[AJUDA] Placa de vídeo queimada (ATX 21-M06); ajuda para achar se meu PC tem placa de vídeo onboard!

juliana.tfg

Time Lady
Registrado
Boa tarde!

Na quarta-feira, estava usando meu desktop HP P6000, HP6240br (esse modelo é de 2009 mas ainda funcionava muito bem, inclusive fiz o upgrade pro W10 há alguns anos), quando o computador começou a apitar, imediatamente desligou o monitor e o CPU também e depois começou um cheiro de queimado bem forte. Desligamos rápido na tomada e não houve maiores estragos além disso. Ontem resolvemos abrir o computador para investigar o que poderia ter queimado, já que a minha ideia principal era a fonte. Como a fonte não estava cheirando a queimada e os fios estavam todos inteiros, sem sinal de chamuscado ou derretimento, só hoje vi que a placa de vídeo estava bastante chamuscada. Quando retirei do slot, era evidente que foi ela possivelmente a causadora do princípio de incêndio.

img_6273.jpg
img_6274.jpg


Dá pra ver que os conectores tão queimados e acho que também derreteu um pouco os contatos no slot dela.

Enfim, a minha questão é: pelo que eu já pesquisei, acho que esse computador tem placa de vídeo on-board e que possivelmente não era essa? Ou seja, essa é uma placa de vídeo extra que havia sido instalada de fábrica, PORÉM a placa mãe tem uma on-board: Vídeo integrado Intel GMA 3100. Isso tudo é o que eu entendi da página da HP: https://support.hp.com/br-pt/document/c01758139 que tem as especificações dessa placa mãe IPIBL-LB (Benicia):

*O vídeo integrado não fica disponível se uma placa de vídeo estiver instalada
  • Vídeo integrado Intel GMA 3100
  • Também aceita placas gráficas PCI Express x16*


img_6272.jpg


O slot preto é o da placa de vídeo danificada. Minha pergunta é: será que eu estou certa, e essa placa mãe tem vídeo on-board e, se é isso mesmo, onde exatamente eu poderia conectar meu monitor (cuja saída é VGA normal)?

c01324213.gif


Alguém consegue me ajudar? Obrigada desde já!
 
Bom, se nada mais queimou com essa tragédia, é nessa entrada azul, que no esboço acima está com o nome de VGA. Se não der vídeo, terá que, com o computador fora da tomada, remover essa bateria entre os slots pretos e branco por 5 minutos, colocar de volta e ver se dá vídeo, pois caso o vídeo onboard esteja desabilitado, tirar a bateria zera essa configuração. Se nem assim der vídeo, terá de investigar pois provavelmente mais alguma coisa queimou.
 
Bom, se nada mais queimou com essa tragédia, é nessa entrada azul, que no esboço acima está com o nome de VGA. Se não der vídeo, terá que, com o computador fora da tomada, remover essa bateria entre os slots pretos e branco por 5 minutos, colocar de volta e ver se dá vídeo, pois caso o vídeo onboard esteja desabilitado, tirar a bateria zera essa configuração. Se nem assim der vídeo, terá de investigar pois provavelmente mais alguma coisa queimou.

Muito obrigada! Vou fazer isso hoje à tarde. Espero que dê certo!
 
Bom, se nada mais queimou com essa tragédia, é nessa entrada azul, que no esboço acima está com o nome de VGA. Se não der vídeo, terá que, com o computador fora da tomada, remover essa bateria entre os slots pretos e branco por 5 minutos, colocar de volta e ver se dá vídeo, pois caso o vídeo onboard esteja desabilitado, tirar a bateria zera essa configuração. Se nem assim der vídeo, terá de investigar pois provavelmente mais alguma coisa queimou.

Funcionou!!

img_6277.jpg


A resolução que entrou foi 1024x768, então tive que atualizar os drivers da placa primeiro. Agora tá tudo funcionando perfeitamente em 1360x768.

Muito obrigada pelo suporte!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo