• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Placa mãe AMD MSI compatibilidade com memória

Forjank

Member
Registrado
Senhores,

Estou a fazer um up grade no meu PC, irei de Ryzen 5 2600X com (provavelmente) a seguinte placa MSI B450 GAMING PRO CARBON (https://www.msi.com/Motherboard/B450-GAMING-PRO-CARBON-AC), até pela facilidade de já vir com wireless. Acontece que, a lista de compatibilidade de memórias dessa placa é muito pequena, estou a comprar esse modelo:

G.SKILL TridentZ RGB Series 16GB (2 x 8GB) 288-Pin DDR4 3000MHz (PC4 24000) Desktop Memory Model F4-3000C16D-16GTZR
https://www.gskill.com/en/product/f4-3000c16d-16gtzr

Porém nos fóruns gringos há uma discussão sobre a compatibilidade desse modelo de memória com essa placa específica sem um consenso e um dos usuários indicou usar o modelo:

F4-3200C14D-16GTZRX (mesma configuração, porém com a descrição for AMD)

Enviei um e-mail para G.SKILL onde basicamente tive duas resposta, uma dizendo que o primeiro modelo é compatível se a BIOS estiver atualizada e segunda, quando perguntei sobre as duas e qual a diferença, me reponderam para usar a versão mais recente do BIOS, que a mais recente atualização de código da AMD melhora a compatibilidade (???).

Enviei um e-mail pra a MSI a quase duas semanas e nada de resposta.

Conto com a ajuda de vocês, será que daria problema eu comprar as memórias referente ao primeiro modelo, pois a diferença é quase o dobro para o segundo?

Teriam mais opções de placas mãe para me indicar com wireless?
 
Então tive um problema com as minhas memorias g.skill e mandei um email para a g.skill, eles me responderam que a memória não era compatível com a placa mãe, mas está na lista de compatibilidade da msi.
 
Então tive um problema com as minhas memorias g.skill e mandei um email para a g.skill, eles me responderam que a memória não era compatível com a placa mãe, mas está na lista de compatibilidade da msi.
E como resolveu o problema?
 
Vc não precisa comprar memorias na lista de compatibilidade.
 
E como resolveu o problema?

Esse kit eu peguei com um camarada que trouxe 2 kit desses dos eua, então troquei o kit. Um dos módulos estava com problemas, ele está entrando em contado com o rma da g.skill para tentar enviar para eles
 
E como resolveu o problema?

A memoria não estar na lista de compatibilidade não quer dizer que não vai funcionar, seu pc vai funcionar normalmente, só não vai funcionar o XMP na velocidade maxima, por experiencia provavelmente vc vai conseguir 2933mhz, uma coisa boa da msi e que ela tem 2 perfis, A e B provavelmente vc vai conseguir ativar o XMP no perfil de 2933mhz

Quanto a melhor memoria para ryzen com certeza uma delas é a tridentZ 3200 C14 mas são bem raras de encontrar aqui no BR e até la fora elas são mais caras, eu vendi um kit semana passada de 2x8gb por 950 pq queria 32gb e não encontrava outro par.
 
A memoria não estar na lista de compatibilidade não quer dizer que não vai funcionar, seu pc vai funcionar normalmente,
Isso mesmo...
só não vai funcionar o XMP na velocidade maxima,
Não, cara, pelo amor de deus, do jeito que você tá falando parece que o XMP é atrelado ao QVL da placa! Não tem nada a ver! QVL não serve pra muita coisa, é mais uma parceria de marketing daqueles POUQUÍSSIMOS modelos topo de linha testados pela placa mãe com as fabricantes de memória, do que qualquer outra coisa. Inclusive acontece de memória que tava no QVL mudar o fornecedor de chipsets arbitrariamente (de micron pra hynix, samsung pra micron, etc) e a memória de um batch nova não funcionar mesmo sendo o mesmo modelo e tando no QVL! (Claro que isso é raro, mas tem casos!) Quanto maior a frequência, maior a chance da placa mãe frescurar com a memória, principalmente acima de 3200mhz. Mas 3200mhz ainda é bem de boa de rodar com memórias fora do QVL. Minha Giga X370 roda minha Corsair LPX 2933 em 3200mhz sem nem precisar relaxar os timings! E Essa lpx não esta no QVL!

Sim, não estando no QVL tem uma chance considerável de não funciona na velocidade máxima, mas ainda sim é uma pequena fração dos casos, bem menos de 30%.
 
As minhas funcionam perfeitamente.. 3200mhz
Chip Samsung B-die CL 14
 
Pessoal, agradeço muito mesmo pela ajuda, porém surgiu uma ótima oportunidade e acabei adquirindo uma Gigabyte B450 Aorus Pro Wi-Fi.
 
Isso mesmo...
Não, cara, pelo amor de deus, do jeito que você tá falando parece que o XMP é atrelado ao QVL da placa! Não tem nada a ver! QVL não serve pra muita coisa, é mais uma parceria de marketing daqueles POUQUÍSSIMOS modelos topo de linha testados pela placa mãe com as fabricantes de memória, do que qualquer outra coisa. Inclusive acontece de memória que tava no QVL mudar o fornecedor de chipsets arbitrariamente (de micron pra hynix, samsung pra micron, etc) e a memória de um batch nova não funcionar mesmo sendo o mesmo modelo e tando no QVL! (Claro que isso é raro, mas tem casos!) Quanto maior a frequência, maior a chance da placa mãe frescurar com a memória, principalmente acima de 3200mhz. Mas 3200mhz ainda é bem de boa de rodar com memórias fora do QVL. Minha Giga X370 roda minha Corsair LPX 2933 em 3200mhz sem nem precisar relaxar os timings! E Essa lpx não esta no QVL!

Sim, não estando no QVL tem uma chance considerável de não funciona na velocidade máxima, mas ainda sim é uma pequena fração dos casos, bem menos de 30%.

O que vc esta dizendo é desinformação, sim o QVL esta diretamente atrelado ao XMP, inclusive alguns QVL informam em qual velocidade que certas memorias funcionam como o da sua propria gigabyte, com por exemplo memoria 3400 ou 3600 que esta no QVL certificado para rodar a 2933mhz, e da ultima vez que olhei todas as LPX 2933 estavam listadas no qvl das gigabyte, mudança de chip é raro e inclusive tb é listada no QVL através da versão do modelo, suas proprias lpx são um caso disso, e o que eu disse não é por experiencia com meu pc, eu trabalho com venda de hardware, o que eu posso afirmar é que atualmente qualquer memoria 2933mhz, ao menos das marcas mais comuns, o XMP funciona perfeitamente nos Ryzen o que já é um avanço pq no começo era dificil passar de 2666, as 3000mhz existem algumas que ainda não funcionam, agora acima disso pessoalmente eu só vi memoria com chip samsung b-die funcionar, novamente falando de XMP não configuração manual que eu não faço já que não quero cliente voltando com o pc cada vez que a bios resetar, agora overclock manual tudo pode acontecer, os que eu consegui melhores resultados aqui foram os da Crucial ballistix.
 
Última edição:
agora acima disso pessoalmente eu só vi memoria com chip samsung b-die funcionar, novamente falando de XMP não configuração manual
Hynix M-die aqui ...
 
Difícil acreditar que você é vendedor de Hardware, porque a desinformação é sua.
Eu trabalhei anos com isso, também, esse ad autoridade não cola comigo.
O que vc esta dizendo é desinformação, sim o QVL esta diretamente atrelado ao XMP, inclusive alguns QVL informam em qual velocidade que certas memorias funcionam
Vou deixar mais claro, do jeito que você falou, parece que as fabricantes de placa mãe limitam o XML para só permitir que uma memória rode em modo XML se ela tiver sido testada e "autorizada" pra rodar em XML pela UEFI da placa. Na realidade, o QVL é apenas uma lista de alguns modelos que foram testados pelo fabricante. O fabricante NÃO TESTA todas as memórias disponíveis no mercado, porque SÃO MUITAS, e isso NÃO SIGNIFICA que as que não foram testadas estarão com seus XMLs impedidos de funcionar. vou repetir: Até 3200 mhz, depois dos ultimos updates pra Agesa 1.0.0.1a é raro uma memória em 3200mhz não estando no XML não funcionar em uma placa mãe AM4. Acontece, mas o mais COMUM É FUNCIONAR.

olhei todas as LPX 2933 estavam listadas no qvl das gigabyte,
Olhou errado. CMK8GX4M2B3000C15. Pode dar um ctr F aqui na lista QVL da minha placa mãe, não está lá:
http://download.gigabyte.asia/FileList/Manual/mb_manual_ga-ax370-gaming5_e.pdf
E também não estava na minha antiga B350 gaming 3
E também da ASUS Z170 PRO GRAMING no qual eu utilizei por um tempo:
https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/...1943.994768063.1552764650-94883576.1541217195

O mais comum é justamente isso, chips budgets, principalmente de 4gb e 3000mhz estarem faltando em QVLs por aí. E também não é porque um chip 8gb funciona, que um de 4gb vai funcionar. CANSEI de ver tópico de gente perguntando se modelo X que está à venda nas grandes lojas do Brasil iria funcionar em suas placas mesmo não estando no QVL, e o contrário também, gente procurando memórias que estavam no QVL de suas placas e não achando pra vender no Brasil. Problema BEM recorrente aqui no fórum. Sempre falo a mesma coisa: "não encana com isso que 90% de chance de funcionar, na dúvida só comprar de loja grande e devolver dentro de 7 dias se não funcionar". Salvo umas duas exceções, todas as vezes que recomendei fazerem isso a memória funcionou.

agora acima disso pessoalmente eu só vi memoria com chip samsung b-die funcionar,
A minha LPX é Micron e funciona com over pra 3200...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo