[AJUDA] Placa-mãe não reconhece frequência de RAM

ramaole

Member
Registrado
Ola, comprei recentemente uma placa Asus Hero X, chipset z370. um processador corei 8700k e memorias RAM ddr4 vegeance 32gb 2x16 3200mhz. alem de outros hardware. Mas meu problema esta na frequência da memória RAM. Minha placa não reconhece ela total, vou postar foto abaixo, do Asus suite, que mostra os dados da minha RAM, onde o numero de serie, ou modelo, sei la, é realmente 3200mhz mas reconhecendo como 2133.
Eu atualizei a BIOS para mais recente da Asus, mesmo assim, nada.
É normal? Ela vai acessar o total da potencia da ram, somente quando precisar, ou ja deveria estar acusando 3200mhz?

Configuração do PC:
  • Placa mãe asus maximus hero z370 - Bios atualizada - data da bios 28/06/2018 ver 1602.
  • Memoria Ram DDR 4 - corsair vegeance 32gb (2x16) 3200mhz - reconhecendo 2133 mhz CMU32GX4M2C3200C16.
  • Processador: core i7 8700k
  • placa de video: 1080ti evga dt - apesar que acho que isso não influencia nada na memoria
  • ssd samsung evo 850 - 521gb - dois anos de uso - pouco usado
  • ssd samsung evo 750 - 256gb - 3 anos de uso - mais muito pouco usado
  • hd wd purple - 4t - 5400 rpm - novo
  • hd samsung - 1t 7200rpm - não sei certo o modelo porque esse é dinossauro
Apesar da idade de alguns componentes eu uso muito pouco o pc. Agora que vou voltar a jogar.
Passei todas informações, algumas acho que são irrelevantes, mas vai que precisa.

Foto Mostrando Frequencia reconhecida da ram e modelo
e8jp50.jpg



Foto mostrando dados da MB e versão BIOS:
15z4394.jpg


Foto dados CPU:
6nruif.jpg
 
cara, que coisa mais estranha, conferi no site da fabricante da mobo e tua mobo tem suporte a essas memórias, não tenho muito conhecimento sobre pra te passar, mas espero que seu problema seja solucionado logo!
 
Rapaz... isso aí é só ativar o XMP.
 
Se ativando o XMP não resolver seu problema, aí terá que setar as frequências, latências e voltagem manualmente no setup.
 
Então, ela e padrão 3200. Aí já até coloquei, como está na foto e apertei F10 e salvei, mas não leu. Tem outro lugar que devo mudar?
 
Olha, a placa mãe suporta até 4133MHz em OC. Quando tu ativou o XMP, apareceu os profiles?
Geralmente tem alguns de diferentes frequências, aí seria só colocar o de 3200MHz.

Tenta ver com algum software os timings adequados para a frequência de 3200MHz das tuas memórias e configure tudo isso manualmente.
 
Espero não ter o mesmo problema :/
 
Conseguiu resolver o problema? Quais slots vc usa sua ram?
 
Olá pessoal!

Estou passando pelo mesmo problema!

Acabei de montar o meu PC.

Essa é a sua configuração:

- i7-10700
- placa-mãe Asus Tuf B460M-Plus wifi - mATX
- RAM: Corsair Vengeance LPX 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3200 CL16
- SSD: Samsung 860 Evo 250 GB M.2-2280
- SSD2: Crucial MX500 500 GB 2.5"
- Fonte: Corsair CV 650 W 80+ Bronze Certified ATX

A bios está reconhecendo as memórias RAM com a frequência de 2133Mhz.

Tanto o processador quanto a placa suportam nativamente até 2933Mhz.
 
Olá pessoal!

Estou passando pelo mesmo problema!

Acabei de montar o meu PC.

Essa é a sua configuração:

- i7-10700
- placa-mãe Asus Tuf B460M-Plus wifi - mATX
- RAM: Corsair Vengeance LPX 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3200 CL16
- SSD: Samsung 860 Evo 250 GB M.2-2280
- SSD2: Crucial MX500 500 GB 2.5"
- Fonte: Corsair CV 650 W 80+ Bronze Certified ATX

A bios está reconhecendo as memórias RAM com a frequência de 2133Mhz.

Tanto o processador quanto a placa suportam nativamente até 2933Mhz.
Na Bios vc tem que ativar o xmp para que as memórias funcionem a 2933 Mhz.
Se não der certo vc tem que configurar as memórias manualmente para essa frequência e talvez para estabilizar, aumentar um pouco (0.1V) a voltagem delas.
 
Na Bios vc tem que ativar o xmp para que as memórias funcionem a 2933 Mhz.
Se não der certo vc tem que configurar as memórias manualmente para essa frequência e talvez para estabilizar, aumentar um pouco (0.1V) a voltagem delas.

Olá!

Eu ativei o xpm na Bios. Em alguns locais que informam a frequência da RAM mudou para 3200 mhz e 2933 mhz, porem em outros continua aparecendo 2133 mhz.
Isso esta muito confuso para mim.

Quando tentei alterar manualmente na bios e quando reiniciei o pc, ele não passou imagem para o monitor. Daí tive que limpar o CMOS, então voltou.
Mas certamente eu fiz algo errado.

Obrigada.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo