• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[AJUDA] Placa de vídeo não sobe o clock

maciel_lopes

Hungry Member
Registrado
Alguém aqui já passou por esse problema?
A placa com o clock bem abaixo do padrão, acusa estar 100% de uso. Exemplo: core clock 125 MHz e 100% de uso, sendo que o clock base da placa é 1216 MHz e 1367 MHz em modo boost.

Primeiramente pensei ser a fonte (PCYES Electro Series 600W), mas testei a placa de vídeo em outro computador com uma fonte Cooler Master de 750W e aconteceu o mesmo problema.

Não é questão de temperatura, como vocês podem ver nos prints, o último print é com a placa de vídeo rodando um jogo.

Placa de vídeo: Gigabyte GTX 960 WindForce 2X OC.

3p7.png


nnn.png


w3t.png
 
Alguém aqui já passou por esse problema?
A placa com o clock bem abaixo do padrão, acusa estar 100% de uso. Exemplo: core clock 125 MHz e 100% de uso, sendo que o clock base da placa é 1216 MHz e 1367 MHz em modo boost.

Primeiramente pensei ser a fonte (PCYES Electro Series 600W), mas testei a placa de vídeo em outro computador com uma fonte Cooler Master de 750W e aconteceu o mesmo problema.

Não é questão de temperatura, como vocês podem ver nos prints, o último print é com a placa de vídeo rodando um jogo.

Placa de vídeo: Gigabyte GTX 960 WindForce 2X OC.

3p7.png


nnn.png


w3t.png
Já chegou a experimentar outro driver? um mais antigo (ou recente, se houver)
 
Primeiro eu tantaria limpar os drivers com o DDU e fazer uma nova instalação limpa para o driver mais recente.

Se isso não funcionar, tentaria flashar uma nova BIOS na placa (original para o seu modelo).
 
Já chegou a experimentar outro driver? um mais antigo (ou recente, se houver)

Já sim.
Drivers já utilizados:
353.62; 365.19; 368.39; 368.69 e 368.81.
 
Primeiro eu tantaria limpar os drivers com o DDU e fazer uma nova instalação limpa para o driver mais recente.

Se isso não funcionar, tentaria flashar uma nova BIOS na placa (original para o seu modelo).

Esses foram os primeiros passos que realizei.
Sempre desinstalo usando o DDU e quando instalo o driver, marco a opção de "Instalação limpa".
Já formatei o computador com Windows 10 Pro 64-bit e Windows 8.1 Pro 64-bit, ambos originais.

Sem contar que testei somente a placa de vídeo em outro computador, com uma Cooler Master 750W.

Já pensei em mexer na BIOS, mas não vi nenhuma atualização de BIOS no site da Gigabyte.
 
Tente baixar uma bios diferente (do modelo da sua placa) do techpowerup. Não consigo imaginar mais nada.
 
Tente baixar uma bios diferente (do modelo da sua placa) do techpowerup. Não consigo imaginar mais nada.

Será que não corre o risco de brickar a placa, com uma BIOS diferente da original?
 
Isso aconteceu desde o primeiro dia em que você adquiriu ela?
 
Isso aconteceu desde o primeiro dia em que você adquiriu ela?

Não, começou no dia 09/07/2016, o normal dela era sempre trabalhar em 1367 MHz em modo boost e 60ºC.
 
Não, começou no dia 09/07/2016, o normal dela era sempre trabalhar em 1367 MHz em modo boost e 60ºC.
Aconteceu alguma coisa em especial esse dia? Pra ela ter começado o problema? Ou simplesmente começou?
 
Não, começou no dia 09/07/2016, o normal dela era sempre trabalhar em 1367 MHz em modo boost e 60ºC.

Faça uma instalação do zero do Windows, com o último driver de tudo especialmente da NVIDIA, veja se resolve.

Pode ser algum gpu miner rodando em segundo plano deixando ela a 100% de uso.

Se antes ela funcionava normalmente, provavelmente é algo que ocorreu depois, faça o teste... o estranho é esse clock lá em baixo.

Boa sorte amigo.
 
Será que não corre o risco de brickar a placa, com uma BIOS diferente da original?

Se você pegar uma BIOS pro mesmo modelo da sua placa, não. Mas se não sente confiança em relação a isso, nem vá pra esse lado.
 
Aconteceu alguma coisa em especial esse dia? Pra ela ter começado o problema? Ou simplesmente começou?

Simplesmente começou. Sempre ligava o computador e começava a jogar. Nesse dia liguei o computador, abri o jogo e estava com um lag horrível, daí começou a sina de desinstalar drivers, instalar de novo, formatar computador...
 
Faça uma instalação do zero do Windows, com o último driver de tudo especialmente da NVIDIA, veja se resolve.

Pode ser algum gpu miner rodando em segundo plano deixando ela a 100% de uso.

Se antes ela funcionava normalmente, provavelmente é algo que ocorreu depois, faça o teste... o estranho é esse clock lá em baixo.

Boa sorte amigo.

Já fiz instalação nova do Windows, até voltei para o Windows 8.1 para ver se era problema com o Windows 10, e nada.
Baixei uma BIOS do mesmo modelo no site da TechPowerUp e também não resolveu.
 
Se você pegar uma BIOS pro mesmo modelo da sua placa, não. Mas se não sente confiança em relação a isso, nem vá pra esse lado.

Fiz o procedimento com uma BIOS do mesmo modelo, não resolveu. Vou partir para uma BIOS de outro modelo.

Edit: Fiz o procedimento com a BIOS da G1 Gaming, e mesmo assim não resolveu.

Não sei mais nada o que fazer.
 
Última edição:
Simplesmente começou. Sempre ligava o computador e começava a jogar. Nesse dia liguei o computador, abri o jogo e estava com um lag horrível, daí começou a sina de desinstalar drivers, instalar de novo, formatar computador...
 


Já fiz instalação nova do Windows, até voltei para o Windows 8.1 para ver se era problema com o Windows 10, e nada.
Baixei uma BIOS do mesmo modelo no site da TechPowerUp e também não resolveu.
 


Fiz o procedimento com uma BIOS do mesmo modelo, não resolveu. Vou partir para uma BIOS de outro modelo.

Edit: Fiz o procedimento com a BIOS da G1 Gaming, e mesmo assim não resolveu.

Não sei mais nada o que fazer.
Cara, tô achando que é problema na gpu mesmo... na parte de alimentação (ela tá funcionando, mas o clock não sobe, pra mim seria o mais lógico)
 
Cara, tô achando que é problema na gpu mesmo... na parte de alimentação (ela tá funcionando, mas o clock não sobe, pra mim seria o mais lógico)

Também já pensei nisso, ainda mais porque já testei a placa de vídeo em outro computador com uma Cooler Master 750W e ficou a mesma coisa. Estou pensando inclusive em comprar álcool isopropílico e fazer uma limpeza nela, trocar pasta térmica também (apesar que ela não está suja, nem sujeira nas ventoinhas tem e nem esquentando ela está), estava pensando inclusive em remover a solda dos conectores de energia e soldar novamente. Mas acho mais negócio entrar na justiça por "vício oculto" visto que o produto é um bem durável e a vida útil dela não se resume ao ano de garantia que a fabricante dá. Sem contar que o defeito começou um mês após a garantia expirar.

Só queria antes de tudo, testar uma outra placa de vídeo no meu computador, mas ninguém por aqui tem um computador dedicado a jogos.
 
Também já pensei nisso, ainda mais porque já testei a placa de vídeo em outro computador com uma Cooler Master 750W e ficou a mesma coisa. Estou pensando inclusive em comprar álcool isopropílico e fazer uma limpeza nela, trocar pasta térmica também (apesar que ela não está suja, nem sujeira nas ventoinhas tem e nem esquentando ela está), estava pensando inclusive em remover a solda dos conectores de energia e soldar novamente. Mas acho mais negócio entrar na justiça por "vício oculto" visto que o produto é um bem durável e a vida útil dela não se resume ao ano de garantia que a fabricante dá. Sem contar que o defeito começou um mês após a garantia expirar.

Só queria antes de tudo, testar uma outra placa de vídeo no meu computador, mas ninguém por aqui tem um computador dedicado a jogos.
Eu arriscaria antes disso tudo tentar verificar a questão da alimentação dela, agora como... eu não sei rs, já foge um pouco do meu conhecimento
(talvez usar aqueles negócios de parede pra medir consumo ? primeiro sem a vga e depois com ela em full load e comparando resultados da internet)
Talvez a solda nos conectores mude algo... não sei.

Já procurou em fóruns gringos na net alguém que tenha esse problema com a 960 ?
 
Eu arriscaria antes disso tudo tentar verificar a questão da alimentação dela, agora como... eu não sei rs, já foge um pouco do meu conhecimento
(talvez usar aqueles negócios de parede pra medir consumo ? primeiro sem a vga e depois com ela em full load e comparando resultados da internet)
Talvez a solda nos conectores mude algo... não sei.

Já procurou em fóruns gringos na net alguém que tenha esse problema com a 960 ?

Já era para eu ter comprado um aparelho desses (de medir o consumo) faz tempo que desejo um, o que eu comprei foi um multímetro e vi como fazer uma adaptação para medir a corrente, e depois calcular quantos watts está gastando, só que preciso de duas pontas de prova extras para fazer essa adaptação, um pedaço de fio, um plug macho e um plug fêmea.

Já procurei em todo canto, e a não ser que eu esteja pesquisando errado, não achei nada. Nunca vi ninguém com esse erro.

É praticamente certeza que seja problema de alimentação nos conectores da placa, as vezes o clock sobe, hoje a tarde testando novamente, o clock ficou em 1000 MHz, mas jogando, você percebe que não está normal, ainda mais porque o clock da memória estava em 810 MHz, sem contar que não é constante, uma hora está em 135 MHz, outra vez 500 MHz, 700 MHz...

O correto dela é: clock da GPU: 1216 MHz normal e 1367 MHz em modo boost.
clock da memória: 1753 MHz (7010 MHz efetivos)

Qualquer coisa abaixo disso, está errado.
 
Sobe.
 
Sobe.
 
Sobe.
 
Amigo, conseguiu resolver o seu problema ? Minha VGA, R7 265 acaba de fazer a mesma coisa, travou nos clocks minimos da CPU e memória, e não sai disso.

Então, amigo. No meu caso acabou o problema sozinho. Fiquei um mês com esse problema me tirando do sério e do nada parou. Eu não sei o que aconteceu, mas tenho minhas suspeitas, porque eu fiquei sem jogar por um bom tempo e o computador ficava desligado, inclusive eu até tirei da tomada. Ainda cheguei a fazer uns procedimentos na placa de vídeo, mas não acho que foi o que a salvou.

Você já testou a sua placa em outro computador? Ou já testou outra placa no seu computador?

No que eu puder ajudar, estarei a disposição.
 
Então, amigo. No meu caso acabou o problema sozinho. Fiquei um mês com esse problema me tirando do sério e do nada parou. Eu não sei o que aconteceu, mas tenho minhas suspeitas, porque eu fiquei sem jogar por um bom tempo e o computador ficava desligado, inclusive eu até tirei da tomada. Ainda cheguei a fazer uns procedimentos na placa de vídeo, mas não acho que foi o que a salvou.

Você já testou a sua placa em outro computador? Ou já testou outra placa no seu computador?

No que eu puder ajudar, estarei a disposição.

Achei o problema, foi burrada minha. Eu comprei um controlador de fan e enfiei um sensor de temperatura no dissipador da VGA, e travou o ventilador. Quando a VGA chegava nos 100 graus ela baixava o clock e ficava assim, só voltava ao normal se reiniciar.

Agradeço pela resposta.
 
Achei o problema, foi burrada minha. Eu comprei um controlador de fan e enfiei um sensor de temperatura no dissipador da VGA, e travou o ventilador. Quando a VGA chegava nos 100 graus ela baixava o clock e ficava assim, só voltava ao normal se reiniciar.

Agradeço pela resposta.

Ainda bem que resolveu, porque é uma dor de cabeça tremenda. No seu caso foi um problema simples de esquecimento. No meu caso até hoje não sei ao certo o que aconteceu.

Abraço.
 
Isso aí muito provavelmente é problema no BGA da placa, tive um problema meio similar com uma 780, coloquei no forno e resolveu, não aconselho a fazer isso é claro. Manda pro RMA se estiver na garantia, senão mande pro enthusiast gamer que ele pode concerta-la: https://www.youtube.com/channel/UCz3DGcwyTrSI4Ju4V4caJkw/videos
 
Alguem conseguiu resolver o problema, minha placa de vídeo esta com o mesmo problema, ela fica a 214Mhz só que ela é 1224 em modo gaming, eu já formatei o computador, reinstalei todos os drivers, já mexi em BIOS e tals, mas o clock fica o mesmo.
A temperatura o clock de memoria fica 7000 ( é o certo ), a temperatura fica 50 até 60, em alguns jogos. Se alguem sabe resolver me avise
 
Então, amigo. No meu caso acabou o problema sozinho. Fiquei um mês com esse problema me tirando do sério e do nada parou. Eu não sei o que aconteceu, mas tenho minhas suspeitas, porque eu fiquei sem jogar por um bom tempo e o computador ficava desligado, inclusive eu até tirei da tomada. Ainda cheguei a fazer uns procedimentos na placa de vídeo, mas não acho que foi o que a salvou.

Você já testou a sua placa em outro computador? Ou já testou outra placa no seu computador?

No que eu puder ajudar, estarei a disposição.
bom dia amigo, estou com esse mesmo problema desde o dia 8 desse mês, no seu caso ela simplesmente voltou a funcionar dps de um tempo?
 
bom dia amigo, estou com esse mesmo problema desde o dia 8 desse mês, no seu caso ela simplesmente voltou a funcionar dps de um tempo?
Boa tarde.
Desculpa a demora, amigo.
Sim, ela voltou a funcionar corretamente depois de um tempo, lembro que deixei ela estressando por várias e várias horas, não lembro se deixei por dias.
Enfim, ela voltou a funcionar, usei por um bom tempo e depois vendi.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo