Placa B550 + Water cooler + Controladora.

HyperionV5

New Member
Registrado
Boa noite!

É o seguinte, comprei um water cooler e ele chegou com um pequeno hub (Com 3 entradas PWM) onde conecta a bomba e as duas fans do radiador, as fans do gabinete estão conectadas em serie. Então restou 2 PWM, um para as fans do water cooler e outro para as 4 do gabinete.
Existe algum problema em deixar o hub do water cooler no cpu_fan controlando a rotação das 4 fans do gabinete e 2 do radiador e colocar o cabo ARGB dessas 6 fans em uma controladora apenas para controlar o ARGB?

Eu gostaria de colocar mais 3 fans no futuro, elas ficariam com o PWM e ARGB na controladora, e ela conectada no sys_fan. Isso daria certo? No momento a bomba está no cpu_fan e as fans na controladora. Porém, a velocidade das fans estão fixa.
 
Qual cooler, qual hub, quais fans e todo o resto da config?

Existe algum problema em deixar o hub do water cooler no cpu_fan controlando a rotação das 4 fans do gabinete e 2 do radiador

Problema em si, não. Mas também não é o ideal, principalmente pelas fans do case. E aproveito pra lembrar que o excesso de fans, quase sempre, acaba prejudicando. A não ser que seu gabinete seja um full tower.

O lance do RGB fico te devendo, não uso nenhuma.
 
Qual cooler, qual hub, quais fans e todo o resto da config?



Problema em si, não. Mas também não é o ideal, principalmente pelas fans do case. E aproveito pra lembrar que o excesso de fans, quase sempre, acaba prejudicando. A não ser que seu gabinete seja um full tower.

O lance do RGB fico te devendo, não uso nenhuma.
O hub é um bem básico do próprio WC. É um Aigo Darkflash Radiant DC240, mais 4 fans do gabinete Aigo Infinity 24 Pro. A config do PC é essa.

B550M DSH3
Ryzen 5600X
32GB de Ram
4070Super

Não entendi a questão do gabinete. Mas ele é um Aigo Darkflash C285 no formato aquário.

Tenho um controladora ARGB alimentada pelo SATA. Eu poderia colocar as 6 fans (2 do WC e 4 do gabinete) e a bomba do WC. Na controladora e conectar ela no CPU_FAN? Nunca vi ninguém falando sobre conectar a bomba em uma controladora, então não sei se é confiável.

A controladora veio com um cabo PWM fêmea de ambos os lados. No caso é essa que estou usando. Link
 
Não entendi a questão do gabinete. Mas ele é um Aigo Darkflash C285 no formato aquário.

As fans do gabinete, idealmente, possuem target e curva independentes. Um bom exemplo é utilizar a temperatura da GPU como target e montar uma curvo do seu agrado. Como disse, não é obrigatório, mas é muito melhor em todos os aspectos.

bomba do WC. Na controladora e conectar ela no CPU_FAN?

Não, o conector de 3 pinos da bomba você pluga direto na mobo e seta a velocidade pela BIOS. Qual conector da mobo não faço ideia, consulte o manual da placa.
 
As fans do gabinete, idealmente, possuem target e curva independentes. Um bom exemplo é utilizar a temperatura da GPU como target e montar uma curvo do seu agrado. Como disse, não é obrigatório, mas é muito melhor em todos os aspectos.



Não, o conector de 3 pinos da bomba você pluga direto na mobo e seta a velocidade pela BIOS. Qual conector da mobo não faço ideia, consulte o manual da placa.
Bom, eu coloquei o conector do WC no CPU-FAN pq é o que tem. Me sobrou 2 SYS_FAN. Então seria seguro colocar a controladora com as 6 fans no SYS_FAN? O fato dela ser alimentada por um cabo SATA não tem problema?

Foi me dito que se colocar os fans na controladora e conector no PWM da placa mãe (SYS_FAN) pode acabar dando problema, pois ambos vão passar energia para as fans.

Tem um PWM na controladora que diz para colocar na placa mãe, mas como estou com essa dúvida, ainda não coloquei.

Eu preciso deixar a bomba do WC em 100% o tempo todo? Foi me recomendado, mas vi muito pouco sobre isso. Não sei se é verdade.
 
RTFM! 😁

Então seria seguro colocar a controladora com as 6 fans no SYS_FAN? O fato dela ser alimentada por um cabo SATA não tem problema?

Mas você não tem 2 hubs? Usa um apenas com as fans do gabinete.
Justamente pelo fato do hub ser alimentado via Sata que não há problema. Os conectores de 3 ou 4 pinos serão apenas pra controle e monitoramento e precisa controlar via 12V, ou DC. Mesmo que o hub tenha o header PWM de 4 pinos. Em teoria...

Foi me dito que se colocar os fans na controladora e conector no PWM da placa mãe (SYS_FAN) pode acabar dando problema, pois ambos vão passar energia para as fans.

Os conectores da sua placa são de 1A. Se conectar 6 fans "direto", sem os 12V do Sata, sim, terá problema. Regra básica pra mobos mais simples como a sua é utilizar até 80% da corrente disponível pelo header. No seu caso: 1A, então a soma das fans não pode passar de 0,8A. A amperagem das fans estão no adesivo no hub do rotor. Repito: usando os hubs alimentados no 12V do Sata, pode meter até uma Delta de 18W.

Tem um PWM na controladora que diz para colocar na placa mãe

Pois é...

Eu preciso deixar a bomba do WC em 100% o tempo todo? Foi me recomendado, mas vi muito pouco sobre isso. Não sei se é verdade.

Eu sempre usei loop custom, nunca tive, não tenho e nunca terei um AIO. Dei uma pesquisada hoje mais cedo pra discordar de um colega e, pelo menos os CLCs da Arctic Cooling, 60% ou 70% são suficientes. Imagino que outros BONS modelos mais recentes de outras marcas estejam nesse patamar. Não faço a menor ideia do seu.

De todo modo, a regra de ouro, que também vale pra loops custom, é manter a velocidade da bomba constante. O motivo principal é a longevidade. Pra AIO é mortal se ficar no sobe e desce via PWM. Repetindo, mesma coisa pra uma bomba D5. Não acredite em mim, pesquise e veja.
 
Obrigado Caparroz, fiz como você sugeriu e minhas dúvidas foram sanadas. Deixei a bomba em 70% e configurei as fans para aumentar conforme a temperatura da cpu. Obrigado pela ajuda. 🫶
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo