Placas AMD duram menos tempo?

BrunoASB

Member
Registrado
Fala galera, blz?

Me deparei com uma questão já faz algum tempo e gostaria de saber a opinião e relatos d vcs.

Tem um conhecido meu, e algumas pessoas na internet q vi reportando problemas com modelos dela, já as da NVidia praticamente nunca vi falando sobre.

É impressão minha ou realmente as placas AMD duram menos tempo d vida útil e apresentam problema com mto mais frequência q as da NVidia?
 
Não, isso é besteira de fanboy da Nvidia.

Nunca fui fiel a Nvidia ou AMD e comigo, amigos e conhecidos ambas funcionaram igualmente bem. Nunca ouvi falar de algo assim.

E o conector da RTX 4090 derretendo? Ouviu falar sobre? Pois é...
 
Não, é impressão sua, ambas tem chance de se ter problemas mais ou menos na mesma proporção.
 
Na real, eu vejo o povo falando o contrário, que as AMD duram mais. Mas acho que no final são o mesmo...
 
Teoricamente não era pra ser assim
Primeiro pq a AMD e a Nvidia só fazem o projeto. Quem faz a placa são as montadoras (Galax, MSI, Zotac). Então a qualidade dos materiais e da construção vai depender deles.
Já o chip, é a TSMC quem faz. Então é igual pras duas.

Apesar disso, tem umas estatísticas apontando que a AMD dá mais defeito sim:


MAS
Isso é basicamente por culpa da PowerColor, que vende muito e tem uma taxa de RMA praticamente 100% maior que as concorrentes. E ela não fabrica para a Nvidia, só para a AMD.

ENTÂO
Se vc fugir da Powercolor, a probabilidade de defeitos é a mesma pra AMD e pra NVIDIA.
 
Caramba, e eu me sentindo mal por ter preconceito com a Powercolor...

Fico imaginando onde se encaixariam as marcas que vemos no AliE (que fazem tanto NVidia quanto AMD)
 
Na minha experiência duram menos tempo sim.

Em 2021 eu vendi mais de 40 placas de video para mineradores. Dessas apenas 1 era AMD, uma gigabyte gaming rx 6800. Adivinha qual foi a única placa de vídeo que vieram me pedir pra fazer RMA? e que por sinal foi negado pois não tinha a etiqueta do serial number. Ele jura de pé junto que não retirou. eu fiz um termo de doação e agora ele está processando a giga.
 
É, pq só um exemplo já é o suficiente pra tirar conclusões sobre todas as outras placas. Heh.
 
Não, isso é besteira de fanboy da Nvidia.
É, pq só um exemplo já é o suficiente pra tirar conclusões sobre todas as outras placas. Heh.
pelo jeito o fanboy é voce... Eu relatei minha experiencia. Tentei achar o video mas não achei. É de um grande minerador que tinha mais de 1000 gpus, metade nvidia, metade amd. Ele tinha uma bancada com todas as gpus que morreram. 90% era AMD. Inclusive ele disse no video que parou de comprar amd por causa disso.

Eu sei que o meu universo de observação pode não ser tão grande assim como o cara que tinha 1000 gpus mas mesmo assim não pode ser ignorado.
 
pelo jeito o fanboy é voce... Eu relatei minha experiencia. Tentei achar o video mas não achei. É de um grande minerador que tinha mais de 1000 gpus, metade nvidia, metade amd. Ele tinha uma bancada com todas as gpus que morreram. 90% era AMD. Inclusive ele disse no video que parou de comprar amd por causa disso.

Eu sei que o meu universo de observação pode não ser tão grande assim como o cara que tinha 1000 gpus mas mesmo assim não pode ser ignorado.
A crítica é que é uma evidência anedótica. Sua amostragem é pequena e o resultado foi que 100% das placas AMD pediram RMA. O que não é nem de perto uma realidade.

 
Sua amostragem é pequena e o resultado foi que 100% das placas AMD pediram RMA. O que não é nem de perto uma realidade.
Isso é obvio... todo mundo sabe que nao se pode concluir que 100% das placas amd dão problema por causa da minha amostragem. De novo, eu estava relatando a minha experiência


Achei o video. Amostragem: 2000 gpus.

 
Última edição:
A crítica é que é uma evidência anedótica. Sua amostragem é pequena e o resultado foi que 100% das placas AMD pediram RMA. O que não é nem de perto uma realidade.


Eu só achei bizarro que todo mundo fala bem da Powercolor e Saphire, não estou duvidando das estatísticas
 


Qm visualizou esse último vídeo da Adrenaline possivelmente reparou q um dos depoimentos no final sobre placas importadas (da tecnoart) ele também relatou q somente as AMDs deram problema, então mais um caso relatando algo do gênero.
 
Isso é obvio... todo mundo sabe que nao se pode concluir que 100% das placas amd dão problema por causa da minha amostragem. De novo, eu estava relatando a minha experiência


Achei o video. Amostragem: 2000 gpus.


Outra coisa que tem que considerar é que essas placas foram usadas pra mineração. Mas e com uso normal?

RMA é só durante a garantia. Mas e depois da garantia?

Quem é esse cara?
 
Outra coisa que tem que considerar é que essas placas foram usadas pra mineração. Mas e com uso normal?

Exato... que é o que conta né? Como se não bastasse o uso 24x7, quando se usa pra mineração uma porção de ajustes totalmente não relacionados a jogos (underclock, undervolt e etc) faz essa amostragem completamente irrelevante. Se um ajuste estiver mais refinado para Nvidia, pronto... elas já vão durar mais. Não sei se o amigo lá percebe a diferença.

Aliás, mineração... que bacana o que aconteceu né? Hoje em dia um dos meus passatempos é ver os canais Youtube sobre mineração ficarem se agarrando a fiapos de esperança. Como dizer ao público que movimenta e monetiza o seu canal que a coisa toda já era? Fim? Os caras não tem coragem... é hilário.
 
Exato... que é o que conta né? Como se não bastasse o uso 24x7, quando se usa pra mineração uma porção de ajustes totalmente não relacionados a jogos (underclock, undervolt e etc) faz essa amostragem completamente irrelevante. Se um ajuste estiver mais refinado para Nvidia, pronto... elas já vão durar mais. Não sei se o amigo lá percebe a diferença.

Aliás, mineração... que bacana o que aconteceu né? Hoje em dia um dos meus passatempos é ver os canais Youtube sobre mineração ficarem se agarrando a fiapos de esperança. Como dizer ao público que movimenta e monetiza o seu canal que a coisa toda já era? Fim? Os caras não tem coragem... é hilário.
Estão vendendo placa de vídeo na feira por Kg. :limo:

Olha a placa de vídeo fresquinha aíiiiiii
xVNZGoJq3R5t2aw3WvKe94-970-80.jpg.webp
 
Não tem como dizer se X componente eletrônico, hardware etc vai durar X anos (salvo quando o produto tiver algum tipo de vício oculto, que é complicado de descobrir).
 
Eu acho que a probabilidade de uma placa AMD vim com defeito é maior que da Nvidia.

Mas quando funciona, pra mim ambas em boas condições possuem tempo de vidas próximos.
 
Cara é complicado. Tinha um tweet da GKInfoStore dizendo que pararia de vender AMD por causa do alto RMA. Fora isso um dado interessante é a quantidade de tópicos sobre problemas em AMD ser maior, apesar do marketshare da empresa ser consideravelmente menor...
---
Particularmente, eu não pego mais AMD. os dois RMA's que precisei abrir na vida foram de AMD (R7 360 e RX 580). Fora os problemas de driver, estabilidade e uma menor aceitação na revenda. Ainda assim inicio do ano ainda caí nessa ladainha de que "isso é coisa do passado" e fui numa RX6600XT. Só stress, levei um baita preju pra migrar pra uma 3060, que uso desde então com absolutamente nenhum problema.
--
A galera tá sempre dizendo que os problemas da AMD são coisa do passado, mas quem acompanha o cenário de perto logo percebe que o passado da AMD tá sempre presente, a cada novo lançamento resolve 1 problema e adiciona 3. Daí pra quem animar pagar pra ver, só desejo boa sorte.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo