• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Placa mãe + Coca Cola = Problemas.

douglas-s

Member
Registrado
Olá.

Tenho uma ASUS TUF X570 que há muito tempo atrás acabou por receber um pouco de Coca Cola quando um copo virou em cima da mesa e caiu em cima do meu gabinete com furos na parte superior, que curiosamente estava em baixo da mesa, porém com os furos um pouco para fora, próximos a parede, ou seja, tudo foi diabolicamente calculado pelo azar, já que as chances do ângulo do refrigerante fazer o que fez eram muito baixas, enfim.

O computador na época não estava ligado com o sistema rodando, porém estava conectado na tomada, ou seja, possuía uma pequena corrente elétrica.

Retirei o PC da tomada o mais rápido que pude e dei um belo de um banho de álcool isopropílico, sempre desmontando tudo por completo, limpando dissipadores, chipset e depois reconectando tudo.

A placa de vídeo está funcionando normalmente, a placa de captura funciona sem problemas, assim como o processador, memória e discos que estavam conectados.

O único problema é que a placa mãe ficou doida, ela sustenta um sistema operacional durante alguns minutos ou horas sem nenhum problema, os dados criados nela não possuem erros, então é possível gravar vídeos, fazer downloads e etc.

Porém, as vezes ela reinicia sozinha e quando é desligada ou reiniciada mesmo que manualmente, fica em um processo de loop as vezes o boot acontece, as vezes pode-se ficar 10 min tentando ligar.

Olhando para as luzes, são feitas as verificações da BIOS e na hora de dar boot no PC ela volta ao primeiro teste em vez de prosseguir para o sistema operacional.

Gostaria de saber se existe alguma recomendação além do óbvio banho de álcool e tentar fazer um reset ou update da BIOS antes de gastar grana com uma loja de informática que faça verificação elétrica de componentes e etc.

A placa não apresenta absolutamente nenhum sinal de nada, não há danos aparentes como capacitores estourados, nada similar a ferrugem ou coisa do tipo.
 
Tentou resetar a bios ? Ate mesmo trocar a bateria caso tenha entrado em contato com a Coca Cola.
Vc viu se caiu o liquido no parte da fonte tbm ?
O que eu faria era testar com outra fonte, depois testava componentes em outra maquina ( PLACA MÃE ) se possível.
 
Olá.

Tenho uma ASUS TUF X570 que há muito tempo atrás acabou por receber um pouco de Coca Cola quando um copo virou em cima da mesa e caiu em cima do meu gabinete com furos na parte superior, que curiosamente estava em baixo da mesa, porém com os furos um pouco para fora, próximos a parede, ou seja, tudo foi diabolicamente calculado pelo azar, já que as chances do ângulo do refrigerante fazer o que fez eram muito baixas, enfim.

O computador na época não estava ligado com o sistema rodando, porém estava conectado na tomada, ou seja, possuía uma pequena corrente elétrica.

Retirei o PC da tomada o mais rápido que pude e dei um belo de um banho de álcool isopropílico, sempre desmontando tudo por completo, limpando dissipadores, chipset e depois reconectando tudo.

A placa de vídeo está funcionando normalmente, a placa de captura funciona sem problemas, assim como o processador, memória e discos que estavam conectados.

O único problema é que a placa mãe ficou doida, ela sustenta um sistema operacional durante alguns minutos ou horas sem nenhum problema, os dados criados nela não possuem erros, então é possível gravar vídeos, fazer downloads e etc.

Porém, as vezes ela reinicia sozinha e quando é desligada ou reiniciada mesmo que manualmente, fica em um processo de loop as vezes o boot acontece, as vezes pode-se ficar 10 min tentando ligar.

Olhando para as luzes, são feitas as verificações da BIOS e na hora de dar boot no PC ela volta ao primeiro teste em vez de prosseguir para o sistema operacional.

Gostaria de saber se existe alguma recomendação além do óbvio banho de álcool e tentar fazer um reset ou update da BIOS antes de gastar grana com uma loja de informática que faça verificação elétrica de componentes e etc.

A placa não apresenta absolutamente nenhum sinal de nada, não há danos aparentes como capacitores estourados, nada similar a ferrugem ou coisa do tipo.
Onde exatamente caiu o refrigerante? Presumo que antes de sair jogando álcool vc tenha feito alguma análise prévia para saber onde provavelmente iniciaria a corrosão e o mais indicado seria ter dado um banho com água, detergente neutro, bicarbonato de sódio e depois um molho no isopropílico por alguns minutos para interromper a ação do ácido fosfórico.

Falando por mim, meu gabinete também fica no chão (ao lado da mesa) e se por ventura algum tipo de liquido caísse sobre ele provavelmente o primeiro componente atingido seria a placa de video (que vc disse estar ok), de quebra provavelmente haveriam alguns respingos na região das memórias/processador, mas também haveria a possibilidade do liquido cair na parte superior da placa mãe escorrer tanto pela frente como pela parte traseira dela, atingindo provavelmente a parte elétrica.

Enfim, vc acabou informando apenas a placa mãe mas eu faria um teste com memórias em outros slots, testando cada um por um tempo, outra fonte, etc.

 
Eu não fiz uma análise prévia com calma, foi tudo na base do pânico mesmo, tirei o PC da tomada em seguida limpei tudo.

A parte mais afetada foi a placa de vídeo e o slot PCI, uma parte do refrigerante acabou escorrendo para a PCI inferior onde ficava a GC573, minha placa de captura da avermedia, seguido de um pouco no processador, a fonte fica com o cooler para cima, mas levando em conta que estão funcionando eu devo ter limpado também.

Não caiu muita acima do processador e os coolers passivos dos capacitores estavam quase que totalmente limpos.

Já fiz o teste da placa mãe com diferentes processadores e memórias, no caso um 3900X, 3600X e um 2400G.
Tentei usar diferentes slots da ram, como um único, depois dois e até quatro, os módulos 2400 MHZ dela estão no NAS e passam muito bem diga-se de passagem.
A placa de vídeo em questão até hoje para gravar vídeos e fazer stream.
A fonte do desastre ou está na B450 onde a mesma VGA está conecatada hoje ou era a que está no "servidor NAS" caseiro que montei.
Tdo está funcionando normalmente, com exceção da doidera do reset da mobo.

Tentou resetar a bios ? Ate mesmo trocar a bateria caso tenha entrado em contato com a Coca Cola.
Vc viu se caiu o liquido no parte da fonte tbm ?
O que eu faria era testar com outra fonte, depois testava componentes em outra maquina ( PLACA MÃE ) se possível.
Reset da BIOS sim, só me resta tentar atualizar par a atual, o que não fiz na época pq já estava na última versão.
Onde exatamente caiu o refrigerante? Presumo que antes de sair jogando álcool vc tenha feito alguma análise prévia para saber onde provavelmente iniciaria a corrosão e o mais indicado seria ter dado um banho com água, detergente neutro, bicarbonato de sódio e depois um molho no isopropílico por alguns minutos para interromper a ação do ácido fosfórico.

Falando por mim, meu gabinete também fica no chão (ao lado da mesa) e se por ventura algum tipo de liquido caísse sobre ele provavelmente o primeiro componente atingido seria a placa de video (que vc disse estar ok), de quebra provavelmente haveriam alguns respingos na região das memórias/processador, mas também haveria a possibilidade do liquido cair na parte superior da placa mãe escorrer tanto pela frente como pela parte traseira dela, atingindo provavelmente a parte elétrica.

Enfim, vc acabou informando apenas a placa mãe mas eu faria um teste com memórias em outros slots, testando cada um por um tempo, outra fonte, etc.


Meu conhecimento de química se resume a saber que ela existe, bom saber dessas coisas para eventuais problemas semelhantes. Eu não lavei a placa mãe na época pq fiquei com medo do cloro ser nocivo.

Em relação ao molho no álcool, eu só joguei um bocado em cima da placa algumas vezes, inclusive dentro dos PCI e slots de RAM e tentei escovar o possível com uma escova de dentes macia, repetindo o processo e deixando secar por algumas horas.

Outra coisa que esqueci de comentar, e vocês me fizeram lembrar agora é que essa placa as vezes não reconhece a memória instalada, lembro que em um dos testes que fiz o sistema operacional indicava só um dos pentes (metade da RAM), as vezes os dois.
 
Onde exatamente caiu o refrigerante? Presumo que antes de sair jogando álcool vc tenha feito alguma análise prévia para saber onde provavelmente iniciaria a corrosão e o mais indicado seria ter dado um banho com água, detergente neutro, bicarbonato de sódio e depois um molho no isopropílico por alguns minutos para interromper a ação do ácido fosfórico.

Falando por mim, meu gabinete também fica no chão (ao lado da mesa) e se por ventura algum tipo de liquido caísse sobre ele provavelmente o primeiro componente atingido seria a placa de video (que vc disse estar ok), de quebra provavelmente haveriam alguns respingos na região das memórias/processador, mas também haveria a possibilidade do liquido cair na parte superior da placa mãe escorrer tanto pela frente como pela parte traseira dela, atingindo provavelmente a parte elétrica.

Enfim, vc acabou informando apenas a placa mãe mas eu faria um teste com memórias em outros slots, testando cada um por um tempo, outra fonte, etc.


Eu lavei ela com sabão neutro hoje, mesmo que não valha mais de nada, o bicarbonato era algo muito essencial? Só lembrei dele depois que tinha secado a placa com o secador de cabelos.
 
Outra coisa que esqueci de comentar, e vocês me fizeram lembrar agora é que essa placa as vezes não reconhece a memória instalada, lembro que em um dos testes que fiz o sistema operacional indicava só um dos pentes (metade da RAM), as vezes os dois.
Então, provavelmente essa foi a região afetada e é o que está causando a intermitência no boot.

Eu lavei ela com sabão neutro hoje, mesmo que não valha mais de nada, o bicarbonato era algo muito essencial?
Pois é, tudo isso teria sido mais relevante lá atrás quando ocorreu o episódio, hoje acho que não faz muita diferença mas não custa tentar.

Só lembrei dele depois que tinha secado a placa com o secador de cabelos.
Um soprador térmico seria melhor pois atinge temperaturas mais elevadas então deixe secar bem antes de tentar ligar, especialmente na região do socket/memórias/slots.
 
Passando para agradecer toda a ajuda, mas após alguns testes os slots de memória B1 e B2 estão com problema, os A1 e A2 funcionam normalmente. Agora é tentar substituir eles ou sei lá.

Obrigado pelas dicas.
 
Passando para agradecer toda a ajuda, mas após alguns testes os slots de memória B1 e B2 estão com problema, os A1 e A2 funcionam normalmente. Agora é tentar substituir eles ou sei lá.

Obrigado pelas dicas.
Um amigo virou um copo de coca numa Gigabyte, não ligou em seguida, mas como deu perda total, eu literalmente dei um banho no tanque com detergente neutro + escova de dente macia e deixei secar por 1 semana.

Voltou a funcionar.
 
Um amigo virou um copo de coca numa Gigabyte, não ligou em seguida, mas como deu perda total, eu literalmente dei um banho no tanque com detergente neutro + escova de dente macia e deixei secar por 1 semana.

Voltou a funcionar.
Pelos testes que fiz na época e agora o dano nos slots de memória foi imediato (ou quase), provavelmente quando limpei com álcool na época, devo ter feito um serviço porcaria e deu curto ao ligar, ou talvez o dano tenha sido de fato imediato e o resultado seria indiferente, sei lá.

Jeito agora é descobrir se lojas de informática trocam pedaços de placa mãe.
 
Pelos testes que fiz na época e agora o dano nos slots de memória foi imediato (ou quase), provavelmente quando limpei com álcool na época, devo ter feito um serviço porcaria e deu curto ao ligar, ou talvez o dano tenha sido de fato imediato e o resultado seria indiferente, sei lá.

Jeito agora é descobrir se lojas de informática trocam pedaços de placa mãe.
Nao sei se pelo preço do serviço compensa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo