[AJUDA] Piora de FPS com upgrade de GPU

Squivo

Member
Registrado
Gostaria que vocês me dessem um help.
Antes de mais nada minha configuração:
CPU: Core 2 Quad Q9300
Ram: 8GB DDR2
Mobo: Rampage Formula

Até essa semana eu tinha uma GTS 450 de GPU, até pelas próprias limitações do PC eu só jogo coisas mais antigas ou leves, mas tem algumas coisas mais recentes que eu curto, a principal é Overwatch.
Com a GTS 450 eu rodava ele sofrendo com tudo no mínimo com o FPS entre 50 e 60, mas isso me incomodava muito, chega um ponto em que skill não te leva a lugar nenhum nesses casos hahahaha
Alguns meses atrás eu testei essa mesma config com uma GT 1030 do meu irmão e a jogabilidade melhorou muito, conseguia por volta de 70, as vezes mais FPS, pra mim já ficava ótimo.
Fui comparar os preços das GPUs e pelo desempenho dela comparado com o das GTX1050 e Ti valia mais a pena pegar as GTX mas aí eu vi que a RX 570 tinha o mesmo preço e acabei aproveitando e comprei uma.

Eu sabia que a CPU ia dar gargalo mas como testei com a GT 1030 e achei o ganho de desempenho bem satisfatório pro que eu queria eu esperava o mesmo da RX 570 porém agora a performance no jogo piorou MUITO.
Eu to com quedas de FPS ridículas que eu nunca tive com a GTS 450, antes eu ficava ali transitando entre entre 53 a 57/58 mais ou menos, agora eu to sofrendo com um stuttering monstro, quedas de FPS abaixo dos 30.
Não esperava esse tipo de coisa, imaginei que conseguiria manter estável um pouco acima dos 60.

Agradeço muito qualquer dica ou ajuda que possam me dar sobre isso.

Abraços a todos.
 
Qual a fonte de alimentação?
 
Qual a fonte de alimentação?

Uma OCZ StealthXStream 400 W

Eu sei que eles recomendam uma de 450W mas eu não tenho nada além do básico na máquina e na calculadora do outervision a carga total fica por volta de 370W, claro que não é 100% perfeito mas eu acho que é uma carga que faz sentido pra minha config, até porque essa fonte consegue entregar até mais de 400W pelo teste que fizeram no Clube do Hardware com ela.
 
Chegou a limpar os drivers com o DDU? Tive problema também quando um amigo pediu para testar uma GTX 980, quando voltei pra minha placa estava muito ruim, tive que fazer uma limpeza completa dos drivers para voltar ao normal.
 
Chegou a limpar os drivers com o DDU? Tive problema também quando um amigo pediu para testar uma GTX 980, quando voltei pra minha placa estava muito ruim, tive que fazer uma limpeza completa dos drivers para voltar ao normal.

Inicialmente eu removi os drivers da Nvidia antes de instalar os da AMD, tive problemas pra remover algumas coisas mas tinha conseguido depois de parar os serviços.
Aí o window instalou drivers antes de eu conseguir instalar os da placa, instalei e achei que o problema fosse esse, até que descobri o DDU.

Eu usei ele pra remover tudo e deixei a atualização de drivers do windows desativada (pelo DDU mesmo.
Fiz a instalação dos drivers AMD.

Será que pode ser o software que vem junto que tá cagando alguma config?
 
400W não é o ideal, mas não chega a ser um problema. Esse sua configuração não passa de 325W em pico.

Tem tanta coisa pra verificar aí, mas eu sinceramente acho que você nunca vai conseguir ter bons frames com essa configuração e é natural que ela seja até pior sim por conta dessas quedas. Sua configuração, desculpe ser bem direto, é realmente uma aberração. DDR2, processador de mais de 10 anos atrás, eu acho que não tem capacidade para desenhar o que a 570 produz mesmo. Normal.
 
400W não é o ideal, mas não chega a ser um problema. Esse sua configuração não passa de 325W em pico.

Tem tanta coisa pra verificar aí, mas eu sinceramente acho que você nunca vai conseguir ter bons frames com essa configuração e é natural que ela seja até pior sim por conta dessas quedas. Sua configuração, desculpe ser bem direto, é realmente uma aberração. DDR2, processador de mais de 10 anos atrás, eu acho que não tem capacidade para desenhar o que a 570 produz mesmo. Normal.

Então, eu concordo, essa config inclusive é de segunda mão, eu comprei por 200 reais de um colega quando a placa mãe do meu Phenom II queimou. Eu to até hoje sem conseguir juntar grana pra um PC totalmente novo, por isso eu fui atrás de uma GPU nova, se a GT 1030 ainda tivesse na faixa de 300 reais eu teria pego ela, mas com o preço atual valeu mais a pena a RX 570. Mas eu acho estranho que uma GT 1030 consiga melhorar o desempenho no Overwatch e uma RX 570 piore, eu mantive o mesmo nível de gráficos no jogo que é tudo no mínimo. Com o mesmo PC eu fico acima de 50 FPS usando a GTS 450 e consegui mais de 60 com a GT 1030. Com a RX 570 tem momentos em que o FPS despenca abaixo de 30, a oscilação de FPS também aumentou de forma que não tinha antes. Não me parece ser só questão de gargalo da CPU.
 
Veja se o Chill não está ligado, isso pode derrubar o FPS. E se instalou o ReLive, desativa a Reprodução Instantânea, isso fica gravando o tempo todo.

O Chill tá desligado e eu não instalei o ReLive.

Você acha que eu deveria passar o DDU de novo e instalar os drivers sem o software?
 
Então, eu concordo, essa config inclusive é de segunda mão, eu comprei por 200 reais de um colega quando a placa mãe do meu Phenom II queimou. Eu to até hoje sem conseguir juntar grana pra um PC totalmente novo, por isso eu fui atrás de uma GPU nova, se a GT 1030 ainda tivesse na faixa de 300 reais eu teria pego ela, mas com o preço atual valeu mais a pena a RX 570. Mas eu acho estranho que uma GT 1030 consiga melhorar o desempenho no Overwatch e uma RX 570 piore, eu mantive o mesmo nível de gráficos no jogo que é tudo no mínimo. Com o mesmo PC eu fico acima de 50 FPS usando a GTS 450 e consegui mais de 60 com a GT 1030. Com a RX 570 tem momentos em que o FPS despenca abaixo de 30, a oscilação de FPS também aumentou de forma que não tinha antes. Não me parece ser só questão de gargalo da CPU.
Em primeira mão isso parece estranho, mas se vc entender as demandas de um jogo e como funciona a demanda de uma GPU, vai observar que não é tão estranho assim não. GPU melhor exige muito mais de CPU também. Então é natural que aconteça esse tipo de aberração.

Mas, sim, tente mitigar aí os problemas. Drivers diferentes e tal.
 
O Chill tá desligado e eu não instalei o ReLive.

Você acha que eu deveria passar o DDU de novo e instalar os drivers sem o software?

Eu tenho os drivers completos instalados e não tenho problema, mas pode testar.

Pode testar também limitar o fps do jogo a um nível que tu saiba que rodava bem, tipo 60fps. Se não tiver a opção dentro do jogo pode fazer pelo driver.

Nunca joguei Overwatch, então não tenho como dar uma opinião na experiência, mas aqui quando troquei a RX560 por uma Vega 56 notei que nos jogos que exigem mais processador a variação de fps aumentou, no meu caso o pior foi o BFV, antes variava de 50-70 fps e agora varia de 70-130 fps.
 
Chuto que tua fonte já deu o que tinha de dar. Deve ter ao menos uns 10 anos de fabricada. Arrume outra pra testar.
É um teste que eu faria também. Só para garantir.
 
Quanto a fonte, não é pq tem 400W que vai ser suficiente.
Veja se tem amperagem suficiente na linha 12V pra dar conta dessa RX 570..
De resto, eu acho que era pra ficar bem melhor que com a GTS 450 independente do gargalo, a não se se for aquele lance do DX11 overhead dos drivers da AMD...
 
Gostaria que vocês me dessem um help.
Antes de mais nada minha configuração:
CPU: Core 2 Quad Q9300
Ram: 8GB DDR2
Mobo: Rampage Formula

Até essa semana eu tinha uma GTS 450 de GPU, até pelas próprias limitações do PC eu só jogo coisas mais antigas ou leves, mas tem algumas coisas mais recentes que eu curto, a principal é Overwatch.
Com a GTS 450 eu rodava ele sofrendo com tudo no mínimo com o FPS entre 50 e 60, mas isso me incomodava muito, chega um ponto em que skill não te leva a lugar nenhum nesses casos hahahaha
Alguns meses atrás eu testei essa mesma config com uma GT 1030 do meu irmão e a jogabilidade melhorou muito, conseguia por volta de 70, as vezes mais FPS, pra mim já ficava ótimo.
Fui comparar os preços das GPUs e pelo desempenho dela comparado com o das GTX1050 e Ti valia mais a pena pegar as GTX mas aí eu vi que a RX 570 tinha o mesmo preço e acabei aproveitando e comprei uma.

Eu sabia que a CPU ia dar gargalo mas como testei com a GT 1030 e achei o ganho de desempenho bem satisfatório pro que eu queria eu esperava o mesmo da RX 570 porém agora a performance no jogo piorou MUITO.
Eu to com quedas de FPS ridículas que eu nunca tive com a GTS 450, antes eu ficava ali transitando entre entre 53 a 57/58 mais ou menos, agora eu to sofrendo com um stuttering monstro, quedas de FPS abaixo dos 30.
Não esperava esse tipo de coisa, imaginei que conseguiria manter estável um pouco acima dos 60.

Agradeço muito qualquer dica ou ajuda que possam me dar sobre isso.

Abraços a todos.
---------
Creio que esteja sofrendo mesmo problemas que eu ...
Cheguei abrir chamados na gigabyte e loja onde comprei minha RX580, mas como possuo um Ryzem sem video integrado, fiz de tudo para evitar RMA...
Enfim, minha solução foi simplesmente deixar o windows adquitir o drive da placa, e eu não cheguei a configurar nada nele, e estou usando o MSI After. para configurar fans e clocks ...
O meu problema é algum drive que possa estar dando conflitos, onde meu clock ficava em 300mhz, mesmo em jogos com preset full
Baixe o GPUz e verifique se pode ser tbm o clock travado ...
 
Pode ser fonte como tb pode ser a falta de uma boa formatação no seu pc.
 
Eu acho que a placa mae (e todo os sistema) é incompativel com as tecnologias da RX 570, O que teve de gente com plataforma 1155 que teve que atualizar bios de mobo quando começaram a usar a linha rx400 da AMD nao foi brincadeira, aqui vc tem uma plataforma mais antiga ainda com uma VGA mais atual ainda, com certeza vai dar alguma incompatiblidade com o sistema,


Tenta atualizar a bios e os drivers da placa mae pra ver se resolve alguma coisa, mas o teu sistema (mobo, cpu, memoria) deve ter ter entrado em panico quando vc botou eles para dar conta de uma RX 570 hahahaha

ah lembrei de outra coisa aumenta a resolução em que vc joga, pois quanto maior a resolução menos o sistema exige do procesador, o que pode beneficiar seu setup
 
Vou tentar as dicas de todos.

Com relação a fonte, a corrente no 12 volts segura sim. Não tenho como ter certeza se a fonte tá 100%, mas não acredito que seja ela, a GPU trabalha mais em outros jogos, o problema no Overwatch me parece ser específico.

O gargalo é óbvio mas acho muito estranho estar ocorrendo em um jogo que pode ser rodado numa GT 1030 com qualidade mais alta do que eu to tentando.

Com relação a incompatibilidades com o hardware mais antigo, isso é algo que eu acho que pode ser um motivo bem mais plausível, bem como uma formatação do sistema.

Farei alguns testes, obrigado a todos..

PS. Acho que vou conseguir um kit com o FX 6300 de doação, acredito que vou conseguir usar a GPU bem melhor com ele.
 
Última edição:
instala o msi afterburner e olha a utilização do cpu e gpu ingame, simples.

mas eu tenho absoluta certeza que o processador não está sendo o suficiente para a gpu. aposto em gargalo.
pc tem que ter equilíbrio.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo