável o uso de plates de cobre.

Enfim, parabéns pela experiência, mas não vale a pena a longo prazo, gasta muita energia elétrica. É preciso todos esses cuidados, a toda hora, se vc esquecer o TEC ligado pode fazer ele fritar a CPU. E nos processadores atuais se mostram bem pouco eficientes.
 
Não existe algum tipo de controlador que deixe sempre a temperatura " X " ?
Tipo, Processador esquentou, ele força mais a peltier pra tentar manter o mais proximo do regulado, Processador esfriou, peltier fica menos fria, entenderam neh ?
 
Não existe algum tipo de controlador que deixe sempre a temperatura " X " ?
Tipo, Processador esquentou, ele força mais a peltier pra tentar manter o mais proximo do regulado, Processador esfriou, peltier fica menos fria, entenderam neh ?

Complicado, mas seria util. Complicado pois não poderia ser via sofware nem pela cpu ou motherboard, mas sim acoplando um termometro digital no lado quente do TEC e outro do lado frio. Saber o deltaT. O dispositivo coletando tais informaçoes deveria ser anexado à fonte, para esta mandar X Ampères para o TEC conforme a temperatura.

Nao teria CxB algum nisso ai :p
 
Experimenta colocar ele no i7 pra ver se vc não muda de ideia :p

Esqueceu de citar a potencia da pastilha. Se for boa gasta 40A fácil, não tem nada de economicamente viável nisso. Precisaria ou de uma fonte de PC com apenas um rail 12V forte, só pro TEC, ou de uma fonte 12v própria.

Tem o problema ligar o PC/acionar o TEC. Quando o PC liga, o TEC já deveria estar com o lado frio, frio.

Ao desligar também é preciso cuidado.

É aconselhável o uso de plates de cobre.

Enfim, parabéns pela experiência, mas não vale a pena a longo prazo, gasta muita energia elétrica. É preciso todos esses cuidados, a toda hora, se vc esquecer o TEC ligado pode fazer ele fritar a CPU. E nos processadores atuais se mostram bem pouco eficientes.

Por enquanto vou manter o X2, só de lembrar que paguei R$600 só no processador me desmotiva.

A potencia da pastilha esta lá em cima, 130 watts puxando 8A, sendo o máximo é 9A.

A TEC vai ligada na fonte do PC (2 linhas de 12v em paralelo), liga e desliga tudo junto, é tranquilo.
 
Complicado, mas seria util. Complicado pois não poderia ser via sofware nem pela cpu ou motherboard, mas sim acoplando um termometro digital no lado quente do TEC e outro do lado frio. Saber o deltaT. O dispositivo coletando tais informaçoes deveria ser anexado à fonte, para esta mandar X Ampères para o TEC conforme a temperatura.

Nao teria CxB algum nisso ai :p

É mais fácil do que parece, usando um termostato simples (R$70 na Florencio de Abreu), já vem o sensor, a pastilha liga na temperatura minima e desliga na máxima.

Então é só colocar o sensor na base do socket, o mais próximo do processador e calibrar a diferença usando qualquer software de monitoramento de temperatura do PC (eu uso e gosto mto do Everest).
 
O problema da variação de temperatura era mesmo retirar o calor do lado quente.

Em Full o Zalman não dava conta e a temperatura subia muito, segue a foto de como está agora.

 
É mais fácil do que parece, usando um termostato simples (R$70 na Florencio de Abreu), já vem o sensor, a pastilha liga na temperatura minima e desliga na máxima.

Então é só colocar o sensor na base do socket, o mais próximo do processador e calibrar a diferença usando qualquer software de monitoramento de temperatura do PC (eu uso e gosto mto do Everest).

Como a pastilha vai ligar na mínima, se pra chegar na mínima ela já precisa estar ligada?
 
Como a pastilha vai ligar na mínima, se pra chegar na mínima ela já precisa estar ligada?

O termostato não controla a voltagem, só liga e desliga (por isso é mais barato que o controlador) então se estiver configurado para 15ºC, a pastilha fica ligada até chegar a 10º, dai desliga, qdo chegar a 16º, liga denovo.

Tudo configuravel, mas da um trabalho.
 
O problema da variação de temperatura era mesmo retirar o calor do lado quente.

Em Full o Zalman não dava conta e a temperatura subia muito, segue a foto de como está agora.


amigão, vc devia tirar um desses fans e colocar do outro lado do dissipador, pra fazer um pushpull
3 fans assim realmente fazem um vento consideravelmente mais forte? vendo que estão tão colados...
 
amigão, vc devia tirar um desses fans e colocar do outro lado do dissipador, pra fazer um pushpull
3 fans assim realmente fazem um vento consideravelmente mais forte? vendo que estão tão colados...

Então 3x0 é melhor que 2x1. Equilibrado mesmo é o 2x2, mas eu só tenho 3 fans de 1600rpm.
 
bah cara, eu tinha um desse x2 5200 brisbane mais era 65nm.. cheguei no máximo 3.0, com buffalo temp. máxima 58°, temp ambiente. de 29°
más não ficou muito estável e decidi deixar stock mesmo
eu tinha uma m2n-sli.. usava 220 x 15.5 axo que era, memórias baixava para 667mhz e o HT 4X.. pelo que me lembre era isso ;)
 
Gostei das temps:thumbs_up

O X2 5200 Windsor REV F2 foi o que me motivou a fabricar e montar meu próprio water cooler e graças à ele hoje faço p/ cpu e vga:)

Vou aproveitar a oportunidade e mostrar uma screen de como que eu usava um Windsor que tive.

Obs: Usava isso diariamente...rendia muito:thumbs_up

A mobo era uma Abit AN52

 
Gostei das temps:thumbs_up

O X2 5200 Windsor REV F2 foi o que me motivou a fabricar e montar meu próprio water cooler e graças à ele hoje faço p/ cpu e vga:)

Vou aproveitar a oportunidade e mostrar uma screen de como que eu usava um Windsor que tive.

Obs: Usava isso diariamente...rendia muito:thumbs_up

A mobo era uma Abit AN52

Mostra o WC que eu queria testar o peltier no WC e to precisando de idéias, as mais simples e baratas possiveis hehehe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo