• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Placa de video oscilando o gpu clock mesmo jogando ?

R-0-0-S-T-3-R

Member
Registrado
E aew galera blz ?

Então to com uma duvida aqui e nao achei nenhum lugar aqui falando isso, to com o seguinte problema eu tenho uma gigabyte rx 570 4GB o clock boost maximo dela e 1244mhz, so que quanto eu estou jogando o clock da gpu fica variando de 1100 mhz a 1220mhz mesmo jogando jogos pesados que exigem o maximo da gpu, testei no apex legends, no gta V, battlefield 1, em todos o gpu clock fica variando, nas outras placas de video que tive todas quando eu estava jogando o gpu clock ficava travado no maximo enquanto jogava.

Ate testei fazer overclock pelo msi afterburn colocando o gpu clock em 1290mhz mas mesmo assim ela nao passa dos 1200mhz, a temperatura maxima que a placa chega e 72 °C

Config do meu pc :

Core i5 9400f
16 gb de ram 2666 mhz
fonte corsair cx 430w
placa mãe h310
ssd 240gb

Driver de video esta o mais atual
 
E aew galera blz ?

Então to com uma duvida aqui e nao achei nenhum lugar aqui falando isso, to com o seguinte problema eu tenho uma gigabyte rx 570 4GB o clock boost maximo dela e 1244mhz, so que quanto eu estou jogando o clock da gpu fica variando de 1100 mhz a 1220mhz mesmo jogando jogos pesados que exigem o maximo da gpu, testei no apex legends, no gta V, battlefield 1, em todos o gpu clock fica variando, nas outras placas de video que tive todas quando eu estava jogando o gpu clock ficava travado no maximo enquanto jogava.

Ate testei fazer overclock pelo msi afterburn colocando o gpu clock em 1290mhz mas mesmo assim ela nao passa dos 1200mhz, a temperatura maxima que a placa chega e 72 °C

Config do meu pc :

Core i5 9400f
16 gb de ram 2666 mhz
fonte corsair cx 430w
placa mãe h310
ssd 240gb

Driver de video esta o mais atual
Amigo, infelizmente os modelos mais baratos da Gigabyte são assim mesmo. É do projeto delas. O que você pode fazer para tentar melhorar isso, é aumentar o Powerlimit. Aumenta no máximo, veja se melhora um pouco. Não melhorando, aumenta o powerlimit e vai reduzindo a voltagem. Isso vai permitir que a placa aumente os clocks e eventualmente mantenha o clock base ou até chegue no boost.

Você também pode tentar o aplicativo Clockblocker para forçar isso (não tem funcionando recentemente com os Adrenalin, mas vale a tentativa) ou o RadeonPro também.
 
Isso acontece pois a placa tem um power limit e/ou um voltage limit configurado na BIOS. Sempre que atinge esse limite (em Watts ou em mV) de consumo a placa reduz os clocks para manter dentro desse limite.
Para saber exatamente quantos watts é o power limit da sua placa é só deixar o hardware info ligado e jogar um jogo pesado para ver o consumo maximo da GPU (em Watts).
Para saber o que está limitando sua placa é só configurar o MSI afterburner para mostrar na tela a razão do limite. Você verá umas imagem mais ou menos assim:
O LIM é a causa do limiite. Nesse caso acima a placa está atingindo o limite de power (Watts) e de voltagem (mV) configurado na BIOS
Você precisa fazer undervolt (diminui o consumo em Watts e a voltagem para atingir o clock da GPU) e um leve overclock (aumenta discretamente o power limit) da placa. Tem diversos tutoriais no youtube. Não conheço um tutorial bom para essas placas pois nunca tive placas AMD. Pelo que andei pesquisando rapidamente você pode utilizar o watmann ou mesmo o msi afterburner para fazer isso.
 
Eu nao tinha nem ideia disso tudo, obrigado pelos respostas, chegando em casa vou instalar esse watmann e testar e posto aqui o resultado.
 
Obrigado amigo pela resposta, esse powerlimit eu configuro pelo msi afterburn msm ?
Isso, pelo próprio Afterburner. Se você não está visualizando o Power Limit é porque você precisa mudar a interface para V3. Você faz isso nas opções do programa.

Mas no Wattman, que já vem com o software de vídeo, também faz o mesmo se desejar! Eu recomendo usar só um dos programas e nunca os dois. Então escolha o que considera ideal. Eu prefiro o MSI AB, mais fácil de manusear e me dá menos dor de cabeça. Já tive vários problemas com wattman resetando minhas configurações e com bugs sérios difíceis de serem resolvidos.

Ai faz isso. Aumenta o Power Limit. Se não resolveu, mantém o PL no mais alto possível e vai reduzindo de -5 em -5 o Core Voltage até você perceber que o clock boost é alcançado.
 
Descupe pela demora do retorno, mas deu tudo certo, fiz pelo wattman baixei a voltagem de 1150 para 1060, e o power limit coloquei em 50%, e coloquei o clock da placa em 1300mhz a temperatura agora nao passa de 72 C° e desempenho melhorou muito em jogos no apex notei uma diferença de quase 10 fps parece outra placa, o consumo dela que da pra ver pelo msi afterburn era de 89W no maximo agora ta batendo 130W mas compensou e clock jogando fica travado em 1300mhz agora.
 
Descupe pela demora do retorno, mas deu tudo certo, fiz pelo wattman baixei a voltagem de 1150 para 1060, e o power limit coloquei em 50%, e coloquei o clock da placa em 1300mhz a temperatura agora nao passa de 72 C° e desempenho melhorou muito em jogos no apex notei uma diferença de quase 10 fps parece outra placa, o consumo dela que da pra ver pelo msi afterburn era de 89W no maximo agora ta batendo 130W mas compensou e clock jogando fica travado em 1300mhz agora.
Consegui ser ainda mais agressivo com minha aorus, baixei a voltagem para 1025 com 1300 de clock na gpu e coloquei 1800 nas memorias (1750 é stock).
O único problema é que a placa é esquentada, se ela passa dos 73º automaticamente fica variando o clock, tive que fazer um perfil de fan mais agressivo, chegando até 100% em 70 graus (o que acontece bastante com jogos pesados).

Aqui parece que mesmo com o undervolt massivo (de 1150 para 1025) não tive muita alteração de temperatura.
 
Cara, incrível como todas as placas da Gigabyte sofrem com esse problema. E isso é muito antigo já. Não imaginava que as Aorus também sofriam com isso.
 
Cara, incrível como todas as placas da Gigabyte sofrem com esse problema. E isso é muito antigo já. Não imaginava que as Aorus também sofriam com isso.
Tomei trauma de Gigabyte agora viu, tinha uma 280x com 3 fans e vivia passando de 80º, agora tenho uma 570 aorus (com heatpipes aparentementes parrudos) e a placa tem termal throttling em míseros 73º.
 
Que tenso saber que vc que sofre com termal throttling com temperaturas aparentemente baixas, a minha rx580 pega +70º e mantem normal todos os clocks,e por incrivel que pareça é uma ASROCK.
Ja tinha ouvido falar que as asus sofriam bastante por serem esquentadinhas principalmente as da linha Aorus, engraçado né devia ser uma (linha premium) que descaso viu.Mais da gigabyte é a primeiras vezes que leio um relato. Enfim serve como conhecimento.

Obrigadaaaa
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo