Existe um canal no youtube explicando também a execução desses exercícios, e apenas um deles entre os vários, tem um vídeo de 30 minutos explicando a execução. E esse vídeo não tem o mesmo teor de informação que o livro tem. Ele naturalmente acaba focando mais na execução e no que dá pra mostrar na gravação, deixando de lado os aspectos biomecânicos mais técnicos que encontramos no livro.
Então em muitos casos apenas vídeos podem atender sim a demanda por certas informações. Mas em outros, principalmente em assuntos mais técnicos e complexos, os livros podem ser um recurso melhor, tanto no sentido de tu controlar seu próprio ritmo, quanto na facilidade de visualizar informações mais densas.
Outro ponto, só que mais subjetivo, é a maior credibilidade de um livro em relação a um video. Como tu disse, um vídeo é muito fácil fazer, só ver quantos charlatões de mercado financeiro temos pelo youtube, dezenas de centenas de canais de gurus de 20 anos prometendo riqueza. Qualquer doido com um celular pode gravar um video fazendo a afirmação que for. Só ver o tanto de vídeo com "remédios caseiros" absurdos tipo limão no olho já circularam por aí.
Agora escrever um livro normalmente exige muito mais tempo e esforço, um cara leigo tentando se passar por entendido pra vender um curso dificilmente vai colocar esforço pra fazer um trabalho minimamente decente que publicar um livro exige. Então a taxa de livros com desinformação x livros bons é muito melhor do que de videos com desinformação x livros bons. Em outras palavras, é mais fácil filtrar bons livros do que filtrar bons videos. Só ver aqueles absurdos (Meu argumento aqui é mais pensando em conteúdos técnicos.)
Porém, nessa reflexão eu tô focando na realidade dos conteúdos mais avançados, "nível ensino médio" pra cima. No ensino básico pra crianças mesmo, não existe complexidade suficiente pra que torne-se difícil transpor em vídeo. Concordo que o ensino para crianças pode ficar mais efetivo e dinâmico do que com livros didáticos do século passado, contanto, é claro, que exista a prática por repetição e tal, como o
@MalkavianGuy disse.
Mas em assuntos mais complexos, é mais complicado. Duvido muito que as faculdades por exemplo, vão abandonar os livros e transformar tudo em videozinho animado. Embora dê pra absorver informações complexas por vídeo também, como tu disse
@EleonorMkr, montou um CNC só com base em vídeos né. Mas até que ponto o conhecimento dos vídeos tutoriais te dá base pra extrapolar o aprendido pra montar N outros equipamentos?
Eu aprendi a tocar violão só olhando vídeos, mas eu fico limitado ao conhecimento prático do vídeo, é mais difícil extrapolar pra criar outras coisas. Enquanto alguém que aprendeu a tocar junto com o aprendizado de teoria musical, consegue tocar uma música perfeitamente, no ritmo, tudo bonitinho, apenas olhando a partitura e sem nunca ter escutado a música. Quem sabe teoria musical faz coisas sensacionais, tipo harmonizar simultaneamente em cima de uma melodia e tal. E normalmente quem aprende só com tutorial de músicas do youtube só sabe fazer 10 acordes e só consegue tocar as músicas que já ouviu algumas vezes.