Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550M-PLUS Wi-Fi II aceita SSD M.2 NVME?

ZAXYI

Active Member
Registrado
Pessoal eu fiquei com uma dúvida nas especificações da placa mãe Asus TUF Gaming B550M-PLUS Wi-Fi II, que aparece a seguinte informação:

As placas-mãe da série TUF Gaming B550 suportam o slot M.2 PCIe 4.0 e fornecem suporte a NVMe SSD RAID para um incrível aumento de desempenho. Crie uma configuração RAID com dispositivo de armazenamento até PCIe 4.0 para aproveitar as velocidades de transferência de dados mais rápidas na plataforma AMD Ryzen 5000 Series/ 3000 Series.

A pergunta é, o que significa um SSD NVME RAID? é o normal?
 
Raid é uma definição que vc pode usar os dois discos para virarem um só do mesmo tamanho mas com mesmo desempenho, ao gravar o byte 0 vai para um disco e o byte 1 vai para outro.
Se vc tiver 2 hds de 1tb, vai ficar com uma unidade de 1 tb e velocidade de ambos.
Você também pode fazer um raid para que os dois virem uma unidade só de 2tb.
Você também pode fazer para que os dois sejam o mesmo para caso um estrague tudo fique no outro.
Não me lembro as nomenclaturas corretas.
Pra usuários comuns não faz a mínima diferença, é uma tecnologia usada mais para ambientes corporativos.

Antigamente eu usava isso em HD's mecânicos para fazer um ssd simulator colocando 4hds de 50gb em raid 0 para conseguir atingir 50MB/s de leitura.
Daí um dos 4 estragou e perdi tudo. de lá pra cá nunca mais fiz raid.
Pra ter 4hds lendo a 50MB vc pode ter idéia de o quanto tempo faz.
 
Raid é uma definição que vc pode usar os dois discos para virarem um só do mesmo tamanho mas com mesmo desempenho, ao gravar o byte 0 vai para um disco e o byte 1 vai para outro.
Se vc tiver 2 hds de 1tb, vai ficar com uma unidade de 1 tb e velocidade de ambos.
Você também pode fazer um raid para que os dois virem uma unidade só de 2tb.
Você também pode fazer para que os dois sejam o mesmo para caso um estrague tudo fique no outro.
Não me lembro as nomenclaturas corretas.
Pra usuários comuns não faz a mínima diferença, é uma tecnologia usada mais para ambientes corporativos.

Antigamente eu usava isso em HD's mecânicos para fazer um ssd simulator colocando 4hds de 50gb em raid 0 para conseguir atingir 50MB/s de leitura.
Daí um dos 4 estragou e perdi tudo. de lá pra cá nunca mais fiz raid.
Pra ter 4hds lendo a 50MB vc pode ter idéia de o quanto tempo faz.
Entendi, então resumindo eu posso usar um SSD M.2 NVME nessa placa mãe
 
Pode usar até 2 na verdade, só que um vai ser pcie 4.0 e o segundo 3.0.
 
Olá estou montando um PC do zero config > " ryzen 7 5700x, b550 plus tuf wifi II, 16gb de ram 3600 mhz, rtx 3060 12gb " e travei nessa parte do SSD NVME M.2, eu sei que a porta de cima da minha placa mãe é 4.0 porem a de baixo é 3.0 ! mais eu n sei em qual velocidade a porta de baixo ela opera.. eu queria usar 2 ssd nvme M.2 o da parte de baixo seria esse ( https://www.kabum.com.br/produto/38...ura-3500-mb-s-e-gravacao-2100-mb-s-snv2s-500g ) pra colocar o sistema e os programas sei que ele ira operar em 3.0, eu gostaria de saber a velocidade que ele vai operar na parte de baixo? e no segundo SSD M.2 na parte de cima seria ( https://www.kabum.com.br/produto/16...e-gravacao-5500mb-s-3d-nand-agammixs70b-1t-cs ) ou será que é melhor só usar esse na parte de cima? para jogos.. porem se usar um só quando precisar formatar vai ter que apagar os arquivos.. Vcs podem ajuda?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo