Petróleo: projeto dos royalties passa sem verba para educação

bet00

Banido
Banido
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, dia 6, sem alterações, o projeto de lei do Senado que trata da nova distribuição dos royalties do petróleo. O texto que segue para sanção da presidente Dilma Rousseff não prevê recursos para a educação.

A ideia do Executivo, desde a semana passada, era destinar 100% dos royalties dos poços que serão licitados a partir do ano que vem para a educação. Dilma também defendia a manutenção dos atuais contratos de exploração do regime de concessão para preservar os ganhos dos Estados produtores, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Preste a ser aprovado, o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) foi rejeitado de maneira inesperada, por nove votos de diferença. A derrota ocorreu logo depois da divulgação de um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mostrando supostas perdas para Estados e municípios não produtores na comparação com o texto aprovado pelo Senado.

Aprovado em outubro do ano passado pelo Senado, a proposta de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI) e relatada pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), foi alvo de críticas dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Renato Casagrande. Na ocasião, os dois ameaçaram ir ao Supremo Tribunal Federal caso a proposta não fosse modificada pela Câmara.

A proposta reduz de 30% para 20%, já este ano, a fatia da União nos royalties. Os Estados do Rio de Janeiro e Espírito, principais produtores de petróleo do País, terão seus ganhos diminuídos, também a partir do ano que vem, de 26,25% para 20%. Os municípios produtores terão as maiores perdas: dos atuais 26,25% para 17%, chegando a 4%, em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrerão cortes de 8,75% para 2%.

Os demais Estados e municípios, aqueles que não produzem petróleo, que recebem atualmente 8,75%, passarão para 40% de forma gradual, até 2020. Em relação à participação especial, um tributo incidente na exploração de campos com grande produtividade, a União, que hoje recebe 50%, passará, no ano que vem, para 42%. Com o aumento de receitas devido à exploração de petróleo na camada pré-sal, a União terá sua alíquota ampliada, gradativamente, até 46%.

525671_488908457807566_1730060857_n.jpg


Terra Mobile Brasil - Petróleo: projeto dos royalties passa sem verba para educação
 
Não sei o que é pior, o projeto ridículo, como um todo, priorizando a municipalização do desvio de pequenas verbas (incrível o fato de alguém que se considera esclarecido não pescar algo tão simples), ou um tópico com um quote para ninguém mais, ninguém menos, que Leonel Brizola.......... :lol2:
 
Não sei o que é pior, o projeto ridículo, como um todo, priorizando a municipalização do desvio de pequenas verbas (incrível o fato de alguém que se considera esclarecido não pescar algo tão simples), ou um tópico com um quote para ninguém mais, ninguém menos, que Leonel Brizola.......... :lol2:

Eu acho que você não entendeu á medida: Mudaram de forma arbitrária, onde que afligem direitos de igualdade de estados em sua medida/proporção e ainda não atendeu um dos princípios básicos dos royalties sobre educação. Portanto, tal modificação se torna inconstitucional. No mínimo, da uma olhada na análise do constitucionalista Barroso antes de criticar superficialmente.
 
isso vai dar uma treta, mas para os outros 25 estados é interessante meter a mão nesse money, a questão é nem é essa, será que esses estados irão fazer algo útil com isso?
 
isso vai dar uma treta, mas para os outros 25 estados é interessante meter a mão nesse money, a questão é nem é essa, será que esses estados irão fazer algo útil com isso?

Esse é o principal problema..

Se fosse para educação até daria, mas o problema é que o Brasil tá virado numa peneira de tantas brechas que se tem para roubar..

Eu sinceramente estou perdendo as esperanças, não era assim, mas a cada escândalo que vejo hoje em dia tá ficando cada vez mais complicado..

O Governo é a Máfia, não tem mais o que fazer, a não ser que daqui a 50 anos mude a coisa..
 
Esse é o principal problema..

Se fosse para educação até daria, mas o problema é que o Brasil tá virado numa peneira de tantas brechas que se tem para roubar..

Eu sinceramente estou perdendo as esperanças, não era assim, mas a cada escândalo que vejo hoje em dia tá ficando cada vez mais complicado..

O Governo é a Máfia, não tem mais o que fazer, a não ser que daqui a 50 anos mude a coisa..

Desde a época da monarquia que Dom Pedro II já falava da importância da educação, já se passaram mais de 100 anos é nada mudou, você é um jovem muito otimista. :feelbad:
 
Esse é o principal problema..

Se fosse para educação até daria, mas o problema é que o Brasil tá virado numa peneira de tantas brechas que se tem para roubar..

Eu sinceramente estou perdendo as esperanças, não era assim, mas a cada escândalo que vejo hoje em dia tá ficando cada vez mais complicado..

O Governo é a Máfia, não tem mais o que fazer, a não ser que daqui a 50 anos mude a coisa..

Eu já não concordo muito. Á partir do FHC com á completude de LULA e á concretização de DILMA com ênfase sobre boas propostas da MARINA (se Dilma não ganhar, acho que ela ganha), o Brasil está em um caminho muito bom sobre ás melhoras. "Há, mas e esses corruptos". Jogar pro judiciário resolver tudo é um pouco complicado, hein? Começar no voto, creio, é uma alternativa.
 
Eu já não concordo muito. Á partir do FHC com á completude de LULA e á concretização de DILMA com ênfase sobre boas propostas da MARINA (se Dilma não ganhar, acho que ela ganha), o Brasil está em um caminho muito bom sobre ás melhoras. "Há, mas e esses corruptos". Jogar pro judiciário resolver tudo é um pouco complicado, hein? Começar no voto, creio, é uma alternativa.

Se formos analisar o que o Brasil se desenvolveu nos últimos 15 anos é incostestável, se desenvolveu muito, porém me refiro a corrupção desenfreada que rola a solta ainda..

Acredito que se a Marina Silva estivesse no poder, e o Sarney morressem, já ajudaria alguma coisa, claro, há muitos ladrões, mas o Sarney tem muito poder, pelo menos um ladrão a menos
 
família Sarney? :haha3:

O pessoal diz que se a Dilma sancionar, vai falir o Rio de Janeiro, mas eu não entendi em que sentido, no sentido tipo, os políticos não teriam tanto dinheiro pra roubar? :haha:
 
Se formos analisar o que o Brasil se desenvolveu nos últimos 15 anos é incostestável, se desenvolveu muito, porém me refiro a corrupção desenfreada que rola a solta ainda..

Acredito que se a Marina Silva estivesse no poder, e o Sarney morressem, já ajudaria alguma coisa, claro, há muitos ladrões, mas o Sarney tem muito poder, pelo menos um ladrão a menos

Nos últimos noticiários que acompanhei, constatei que o Sarney é dono de duas filiais da Globo no País. Alguém sabe quais são? Detalhe que ganhou quando estava na presidência.

:yuno:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo