Periféricos desconectando toda hora

Smaug

New Member
Registrado
Oi galera, preciso muito da ajuda de vocês. Meus periféricos ficam desconectando incansavelmente, já tentei de tudo desativei a função "desligar periféricos para economia de energia" no gerenciador de dispositivos, desmontei o computador para ver se não tinha nenhuma peça condutora encostada na placa mãe, atualizei a bios para a versão mais atual, já testei todas as minhas entradas USB e todas dão o mesmo problema, tanto as 3.0 quanto as 2.0, no painel frontal o problema se repete, testei os periféricos em outro pc e eles funcionam perfeitamente, uma curiosidade é quando eu diminuo a capacidade da placa de vídeo para 70% do seu consumo energético o problema ocorre com menos frequência, que é o que me leva a pensar que o problema é a fonte, outra coisa é que minha fonte não é recomendada para a placa de vídeo que utilizo, porém não tive esse problema no começo ele começou recentemente. Troco a fonte ou a placa mãe?

Meu PC

PLACA DE VIDEO: RTX 3050 ROG STRIX
CPU: RYZEN 7 1700
PLACA MÃE: ASUS A320M-K
FONTE: 430W 80PLUS WHITE THERMALTAKE
16GB (2x8 2666) RAM
DISCOS: 1 M.2 NVME 120GB, 1 HD 500GB, 1 SSD SATA 240GB
SISTEMA OPERACIONAL: WINDOWS 11
TECLADO: HYPERX MARS RGB
MOUSE: GLORIOS MODEL O-

LIGADO DIRETAMENTE NA TOMADA
NÃO TENHO ATERRAMENTO

NÃO FIZ NENHUM TIPO DE OVERCLOCK NO MEU PC
PROBLEMA: O PROBLAMA COMEÇOU DERREPENTE
 
Última edição:
Primeira coisa é checar os softwares que você tem rodando junto. Deixa apenas o básico do windows, desinstala ou desativa qualquer software de terceiro como antivirus, wallpaper engine e essas coisas pra ver se muda alguma coisa. Pode ser também o software do mouse ou teclado dando algum conflito, tenta rodar sem o software.

Você pode tentar instalar um driver de vídeo mais antigo, e atualizar os outros drivers do site da placa-mãe pra descartar problemas de drivers conflitando.

Fora isso parece algum tipo de interferência. Tentou testar apenas um periférico de cada vez na usb pra ver se acontece o mesmo com todos separadamente?
O próximo passo seria testar o PC com outra tomada ou instalação, e se não resolver aí a suspeita cai pra placa-mãe ou fonte. Porém não é falta de potência da fonte, esse PC não consome nem 300w jogando.

Por via das dúvidas também roda o crystaldiskinfo pra ver se todos os discos estão saudáveis, ssd com problema costuma das uns problemas aleatórios de energia, apesar desse aí especificamente eu não ter visto.
 
Dá um incremento na tensão de Soc (SoC Voltage) via BIOS.
Não me parece seu caso mas quando fazemos overclock e subimos o clock do Infinity Fabric, é importante subir essa tensão porque esse tipo de fenômeno relatado pode acontecer.

Aí pode ser fonte até...
 
Primeira coisa é checar os softwares que você tem rodando junto. Deixa apenas o básico do windows, desinstala ou desativa qualquer software de terceiro como antivirus, wallpaper engine e essas coisas pra ver se muda alguma coisa. Pode ser também o software do mouse ou teclado dando algum conflito, tenta rodar sem o software.

Você pode tentar instalar um driver de vídeo mais antigo, e atualizar os outros drivers do site da placa-mãe pra descartar problemas de drivers conflitando.

Fora isso parece algum tipo de interferência. Tentou testar apenas um periférico de cada vez na usb pra ver se acontece o mesmo com todos separadamente?
O próximo passo seria testar o PC com outra tomada ou instalação, e se não resolver aí a suspeita cai pra placa-mãe ou fonte. Porém não é falta de potência da fonte, esse PC não consome nem 300w jogando.

Por via das dúvidas também roda o crystaldiskinfo pra ver se todos os discos estão saudáveis, ssd com problema costuma das uns problemas aleatórios de energia, apesar desse aí especificamente eu não ter visto.
Atualizei os drivers da placa mãe e o problema continua, quando tento um periférico de cada vez fica muito pior, troquei o computador de tomada e nada, verifiquei os meus ssds e estão todos saudáveis
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá um incremento na tensão de Soc (SoC Voltage) via BIOS.
Não me parece seu caso mas quando fazemos overclock e subimos o clock do Infinity Fabric, é importante subir essa tensão porque esse tipo de fenômeno relatado pode acontecer.

Aí pode ser fonte até...
Mas eu nunca cheguei a fazer overclock será que mesmo assim pode me ajudar, quanto devo dar de incremento?
 
Mas eu nunca cheguei a fazer overclock será que mesmo assim pode me ajudar, quanto devo dar de incremento?
tenta 0,05v ou um passo mínimo que a bios permita.
 
Tenta arranjar uma fonte com algum amigo pra fazer o teste. Se não conhecer ninguém, leva em uma assitência e faz o teste da fonte lá.
 
Tenta arranjar uma fonte com algum amigo pra fazer o teste. Se não conhecer ninguém, leva em uma assitência e faz o teste da fonte lá.
Moro no interior infelizmente isso é inviável para mim, mas comprei uma fonte, caso não seja isso o problema eu devolvo e compro uma placa mãe
 
Comprei a fonte Porém o problema continua, não queria ter que trocar a placa mãe, mas não vejo outra solução
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo