Placa PCI para SSD NVME M.2

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Gazza4x
  • Data de Início Data de Início

Gazza4x

know-it-all Member

Comprei outro SSD NVME M.2 e esqueci que ja não tenho mais espaço na mobo para colocar outro nvme m.2 de 1Tb.

Dei uma pesquisada e vi que tem placa PCI Express x4 que faz o SSD rodar nvme m.2. Porém também vi comentarios dizendo que dos 3k de leitura, só batia menos de 1k.

Então estou na duvida, ja estou com o SSD NVME M.2 em mãos, comprei na Kabum modelo Adata Legend 800 (PCIe Gen4 M.2 2280 SSD.

Olhei esses "adaptadores", será que funcionam direito? Pq se não for rodar full velocidade, não tem porque pagar a mais por ser nvme m.2

Ex:

E se prestar, qual dos dois é melhor? Ou teriam algum outro a indicar? Pode ser outra loja, sem problema, só não pode pedir 15 dias para entregar no interior de SP xD

Ah, e será que da problema de usar esse PCI para o SSD e fazer minha vga dropar dos 16x pra 8?

Obrigado!

Edit: É, melhor algum adaptador mesmo que a velocidade caia para 1k +/-, porque SSD Sata faz leitura a apenas 540Mb/s. Então ainda vale pagar o adaptador pq o NVME continua entregando pelo menos, o dobro da velocidade.

Última edição:
Ah, e será que da problema de usar esse PCI para o SSD e fazer minha vga dropar dos 16x pra 8?

Não sei qual placa é melhor, mas vendo por cima as especificações da Asus Z490-E Strix, isso só aconteceria se vc instalasse a placa no segundo slot prateado, ou seja, tem que instalar no último slot.

Não sei qual placa é melhor, mas vendo por cima as especificações da Asus Z490-E Strix, isso só aconteceria se vc instalasse a placa no segundo slot prateado, ou seja, tem que instalar no último slot.

Sim, era o que eu ia fazer pra não ter perigo de acusar uma tentativa de SLI ou algo do tipo. Alguma incompatibilidade talvez.

Grato pela ajuda e se mais alguem souber responder minhas indagações, agradeço!

Olhei esses "adaptadores", será que funcionam direito? Pq se não for rodar full velocidade, não tem porque pagar a mais por ser nvme m.2

Funcionam.

A questão é que esses são PCI-e 4x, ou seja, tem limite de 1000mb/s.

Bom dia.

Comprei outro SSD NVME M.2 e esqueci que ja não tenho mais espaço na mobo para colocar outro nvme m.2 de 1Tb.

Dei uma pesquisada e vi que tem placa PCI Express x4 que faz o SSD rodar nvme m.2. Porém também vi comentarios dizendo que dos 3k de leitura, só batia menos de 1k.

Então estou na duvida, ja estou com o SSD NVME M.2 em mãos, comprei na Kabum modelo Adata Legend 800 (PCIe Gen4 M.2 2280 SSD.

Ex:

E se prestar, qual dos dois é melhor? Ou teriam algum outro a indicar? Pode ser outra loja, sem problema, só não pode pedir 15 dias para entregar no interior de SP xD

Obrigado!

Edit: É, melhor algum adaptador mesmo que a velocidade caia para 1k +/-, porque SSD Sata faz leitura a apenas 540Mb/s. Então ainda vale pagar o adaptador pq o NVME continua entregando pelo menos, o dobro da velocidade.
A velocidade da plaquinha vai depender diretamente da velocidade do slot que ela for espetada. Por exemplo: Pci-e 1X 2.0 a velocidade real vai ser em torno dos 400MB/s , no 3.0 vai ser uns 800MB/s. Já no slot 4X essa velocidade teoricamente vai ser 4x maior. No seu caso se vc usar uma porta Pci-e 3.0 X4 , dificilmente vc vai conseguir mais do que uns 3200MB/s .

Funcionam.

A questão é que esses são PCI-e 4x, ou seja, tem limite de 1000mb/s.

Essa velocidade é para o Pci-e 4x 1.0. Essas placaquinhas funcionam na mesma velocidade do slot da placa mãe.

Pessoal instalei o SSD na placa PCI-E e pluguei a placa PCI-E no PC mas o SSD não aparece para armazenar coisas mas aparece no gerenciador de dispositivos conforme imagem abaixo: É o ADATA LEGEND 800

Tenho que configurar aonde para aparecer o SSD? Ja fui em configuração de dispositivo, fui em PCI-E e só aparece minha VGA la. NNão instalei no slot de VGA (16x), fiz conforme o manual da mobo e coloquei no ulltimo slot de PCI-E, só não sei como fazer o windows reconhecer o SSD plugado nele. Alguem da uma luz? Preciso urgente fazer uma limpa no PC.

Muito obrigado!

Edit: Eu sei que não vai ter opção de dar Boot por ele pois está em PCI-E, é só para armazenamento mesmo

Edit: Ilustrando

Última edição:
Pessoal instalei o SSD na placa PCI-E e pluguei a placa PCI-E no PC mas o SSD não aparece para armazenar coisas mas aparece no gerenciador de dispositivos conforme imagem abaixo: É o ADATA LEGEND 800

Tenho que configurar aonde para aparecer o SSD? Ja fui em configuração de dispositivo, fui em PCI-E e só aparece minha VGA la. NNão instalei no slot de VGA (16x), fiz conforme o manual da mobo e coloquei no ulltimo slot de PCI-E, só não sei como fazer o windows reconhecer o SSD plugado nele. Alguem da uma luz? Preciso urgente fazer uma limpa no PC.

Muito obrigado!

Edit: Eu sei que não vai ter opção de dar Boot por ele pois está em PCI-E, é só para armazenamento mesmo

Edit: Ilustrando

Já foi no Gerenciador de Discos?

Já foi no Gerenciador de Discos?

Acabei de abrir aqui e nele não aparece o ADATA que eu tinha colocado como unidade H:

Alguma dica a ser feita no Gerenciador de discos?

Ja vi varios tutoriais, usando 3 apps e ele até apareceu no gerenciador de dispositivo, mas continua inacessivel pelo windows...

Ilustrando:

Acabei de abrir aqui e nele não aparece o ADATA que eu tinha colocado como unidade H:

Alguma dica a ser feita no Gerenciador de discos?

Ja vi varios tutoriais, usando 3 apps e ele até apareceu no gerenciador de dispositivo, mas continua inacessivel pelo windows...

Ilustrando:

Ali no gerenciador de disco , onde está disco 1, disco 2 , etc... O que aparece mais pra baixo? Ali é pra aparecer um disco sem partição.

Ali no gerenciador de disco , onde está disco 1, disco 2 , etc... O que aparece mais pra baixo? Ali é pra aparecer um disco sem partição.

Não aparece mais nada, só isso que mostrei no print. Estranho demais cara no gerenciador de DISPOSITIVOS aparercer e no de DISCO não. Não sei mais o que fazer, e olha que ja tentei uns 6 tutoriais da net. Mandei mensagem prra ASUS, pediram 8 dias pra responder...

Edit: Eu tinha conversado com a microsoft, ja que meu windows é original na caixa, nao comprei key, e eles mandaram falar com a Asus... Agora é esperar algum user astuto daqui ou a Asus

Olha que estranho, o windows parece reconhecer mas não consigo acessar:

Última edição:
Não aparece mais nada, só isso que mostrei no print. Estranho demais cara no gerenciador de DISPOSITIVOS aparercer e no de DISCO não. Não sei mais o que fazer, e olha que ja tentei uns 6 tutoriais da net. Mandei mensagem prra ASUS, pediram 8 dias pra responder...
Ali naquele seu print só está mostrando disco1 e disco 2, a barra de scroll indica que tem mais discos abaixo desses 2 que estão no print. Ali é para aparecer mais 4 discos porque vc tem 6 discos instalados do PC. Vc também pode tentar usar algum programa de particionamento como por exemplo o Mini tool Partition Wizard https://www.partitionwizard.com/

Ali naquele seu print só está mostrando disco1 e disco 2, a barra de scroll indica que tem mais discos abaixo desses 2 que estão no print. Ali é para aparecer mais 4 discos porque vc tem 6 discos instalados do PC. Vc também pode tentar usar algum programa de particionamento como por exemplo o Mini tool Partition Wizard https://www.partitionwizard.com/

O que faço nele, por gentileza?

O que faço nele, por gentileza?

No disco 4( Adata Legend 800) , onde está espaço não alocado, vc clica com o botão direito do mouse e escolhe a opção para criar a partição . Ai vai abrir uma segunda janela, nessa segunda janela , por padrão ele vai criar uma partição ocupando o disco todo com a partição em NTFS. Ai vc clica no okay dessa janela, e para aplicar isso no disco escolhido, no lado esquerdo, na parte inferior da janela principal do programa vai ter um botão para aplicar as mudanças. Tudo o que vc fizer no programa vc vai ter que clicar nesse icone citado para poder aplicar todas as modificações. Uma vez aplicado, o programa vai formatar e vai definir uma letra para a unidade nova. Vc pode escolher uma letra não ocupada e pode colocar o nome do disco lá naquela janela que cria partição. Vc também pode alterar isso pelo próprio Windows também.

Não sei mais o que fazer, parece que os fd.p querem que usem barco pir*ta pra usar o app, e aqui não entra torresmo, não sei nem mais acessar isso pra ser bem franco. PC de trabalho, com jogos, claro mas pago caro no windows e no office pra depois pegar um unico app? Nem ferrando.

Note que está escrito DEMO!!!

Edit: E o app está baratinho, só $60,00, ai não...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usei o DDU pra desinstalar. Instalei novamente e... Funcionou!

Com a dica do amigo acima o SSD FINALMENTE está funcionando!!!

Muitississimo obrigado a todos, especialmente @zex !!!

@calves @Maurivillas Moderas, podem fechar. MUITO obrigado!!

Última edição:
Não sei mais o que fazer, parece que os fd.p querem que usem barco pir*ta pra usar o app, e aqui não entra torresmo, não sei nem mais acessar isso pra ser bem franco. PC de trabalho, com jogos, claro mas pago caro no windows e no office pra depois pegar um unico app? Nem ferrando.

Note que está escrito DEMO!!!

Edit: E o app está baratinho, só $60,00, ai não...

Usei o DDU pra desinstalar. Instalei novamente e... Funcionou!

Com a dica do amigo acima o SSD FINALMENTE está funcionando!!!

Muitississimo obrigado a todos, especialmente @zex !!!

@calves @Maurivillas Moderas, podem fechar. MUITO obrigado!!

Sobre o Minitool Partition Wizard, lá no site deles tem a versão grátis. Tem algumas limitações, mas pra particionar discos e para converter eles de GPT para MBR e vice versa, ela funciona. Na versão free não manipula discos dinâmicos, a não ser que seja só para deletar essas partições, ela só funciona com discos basicos.

Esse Minitool Partition Wizard não é necessário para discos novos.
É só dar um clean no diskpart (incluso no Windows) que tá tudo novo. Só precisa tomar cuidado pra não escolher o disco errado kkk

Estou curioso, como o problema do SSD foi resolvido em parte, envolvendo fazer a reinstalação do driver da placa de vídeo?

Não, desinstalei a força o Minitool, baixei novamente e ele parou de bugar dizendo que tinha que pagar sendo que era a verrsão FREE. Depois disso foi só alocar o espaço e boa.

• Curtir
Reações: zex
Não, desinstalei a força o Minitool, baixei novamente e ele parou de bugar dizendo que tinha que pagar sendo que era a verrsão FREE. Depois disso foi só alocar o espaço e boa.
Então qual foi a necessidade do DDU?

Esse Minitool Partition Wizard não é necessário para discos novos.
É só dar um clean no diskpart (incluso no Windows) que tá tudo novo. Só precisa tomar cuidado pra não escolher o disco errado kkk
A eu dei a sugestão do minitool porque ele era mais simples do que se tentasse fazer as coisas pelo diskpart. Não que o diskpart seja muito complicado , mas ele é bem menos intuitivo. Da forma que estava , dava pra fazer o particionamento pelo gerenciador de disco do Windows mesmo, mas ele não conseguiu mexer direito por lá.

Users who are viewing this thread

Voltar