Placa mãe queimada (com PC desligado !?!)

-Colorado-

Active Member
Registrado
Tenho um PC (tinha...) com uma fonte Antec Neo Eco 400w. Hoje a tarde deu uma descarga aqui pela região ("caiu" um raio) e ele não ligou mais. O estranho é que na hora estava tudo desligado (apenas plugado na tomada). Eu sei que com isso a fonte não teria como executar nenhuma proteção pois estava com a máquina desligada. A dúvida é: É normal ter queimado a placa mãe? Não seria mais "lógico" a fonte ter queimado também? (já testei ela em outro PC e está perfeita).


*Engraçado que o PC da patroa estava ligado e com o raio ele apenas reiniciou (a fonte é aquelas "3 por R$50,00", genérica das genéricas).
 
O dela estava aterrado?
Pelo simples fato de estar plugado na tomada, já é suficiente para queimar algo, uma vez, meu som e rede onboard foram queimados por raio.
 
Como o amigo alil em cima disse, o simples fato de estar na tomada já da pra danificar muitas coisa!

Aqui em minha cidade ouve um episodio semelhante a esse, o que aconteceu???


Trabalho com manutenção!!

Em menos de 2 dias, tive que trocar cerca de 28 fontes (dos PC's que estavam ligados na hora)
E cerca de 8 maquinas foram perda total (estas estavam desligas da tomada mais estavam com o cabo da net)


Alguma só escapou mesmo o gabinete!!!
 
Aqui ja queimou a porta do modem só por estar com o RJ11 conectado, queimou a rede onboard de dois PC, um ligado e o outro desligado quando caiu um raio... Não acho muito dificil ter queimado tua mobo pelo simples fato de estar na tomada.
 
pelo simples fato que de alguma fontes, as mais chinfrins, passam carga estando desligada, isso se ela nao tiverem uma chave atraz, de on/off.. acredito que sua fonte não tem essa chave e quando deu a descarga, a fonte passou a energia pra mobo, mesmo estando desligada, o que ocasionou a perda do produto...
 
Então povo...
Nenhum dos PCs estavam em tomadas aterradas. O brabo vai ser ter que levar pra alguém me dar certeza se foi a placa ou processador. Acredito que seja a placa pois já pluguei apenas a fonte nela e nem sinal de vida (também não está passando energia pro Mouse óptico e se fosse o processador queimado, ao menos isso a placa faria).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo