Pior ano da minha vida em relação A Vida Social

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos pullchar
  • Data de Início Data de Início

pullchar

Member
Queria expor um pequeno drama pessoal aqui no fórum, porque eu não tenho outro lugar pra expo-lo e sei que aqui posso encontrar pessoas que capazes de me entender por já terem passado por experiências de vida semelhantes.

Gosto do curso que eu faço na minha faculdade, apesar dos problemas que a gente tem que relevar ou lutar por melhorias quando possível, porque a propósito é difícil uma faculdade hoje em dia ou um curso sem reclamação nenhuma.

Mas o problema aqui é vida Social. Porque eu destaco esse ano o pior ano da minha vida em relação a isso. Eu não me dou bem com os meus colegas de curso, visto que eu deveria ter um bom convívio social principalmente com eles. Eu entrei nessa faculdade um pouco mais velho, to com 24, porque tranquei outras duas até conseguir fazer o que eu realmente gosto. Do colégio, das minhas passadas por outras faculdades, até chegar a esse curso que eu quero seguir como carreira profissional, estou tendo atualmente o pior convívio social de toda a minha vida.

Antes que digam ser culpa minha, esse ano eu me esforcei mais pra me relacionar com outras pessoas do que nos anos anteriores, me tornei mais simpático, me esforcei também até quanto à cuidar mais de mim, da minha aparência, das minhas roupas, andar perfumado, fui pra academia, passei a andar mais asseado e menos desleixado. Nem de longe me tornei metrosexual, caso alguém venha a pensar nisto, só passei a cuidar mais de mim em comparação ao meu desleixo do passado.

Meus esforços pra me relacionar com as pessoas e o meu posicionamento perante elas - Quando tento puxar assunto com alguém, a pessoa só me responde o que pergunto e logo já vira a cara e volta a falar com os amigos da panela dele ou dela, não se direcionando mais pra mim espontaneamente. Quando tento fazer parte da conversa deles, acrescentando algum fato interessante que tem a ver com o assunto que está sendo debatido, eles só concordam ou fazem um breve comentário e logo mudam de assunto. Cheguei à conclusão que eu não posso mais me submeter a isso. Me sinto humilhado tentando fazer amizade ou coleguismo com pessoas que só falam comigo(pior, me respondem quando faço perguntas) por pura educação. Daí eu fico totalmente sem autoestima, o que influencia até a minha vida acadêmica. Só que agora eu faço o curso que eu gosto e sempre quis fazer, não pretendo largá-lo por causa dos outros em nenhuma hipótese, mas que desanima bastante, que me entristece, isso acontece demais e eu não sei mais o que fazer. Vida social no negativo e eu vou cair em depressão daqui a pouco.

Último detalhe. Quanto aos meus amigos do passado, eu não tenho mais contato com eles, visto que esse ano, que tem sido o pior ano pra mim em termo de vida social, eu me mudei de cidade. To morando longe da minha família, sozinho. Me viro pra tudo e isso é bom, não reclamo. Aprender a lavar, passar, cozinhar. O que tá sendo duro demais é essa vida social zerada e no negativo apesar dos meus esforços contra isso. Mal pelo desabafo gigante.

Última edição:
Não sou o mestre da vida social mas.... já tentou se enturmar com pessoas de outras turmas, sair mais em busca de conhecer pessoas?

Poxa, não se dar bem com ninguém da sala é trash ein cara. Até o primeiro ano do ensino médio, eu só tinha amizade com meu grupinho, raramente conversava com outros colegas fora dele. Já no segundo colegial, comecei a 'entrosar' mais com o pessoal do restante da sala. Não era chegaaado de todo mundo, mas chegava, cumprimentava e trocava uma ideia numa boa. No curso técnico foi assim (até conheci outras pessoas de outros cursos por meio de amizades que fiz nesse curso), na faculdade então ... :haha: Troco ideia com todo mundo (até porque a sala só tem uns 10 alunos hoje), mas antes quando era cheia eu conversava com todo mundo. Ás vezes até caia numa situação constrangedora de ouvir reclamações de uma pessoa e depois essa pessoa reclamar da mesma que reclamou dela, mas conseguia levar numa boa. No inglês, onde tem gente bem mais nova e bem mais velha que eu na mesma sala (sempre foi assim), trocava ideia com todo mundo. Eu tenho essa facilidade em enturmar com as pessoas. É questão de ser simpático e não se fechar pra quem você não conhece, as pessoas vão chegando e você vai conversando e hora ou outra vai surgir algum assunto que os dois tem interesse e aí a conversa vai aumentando, e assim criando o laço de amizade. Tente rever isso cara.

No início na universidade tinha alguns problemas com isso mas não foi nada sério, mas sem brincadeira, é que a metade da turma era crente fanático daqueles que cantavam no corredor e ficavam mais entre eles, em seminários e trabalhos em sala de aula sempre ja estava pronto o grupo entre eles, a outra metade era só porra louca e nunca me entrosava com esses grupos apesar de trocar algumas idéias mas era sempre relativo ao conteúdo da disciplina não era aquilo de sair pra almoçar em algum restaurante ali por perto ou de sair para uma festa a noite, e pra somar com tudo isso sempre fui mais fechado e raramente puxava assunto com outras pessoas, depois conheci um brother da minha cidade na mesma faculdade o que era raro, dai ele me convidou pra morar na sua republica, na época eram dez pessoas que moravam mas a casa era muito grande e isso não foi problema, confesso que foi uma experiência muito boa, conviver com outras pessoas diariamente não é uma coisa fácil pra mim, aprendi muita coisa que não aprenderia em lugar nenhum e até melhorei em muitas coisas a principal foi a de me comunicar melhor com outras pessoas até mesmo com que eu não conhecia, enfim, meu convivio social subiu uns 80%, sempre tinha a pelada depois da aula ou um encontro com uma republica feminina :fovhappy:, se você estiver no inicio da faculdade ainda vai aparecer muita coisa ainda.

O que eu vo falar é um pouco chato, mas quem sabe...
As vezes você tá assim por estar passando por algum transtorno mental que você não saiba que tem, eu tive um, e nessa fase que eu ainda não sabia do problema também me excluí e fui excluído pelos outros. Talvez não seja seu caso mas eu recomendaria um psicólogo ou psicanalista, se for esse tipo de problema é difícil resolver simplesmente tentando ser um cara legal.

Você ta procurando algo fora que na verdade deveria estar em você.
Vai ficar ai se remoendo pra alegrar os outros ou por querer fazer parte da roda?
Cuide de ti e só, o que vier depois é lucro.

Seja alguém que as pessoas gostariam de conhecer. Isso tem q ser natural, não forcado como aparentemente você tenta fazer amizades. Uma pessoa interessante, que se impõe, não rh "tirado" como você diz ser. Como esta sua apresentação pessoal também? O que você acha que esta passando para as pessoas ao seu redor com sua imagem e linguagem corporal? Isso influencia muito.
Depois de um término de namoro ano passado, virei um nada socialmente falando, e aconteciam muitas coisas comigo que se encaixam no que você disse. Hoje em dia muitas pessoas que vem ate mim para fazer amizades, não preciso mais ir atras. É tudo questão de estar bem consigo mesmo dentre outras coisas.

Última edição:
Vai ficar ai se remoendo pra alegrar os outros ou por querer fazer parte da roda?

Aprendi o seguinte na Aeronáutica, com um sargento:

"Ninguém aqui quer ser amigo de vocês. Amizade é consequência!"

Faculdade não é Clube de Encontros, ou o Clube do Bolinha. Ali você está para -suponho eu- estudar, e a partir de então conseguiur um (bom) emprego. Só! As amizades encontrdas por lá são consequências do convívio. Se conseguir, beleza. Se não, foda-se.

Com 24 anos e todo cheio dos dramas. Só passou cuidar de si para chamar a atenção dos outros, ou seja, é superficial e imaturo.

Eu vou para a academia, e estou pouco me fodendo se alguém puxará assunto ou não. No trabalho eu me relaciono super bem com todo mundo sem precisar ficar 'alisando a costa deles'; cada um na sua, e todos se darão bem.

Correr atrás de atenção e amiguinhos torna a pessoa uma chata, que faz de tudo para chamar a atenção para ela se sentir enturmada.

Depois que sair da faculdade, essas pessoas vão te bancar? Não? Então quem quiser ser teu amigo/colega puxará assunto. Quem não quiser, paciência.

Última edição:

Realmente, se você necessita de outras pessoas pra ser feliz "you're gonna have a bad time..."

Sei que é dolorido quando somos rejeitados, mas é melhor acabar com isso logo no começo do que ficar tentando suprir carências com pessoas.

Não creio que seja caso de psicólogo, precisa apenas rever sua escala de valores.

Paz. :)

Faculdade não é Clube de Encontros, ou o Clube do Bolinha. Ali você está para -suponho eu- estudar, e a partir de então conseguiur um (bom) emprego. Só! As amizades encontrdas por lá são consequências do convívio. Se conseguir, beleza. Se não, foda-se.

Com 24 anos e todo cheio dos dramas. Só passou cuidar de si para chamar a atenção dos outros, ou seja, é superficial e imaturo.

Eu vou para a academia, e estou pouco me fodendo se alguém puxará assunto ou não. No trabalho eu me relaciono super bem com todo mundo sem precisar ficar 'alisando a costa deles'; cada um na sua, e todos se darão bem.

Correr atrás de atenção e amiguinhos torna a pessoa uma chata, que faz de tudo para chamar a atenção para ela se sentir enturmada.

Depois que sair da faculdade, essas pessoas vão te bancar? Não? Então quem quiser ser teu amigo/colega puxará assunto. Quem não quiser, paciência.

:truestory:

Já fiz algumas coisas na faculdade prezando por amizade e acabei me ferrando, hoje liguei o foda-se e to mais focado nos estudos, se quiser fazer o trabalho beleza, se for pra não fazer cai fora.

Academia é a mesma coisa, direto vejo um pessoal que mais conversa do que treina, acho perca de tempo..afinal, você tá pagando ali seus 50, 60, 100 reais pra treinar ou pra conversar? Se for pra conversar tá jogando muita grana fora, tem muitos outros lugares pra isso sem que precise pagar. Converso só com um ou outro conhecido que treina junto, ou no máximo um "e aí cara, beleza? Falta muito aí?" e boa.

Isso contradiz o que eu disse antes mas, lendo os comentários do pessoal, tem esse lado também: amizade é consequencia.

Queria expor um pequeno drama pessoal aqui no fórum, porque eu não tenho outro lugar pra expo-lo e sei que aqui posso encontrar pessoas que capazes de me entender por já terem passado por experiências de vida semelhantes.

Gosto do curso que eu faço na minha faculdade, apesar dos problemas que a gente tem que relevar ou lutar por melhorias quando possível, porque a propósito é difícil uma faculdade hoje em dia ou um curso sem reclamação nenhuma.

Mas o problema aqui é vida Social. Porque eu destaco esse ano o pior ano da minha vida em relação a isso. Eu não me dou bem com os meus colegas de curso, visto que eu deveria ter um bom convívio social principalmente com eles. Eu entrei nessa faculdade um pouco mais velho, to com 24, porque tranquei outras duas até conseguir fazer o que eu realmente gosto. Do colégio, das minhas passadas por outras faculdades, até chegar a esse curso que eu quero seguir como carreira profissional, estou tendo atualmente o pior convívio social de toda a minha vida.

Antes que digam ser culpa minha, esse ano eu me esforcei mais pra me relacionar com outras pessoas do que nos anos anteriores, me tornei mais simpático, me esforcei também até quanto à cuidar mais de mim, da minha aparência, das minhas roupas, andar perfumado, fui pra academia, passei a andar mais asseado e menos desleixado. Nem de longe me tornei metrosexual, caso alguém venha a pensar nisto, só passei a cuidar mais de mim em comparação ao meu desleixo do passado.

Meus esforços pra me relacionar com as pessoas e o meu posicionamento perante elas - Quando tento puxar assunto com alguém, a pessoa só me responde o que pergunto e logo já vira a cara e volta a falar com os amigos da panela dele ou dela, não se direcionando mais pra mim espontaneamente. Quando tento fazer parte da conversa deles, acrescentando algum fato interessante que tem a ver com o assunto que está sendo debatido, eles só concordam ou fazem um breve comentário e logo mudam de assunto. Cheguei à conclusão que eu não posso mais me submeter a isso. Me sinto humilhado tentando fazer amizade ou coleguismo com pessoas que só falam comigo(pior, me respondem quando faço perguntas) por pura educação. Daí eu fico totalmente sem autoestima, o que influencia até a minha vida acadêmica. Só que agora eu faço o curso que eu gosto e sempre quis fazer, não pretendo largá-lo por causa dos outros em nenhuma hipótese, mas que desanima bastante, que me entristece, isso acontece demais e eu não sei mais o que fazer. Vida social no negativo e eu vou cair em depressão daqui a pouco.

Último detalhe. Quanto aos meus amigos do passado, eu não tenho mais contato com eles, visto que esse ano, que tem sido o pior ano pra mim em termo de vida social, eu me mudei de cidade. To morando longe da minha família, sozinho. Me viro pra tudo e isso é bom, não reclamo. Aprender a lavar, passar, cozinhar. O que tá sendo duro demais é essa vida social zerada e no negativo apesar dos meus esforços contra isso. Mal pelo desabafo gigante.

Não use travessão no lugar de dois pontos nem bote crase onde não tem. Mas no geral sua redação está aceitável, o que pelo menos indica que burro você não é. Eu não teria lido nem a terça parte se estivesse cheio de erros de ortografia, se estiver com um português todo estropiado, se estivesse cheio de gírias horríveis ou de cacoetes de linguagem como "tipo", "e taz", etc.

Você diz que mudou de cidade, está longe dos pais... Essa mudança foi grande ou pequena? Se foi grande, a ponto de você se diferenciar por um sotaque estranho ao meio, isso já pode ser um peso. Estar forçando amizade também é outro aspecto que pode ter efeito contrário. Idade não vem ao caso. Tem gente de 60 anos fazendo faculdade por aí. Seja natural e deixe que as coisas aconteçam ou mesmo que nada aconteça. O que falta de fato é um amor, uma paixão. Se você ama, uma única pessoa te preenche, te ocupa. Na questão da amizade propriamente dita, vale a pena fazer parte de um grupo afim, tal como os crentes que se unem no corredor. Não precisa ser o grupo de crentes, se você não é crente. Mas um grupo afim, seja ele qual for. Não precisa ser também na faculdade. Faculdade é para estudar. E não queira viver a própria vida nos termos estabelecidos pela aprovação alheia.

O lado psicológico da questão talvez exista. Aí cabe a você analisar, sozinho ou com ajuda de um psicólogo.

Já passei pelo mesmo problema cara, acho que tenho uma cabeça diferente das pessoas, sempre sou bem mais maduro do que os da minha idade, acabo não tendo muito em comum.Eu ficava até receoso de me expor demais pq quando eu via os que se enturmavam facilmente e eram amigos de todos, não tinham nada a ver comigo e eu achava que se não fosse igual eles eu não conquistaria amigos.

Mas em vez de tentar me enturmar a todo custo e agradar os outros eu mudei e passei a simplesmente ser eu mesmo, colocar a minha real personalidade pra fora falar o que penso e não fazer força por nenhuma amizade (claro, ficar todo amuado num canto não adianta nada) e por incrível que pareça quando vi já tinha conquistado algumas amizades.Acho que o segredo é esse : seja você mesmo.

Última edição:
Os colegas de faculdade hoje serão possíveis competidores frente à uma vaga.

O ideal é buscar um novo círculo de amizades. Eu mesmo tenho poucos, mas bons amigos.

Qualificado.

Devido a minha dificuldade de se relacionar com outras pessoas, mais uma certa timidez eu tenho muito poucos amigos. Mas sinceramente não to nem aí, não preciso de 500 amigos pra ser feliz e pro pessoal que tem muiitos amigos, esperam até o dia que tiverem na m&rd@ pra ver quantos dos seus amigos vem te ajudar.

Antes de querer fazer um monte de amigos, tenha amor próprio e não ache que precisa de "amigos" ou até mesmo mulher pra ser feliz. :haha:

Vou tentar ser sucinto:

1) Se dê valor. Você mudou pelos outros. Ok, as vezes você precisa pra melhorar, mas não mude radicalmente por ninguém.

2) Não existe apenas a faculdade pra fazer amigos. Condomínio, bares random, academia, locais públicos... Pelo menos colegas você faz e, depois, pode surgir uma amizade. E na própria faculdade, pode haver a chance de conhecer gente de outros cursos.

Eu não tenho amigos na faculdade. Ou melhor, tenho 2 ENORMES amigos de uma turma de 45 que, em geral, eu nem olho na cara de 10 pra dizer oi. Dos outros, rola aquele "oi" e nada mais. Tenho alguns amiguinhos/colegas de outros cursos/turmas e tal. Minha vida social existe pois sou sociável fora da faculdade (assim como você, entrei mais velho - pessoal entrou com 18 e eu entrei com 20) e hoje, no último semestre da faculdade, assim como em todos (desde o primeiro), minha vida na faculdade se resumia a aulas. Por entrar mais velho e já trabalhando, perdia as "farras" durante as aulas e, talvez por isso, eu seja assim, "excluído".

Não me arrependo. Meus amigos vivem fora da faculdade e, com os 2 grandes amigos que tenho da turma, sempre mantenho contato.

Povo achando que entrar com 20/25 anos é "entrar velho". Estou com 28 anos e somente com 30 poderei cursar uma faculdade, e não estou pouco me fodendo se serei o mais velho da minha turma. :haha:

Também sofro para fazer amizade com alguém na universidade, e olhe que já estou lá a dois anos, e galera não se liga muito para esse lance de idade, mas eu estou na mesma faixa etária de todos.

Para mim também foi bem complicado quando acabou o ensino médio, pois, praticamente perdi contanto com todos que conversava diariamente lá. No outro ano, entrei em um cursinho e demorei mais de mês para conversar com alguém, eu não sou muito de puxar papo e na maioria das vezes fico sem assunto muito fácil. Mas acho que o meu problema é mais começar a conversar, pois depois que conheci uma galerinha lá, a coisa deslanchou, quando terminei o cursinho conhecia e conversava com quase todos os alunos e professores.

Mas ao entrar na universidade é que eu vi, sou uma porcaria para criar amizades, como já disse estou lá a dois anos e muitas vezes vou e volto para casa sem ter falado com ninguém. Tem algumas pessoas que eu conheço, mas ainda não é aquela coisa de amizade mesmo, falamos mais sobre alguma matéria e só. E por mais que eu tente, como já tentei me enturmar não consigo levar adiante. Realmente não sabia mais o que fazer e acabei deixando para lá, vou focar nos estudos que ganho mais, ou não.

Mas daí eu lembrei que sempre fui assim, desde pequeno, fui aquele moleque tímido que não falava com ninguém. É algo que já é de mim, mas que sem duvidas eu gostaria de mudar, pois é muito bom conhecer novas pessoas e conversar. E realmente sinto inveja de quem tem facilidade de chegar em algum lugar e sair conversando com as pessoas como se fossem amigos de infância.

E mesmo as pessoas dizendo que tem que se valorizar, tem se aceitar do jeito que você é, é uma questão complicada, pois com certeza já perdi oportunidades tanto no âmbito profissional quando no amoroso por ser tímido. A minha sorte são as pessoas que converso no cursinho de inglês e outro de programação.

Acredito que você, pullchar, não seja tímido, pois você fala que busca e toma a iniciativa de uma conversa, mas meu conselho, se é que tenho algum prestigio para falar disso é, tenta levar contigo algo que as pessoas vão buscar puxar assunto para saber sobre, outro dia estava no ônibus lendo um livro de Saramago, daí senta uma garota do meu lado e ela começou a puxar assunto a respeito do livro.

Outro exemplo: Tinha uma garota lendo o 3° livro de Games of Thrones na sala, cheguei nela e fiquei perguntando em que parte ela estava (já li esse livro, então foi mais fácil de conversar). Meu exemplos foram de livros, mas pode ser para qualquer coisa, um filme, um jogo, uma roupa. Tenta conversar a respeito de algo que aconteceu na universidade, ou fale algo durante a aula a respeito do assunto. Quando terminar a aula pergunte a alguém se entendeu uma parte de assunto que o professor falou. Ao menos eu tentei fazer isso, alguns deu certo outros não, mas são coisas que variam de um para outro, aquilo que não deu certo comigo pode dar certo para você.

Última edição:
No último semestre tinha um colega que tinha + de 60 anos, e o véio era o centro das atenções na turma que estudava. O cara é era super engraçado e só falava besteira, puxava assunto com todos. :nooo:

Agora fico pensando, nós que não temos nem 30 anos não conseguimos amizades e tal. Acho que vem muito da auto-estima e é uma coisa totalmente psicológica essa coisa de ter medo de se relacionar e conversar.

Não entendo isso , essa necessidade de se enturmar com alguém, de ser aceito..

Na turma onde estudo , só tem 'mOleQue zIcA ' e 'putinha de balada' não faço questão nem de saber o nome.

Na boa , não mude sua personalidade por causa de amizade superficial.

Daqui a pouco você vai estar escutando um tipo de musica que não curte , ou qualquer outra coisa só por uma amizade fútil.

Seja você mesmo.

No último semestre tinha um colega que tinha + de 60 anos, e o véio era o centro das atenções na turma que estudava. O cara é era super engraçado e só falava besteira, puxava assunto com todos. :nooo:

Agora fico pensando, nós que não temos nem 30 anos não conseguimos amizades e tal. Acho que vem muito da auto-estima e é uma coisa totalmente psicológica essa coisa de ter medo de se relacionar e conversar.

Você falou como se existisse um esteriótipo para ser sociável, como por exemplo o que você citou: "engraçado e só falava besteira"
Não existe um perfil ótimo e único, existe sim os mais comuns. Eu mesmo, tive uma fase na vida (ensino médio) que era bem racional e tinha meus planos, enquanto a galerinha só queria farrear e 'tirar uma onda'. Nessa época, sem intenção, eu acabava sendo centro das atenções, as pessoas me procuravam pra levar uma conversa mais séria, conselhos, etc. Assim como conheço tantos outros exemplos.

Acho que um ponto importante citado pelo tópico é que não adianta forçar.

Tudo depende do público do curso... por exemplo, o pessoal que faz certos cursos tendem a serem um lixo e cheios de panelinhas(também tem a ver com cidades e cultura local), aqui em Curitiba é super comum as pessoas serem fechadas e educadas, ficando apenas nas suas panelinhas e só.
Tive sorte de estar num curso onde as pessoas são bem mais comunicativas e bacanas, mas professores meus já me disseram que minha turma é a mais tranquila de todas para dar aula e talz, acho que é coisa de sorte mesmo...
Em cursos de exatas as pessoas por exemplo tendem a serem mais chatinhas, assim como em direito aqui na minha cidade se agrupa a maior quantidade de babacas por M² que já vi.
Negócio é FOCO no que você foi fazer na faculdade, estude, tire boas notas, participe das aulas, seja inteligente que as pessoas tendem a notar isso se aproximarem, já que o ser simpático não funciona...

Eu também estou começando a ficar assim, principalmente no cursinho que estou fazendo este ano, já tentei fazer amizade com alguns e não deu certo, fiquei de lado, enquanto com os outros eu sinceramente não me identifico, então fiquei o ano inteiro sozinho no meu canto falando bem pouco e com poucos. Eu sempre fui tímido, mas pelo menos na minha época de escola regular eu fazia amizades bem mais facilmente, espero que isso seja apenas uma fase e seja por conta de eu não me identificar com o pessoal mesmo. Mas falando em amigos, agora que estou pensando nisso eu tenho bem poucos, e dos que eu tenho há tempos não vejo mais...

Mas eu sinceramente não sou muito sociável, do tipo que não aguenta ficar em casa a semana inteira e precisa sair, eu saio pouco por uma preferência mesmo, mesmo sabendo que isso vai atrapalhar minha vida profissional.

Com certeza é psicológico, manolo. :) A pessoa sente pena de si mesmo toda vez que é compelido a desistir antes mesmo de tentar, e é aí que está o problema.
.
Com a anamnese é possível traçar um caminho para o transtorno que causa a insegurança. o/

Quais são seus hobbies? Tipo, atividades sem ser o estudo? Um jeito fácil de se enturmar e até fazer amizades duradouras é através de hobbies, como video game, tocar instrumento musical, algum esporte, sempre vai ter alguem que vai partilhar de algum hobbie seu.

Eu por exemplo na faculade fiz amizades muito bacanas através da música, de reunir com os camaradas depois de uma cervejinha e tocar um blues, um rock n roll nos violão. E através do vicio em games tbm.

Users who are viewing this thread

Voltar