• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[DÚVIDA] Placa mãe suporta qualquer memória RAM?

Danilo Camargo

New Member
Registrado
Fala, galera.

Gostaria de saber se posso usar qualquer memória RAM em qualquer placa mãe. Sei que as placas mãe podem ser DDR2, DDR3 e DDR4, mas vamos usar como exemplo a Placa Mãe ASUS PRIME B450M-A, a qual é DDR4. Nesse caso eu poderia utilizar qualquer memória que seja DDR4 nela? Independente da marca da memória?

O que acontece é que entrei no site do fabricante dessa placa e fui ver as memórias constantes daquelas listas QVL, porém, não encontrei a Memória DDR4 CRUCIAL BALLISTIX SPORT AT BLS8G4D26BFSTK 8GB 2666MHZ na lista disponibilizada pelo fabricante.

A minha dúvida é, mesmo essa memória não constando na lista QVL, eu posso utilizá-la nessa placa mãe normalmente, visto que a memória é DDR4 e a placa também? Ou terei problemas de desempenho ou algo do tipo?
 
Fala, galera.

Gostaria de saber se posso usar qualquer memória RAM em qualquer placa mãe. Sei que as placas mãe podem ser DDR2, DDR3 e DDR4, mas vamos usar como exemplo a Placa Mãe ASUS PRIME B450M-A, a qual é DDR4. Nesse caso eu poderia utilizar qualquer memória que seja DDR4 nela? Independente da marca da memória?

O que acontece é que entrei no site do fabricante dessa placa e fui ver as memórias constantes daquelas listas QVL, porém, não encontrei a Memória DDR4 CRUCIAL BALLISTIX SPORT AT BLS8G4D26BFSTK 8GB 2666MHZ na lista disponibilizada pelo fabricante.

A minha dúvida é, mesmo essa memória não constando na lista QVL, eu posso utilizá-la nessa placa mãe normalmente, visto que a memória é DDR4 e a placa também? Ou terei problemas de desempenho ou algo do tipo?

Comprei a mesma memória e olhei na lista de várias mobos da MSIe em nenhuma delas cita esse modelo. Tô com a sua mesma dúvida, mas acredito que seja só uma questão de atualização da lista disponibilizada pelo fabricante.
 
Se a placa suporta a frequência tem de funcionar sim, a não ser que seja limitada por processador ou alguma tecnologia especifica
 
Comprei uma AsRock a320hd e a memoria ram que eu comprei (hyper x 4gb 2400Mhz) não constava no QVL, mas mesmo assim esta funcionando normalmente.
 
Eu comprei uma MSI X470 Gaming Plus, e estava de olho em uma Diamond 8 GB 3000Mhz e não achei nada no site do fabricante se suporta, daí estou em dúvida tb, mas como o amigo aí disse, deve ser somente questão de atualização dessa lista
 
A lista QVL é apenas um parâmetro de compatibilidade a ser consultado, mas não necessariamente seguido.

Memórias fora da lista serão compatíveis, sem perda de performance aparente.
 
As memórias que constam na listagem do fabricante da placa mãe, significam que foram testadas e aprovadas pelo fabricante.
Normalmente qualquer memória dentro dos parâmetros vai funcionar. Hoje é muito difícil ter incompatibilidades com isso, até porque os Chips de memórias propriamente dito não são muitos, e vários fabricantes de memórias usam o mesmo chip.
 
Já tive um problema parecido, queria comprar uma memória 2666 mhz só que no site da fabricante da memória tinha uma lista de placa mãe compatíveis, e não tinha minha placa mãe lá.
Mesmo as 2 sendo DDR4, preferi não arriscar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo